Caixa de 5 vel. "dogleg" em Datsun 1200

Iniciado por Castello, 27 de Junho de 2008, 13:18

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Castello

Boas a todos,
Surgiu a oportunidade de adquirir uma caixa de 5vel. proveniente de um sunny 140y com o motor e bloco A14 presumo.  :)
Preciava de saber o que necessito para fazer a alteração depois para o meu Datsun 1200, e se é algo que vale a pena ou não.

Peço a vossa ajuda com alguma urgência.

Obrigado!

Kaizen

Claro que vale a pena.

Mas vale mais a pena ainda safar esse tal 140Y, que modelo é ao certo?
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Castello

Sem dúvida que a 2ª hipótese é a melhor, mas infelizmente o carro não tem salvação..
É uma adaptação que requer que procedimentos e materiais?

Cumprimentos. ;)

Umtali

Se for o motor A14 não deves ter grande dificuldade ... é só trocar!  ;)


João Freire - Sócio AJA nº 11

BillyJoe

CitaçãoSe for o motor A14 não deves ter grande dificuldade ... é só trocar!

Não é bem assim ...meter uma caixa de 5 de um A14 num A12 não é só trocar....há varias alterações necessárias.

Castello

Boas,

A caixa em questão está num motor A14 e tem a 1ª para trás.
Quais as alterações necessárias?

Abraço.

Miguel SSS

Ui...então é uma Dog-leg :excited:
Ui fica já com ela!!! :excited:

Só não me aparece disso a mim... >:(

Castello

Bons dias a todos!

ehehehehe já tenho a "dog leg" em casa, fui desmontá-la ontem. Parece-me impecável, sem folgas, babas, nada. ;)
Ela tem o n.º 60 gravado.

Quem procura sempre encontra Miguel :green: esta já a procurava há muito tempo mesmo.
Agora para a colocar no 1200, há alguém que já tenha feito esta operação?

Tenho um diferencial de uma datsun 1200 VAN que podia colocar ao mesmo tempo, acham que tem alguma vantagem? Quais os ganhos concretos que terei?

Quando começar posto fotos. E só não começo já hoje porque este fim de semana o 1200 vai ter uma importante missão no casório de um grande amigo nosso aqui do AJA  :green: eheheh


Abraço.

Kaizen

  Montares o diferencial da Van vais ficar com uma relação mais curta, mais rápido a acelerar e a esgota-las mas mais lento e sofredor em velocidade de ponta (que talvez não faça sentido para o que pretendes).

  Há várias doglegs aqui por membros do fórum, tudo ok por sinal.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Castello

Obrigado Kaizen por desfazeres a minha dúvida quanto ao diferencial. Vou manter o actual.
Por onde andam os membros do AJA que fizeram esta alteração??  :hum:

Tenho algumas dúvidas que talvez me possam esclarecer:

- Basta trocar o apoio da caixa de 4vel. para esta nova caixa?
- Tenho também o veio de transmissão que tirei da mecânica A14, será que devo metê-lo também?
- As medidas da caixa e do veio de transmissão mantêm-se ou será mais comprido? :eusa_think:
- O velocímetro vai dar a velocidade +/- real ou "vai-se passar"?
- O motor de arranque da mecânica A14 é igual ao do A12 ou será mais forte?

Agradecia que alguém que tivesse feito a alteração me desse umas dicas das dificuldades que encontrou e que passos devo seguir, pois vou meter mãos á obra e há sempre cabeçadas que escusamos de dar.. :eusa_pray:

Aqui vão as actuais fotos da tão querida :green:



By castello, shot with Canon PowerShot A470 at 2008-07-02


By castello, shot with Canon PowerShot A470 at 2008-07-02


By castello, shot with Canon PowerShot A470 at 2008-07-02


By castello, shot with Canon PowerShot A470 at 2008-07-02

Abraço,
Hugo

Castello

Ninguém no fórum que se pronuncie? :hum: :hum: :hum:

Tudo o que tenho visto na net é muito vago..

Cumprimentos.

blardY

Sem certezas mas penso que:

- se o apoio não fôr igual metes o da nova que a furação é a mesma
- penso que tens de o meter também
- Não acredito que sejam diferentes
- Boa pergunta. O velocímetro onde ele estava na volta marcava 180 não? se sim, vai dar erro.
- Esta não sei..

Não ajudei muito eu sei  :wall
Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

Castello

Obrigado na mesma Blardy.
O 140y marcava 160km/h por isso á partida não deve haver problema.
Acho que vou meter mãos á obra e logo se vê :assobio

Abraço.

Umtali

Citação- O motor de arranque da mecânica A14 é igual ao do A12 ou será mais forte?


Eu já troquei e foi "direct fit" ...  :assobio


João Freire - Sócio AJA nº 11

Castello

Caros Amigos,

Depois de fazer algumas medições, a úncica medida que não bate certa é a do apoio da caixa.
O apoio dista cerca de 5cm de uma caixa para a outra.


Onde andam os amigos que fizeram esta mesma alteração???
O tempo é muito pouco para dar voltas para resolver o assunto pois chego a casa já bem tarde.. daí as vossas dicas serem cruciais.


:help3: