ARNA

Iniciado por Carlos Vaz 75, 18 de Maio de 2004, 23:17

Tópico anterior - Tópico seguinte

Carlos Vaz 75

Conhecem o ARNA?
Como o encaram? É um Japonês ou um Europeu?

Boas curvas
Carlos Vaz


oparidae

Google Powa! tb nao conhecia...http://www.deephousepage.com/smilies/conf47.gif ALT=":[humm]">



Overview
On 9th October 1980 in Tokyo, Ettore Massacesi and Takashi Ishihara signed the accord forming AR.N.A. SpA (Alfa Romeo Nissan Autoveicoli). Three years later, at the Frankfurt Motorshow of 1983, the result was launched, the Arna. It was basically a Nissan Cherry (or Pulsar) bodyshell and rear suspension fitted with an Alfasud engine, drivetrain and front suspension. The independent rear suspension of the Cherry made it the first production Alfa Romeo to have such a layout. The body panels were shipped from Japan to the all new assembly plant at Pratola Serra near Naples.

It was available with the 1186cc (63bhp), 1350cc (71 or 86bhp) and 1490cc (95bhp) engines and either three or five doors. Despite the (supposed) economic logic of this union, the Arna was never very successful and production ceased after only three years.

It was also badged the Nissan Cherry Europe and sold through Nissan dealers - this is easily recognizable by the different rear light treatment to the standard (Japanese) Cherries.




http://havok.planetaclix.pt/fotos/arna_two.jpg" style="border:0;"/>


Technical Details
  Driveline longitudinal engine at front with front wheel drive
Engine 1186cc 4 cylinder horizontally opposed with 68bhp @ 6,000rpm
1351cc (80x67.2mm) 4 cylinder horizontally opposed with 86bhp @ 5,800rpm
1490cc (84x67.2mm) 4 cylinder horizontally opposed with 95bhp @ 5,750rpm
Suspension front : MacPherson strut with telescopic dampers and coil springs plus anti-roll bar
rear : independent with telescopic dampers and coil springs
wheelbase : 2416mm
front track : 1392mm
rear track : 1402mm
Brakes front : discs
rear : drums
dual hydraulic circuit with servo assistance
Gearbox 5 speed manual
Steering Rack and pinion
Kerb weight 1.2 3-door/1.2 5-door/1.3ti : 850kg (all)

 


nunoturbo

Dasse...

Olha um lobo vestido com pele de carneiro....

Xô Satanás, xô Satanás!!!!!!!!!!!!!!!!



Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

2FX

http://www.deephousepage.com/smilies/rofl5.gif ALT=":[rotfl]"> http://www.deephousepage.com/smilies/rofl5.gif ALT=":[rotfl]"> http://e4u.consoleradar.com/fam/fam24.gif ALT=":[hihih]"> http://www.ezboard.com/images/emoticons/laugh.gif ALT=":lol">
Desculpa lá Nuno, mas essa expressão.............
5 ESTRELAS * * * * *
http://www.deephousepage.com/smilies/beerchug.gif ALT=":[beer]"> http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  


ximba

... e depois dizem que os Japoneses é que andam com a máquina fotográfica para copiar...


oparidae

nao propriamente de copiar mas sim mais numa onda de cooperação.. Quanto À fama dos japoneses copiarem..

Por mais incrivel que pareça.. até tem as suas razoes

no1. O verbo aprender japones, é sinomino de copiar ou fazer igual. (facto)

no2. Por exemplo, nas feiras que eu assisti há uns anos atrás de venda de maquinas industriais, quando vinham os http://e4u.consoleradar.com/happy/073.gif ALT=":[nuno]">  com as suas makinas, tapavam os artigos!. Ou entao, corriam o risco de no ano seguinte aparecerem umas iguais ou melhores com metade do preço.

P.s-Melhorar coisas já existentes nao é assim tao mau e nao é tao facil como parece. Isso nao se aplica a todos os carros japoneses nem mto menos À mecanica deles.

Celica ST - Suave Tentação


mindprobe

São vários os casos identicos ao ARNA, os rover 213 são basicamente Hondas Civic, os triumph acclaim penso q são hondas accord, a datsun fez varios carros nos anos 50/60 sob licenca da Austin, existe o datsun sado, feito em Portugal, o SADO tambem nacional mas com costela japonesa, ainda o Mitsubishi Colt dos anos 70 que foi vendido com Chrysler, Vaillant e Dodge

quanto a mim qualquer carro apesar de nao sêr um japonês puro se calhar ate terá lugar no AJA, mas isto é daquelas situações que devem sêr discutidas, no caso dos datsun não existem duvidas pois trazem o nome da marca japonesa, agora os outros...

penso que pelo menos os mitsubishi, pelo facto de nao existirem muitos, se aparecer algum dodge,chrysler,vaillant acho que se enquadra bem no AJA tal como os SADO

é a minha opinião

KAMIKAZE http://www.puppetshow.com/images/index_dayzero_plane.jpg" style="border:0;"/> MINDPROBE


Carlos Vaz 75

O ARNA foi resultado de uma "joint venture" entre a Nissan e a Alfa Romeo, em que básicamente o carro era um Nissan Cherry com motorizações do 33!
É considerádo pelos Alfistas como a "verdadeira ovelha negra" da Alfa.
Eu considero-o uma curiosidade e um enorme erro estratégico de ambas as marcas.

Boas curvas
Carlos Vaz


lcoelho

Já agora acrescento:
Honda Concerto/Rover 414
Mazda 121/Ford Fiesta
Nissan Cubistar/Renault Kangoo
Nissan Primastar/Renault Traffic/Opel Vivaro
Suzuki wagon R/Opel Agila

Talvez se fosse agora o Arna fizesse outro sucesso. Não sei porquê mas só agora as pessoas começam a dar o devido valor aos carros japoneses (design incluido). O sucessor do carro dos anos 80 seria por ex. o ARNA Almera GTA... http://www.deephousepage.com/smilies/conf47.gif ALT=":[humm]">  


DXCup Racer

Lá vou eu falar do TOP GEAR outra vez.


Por acaso este veiculo não foi aquele que o Jeremy Clarkson "explodiu" num dos seus programas?

Segundo ele, passava-se com o facto da eletronica e motor ser ITALIANA e o exterior ser JAPONESES... o gajo passava-se por não terem feito AO CONTRÀRIO.

O DEFEITO DA TOYOTA é não saber fazer velocimetros... são sempre curtos!
http://toyotistas.webstrikesolutions.com/index.php" target="top">http://www.angelfire.com/yt/faroia/Datsun/AssinFaroiana.jpg" style="border:0;"/>


jcsantos

O Triumph Acclaim era um Honda Ballade, este modelo nunca foi comercializado na Europa por causa do Triumph, situava-se acima do Civic e abaixo do Accord.

Além dos casos que já aqui foram ditos ainda há bastantes mais, alguns nunca comercializados na Europa.

Nissan Interstar / Renault Master / Opel Movano
Nissan Terrano II (1ª e 2ª geração) / Ford Maverick
Nissan Patrol GR / Ford Maverick (Austrália)
Nissan Quest / Mercury Villager
Nissan Platina / Renault Clio 4portas
Toyota Hilux / Volkswagen Taro
Toyota Cavallier / Chevrolet Cavallier

Alguns Opel também existem com o símbolo da Isuzu.
Há vários Suzuki e também Subarus vendidos com a marca Chevrolet.

Isto para não falar nas várias trocas de modelos que há entre as próprias marcas japonesas.

Um dos casos mais recentes: Subaru Impreza Wagon / Saab 9-2X

Agora de cabeça não me lembro de mais.
Quem tiver curiosidade pode dar uma vista de olhos neste site, acho que aparecem lá mais situações.
http://www.iclone.tk" target="top">www.iclone.tk

João
-----------------------------------------------
1991 Nissan 100 NX 2.0 GTI
2005 Nissan Almera 1.5 dCi Sport
2008 Nissan Qashqai 2.0 dCi Tekna 4x4

Kaizen

Toyotas há muitos, penso que a maior parte dos Pontiac até são 99,8% Toyota: Corolla, Matrix etc.

  O Pontiac Vibe tem um emblema muito porreiro que tenho de arranjar para mim: "Pontiac, engineered by Toyota".

  A Toyota, representante VW mais antigo e representante exclusivo da VW no Japão vendia-lhes as Hilux (Taro) e as Dyna de cabine dupla.


  O Bandeirante (Land Cruiser no Brasil) usava um motor a gasolina proveninente da Mercedes (Vá-se lá entender o porquê) e só apartir do ano em que começou a usar um motor, também a gasolina, da Toyota é que começou a dar lucro.

  A Toyota é fornecedora do motor para o Lotus mais rápido de sempre, que é o 1.8 2ZZ-GE de 190cv e também o motor diesel do Mini da BMW para além da tecnologia Vanos que é nada mais nada menos que o sistema VVT-i patenteado pela Toyota.


  Infelizmente para mim e para o CelicaGTi a Lexus vai recorrer a um motor de mais uma destas "amizades" entre marcas. Digo infelizmente porque apesar do motor ser bom só vejo aspectos negativos nele para a imagem da Toyota/Lexus dada a sua proveniência.

http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos" target="top">http://rviper.no.sapo.pt/Misc/01aja60.jpg" style="border:0;"/>

XII Automobilia em Aveiro 28/29 de Maio - Visitem o AJA

I Passeio em Regularidade AJA - Aveiro 26 de Junho

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

pedromatos77

Quote:
a Toyota é fornecedora do motor para o Lotus mais rápido de sempre


??????????????????
define " Lotus mais rápido de sempre".


Carlos Vaz 75

Quote:
o gajo passava-se por não terem feito AO CONTRÀRIO.


Esse gajo anda a "aprender" umas coisas comigo! É que eu ando a dizer isso há 10 anos!

Boas curvas
Carlos Vaz


Brunosantos

eu por acaso acho que tanto o top gear como o sujeito tão la á mais de 10 anos http://www.deephousepage.com/smilies/gap.gif ALT=":[upss]">

contudo ele deve ler mts posts dos fas portugueses... http://www.ezboard.com/images/emoticons/laugh.gif ALT=":lol">

http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">