Tratamento/Restauro de suspensões

Iniciado por ROGER MORGAN, 23 de Fevereiro de 2004, 10:57

Tópico anterior - Tópico seguinte

nunoturbo

Posso organizar uma excursão (com pic-nic e tudo) Nortenha para irmos ver esses trabalhos? http://e4u.consoleradar.com/fingers/fing22.gif ALT=":[yeah2]">  

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

ROGER MORGAN

Porque que não um encontro no Cartaxo com visita ao Museu do Vinho, depois aos trabalhos e sopa da pedra em Almeirim, e para os que tiverem depois pedalada visita à Casa do Patudos, também em Almeirim.

Mas isso é melhor num domingo mas para mim tudo bem, eu posso levar o Jonas 1200 comigo.

Como nota o Club Fiat Portugal faz um encontro lá no Cartaxo/Almeirim, neste próximo domingo dia 21  

Old & Classic Car Fan


Tumulus

A título de interesse por este tópico, armei-me em espião e fui procurar produtos semelhantes aos descritos pelo Roger, mas nos nossos hiper-mercados... http://www.ezboard.com/images/emoticons/nerd.gif ALT="8o">

o que encontrei foi o seguinte:

DESOX - Removedor de ferrugem: decapante de ferrugem, acção fosfatizante

DYRUP - passivador de ferrugem: reage com o óxido, transformando-o num substrato aderente

Não querendo fazer publicidade, mas sendo necessário para este esclarecimento, tudo isto foi encontrado nos centros de bricolage do "AKI", na àrea das tintas.

A questão que aqui deixo ao Roger, é, se possível, que se dirija a um destes centros, procure estes produtos (se é que ainda não os conhece http://www.deephousepage.com/smilies/praise2.gif ALT=":[praise]"> ), e confirmar se estes produtos serão similares aos que ele usa (ou não)..
http://www.deephousepage.com/smilies/conf47.gif ALT=":[humm]">



 

------------------
Datsun Power! http://www.deephousepage.com/smilies/driving.gif" style="border:0;"/>


ROGER MORGAN

Vou ver quando for ao AKI Telheiras ou Colombo.

Mas como princípio básico a "cautela e panos quentes é boa conselheira" pelo que eu aposto em produtos já testados pela indústria automóvel , em vez de ser eu a fazer de cobaia para essa mesma indústria.

Os meus restauros são demasiado trabalhosos e caros (é até ao osso e à peçita mais ínfima) para andar a experimentar produtos de resultados menos seguros, menos fiáveis ou então não testados e como já tenho uma certa idade, não penso voltar mexer e a ter mais trabalho nesses carros pós restauro (salvo uma força maior).

Estou portanto numa postura de aplicar produtos com uma qualidade comprovada por outros do "metier" e que já foram alvo de testes comparativos em revistas inglesas da especialidade, nomeadamente na Pratical Classics.

Por outro lado é tão fácil comprar esses produtos em casa cujo processo é:
Após consulta de catálogos a emissão de um fax, cartão de crédito, recepção do material em casa e débito na minha conta com IVA a 17,5 % e com tempos de entrega de 1 a 2 semanas.

No entanto é óbvio que não tenho nada a opor aos que querem experimentar outros produtos equivalentes ou porventura até melhores.

Como nota final gostaria de referir que não sou accionista quer da FROST quer da EASTWOOD, mas queria ser...... http://e4u.consoleradar.com/fam/fam24.gif ALT=":[hihih]">    

Old & Classic Car Fan

Edited by: http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=rogermorgan>ROGER MORGAN  http://stonevalley.no.sapo.pt/car_running_md_wht.gif" BORDER=0> at: 17/3/04 14:53

nunoturbo

Quote:
Como nota final gostaria de referir que não sou accionista quer da FROST quer da EASTWOOD, mas queria ser......


Também eu queria!!!!!!!!

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

G40 lover

viva,


 Roger, uma questão ... estive a olhar mais atentamente para duas fotos e vi que os paineis das portas foram parcialmente retirados, apesar de essa operação ser de alguma importância ( penso que seja devido à água que  se acumula no "chão" da porta http://www.deephousepage.com/smilies/conf47.gif ALT=":[humm]">  ) nunca tinha pensado nisso... http://www.deephousepage.com/smilies/scratchchin.gif ALT=":pensador]">   vai aproveitar os paineis que foram retirados ? onde o painel vai "encostar" com a porta vai ficar direito ? digo isto.. pq cá em casa já tivemos que mudar um painel a um carro ... e o serviço foi feito numa oficina da marca e ficou um nojo http://www.deephousepage.com/smilies/AR15firing.gif ALT=":[maxingun]">   até se nota as dedadas dos gaijos naquelas massas que a porta leva.... http://www.deephousepage.com/smilies/bangdesk.gif ALT=":[cromo]">

Cumps

Sílvio

 


ROGER MORGAN

Pois é......http://www.deephousepage.com/smilies/acclaim.gif ALT=":[acclaim]">

Agora começam a entender o que ando para aqui a "pregar" há "n" tempo que a função de bate chapas é fundamental num bom restauro.

Uma dessas portas que se vê (a da frente lado esquerdo)tinha, para além de corrosão que é mais ou menos geral neste carro (os trabalhos começaram em Junho de 2003 - e tem sido todos os sábados e ainda falta para caramba) uma grande amolgadela e o painel interior estava também torcido.

Tentei arranjar um painel novo e só encontrei na Alemanha um novo mas que em corrosão estava quase na mesma ou pior (pelo menos na fotografia que mandaram) donde se optou por fazer um painel exterior novo.

Em todas as portas os paineis são separados o interno do externo arranjados, limpos protegidos e re-montados. depois afinação de folgas e alinhamentos (á regua e a compasso).

Bem estou, neste momento, em preparativos para um fim de semana oficinal, donde me é difícil descrever esse processual agora, mas fá-lo-ei no domingo à noite ou na segunda feira.

Posso até introduzir fotos do antes, do durante e do depois.

Neste momento de portas, neste restauro, falta fazer tudo na porta de frente do lado direito e montar os paineis da de trás do mesmo lado. As duas do lado esquerdo estão prontas.

Resumindo sem um bom bate-chapas (de preferência também ele antigo) que saiba fazer estes trabalhos de desmontar, acertar paineis e folgas, fazer alinhamentos, bater chapa à lima, soldar a oxi-acetileno, a metal e a semi-automática, bem como saber ainda estanhar o trabalho final nunca poderá ser famoso.

Donde à raridade destes profissionais aparecem agora mais recentemente os especialistas do betume, da fibra de vidro etc. para já não falar da rede de galinheiro, do papel de jornal e similares.

Só que isso se detecta com um iman...... "num agarra" né?http://www.deephousepage.com/smilies/mecry.gif ALT=":[cry]">  

Old & Classic Car Fan


ROGER MORGAN

Pois antes dos paineis das portas vamos às nervuras da chapa, pois é um trabalho necessário num bom restauro e que também é aplicado nos paineis das portas e de uma forma geral em todo o carro.

O processo é o seguinte:

1 - Fazer modelo em papel das configurações das nervuras
2 - Fazer as medições relativas das nervuras em relação a pontos relevantes ou marcados na chapa boa que ficará após o corte
3 - Corte da zona danificada com corrosão
4 - Fazer a partir do buraco um molde em cartão com lápis
5 - Cortar chapa nova a partir do modelo 4 e dar mais 1 cm por banda
6 - Moldar a nervura de acordo com a sua posição relativa na chapa e com o modelo de papel 1
7 - Depois de moldada a chapa nova verificando-se com a parte antiga, certo o seu dimensionamento relativo no local, marcar os excedentes de chapa a cortar com a tessoura.
8 - Montar pingando primeiro a chapa e depois soldar
9 - Bater as soldaduras e rebarbar a soldadura
10 - Tratamento da chapa e pintura

É simples, mas é preciso saber fazer.

Introduzo aqui fotografias tiradas num destes trabalhos feitos ontem no chão do carro alvo de restauro.

http://stonevalley.no.sapo.pt/AJA/Dia%2020%20005_Remendo%20do%20ch%E3o%20lado%20dto%20tr%E1s%20TRAT.jpg" style="border:0;"/>

http://stonevalley.no.sapo.pt/AJA/Dia%2020%20006_Remendo%20do%20ch%E3o%20lado%20dto%20tr%E1s%20TRAT.jpg" style="border:0;"/>

http://stonevalley.no.sapo.pt/AJA/Dia%2020%20007_Remendo%20do%20ch%E3o%20lado%20dto%20tr%E1s%20TRAT.jpg" style="border:0;"/>

http://stonevalley.no.sapo.pt/AJA/Dia%2020%20008_Remendo%20do%20ch%E3o%20lado%20dto%20tr%E1s%20TRAT.jpg" style="border:0;"/>

http://stonevalley.no.sapo.pt/AJA/Dia%2020%20009_Remendo%20do%20ch%E3o%20lado%20dto%20tr%E1s%20TRAT.jpg" style="border:0;"/>

http://stonevalley.no.sapo.pt/AJA/Dia%2020%20014_Remendo%20do%20ch%E3o%20lado%20dto%20tr%E1s%20TRAT.jpg" style="border:0;"/>

Note-se que isto é no chão que depois de tratado e pintado levará a tela insonorizante de acordo com o molde tirado do original, por cima levará feltro e ainda a alcatifa.

Agora a pergunta venenosa "Que fará um bate-chapa com rédea solta e a trabalhar sem mirones do "dono da obra". Será que não ficaria mesmo em chapa lisa?http://www.deephousepage.com/smilies/stupid.gif ALT=":[tolo]">

Aqui estão as pequenas grandes diferenças.....http://www.deephousepage.com/smilies/whistle.gif ALT=":assobio]">  

Old & Classic Car Fan

Edited by: http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=rogermorgan>ROGER MORGAN  http://stonevalley.no.sapo.pt/car_running_md_wht.gif" BORDER=0> at: 21/3/04 10:53

Tumulus

http://e4u.consoleradar.com/fingers/fing22.gif ALT=":[yeah2]">  muito fixe! adoro estas explicações e exemplos com fotos http://www.ezboard.com/images/emoticons/tongue.gif ALT=":p">  http://www.deephousepage.com/smilies/praise2.gif ALT=":[praise]">  
acho que aprendemos sempre muito, e são as pequenas coisas que marcam a diferença http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  http://www.deephousepage.com/smilies/leseratte.gif ALT=":[aprende]">  

Datsun Power! http://www.deephousepage.com/smilies/driving.gif" style="border:0;"/>


ROGER MORGAN

A operação de reparação das portas no restauro de um carro, é sempre uma zona crítica, pois que é uma zona onde normalmente existem corrosões de alguma gravidade, devido a ser uma área onde a água da chuva convive com as dobras e a chapa sobreposta dos reforços, dos acessórios como os elevadores dos vidros, e portanto estar sempre muito sujeita a danos significativos por corrosão, mesmo que os proprietários anteriores da viatura tenham mantido os ralos das portas desentupidos (o que é raro).

Assim, num restauro de um carro de 30 anos deverá ser requerida uma especial atenção a esta zona, pelo que normalmente temos que desmontar os painéis (separação do painel interior da porta, do exterior) para nos possibilitar uma intervenção eficaz.

Para este tipo de trabalho é necessário estar dotado de algum equipamento como uma fieira, de uma chave de fendas de base larga, onde por calor se virou a ponta em  forma de "U" e de outra chave normal para além de arranjar um capot ou outro painel de um carro moderno (com chapa tratada) que tenha sido dado como perdido, e acima de tudo contar com a colaboração de um bom bate-chapa com gosto por este tipo de actividade.

O processual das operações é o seguinte:

01 – Por aquecimento do maçarico oxi-acetileno "amolecemos" a borda virada do painel exterior sobre o interior levantando com a chave de fendas normal e auxiliando pela chave em forma de "u" de maneira a possibilitar progressivamente a separação dos painéis. O aquecimento é fundamental pois senão a chapa rasga;

02 - Depois dos paineis estarem separados analisar a zonas com corrosão, desmontar todos os acessórios e proceder à reparação por remendos feitos de chapa nova. Como as portas teêm muitos contornos e nervuras é muito útil, senão fundamental, a utilização de uma fieira que torna a reprodução das formas e de todas as nervuras possível. De outra forma é deveras difícil senão impossível obter um bom trabalho;

03 - A forma de proceder é equivalente à descrita acima no que diz respeito às nervuras;

04 - Depois dos remendo todos feitos, montados e soldados, bater as soldaduras e configurar os painéis;

05 – Em casos de dúvida sobre corrosão, não hesitar e então corte e remendo;

06 - Proceder à limpeza dos painéis com rasca, escova de arame, lixa, catrabuxa e aplicar ácido;

07 - Proceder a nova limpeza, até a chapa estar cor "prata"

08 - Passar desengordurante, diluente e aplicar o "Rust Encaplsulator";

09 - Aplicar o vedante nas soldaduras e isolar todas as ranhuras;  

10 - Pintar com duas demãos da cor definitiva do carro (pintura definitiva) nos lados dos painéis que ficam na zona interior da porta;

11 - Aplicação das telas insonorizantes e montagem dos acessórios que não tenham hipótese de serem posteriormente montados com os painéis colocados (por exemplo os elevadores de vidro do tipo de cabo) após ter beneficiador e tratado esses acessórios;

12 - Montar os painéis desmontados e recuperados, aplicando vedante, virando a chapa do painel exterior sobre o interior e soldar a metal;

13 – Acertar o perfil e as folgas (coisa que tem que ser feita com muita paciência e calma) com os painéis contíguos alinhando-os com régua de alumínio (barra) comprida de forma a garantir o alinhamento ao longo do carro (evitando assim o efeito de ondulações muito usual em maus trabalhos de restauro) e o desenvolvimento harmonioso do perfil das formas da carroçaria.

Os painéis podem ser exactamente os mesmos ou serem novos ou ainda à falta deles serem feitos de novo parcial ou totalmente.

Neste restauro a porta da frente esquerda levou a parte inferior toda nova e que foi manufacturada (para baixo da zona com betume branco numa das fotografias aqui apresentadas).

Juntam-se aqui algumas fotos de trabalhos para uma melhor percepção do desenrolar destes trabalhos. Elas não se referem a uma única porta pois o interesse é descrever o processo.

Dado o volume das fotografias optei por juntar em "link"

http://www.gopictures.com/public/folder.asp?User_ID=rogermorgan&Folder_ID=1" target="top">www.gopictures.com/public/folder.asp?User_ID=rogermorgan&Folder_ID=1

Old & Classic Car Fan

Edited by: http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=rogermorgan>ROGER MORGAN  http://stonevalley.no.sapo.pt/car_running_md_wht.gif" BORDER=0> at: 21/3/04 22:21

nunoturbo

http://www.deephousepage.com/smilies/scratchchin.gif ALT=":pensador]">  http://www.deephousepage.com/smilies/conf40.gif ALT=":[huu]">


http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

Kaizen

Peço desculpa pela questão que vou colocar a seguir, provavelmente a resposta está em cima e eu ando há vários dias para reler este tópico mas a falta de tempo leva-me a adiantar o assunto.


  Roger, o que vês nesta foto? Poderá ser o tratamento que temos vindo a falar?


http://www.geocities.com/txrpt/mgb5.JPG" style="border:0;"/>


http://www.geocities.com/txrpt/camaro1.JPG" style="border:0;"/>

http://www.50mb.net/~hiroko/drift/new86-3.GIF" style="border:0;"/> http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos" target="top">http://rviper.no.sapo.pt/Misc/01aja60.jpg" style="border:0;"/>http://www.50mb.net/~hiroko/drift/kp61.GIF" style="border:0;"/>

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

ROGER MORGAN

POIS essas portas devem ter sido tratadas com ácido sulfúrico, pois ficaram invisíveishttp://e4u.consoleradar.com/fam/fam24.gif ALT=":[hihih]">  


nunoturbo

http://www.deephousepage.com/smilies/rofl5.gif ALT=":[rotfl]">  

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

nunoturbo

http://www.deephousepage.com/smilies/rofl5.gif ALT=":[rotfl]">

lol

e nem sequer são portas...

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3