Tratamento/Restauro de suspensões

Iniciado por ROGER MORGAN, 23 de Fevereiro de 2004, 10:57

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nunoturbo

Quote:
peças pequenas, tipo molas, parafusos, anilhas, porcas antes de serem passadas a escova de arame, zincadas a frio e envernizadas.


Onde fazes isso?

Quanto custa?

Que cuidados é preciso ter?

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

ROGER MORGAN

Bem, a minha experiência é angariada na colaboração nos trabalhos de restauro dos meus carros pois acompanho-os quase inteiramente, e tenho aprendido bastante com o pessoal envolvido e também recordado muitas outras coisas estudadas em tempos, mas entretanto esquecidas.

Quanto aos restauros 240K GT posso naturalmente ajudar naquilo que a minha "ciência" for capaz disso, mas o tempo tem que ser articulado com as minhas disponibilidades. Claro que já espreitei as descrições da "concorrência" nestas artes.

Vivo em Lisboa e passo os fim de semana numa terreola perto do Cartaxo. No fim de semana estou em trabalhos oficinais principalmente aos sábados - é sagrado.

Atenção que a ferrugem tem que ser bem limpa e queimada, em caso de dúvida é melhor cortar e remendar. Fala de jacto de...... grenalha (?) mas evite fazer muito nos paineis planos pois pode empenar pois isso desenvolve calor e isso dá um trabalhão para repor a coisa. De qualquer forma a pressão deve ser muito bem regulada (baixa) e a aplicação tem que ser muito cuidada. Mas atenção as zonas e juntas de chapa sobreposta se não for aberta a ferrugem fica lá.

Quanto a bate chapas essa função é cada vez mais difícil de encontrar um que seja capaz de agarrar com gosto essa nobre tarefa do velho fazer novo. Fundamental para reproduzir chaparia é ter uma fieira, que muito profissional dessa arte desconhece. O pessoal novo prefere meter uma porta nova ou um para-lamas novo do que desempenhar a função "artística" da reprodução de zonas danificadas.

Neste momento, conto com a colaboração de um bate-chapas que é um verdadeiro mestre (já velhote) pelo que percebo muito bem o que Jonas1200 quiz dizer, pois já o viu a trabalhar no meu actual restauro. O bate chapas do SUBARU era um seu discípulo. Houve portanto um upgrade nesta função.

Em relação aos trabalhos descritos e questionados pelo Nuno eles são de "borla" pois sou eu que os faço com muita paciência, e confesso que muitas vezes chego na segunda feira à empresa com as mãos fechadas, pois estão uma vergonha. Não creio que exista alguém que aceite fazer este trabalho pois é muito moroso e "porco" além de serem gastas muitas horas.

Como faço: vidrinhos de iogourt (gasto muitos), coca cola e peças pequenas lá para dentro a marinar (termo culinário) um tempo, normalmente uma semana.
Depois lavar, passar escova de arame tipo das de velas, lavar, escova de dentes, lixa etc. e boião de iogourt agora a marinar em converter da REDEX (+ uma semana). Depois berbequim com escova de arame e levar à chapa (molas, parafusos, porcas, anilhas etc.) tendo muito cuidado com os dedos e com óculos de protecção etc. etc. Nunca descurar a segurança.
Segue-se a zincagem a frio em spray em doses sucessivas de forma a cobrir por todos os lados e espessuras, e aplicação de verniz de metal em spray.

No caso de haver roscas (parafusos ou porcas) passo a tarraxa ou macho conforme o caso, pois elas ficam com material agarrado e tendem a partir ou a encavalitar a rosca. Depois de aplicado se houver rosca à vista aí aplico a pincel um pouco de verniz para metal.

É trabalho com paciência de chinês.

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Tumulus

Quote:
zincagem a frio em spray


já agora, com que produto?

é que este tipo de trabalhinhos não me é estranho, e até agrada, mas estou sempre a aprender http://www.deephousepage.com/smilies/scratchchin.gif ALT=":pensador]">  

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Esqueçam o viagra, arranjem um Datsun! http://www.deephousepage.com/smilies/driving.gif" style="border:0;"/>


nunoturbo

Quote:
zincagem a frio em spray por todos os lados e espessuras


Não estás a falar de galvanização a frio?

Quote:
verniz de metal em spray.


Onde posso comprar?

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ROGER MORGAN

O termo pode não ser o mais feliz mas refiro-me a uns sprays de zinco que comprava na FROST, mas que recentemente tenho comprado no AKI-Telheiras, mas que também deve haver nos outros AKI.

É um spray de tampa cinza e que tem uma imagem de um gradeamento no rótulo. O tamanho do spray é dos médios. No de Telheiras está na zona das tintas de spray.

Existe no mercado spays de verniz para madeira e para metal, acho que da marca PLURICOLOR. As tampas são incolores e na etiqueta vem escrito se é para madeira ou se é para metal.  

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nunoturbo

OK Roger!

Mas... o spray é mesmo de zinco ou é de Galva?

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ROGER MORGAN

Nuno o da Frost (que afinal é da Eastwood) , tenho o catálogo aqui à minha frente, diz:

REF 10281 "Zinc phosphate is the correct duplication of original equipment, charcoal grey zinc phosphate coating. High solids content enamel resists fading, chipping fuel and UV for use on bonnet hinges, latches, track rod ends, suspension components etc."
Em Spray de 340 gr
É portanto um fosfato de zinco.

Quanto ao do AKI tenho que ver pois fiquei agora curioso, mas isso só no fim de semana. Eu pelo menos estava a usá-lo como se fosse a mesma coisa..... vamos ver

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nunoturbo

OK, obrigado!

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rventura

Agradeço as dicas e certamente que vão ajudar.
Lisboa, Cartaxo e Pinhal Novo...
Não são terras muito longe umas das outras. Qualquer dia combinamos umas visitas. (???)

Espero acabar as obras na "oficina" este mês (isto de fazer de pedreiro não é fácil)´. É só uma pequena bancada com quase 6 metros... http://www.deephousepage.com/smilies/gap.gif ALT=":[upss]">  


ROGER MORGAN

Ok tudo bem, mas temos de combinar isso muito bem pois estou a agendar com o meu cliente uma ida a Angola de 2+3 ou de 5 semanas seguidas para muito breve.

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nunoturbo

"... vou levar-te comigo, vou levar-te comigo,vou levar-te comigo meu irmão, vou levar-te comigo!!!"

Não há uma malazita onde eu me possa esconder? Ao que parece África tem bastantes tesouros JA's....

Levas máquina fotográfica digital? Não te esqueças de registares JA's para a nossa Base de dados..!!!!http://www.deephousepage.com/smilies/1syellow1.gif ALT=":[yeah]">  http://www.deephousepage.com/smilies/rofl5.gif ALT=":[rotfl]">  

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rventura

Fixe!
Sem pressas Roger, muitas oportunidades surgiram.
http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  


ROGER MORGAN

Pois bem satisfazendo o pedido, aqui vão umas para adoçar a boca:

O JEEP ISUZU que faz voltar a cabeça a qualquer um....

http://stonevalley.no.sapo.pt/AJA/ISUZU%20aja.jpg" style="border:0;"/>

Um capot de JAP - MITSUBISHI L200 4x4 Cabine dupla - o resto é paisagem - Rio Quanza no DONDO

http://stonevalley.no.sapo.pt/AJA/CAPOT%20JAP%20MITSUBISHI%20L200.jpg" style="border:0;"/>

Mais JAP por dentro e por fora.... embora com muito fuminho.... e falta de força para subir.

http://stonevalley.no.sapo.pt/AJA/JAP%20OUT%26IN.jpg" style="border:0;"/>

E deste SUZUKI salvou-se pelo menos o emblema da grelha que está na parede da minha garagem.
O resto foi canibalizado para outros SUZUKI dessa empresa.


http://stonevalley.no.sapo.pt/AJA/SUZUKI2.jpg" style="border:0;"/>

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ROGER MORGAN

Decorrente de vários "post" já aqui expressos julgo ser de interesse dos AJA mostrar os produtos que actualmente estou a utilizar

http://stonevalley.no.sapo.pt/AJA/Dia%2006_PRODUTOS.jpg" style="border:0;"/>

Legenda:

1-Selante entre paineis aparafusados (não soldados)
2-Selante entre paineis soldados
3-Estabilizador de ferrugem
4-Galvanização a frio (zinco em spray), vaporização de zinco
5-Ácido anti ferrugem
6-Selante de juntas
7 e 8 - Primário estabilizador de chapa em spray e em lata

todos os produtos são comercializados pela FROST salvo o de refª 4 que é comprado no AKI

Neste o rótulo diz: "Protecção catódica contra a ferrugem. Prevenção da ferrugem em ferro e aço. Vaporização de zinco utiliza-se entre outros para reparar construções de aço e para tratar chapa de metal de carros, ligações, cotovelos e canos. Sendo um bom condutor eléctrico a pulverização de zinco também é adequado para soldadura por pontos...".

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nunoturbo

Excelente!

Roger, há excepção da ref.ª 4 e 6, sabes mais ou menos o orçamento para esse material?

Estou interessado num "kit" desses ( todas as referencias á excepção da 4 e 6), sabes como posso encomendar/comprar?

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