Tratamento/Restauro de suspensões

Iniciado por ROGER MORGAN, 23 de Fevereiro de 2004, 10:57

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Kaizen

Count me in, principalmente a tinta.

http://www.50mb.net/~hiroko/drift/new86-3.GIF" style="border:0;"/> http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos" target="top">http://rviper.no.sapo.pt/Misc/01aja60.jpg" style="border:0;"/>http://www.50mb.net/~hiroko/drift/kp61.GIF" style="border:0;"/>

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

JONAS1200

Posso confirmar que o trabalho está magnifico, a chapa fica mais bem protegida do que quando saiu de fabrica. Mas não se esqueçam que também é necessário um bate-chapas competente.

João Amêndoa
Associado AJA Nº28

nunoturbo

Quote:
também é necessário um bate-chapas competente.


http://www.deephousepage.com/smilies/scratchchin.gif ALT=":pensador]">

http://www.deephousepage.com/smilies/rofl5.gif ALT=":[rotfl]">  

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

JONAS1200

Bate-chapas competente: profissional que consegue reproduzir fielmente a chapa corroida,sendo paciente e sensivel á aplicaçao destes produtos, não se limitando a espetar com betume de pedra nessas zonas(porque não se está pra chatear).
Para se encontrar um bate-chapas com este perfil é complicado, já que hoje em dia a maior parte são só "substituidores de paineis"...

João Amêndoa
Associado AJA Nº28

nunoturbo

Quote:
Bate-chapas competente: profissional que consegue reproduzir fielmente a chapa corroida,sendo paciente e sensivel á aplicaçao destes produtos, não se limitando a espetar com betume de pedra nessas zonas(porque não se está pra chatear).


Tenho o orgulho de ter como amigo o chapeiro que trata por Tu os cinco primeiros chapeiros da Europa.... http://e4u.consoleradar.com/fingers/fing22.gif ALT=":[yeah2]">  

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...

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Sócio Fundador n.º3

MazdaMan Toninho

Proibição do uso de jacto de areia

Porquê???

A areia é constituida por vários componentes entre eles SILICA,  em proporções da ordem dos 40 a 60% (areia portuguesa)

Sílica em partículas de tamanho inferior a 0,02, passa a ser uma POEIRA RESPIRÁVEL.
Esta poeira respirável, ultrapassa normalmente o limite legal de 0,05mg/m3 de ar  causando, a longo prazo uma doença conhecida técnicamente por silicose, ou seja em termos de rua: cancro nos pulmões.
Análises realizadas em Portugal, indicam  níveis de 2,0 mg/m3http://www.deephousepage.com/smilies/jail.gif ALT=":[jail]">

O Decreto Lei 109/2000 classifica as actividades em que há exposição a sílica, como uma actividade de Alto Risco.

O mesmo acontece com o AMIANTO, nome comercial FERODO, entre outros nomes.


Já agora o trabalho de tratamento do motor e da chaparia aprseentado pelo ROGER MORGAN está simplesmente espectacular.

Eastwood é uma marca famosa, mas em Portugal estão á venda produtos semelhantes com bos resultados; CORRORLESS, normalmente á venda até no AKI, è inglês.

Não consegui identificar a máquina alvo do restauro nas fotos.


ROGER MORGAN

Muito obrigado pelo aditamento no que concerne às consequências nefastas da decapagem por areia.

Quanto à máquina é um não JAP e foi de propósito que as fotos foram tratadas e cortadas para não se ver qual era a sua origem, visto o interesse ser o tema do tratamento da chapa em geral. Objectivo alcançado.

Levantando um pouco o véu o motor é um 1900 cc de 90 HP, que na minha opinião está um espantohttp://www.deephousepage.com/smilies/1luvu.gif ALT=":[love]"> .

Old & Classic Car Fan


Carlos Vaz 75

Um trabalho notável!
Já agora, que carro é?

Boas curvas
Carlos Vaz


ROGER MORGAN

Meus caros

http://www.deephousepage.com/smilies/acclaim.gif ALT=":[acclaim]">  Quem quizer saber qual é o carro alvo de restauro e que aqui foi documentado fotograficamente para explanar as ideias, terá que satisfazer a sua curiosidade com o "trabalhito" de ler a apresentação do SUBARU 700 SDX http://www.deephousepage.com/smilies/leseratte.gif ALT=":[aprende]"> , onde nas entre-linhas se refere esta operação em curso.

É uma proposta de jogo do tipo "caça ao tesouro" .... só que o tesouro é meu http://www.deephousepage.com/smilies/1luvu.gif ALT=":[love]">  e penso ficar com ele.....http://www.deephousepage.com/smilies/tongueout.gif ALT=":[tongue]">  

Old & Classic Car Fan


Carlos Vaz 75

Pelas specs, diria tratar-se de um Opel, mas...

Boas curvas
Carlos Vaz


ROGER MORGAN

Pois..... é............http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  e Ascona A de 1974

Old & Classic Car Fan


DXCup Racer

É caso para um:  http://www.deephousepage.com/smilies/praise2.gif ALT=":[praise]">  http://www.deephousepage.com/smilies/praise2.gif ALT=":[praise]">  http://www.deephousepage.com/smilies/praise2.gif ALT=":[praise]">  

http://www.50mb.net/~hiroko/drift/pgc10-4.GIF" style="border:0;"/> http://www.50mb.net/~hiroko/drift/ae86l-g2.GIF" style="border:0;"/> http://www.50mb.net/~hiroko/drift/fit1.GIF" style="border:0;"/>

http://www.contra-brecagem.com" target="top">http://www.tuningpt.com/store/contrabrecagem/cb-mini2.jpg" style="border:0;"/> http://toyotistas.webstrikesolutions.com/index.php" target="top">http://infomax.com.sapo.pt/toyota/toyban.gif" style="border:0;"/>


Woody PT

Já agora, quando o meu pai tinha paciencia pra estas coisas, ensinou-me a utilizar um produto para tratamento e protecção da chapa que nunca mais encontrei no mercado (ele comprava a um fornecedor da firma):

NOVEROX.
Era uma pasta branca que ficava preta após contacto com a chapa. Segundo indicavam, não era necessario retirar toda a ferrugem, uma vez que a convertia quimicamente (julgo que á semelhança do Hammerite, da Robbialac).
Também podia ser diluida e aplicada á pistola (era o que faziamos).

Alguém conhece ou tem opinião sobre este produto?



Quanto a chapeiros, tive a sorte de ter conhecido um excelente.
O meu guarda-lamas estava de tal forma amolgado que nunca acreditei que pudesse ser reparado. Foi o proprio bate-chapas que insistiu para que não comprasse o painel.
Cortando, martelando e soldando, levou-o á forma original (sem qualquer tipo de betumes).

E extraordinariamente barato http://www.ezboard.com/images/emoticons/happy.gif ALT=":D">  


ROGER MORGAN

Sim eu conheço o produto NOVEROX e creio ainda ter uma brochura sobre ele (será que já a deitei fora?).

Saiu do mercado, penso por estar tecnicamente ultrapassado.

O princípio era básicamente o mesmo do Converter da REDEX, que ainda uso em peças pequenas, tipo molas, parafusos, anilhas, porcas antes de serem passadas a escova de arame, zincadas a frio e envernizadas.

O Hammerite é uma marca internacional. Lembro-me de ter visto um estudo comparativo feito pela revista inglesa "Pratical Classics" e ela estava mal classificada no lote em estudo.

É equivalente à Second.

Eu tenho o portão da minha garagem do Cartaxo pintado com Hammerite e as grades das varandas de Lisboa com Second e de dois em dois anos lá vai nova pintura.

A Eastwood tem a vantagem de ser um produto exclusivo para a indústria automóvel.

Por outro lado a Hammerite tem a dificuldade de ter diluente próprio e ainda a questão do tempo entre demãos versus a tempera da pintura.  

Old & Classic Car Fan

Edited by: http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=rogermorgan>ROGER MORGAN  http://stonevalley.no.sapo.pt/car_running_md_wht.gif" BORDER=0> at: 3/3/04 13:11

rventura

Boas Roger, certamente irei incomodálo bastantes vezes com dúvidas de chapa...
Não sei se tem acompanhado o 240K GT mas este já se encontra quase "nu" (a carcaça).
A minha ideia é a de decapar a jacto, aplicar quimicos (ácido), aplicar um bom aparelho e depois mandar pintar.
Certamente vão aparecer dúvidas com o tempo mas acho que posso contar com a sua experiencia para as resoluções das mesmas.
Ninguem sabe onde se pode tirar cursos de bate-chapa fora de horas laborais?