Apelo á originalidade

Iniciado por Kaizen, 10 de Novembro de 2003, 21:49

Tópico anterior - Tópico seguinte

Brunosantos

enfim... é tudo uma questão de espirito e de bolsas!!
no meu entender sai mais barato manter o bicho original ( de tudo ) desde que ele se mantenha nesse estado!!
sempre foi facil alterar, um simples colocar de um autocolante... mas como já disse cada um tem a sua maneira de pensar!
portanto... não existe razão para tais desentendimentos, cada qual trata o JA da melhor maneira... eu trato á minha os restantes lá sabem o que é melhor

continuação http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  


SPDragon

SOU APOLOGISTA DA ORIGINALIDADE

Em relação a clássicos para mim é ter um completamente original para as concentrações AJA e afins e outro igual mas completamente alterado para as concentrações tunning (com bom gosto).

Assim era um no cravo e outro na ferradura....http://www.deephousepage.com/smilies/gap.gif ALT=":[upss]">  

PMarques

Pedro marques
Sócio AJA Nº 2

nunoturbo

Foi bom constatar o bom gosto da grande maioria dos participantes no encontro de LX.http://www.deephousepage.com/smilies/praise2.gif ALT=":[praise]">

Uma percentagem esmagadora, mas não a totalidade, dos participantes brindaram-nos acima de tudo com originalidade, mas também com bom gosto.

PARABENS A TODOS!http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

The older I get, the faster I was...

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

ROGER MORGAN

caros "forumístas"

O sector de carros antigos e clássicos tem regras internacionais perfeitamente delineadas e norteadas pela FIA, Federação Internacional Automóvel, onde se define claramente o que é um carro antigo.
Os carros mais actuais que forem bem conservados terão a possibilidade de virem a ser património das gerações vindoras.
Por favor pedir quesitos de segurança com parâmetros actuais para carros dos anos 60, 70 e 80 é perfeitamente descabido.
Seria lícito meter "air bags" num Bentley dos anos 20 ou meter travões hidraúlicos ou substituir os amortecedores de fricção num Morgan dos anos 40, que nem bomba de água tem?
O prazer do carro antigo é constatar e desfrutar as características da máquina e tentar imaginar e sentir as sensações dos nossos avós quando desbravavam o prazer que era de passear pelas ruelas de então.

Parece poesia mas creiam que não é.

Por favor mantenham a originalidade dos vossos carros, podendo introduzir extras da época mas guardando sempre as peças originais e nada de alterações irreverssíveis.

O carro antigo assim o exige.http://www.deephousepage.com/smilies/argue2.gif ALT=":[argue]">  
 

Edited by: http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=rogermorgan>ROGER MORGAN at: 17/2/04 0:37

nunoturbo

http://e4u.consoleradar.com/fingers/fing22.gif ALT=":[yeah2]">

AJA SPIRIT!!!!

The older I get, the faster I was...

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

Celica TA22 GT

http://e4u.consoleradar.com/fingers/fing22.gif ALT=":[yeah2]">

apoiado

e aqui entra o meu restauro e a aplicação do meu spoiler dianteiro, que ñ é uma peça original pk o original é em fibra e o meu é chapa , mas foi feito por fotos de originais e a escala .

mas guardei o original que foi pintado junto com o carro, embora ñ pretendo monta-lo , tá lá arrumadinho para alguma eventualidade

mas tou a pensar dar mais um chuto na originalidade , que são as faixas laterais que ñ pretendo meter no carro .

mas acho isso mt menos grave pk a qualquer altura se pode meter agora que faz modificações defenitivas http://www.deephousepage.com/smilies/gonnagetit.gif ALT=":[boutapanhar]">

cumprimentos

Ruben


Kaizen

Fazes mal.... estes carros são ainda mais lindos com as faixas. O Celica é dos carros que conheço que menos hipotese dá aos Xuner´s... qualquer coisinha fora do sitio... é sempre mais feio!

http://www.50mb.net/~hiroko/drift/new86-3.GIF" style="border:0;"/> http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos" target="top">http://rviper.no.sapo.pt/Misc/01aja60.jpg" style="border:0;"/>http://www.50mb.net/~hiroko/drift/kp61.GIF" style="border:0;"/>

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

BillyJoe

Boas...

Quanto á minha opinião sobre a originalidade, digo-vos o seguinte e entendam como quiserem...

Neste momento só me faltam uns pequenos promenores a aplicar no meu Subaru para tentar inscreve-lo no CPAA...
 Montar caixa do filtro de ar com os autocolantes de origem, e retocar umas pequenas mazelas na pintura...que mal se veêm!!!http://www.deephousepage.com/smilies/deal.gif ALT=":[deal]">  http://www.deephousepage.com/smilies/bis.gif ALT=":[Aja]">  http://www.deephousepage.com/smilies/clap.gif ALT=":[oba]">  http://www.deephousepage.com/smilies/gap.gif ALT=":[upss]">  

Fiquem bem

Filinto

Edited by: http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=billyjoe@amigosdosjaponesesantigos>BillyJoe at: 5/2/04 18:15

ROGER MORGAM

http://e4u.consoleradar.com/fingers/fing22.gif ALT=":[yeah2]">  Força. http://www.deephousepage.com/smilies/welcome.gif ALT=":[welcome]">  ao club de que sou o sócio 1260.

Cuidado que as inspecções do CPAA, são mesmo apertadas e no meu MORGAN de 1947 tive de substituir as abraçadeiras metálicas dos tubos do radiador por umas da época.
Considerei isso como um apoio e conselho que valorizou o meu carro na sua originalidade. Neste carro até as cores dos fios são as originais e respeitam o esquema eléctrico.

Pronto já sei que me estão a chamar "purista" http://www.deephousepage.com/smilies/mecry.gif ALT=":[cry]">  mas não faz mal.

Bem (h)AJA(m) os gregos e troianos .......http://users.pandora.be/eforum/emoticons4u/sad/533.gif ALT=":[why]">  


inicialD

Na minha humilde opiniao, ver carros com modificaçoes, dentro da "alma" do carro mesmo até talvez sem ser com peças da epoca ou parecidas,tudo bem todos nos somos livres de modificar as nossas viaturas e gostos ñ se discutem, mas tenho de dar razao ao Rviper quanto as matriculas e jantes etc... e quehttp://www.deephousepage.com/smilies/banghead.gif ALT=":[burrodocara]">  o meu carro ainda ñ anda e eu ja lhe mudei as matriculas, os carros quando vinham de fabrica ñ traziam chapas ou acrilicoshttp://www.deephousepage.com/smilies/banghead.gif ALT=":[burrodocara]"> eu se pudesse até punha uma matricula a preto e branco no meu carro actual, e quanto as jantes, acho dificil gostar de um carro com 20 ou 30 anos com umas jantes daquelas de levar para concentraçoes, mas gostos ñ se discutemhttp://www.deephousepage.com/smilies/tongueout.gif ALT=":[tongue]"> e até digo desde ja que ja tive varios carros recentes "tunning"mas pouco azeiteirados, e em carros jap antigos tenho uma mentalidade completamente diferente " HA que ter respeito por carros que ja andavam na rua e nos ainda ñ eramos nascidoshttp://www.deephousepage.com/smilies/fun_84.gif ALT=":[fun]">

OK

http://www.deephousepage.com/smilies/respent.gif ALT=":[respekt]">

espicialmente pelo AE86http://www.deephousepage.com/smilies/respent.gif ALT=":[respekt]"> http://www.deephousepage.com/smilies/respent.gif ALT=":[respekt]"> http://www.deephousepage.com/smilies/driving.gif ALT=":[drive]">
lolololo


DXCup Racer

Dúvida:

Tenho cá em casa um Momo de 3braços, com a assinatura do Jackie Stuart... segundo percebi, o meu pai trouxe aquilo (e uma buzina do tipo "Vaca" que presentemente está no DX), directamente de África por volta da década de 70.

Se um gajo substituir o Volante original de um antigo, pelo o referido Volante, o veiculo deixará de ter o seu valor como original?

É que aí entramos na condutibilidade do veiculo... no tempo em que o carro circulava nas ruas, a malta fazia essa mudança para melhor controlo... e se a coisa for feita ACTUALMENTE com os MESMOS objectos dos anos 70?

http://www.50mb.net/~hiroko/drift/pgc10-4.GIF" style="border:0;"/> http://www.50mb.net/~hiroko/drift/ae86l-g2.GIF" style="border:0;"/> http://www.50mb.net/~hiroko/drift/fit1.GIF" style="border:0;"/>

http://www.contra-brecagem.com" target="top">http://www.tuningpt.com/store/contrabrecagem/cb-mini2.jpg" style="border:0;"/> http://toyotistas.webstrikesolutions.com/index.php" target="top">http://infomax.com.sapo.pt/toyota/toyban.gif" style="border:0;"/>


mindprobe

Como já foi aqui dito é sempre uma alteração ao original, mas o facto de sêr uma peça da epoca minimiza a desvalorização, de qq maneira vou colocar aqui a ordem de valorização (ou desvalorização) dos carros antigos começando pelo mais caro (esta ordem só tem sentido se o objectivo da compra é têr um carro antigo e classificado como tal):

- Carro original como saiu do stand e com o documento de compra e venda onde vem os eventuais extras vendidos com o carro

- Carro original mas sem o tal documento comprovativo dos extras, neste caso como não se sabe com que extras o carro saiu do stand quanto a mim quantos mais extras da marca melhor, mais o carro vale, mas nunca vale tanto como o de cima e alem disso tém que sêr extras comprovados da marca ou então do importador/stand

- Carro com extras da epoca sem serem relacionados com a marca/importador/stand

- Carro totalmente alterado sem o minimo de preocupação quanto à sua época

KAMIKAZE http://www.puppetshow.com/images/index_dayzero_plane.jpg" style="border:0;"/> MINDPROBE


ROGER MORGAN

Também tenho um Momo Jackie Stuart comprado em 1975 e que montei num VW Brasília que havia comprado nesse ano. Tenho ainda o cubo e o centro com emblema antigo da VW (o do castelo), com botão-buzina. O diâmetro do volante é pequeno e é de três braços a preto mate sem furos e com a assinatura do piloto inglês a branco.

Quando vendi o carro em 1982 retirei o volante (coloquei o original que estava novo em folha), os instrumentos VDO que ainda tenho (amperímetro, voltimetro, conta rotações e manómero de pressão de óleo) e ainda um rádio com leitor de K7s Sharp que havia comprado em Ceuta em 1977.

Vou introduzir esse material no carro que estou envolvido em trabalhos de restauro neste momento e que é de 1974. Já comprei o cubo SELM do volante e o centro do volante com a marca Momo.

Sou um adepto ferrenho da orginalidade, mas considero que não se altera em nada a orginalidade do carro se não fizermos furos "selvagens" e mantivermos bem guardadas as peças originais. Vou igualmente montar dois CIBIÉS SUPER ÓSCAR.

Sou absolutamente contra as alterações irreversíveis, pelo menos daquelas cuja reposição não seja efectuada a custos quase nulos.

A cor e tom do carro são aqueles com que nasceu e os acabamentos e estofos são iguais no desenho e materiais.

No caso de impossíbilidade de encontrar os materias iguais eles serão o mais semelhantes que estiver disponível.

Na qualidade da tinta já sou mais flexível pois considero que não faz sentido pintar actualmente a celuloso (proibido na UE) ou a sintético quando existem tintas acrilícas e de base aquosa de muito melhor qualidade, protecção e durabilidade.

Mas caso estivesse com um Bugatti entre mãos aì já iria de certeza para várias demãos de celuloso e contra todos os impedimentos.

É preciso ter alguma dose de bom senso comum em diversos aspectos, e dou um exemplo real: Possuo um carro que na altura em que eram fabricados saiam da fábrica com os chassis sem qualquer protecção ou revestimento (era em aço vivo). Se se mantivesse a originalidade a 100% neste caso, dos 300 carros fabricados nesta configuração, com toda a certeza não existiria nenhum neste momento, pois já tem 57 anos.

Old & Classic Car Fan


DXCup Racer

Quote:
instrumentos VDO que ainda tenho (amperímetro, voltimetro, conta rotações e manómero de pressão de óleo)

Que loucura, o meu pai também arranjou algo no genero... na altura meteu-os no carro da familia (um Fiat 128 que era a paixão dele, quando o vendeu e o viu todo cheio de amolgadelas ia-lhe dando uma coisa, felizmente já foi para a siderurgia), era lindo ver aquilo tudo a mexer quando se acelerava, foi graças a essas imagens em criança, tentei instalar algo semelhante no meu DX-Lab (o meu Laboratório Automóvel Privado) hehehe!.

Quote:
Tenho ainda o cubo e o centro com emblema antigo da VW

Eu já não tenho o Cubo, porque era Fiat e um amigo pediu-mo para instalar num Fiat600 (no qual instalou um motor Alfa1.5cc http://www.deephousepage.com/smilies/burnout.gif ALT=":[burnout]">    hehehehe), mas ainda guardei o Botão da Buzina com um belo Escorpião BRANCO em Fundo Azul (abarth).

http://www.50mb.net/~hiroko/drift/pgc10-4.GIF" style="border:0;"/> http://www.50mb.net/~hiroko/drift/ae86l-g2.GIF" style="border:0;"/> http://www.50mb.net/~hiroko/drift/fit1.GIF" style="border:0;"/>

http://www.contra-brecagem.com" target="top">http://www.tuningpt.com/store/contrabrecagem/cb-mini2.jpg" style="border:0;"/> http://toyotistas.webstrikesolutions.com/index.php" target="top">http://infomax.com.sapo.pt/toyota/toyban.gif" style="border:0;"/>

Edited by: http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=dxcupracer>DXCup Racer  http://www.tuningpt.com/store/faroia/toyota_head.gif" BORDER=0> at: 26/2/04 17:36

nunoturbo

http://www.deephousepage.com/smilies/scratchchin.gif ALT=":pensador]">

http://users.telenet.be/eforum/emoticons4u/mad/763.gif ALT=":[mad]">  

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3