Apelo á originalidade

Iniciado por Kaizen, 10 de Novembro de 2003, 21:49

Tópico anterior - Tópico seguinte

Kaizen

Meus amigozzzz´s,

  Numa das minhas meditações sobre a não aceitação dos carros japoneses como clássicos, por parte dos Europeus, cheguei a esta triste conclusão:

  O facto de haver muitos carros japoneses a circular diariamente, faz com que os modelos japoneses não sejam assim tão exclusivos na óptica de um colecionador. E sobre este tipo de visão, a minha modesta opinião é: Caguei poh colecionador! http://www.ezboard.com/images/emoticons/laugh.gif ALT=":lol">  http://www.deephousepage.com/smilies/respent.gif ALT=":[respekt]">

  No entanto há pequenos pormenores que cada um de nós podia ter para melhorar esta imagem de banalidade,  aproximando os vossos clássicos da originalidade. Refiro-me acima de tudo ás chapas de matriculas com fundo branco! São de manifesto mau gosto nestes carros.

  Todos os carros que comprei vinham com chapas de matricula actuais (fundo branco) e em alguns deles, a primeira coisa que fiz antes de analisar convenientemente o carro foi tirar a destruir essas chapas de matricula e meter das novas.

  As chapas de matricula podem custar entre 15 a 25€, e dão uma aspecto M U I T O  mais bonito ao v\ carro. Conferindo-lhe mais caracteristica de originalidade. http://www.deephousepage.com/smilies/kiss3.gif ALT=":[kiss]">

  Outro aspecto que não aprecio muito são as jantes, principalmente em Celicas. No II Encontro na marina e também no Historic Festival andavam lá Celicas com jantes que, por favor, dão vómitos só de olhar! http://www.deephousepage.com/smilies/Disappointed_anim.gif ALT=":[tristez]">  Os carros são sempre mais bonitos no seu estado original, ou então quando há bom gosto por parte do dono.

  Atrevo-me a referir que os dois carros japoneses mais bonitos, impecáveis, de bom gosto, quemereçemumamedalha são o Datsun 1200 do Zé e o Mazda 818 Coupe do BroasGT (p\ não falar do soberbo AE86 do BrunoSantos). E mereçem uma palavra de reconhecimento, não só pelo esforço de os meterem originais, como de contribuirem para uma imagem de aceitação dos carros japoneses.

  Desta vez não se falou de Xuning http://www.ezboard.com/images/emoticons/laugh.gif ALT=":lol">  

  Á v\ consideração.

http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos" target="top">http://www.si.iscap.ipp.pt/~u2990072/toyota/aja01.jpg" style="border:0;"/>

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

mindprobe

apoiado!

o Claudio (o rapaz do KE35 SR) disse que comprou as chapas de matricula para o seu carro, completas, por 15€ no Stand Barata, portanto é um excelente investimento!

 


lcardeta

Bom o meu Datsun quando o comprei tambem tinha chapas brancas e espelhos de plastico pretos, actualmente já comprei matriculas originais , novas , das pretas , e quanto aos espelhos tenho uns cromados muito proximos dos originais .

http://www.deephousepage.com/smilies/driving.gif ALT=":[drive]">  

Os carros antigos são feitos para durar.


broasgt

O mazda ficou todo babadinhohttp://www.deephousepage.com/smilies/kiss3.gif ALT=":[kiss]">
Ainda à pouco andou a comer as curvas da marinha grande, neste momento está na toca pois o tempo ameaça dar chuva e não quero molhar o bichinho!!!
Quanto à questão da originalidade penso que é um grande trunfo para quem estima um conceito, imaginem o que era vestir o rei D. Afonso Henriques de jeans, nos livros de História, só para os putos acharem que ele tinha um toque cool e assim aprender a matériahttp://www.ezboard.com/images/emoticons/laugh.gif ALT=":lol"> http://www.ezboard.com/images/emoticons/laugh.gif ALT=":lol"> http://www.ezboard.com/images/emoticons/laugh.gif ALT=":lol">  não tem lógica pois não??? Mesmo nos carros que tem mais pessoal a aderir, para efeito de clube, como os Minis ou Carochas onde se repara em 1001 modificações, apenas são dignificadas aquelas feitas com base em carros de competição ou modelos comemorativos, etc
Penso que se queremos dignificar os carros antigos japoneses temos de os mostrar e não esconde-los atrás dos retoques de mau gosto que tem sofrido ao longo dos temposhttp://www.ezboard.com/images/emoticons/roll.gif ALT=":rollin">
Tenho a certeza que se não tivesse acontecido a recente inflação dos preços dos clássicos japoneses, estes seriam agora decorados por sacos do LIDL(loja do imigrante de leste) devido a serem bastante acessiveis e imparáveis!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
É tempo de dar o merecido valor aos meus, nossos, vossos carros... japoneses é claro!!!http://www.deephousepage.com/smilies/40s.gif ALT=":[bebado]">

 


kombota

Apoiado!!!

Se soubessem das coisas que já me arrependi que fiz no datsun. Continuo a gostar, mas a visão que tenho hoje é muito diferente da que tinha á coisa de 4 anos atrás quando comecei o restauro.

Para mim não é apenas um problema de originalidade, mas sim um problema de autentacidade com o espirito da época de construção do veiculo.

O pior de tudo é quando não se percebe o que é pretendito... e o resultado final é um amontoado de ideias soltas. Dai para mim é extremamente importante ter logo á partida um conceito de restauro bem definido.

Objectividade, simplicidade, intenção...

Ideias a aplicar num proximo restauro...http://www.deephousepage.com/smilies/scratchchin.gif ALT=":pensador]">

Cumpshttp://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  


LM GTi

A vossa opiniao sobre estes carros:

http://www.club4ag.com/PHOTOS/contributions/OTHER%20TOYS/Aparkorn%20Leetrakul1.jpg" style="border:0;"/>

http://www.club4ag.com/PHOTOS/contributions/10-15-03/Allan%20Marasigan%20FR%203.jpg" style="border:0;"/>

http://www.club4ag.com/PHOTOS/contributions/10-15-03/KE10%208%20Plug%201.jpg" style="border:0;"/>

Acham que isto ja e fugir a originalidade ou o equipamento extra sendo igual ao da epoca e aceitavel?


Citroen AX GTi  http://auto.m-a-i.net/constructeur/citroen.gif" style="border:0;"/>  Pressing the loud pedal since 1982


Kaizen

Tirando as jantes de gosto duvidoso, tudo o resto vai na linha do Corolla Levin.

  Estou em crer que todas as modificações que os proprietários desses carros fizeram tiveram por base o Corolla TE27 Levin, que entre outras coisas andou nos ralis europeus.

http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos" target="top">http://www.si.iscap.ipp.pt/~u2990072/toyota/aja01.jpg" style="border:0;"/>

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

mindprobe

provavelmente até são mesmo originais,  as primeiras jantes são ENKEI muito comercializadas como estras para toyotas e datsuns, e acho que ficam dentro do estilo, as segundas não gosto nada, as terceiras acho que não ficam mal embora não conheça as jantes e por isso não sei se eram extra da epoca, as ENKEI eram uma das marcas que forneciam os construtores japoneses

http://www.deephousepage.com/smilies/driving.gif ALT=":[drive]">  


LM GTi

A parte das jantes e duvidosa realmente :b
Para mim as melhores mesmo sao as minilite (ou replicas) que acho que assentam bem nos classicos.
De resto penso que esses carros estaram na linha dos da epoca http://www.ezboard.com/images/emoticons/smile.gif ALT=":)">
Era isto que eu queria http://www.ezboard.com/images/emoticons/laugh.gif ALT=":lol">  


Citroen AX GTi  http://auto.m-a-i.net/constructeur/citroen.gif" style="border:0;"/>  Pressing the loud pedal since 1982


mindprobe

consegues arranjar um desses cá, mas sem as abas, ficam giros na mesma, as abas mandas vir sem problemas dos EUA, não ficam é baratas, de qq maneira não é facil de encontrar um para venda, eu tive a sorte de encontrar um barato, mas está todo alterado e ainda me vai ficar um pouco dispendioso colocá-lo original, principalmente se o pintar, e para ficar impec precisa de uma pintura


lcardeta

Eu gosto do preto , está dentro do razoavel , talvez os pneus sejam largos de mais , mas tem estilo ( dentro do espirito da epoca ) . Mas por falar em original à cerca de 20 minutos atrás ( +/- 16.30 ) vi um Datsun 1200 original em todos os detalhes inclusivé os tampões , tava lindo .

http://www.deephousepage.com/smilies/clap.gif ALT=":[oba]">  

Os carros antigos são feitos para durar.


Ze

Obrigado pelos elogios ao meu bólide! http://www.ezboard.com/images/emoticons/smile.gif ALT=":)">  
Apoiado!http://www.deephousepage.com/smilies/clap.gif ALT=":[oba]">   Viva a originalidade! http://www.deephousepage.com/smilies/headbang.gif ALT=":[faroia]">  

...Eu compreendo http://users.pandora.be/eforum/emoticons4u/sad/533.gif ALT=":[why]">   que as pessoas gostem de melhorar ou embelezar o seu clássico, desde que seja com elementos da época. http://users.telenet.be/eforum/emoticons4u/mad/763.gif ALT=":[mad]">   No, entanto, muitas vezes, querem que ele pareça um carro que não é http://www.deephousepage.com/smilies/gonnagetit.gif ALT=":[boutapanhar]">  http://www.deephousepage.com/smilies/AR15firing.gif ALT=":[maxingun]">  , destruindo aquilo que ele tem de apelativo. http://www.deephousepage.com/smilies/tantrum.gif ALT=":[mantafudide]">  

Além disso, a história comprova que o original é sempre mais apreciado http://www.deephousepage.com/smilies/ladys-man.gif ALT=":[japdriver]">   ... salvo as raras excepções que confirmam a regra.

http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  


 

Edited by: http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=ze@amigosdosjaponesesantigos>Ze at: 12/11/03 16:15

Jaafa

Por acaso tenho a mesma ideia. os japoneses são olhados como os patinhos feios.
Tnhos os meus 2 japoneses originais mas mesmo assim as pessoas olham para o Sentra com mais indifreça do que olham para um frigorifico, é que o Sentra não refresca as cervejolashttp://www.deephousepage.com/smilies/40s.gif ALT=":[bebado]"> ... Quanto ao N600... dá-lhes para rir dado o tamanhohttp://users.pandora.be/eforum/emoticons4u/sad/533.gif ALT=":[why]"> .
Memso os que gostam de carros antigos, curiosamente, não ligam ao Hondita, e o que é certo é que está em vias de extinção. Até mesmo um mecanico especializado nos n600,que eu conheço, diz que já não tem 600 para arranjar e desfez-se de todo o material que tinhahttp://www.deephousepage.com/smilies/tantrum.gif ALT=":[mantafudide]"> . E certo que é um carro modesto mas os fiats tambem e estes existem ao ponta-péhttp://users.pandora.be/eforum/emoticons4u/sad/533.gif ALT=":[why]">
Mas pronto eu gosto e é o que me interessahttp://www.deephousepage.com/smilies/driving.gif ALT=":[drive]">  e enquanto eu puder não lhe vão faltar mimoshttp://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">
 


lcardeta

Eu sei onde estão dois N600 encostados , um primo meu que gastou uma pipa de massa a restaurar um mini está a pensar compra-los , sendo um para restaurar porque está completo e a trabalhar e o outro para peças porque o motor está gripado .

http://www.deephousepage.com/smilies/listen2.gif ALT=":[segredo]">  

Os carros antigos são feitos para durar.


Nuno toyotista

eu acrescentaria para atribuição de medalha, um subaru branco que tava na exponor e um celica preto st que tinha participado num video clip http://www.deephousepage.com/smilies/conf47.gif ALT=":[humm]">