A gasolina e os JA's

Iniciado por nunoturbo, 09 de Março de 2004, 16:42

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nunoturbo

Consultem este link para dissiparem dúvidas.

http://www.shell.com/static/pt-pt/downloads/2003/millenium.pdf" target="top">Shell

Já agora, que gasolina é que vocês usam nos Vossos carros?

Da última vez, atestei o deposito dos 1200 com BP Ultimate, por não haver outra e também para experiementar. É caríssima, será que vale a pena?

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

Kaizen

Os meus coches andam todos a S\ Chumbo 98 (KE25, TA22 e AE86).

  O AE86 leva sempre que pode Shell V-Power mas não notei absolutamente nada. Mas já tenho obtido relatos que em ponta se consegue mais uns quilometrozitos.

  O Celica é que notei melhorias em baixas e médias, posso estar iludido com um ou outro factor mas pareceu-me ser da gasosa.

  Na Star Van.... aquilo metese V-Power, D-Power, Ultimate, Super, Sem chumbo... é indiferente! http://www.ezboard.com/images/emoticons/laugh.gif ALT=":lol">  

http://www.50mb.net/~hiroko/drift/new86-3.GIF" style="border:0;"/> http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos" target="top">http://rviper.no.sapo.pt/Misc/01aja60.jpg" style="border:0;"/>http://www.50mb.net/~hiroko/drift/kp61.GIF" style="border:0;"/>

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Corolla KE70L

Eu no meu KE70L tenho metido sempre aditivada, n sei se existe melhor ou não pois tbm nunca experimentei...http://users.pandora.be/eforum/emoticons4u/sad/533.gif ALT=":[why]">  


inicialD

bem eu esprimentei a nova bp 100 octanas na mota e nota-se e de que maneira!!!http://www.deephousepage.com/smilies/burnout.gif ALT=":[burnout]">  


Woody PT

Eu duvido que a V-Power faça algo á ponta (talvez despejada no capot melhore a aerodinamica http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)"> ).

No caso do AE86 também não notei qualquer resultado. Continuo a usar apenas pelas propriedades detergentes que alegam ter.

No Super 5 já a diferença é brutal.



Mas uma coisa é certa:
Não sei quanto aos anteriores, mas o 4A-GE está optimizado para gasolina de 95 octanas (bem como qualquer Toyota de oitenta e poucos para cima).


mx5lover

Quote:
Na Star Van.... aquilo metese V-Power, D-Power, Ultimate, Super, Sem chumbo... é indiferente!

Isso é uma carrinha ou um jipe do exército? http://www.ezboard.com/images/emoticons/laugh.gif ALT=":lol">

Eu meto sempre V-Power juntamente com uma aditivo do continente/modelo que dizem melhorar o consumo, as prestações, que limpa injectores, etc... não noto grandes melhoras mas pelo menos fico com a consciência tranquila!http://www.ezboard.com/images/emoticons/laugh.gif ALT=":lol">  

http://peraljam.home.sapo.pt/GGuardpeq.jpg" style="border:0;"/>

http://www.miatamania.net" target="top">www.miatamania.net


nunoturbo

Quote:
Isso é uma carrinha ou um jipe do exército?


É mais uma mania do RViper... é um laboratório rolante....

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

figueiredo

segundo o manual de instruções do 120y (1200 e igual) .estes modelos veem de fabrica afinados para gasolinas de 91 octanas para cima.segundo o que eu sei,o indice de octanas esta relacionado com o efeito de detonação.não esta relacionado directamente com aumentos de potencia como muita gente pensa.o efeito da detonação é provocado pela explosão da gasolina no cilindro antes de saltar a faisca na vela.isto é altamente nefasto para os motores pois imaginem um piston ainda a subir e ao mesmo tempo a levar com uma explosão antes do tempo! isto é provocado por varios factores entre eles o mais comum que é a temperatura do cilindro estar acima do normal.atençõa que isto é muito variavel de motor para motor .ora a gasolina com indice de mais octanas tede a contrariar esse efeito evitando a autodetonação .claro que se a explosão se fizer aquando da faisca da vela (estando o motor bem afinado)o rendimento sobe e claro que se obtem mais velocidade e redimento por litro.como os motores antigos (e japoneses)a temperatura de funcionamento e relativamente baixa (87graus) esse efeito da detonação quase não existe e portanto deixa de ser nessecario o uso de gasolinas com alto indice de octanas.por issso a razão de no manual vir referido indice de 91 octanas . quanto ao uso de gasolina com ou sem chumbo ,estes carros vinham preparados para as leis dos USA e ja na altura (1973...) era banido o uso do chumbo na gasolina.
por isso os meus bolides usam 95 sem chumbo e nem se queixam.aqui na madeira é que as vezes é dificil de encontrar bombas com 95 sem chumbo fora dos grandes centros.http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  


BillyJoe

Boas...

Eu uso Gasolina s/chumbo 95... por que me disseram que era melhor para carros com motor que, na altura em que foram fabricados ainda não se ouvia a falar em octanas ou com chumbo ou sem chumbo...( acho eu!!!)
Mas deixo aqui uma pergunta aos especialistas Toyota, que pode ajudar no que consta a que gasolina escolher!!!

Nos motores toyota , por ex: 18 R, qual a diferença do R para o RC??
Acho que isto vai ajudar.

Fiquem bem

Filinto


ROGER MORGAN

Vou fingir que não li nada deste "post"

Os aditivos à base de chumbo foram introduzidos na gasolina na década de 20 (vinte ouviram bem, isso mesmo).

Portanto carros dessa década (a analizar caso a caso) e anteriores podem utilizar gasolina sem chumbo.

O chumbo como aditivo veio dar uma função lubrificante nas sedes das válvulas.

A utilização de gasolina sem chumbo nesses motores preparados para gasolinas com chumbo conduzem a penetrações das válvulas nas sedes por desgaste acelerado das mesmas. Antes de emitirem opinião leiam o site indicado no ínicio deste "post".

Quanto a perfomances decorrentes da gasolina muitas são sugestões psicológicas.

No meus restauros mando incrustar sedes falsas endurecidas (tipo das dos motores diesel) na cabeça do motor e guias e deveria também mudar as válvulas por umas mais duras (mas isso custa dinheiro pois temos de as mandar fazer) mas mesmo assim uso gasolina aditivada enquanto houver que é a melhor que está disponível no mercado para esses motores.

Os danos na recessão das válvulas nas sedes é relativamente acelerado  e varia de carro para carro. Tenho visto inumeros testes sobre isso em revistas inglesas e em alguns motores 10.000 Km chegam para ter graves e más notícias.

Portanto toca a meter gasolinas aditivadas nos vossos "antigos"

 

Old & Classic Car Fan

Edited by: http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=rogermorgan>ROGER MORGAN  http://stonevalley.no.sapo.pt/car_running_md_wht.gif" BORDER=0> at: 9/3/04 20:09

Woody PT

Outro inconveniente das sem chumbo é o elevado nível de benzeno.

Por ser muito volatil, tende a provocar oxidações e incrustações.


Kaizen

Quote:
É mais uma mania do RViper...


  Sem comentários.


  Roger, porque é que editas as tuas mensagens todas? Não é boa politica estar sempre a fazer isso.

http://www.50mb.net/~hiroko/drift/new86-3.GIF" style="border:0;"/> http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos" target="top">http://rviper.no.sapo.pt/Misc/01aja60.jpg" style="border:0;"/>http://www.50mb.net/~hiroko/drift/kp61.GIF" style="border:0;"/>

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

ROGER MORGAN

A razão do Edit

Após escrever o meu comentário por razões que desconheço e que ainda não descobri, quando faço o ADD Reply muitas vezes fico nas "lonas" e perco a prosa toda que estava feita e volta a aparecer tudo em branco e não adiciona ao tópico.
Mais recentemente antes de fazer o ADD faço o copy CTRL C para me defender das maldades disto.

Outra dificuldade é de fazer o login, muitas vezes tenho que ir pela terceira linha no motor de busca "amigos japoneses antigos" do goggle, senão não entro. Ainda agora mesmo aconteceu isso. Isto acontece principalmente quando estou a bordo de um japonês TOSHIBA http://www.techhelpers.net/e4u/comp/comp03.gif ALT=":[esc]">  (portátil)http://www.deephousepage.com/smilies/gap.gif ALT=":[upss]"> .

Mas a principal razão de fazer Edit é quando vejo algum erro de gramática ou de uma palavra mal escrita faço o Edit para ficar tudo certinho, porque gosto das coisas certinhas. Nunca utilizo para alterar ou viciar a prosa, quando muito para complementar e ficar mais clara a ideia que pretendo transmitir. Se repararem o Edit acontece quase sempre ser de poucos minutos após o primeiro.

Outra situação é quando introduzo fotografias, primeiro meto-as e só depois faço a legenda delas através do Edit.

Como se fala de política, eu que disso fujo a sete pés, vou tentar melhorar as minhas habilidades para evitar o Edit - prometido vamos lá ver se pode ser cumprido..... http://www.deephousepage.com/smilies/praise2.gif ALT=":[praise]">  

Old & Classic Car Fan


lcardeta

Quando havia todas as gasolinas eu usava Formula Shell e notava a diferença , depois passou a usar aditivada ou sem chumbo 98 no caso de falta da 1ª .  

Os carros antigos são feitos para durar.


nunoturbo

Quote:
Sem comentários.


Mais vale...



Resumindo, para já, a Ultimate da BP foi uma boa aposta, certo?

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3