Restauro de Datsun 1200

Iniciado por datsun bat, 29 de Novembro de 2007, 07:07

Tópico anterior - Tópico seguinte

Castello

#270
Mas que bela equipa de trabalho ehehehe. Estou a ver que toda a gente meteu mãos á obra no carro menos tu Mário! Depois desculpas-te com as fotos.... eheheh

O Sr. Vitorino e o Luis aí cheios de estilo e de cuidados com a máquina, sim sr.

Parabéns aos 3 pelos avanços, o dia rendeu bem mesmo com o Mário a atrapalhar com o flash da máquina :)
Estou deserto para ver esse 1200 prontinho!

Grande Abraço!
Hugo Castelo

Datsunbat

Boas amigos!!!

Peço desculpa pela falta de actualização do tópico...mas tenho andado mesmo muito ocupado!!!

Aqui ficam então as penúltimas fotos!!!

As de hoje têm que ficar para amanhã!!!

Os bancos da frente já novinhos...e as calhas tratadas e prontas a serem aplicadas...











Depois foram aplicados...mas primeiro ainda tratamos todos os seus componentes...desde o puxador das costas, o puxador que corre na calha, e mesmo até a aplicação de plástico que esconde o sistema...





Quero agradecer ao Hugo por me ter cedido uma calha para aplicar no carro, pois a minha partiu e lá me desenrascou uma dele...Obrigado amigo!



Os bancos de trás já aplicados no sítio...ficaram mesmo brutais...



A forra que separa o depósito da gasolina da bagageira...e passou por vários processos até ao resultado final!!! Foi forrada a napa para ficar mais bonita estéticamente...





E agora já aplicada...



As borrachas que desconhecia e que comprei sem ver...fazem de batentes de capôt...









Preparamos as matrículas e foram logo aplicadas...quero agradecer ao sr. José por mas ter feito por medida...OBRIGADO!



Já aplicadas...





O Sr. Vitorino a tirar as medidas...e a limpar as ranhuras dos parafusos...



Depois tratamos os pormenores do macaco...Foram limpos e pintados...





O resultado final!!!



Fizemos a manutenção do carro, filtro de óleo, Óleo e foi aplicado um parafuso novo no cárter do óleo...



O filtro já instalado...


E o parafuso também novo...



Aplicamos também os puxadores que faltavam nas portas...



E neste dia tivémos a visita de um grande amigo meu...o Ricardo...e ainda ajudou!!!







Por opção e para não ferir a chapa do carro aplicamos uma borracha no varão que segura o capôt...fica muito melhor e protege a pintura!!!





E por fim iniciamos a montagem do vidro traseiro...
Primeiro limpamos os moldes cromados e depois o vidro...depois foi mesmo só aplicar o vidro...









e por hoje ficmaos por aqui...amanhã insiro as últimas fotos...

Espero que tenham gostado....

Grande abraço a todos
Mário
In DATSUN We Trust!

fsoares

ola

Fantastico restauro muitos parabens!
So assim vale a  pena ter carros classicos.
Peco desculpa mas fiquei curioso e surpreendido depois de ver que a matricula desse carro e BU-?-? e com a cor amarelo pimenta igual ao q o meu pai levantou novo no entreposto em 1974.

Se o carro for o BU-28-27 agradecia q me contactasse porque nao resisto a ve-lo.

Um abraco.

Fernando

Datsunbat

Boas amigos!!!

Aqui ficam como prometido as últimas fotos e o FINAL do restauro...demais!!!

Ontem fizémos uns 15 km's com o carro e ele portou-se mesmo lindamente!!!

Agora quer é andamento...

Hoje deixo as últimas fotos, os primeiros vídeos e o início de uma nova vida para o meu Datsun 1200...

Só falta mesmo partir uma garrafa de champanhe...chegámos à meta!!!

Espero que tenham gostado do restauro, pois todo ele foi feito com muita dedicação, esforço pela originalidade e muita paciência...
Além de tudo o que passei nestas últimas 65 semanas de restauro o melhor foi ter conhecido uma pessoa que ultrapassa o espectacular, o Sr. Vitorino, além de todos os amigos que tive o prazer de conhecer aqui no forúm e alguns pessoalmente...
Quero agradecer à dona Celeste (esposa do Sr. Vitorino) o que me aturou neste período de tempo, cozinha mesmo muito bem...ao Hugo Castelo a disponibilidade que demonstrou acerca deste belo restauro, ao meu amigo Luís Martins todo o ânimo e ajuda que deu, ao Ricardo pelas peças mais raras e difíceis que me encontrou (fui mesmo chato, não fui?), Rui Ramos pela ajuda na parte eléctrica do carro, ao Sr. Zé que me estofou o carro de cima a baixo, ao Sr. Zé Manuel que irá amanhã tratar das últimas afinações antes da inspecção.
Agradeço também a todos aqueles que durante todo este tempo comentaram o restauro, a todos os que trocaram ideias comigo e que influenciaram o restauro...os últimos amigos que conheci pessoalmente o Gustavo e o Miguel (vocês são do melhor)...
Agradeço ao Ricardo pelos tampões que me ofereceu...mais abaixo ficam umas fotos para ti amigo!!! Obrigado!!!
Ao Prelude guy pelos puxões de orelhas acerca da originalidade...amigo ainda não consegui arranjar a tal bateria branca com as tampas vermelhas...está difícil...mas garanto-te que hei-de arranjar...
Ao RT, Nuno turbo, fellowmax, carreiras...e todos quanto comentaram o restauro... Obrigado!!!
E como não poderia deixar de ser à minha esposa que coitada, me teve que aturar a falar do carro, ao telefone a procurar peças, às deslocações que fizemos na compra de peças e mesmo a nível familiar sempre que alguma coisa corria menos bem...a ela um grande OBRIGADO...do tamanho do mundo!!!
À minha família que sempre me apoiou nesta coisa maluca....

E finalmente a todos os que comentaram todo o restauro...se não fossem vocês não tinha tido tanto empenho...obrigado a todos!!!

OBRIGADO!

Mas agora vamos à fotos!!!

a forra da mala já no sítio...





E finalmente...



O vidro traseiro já com os cromados aplicados...lindo mesmo...



Tratámos dos tampões e ficaram com este aspecto...









Não resistimos e foram logo aplicados!!!









Depois e devido a umas complicações tive que tratar de umas palas extra...pois umas que tinha e que já estavam completamente prontas não serviam e tive que refazer todo o processo...mas ficaram até melhores...







Depois foram imediatamente aplicadas...









Enchi o saco da água...tive mesmo muita pena...vai estragar-se como os outros...



Afinámos os faróis da frente...





E fomos dar uma volta de Datsun...a primeira de muitas...





E depois de alguns KM's voltámos novamente à garagem...ficam umas fotos dele já pronto...















E entretanto apareceu o grande amigo Luís e fomos regar a garganta...pois estava uma brasa de maior...



Obrigado a todos...

Mas primeiro quero dizer que quanto aos tampões tenho que me decidir...pois eles não têm o cinzento original...e com um programa fiz duas simulações...podem dar-me uma ajuda final na escolha acerca da cor? Se pinto de cinza claro, escuro ou se deixo assim mesmo!!!!

Obrigado amigos!!!

Primeira opção...apenas cromados...



Segunda opção...cinza original



Terceira opção...cinza escura...


In DATSUN We Trust!

Datsunbat

In DATSUN We Trust!

Camry 2200

Parabéns. Esse Datsun está espectacular. É dos melhores restauros que tenho visto por cá!

Agora é só tirar prazer da máquina!  :clap: :clap:
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

fsoares

Bom dia
O 1200 esta espectacular ,em relacção aos tampões penso que deviam ficar como tenho no meu originais que tem um cinzento baço nos interiores ,nesse modelo tambem falta uma lista preta fina ao comprimento do carro.
Abraço
Fernando

Carreiras

como já te disse no portal dos clássicos, é com muito agrado que vejo este projecto ter acabado.

sempre me identifiquei com a filosofia praticada.

agora é o inicio de uma nova vida para o Datsun. Um sonho que se cumpre.

Parabens Mário!

depois tenho que experimentar esta máquina!

nunoturbo

#278
Caro DatsunBat,

Depois dos trabalhos "forçados" chega a bonança e os momentos de desfrute da Máquina.

Parabéns está excelente o restauro.

Relativamente as estas ultimas fotos:

- Das centenas de Datsun's que conheço, nunca vi essas borrachas/batentes do capot. Mas é um acréscimo que a ser original só dignifica o restauro;

- A manivela do macaco fica presa numa molas metálicas do lado esquerdo da mala, por cima da cava de roda, numa das fotos é possível ver os furos para as molas;

- Os tampões "só podem" ficar na cor original, ou seja com o cinza claro;

- A forra da bagageira que "esconde" o depósito de gasolina, era de "cartão prensado" pintado de preto, mas a napa faz bem o efeito;

- Muito bem pensado o pormenor da protecção do suporte do capot, mas se a "manga" fosse transparente passava despercebida e cumpria da mesma forma o seu papel;

- Muito bonitas as palas, nos tempos que correm e porque já quase não se vêm em 1200, até as fazem parecer desproporcionais.

- Os frisos da borracha do óculo traseiro entraram bem com a borracha já montada?

É claro que este preciosismo é imperioso e meritório num restauro de excelência como é o deste B110!

Nenhum dos comentários é para desprestigiar os trabalhos, mas sim em busca da perfeição que este projecto quase alcança. (uma vez que a perfeição não existe, certo?  :lol)

Parabéns mais uma vez.
Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

Valen

Os meus parabens, ficou um excelente restauro. Agora com o tempo vais dando lugar aos mais pequenos pormenores. No meu também tem acontecido isso.

Se conseguires encontrar outras palas era bom e guardavas essas, originalmente essas vinham numa carrinha 120Y, são maiores.

A da manivela do macaco também está errada, mas é facil de resolver.

Nas quartelas sei que é dificil reproduzir o friso cromado, assim também fica bem.

Ah, e já tinha dito no compratimento do motor as peças plásticas pretas que seguram a cablagem ficaram pintadas.

Tenta também arranjar a chave de velas original, só falta essa na maleta.

prelude guy

Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

JONAS1200


FANTÁSTICO! Muitos parabéns, o trabalho no fim compensou  :dance:

Agora é gozar o Verão, e cuidado com a GNR!  :shhh:
João Amêndoa
Associado AJA Nº28

Datsunbat

Boas amigos!!!

Obrigado por todas as vossas palavras...Li todos os comentários mais que uma vez...vocês são o máximo!!!

Deixo aqui então as fotos do dia da inspecção e do dia que ele regressou a casa...

Um dia para recordar....


O Sr. Vitorino a amarrar bem o carro ao reboque...



E depois a viagem até Portalegre para os últimos preparativos...







Primeiro calibraram-se asrodas e alinhou-se a direcção...







Depois foi para o Centro de Inspecções...Aí não me deixaram tirar fotos...pena...vou ficar com o album incompleto!



O Sr. Vitorino e um amigo meu à cavaqueira...



Chegados da inspecção coloquei esta bateria que é a definitiva...a armação e o balde de plástico que a sustem também são novos!!!



E ao final de 66 semanas de intervenção e trabalho no carro...aqui estão 3 sorrisos de vitória....ehehehehhe!!!





E aqui na garagem onde vai dormir todos as noites...



E agora o vídeo da saída da oficina...o grande mestre Sr. vitorino como comentador...grande amigo...

YouTube - Restauro Datsun 019

Agora quero apenas dizer que este restauro não parou...e até já tenho em mente uma quantidade de coisas novas para lhe comprar...a seu tempo vou actualizando o tópico...e não me esqueci...depressa faço uma sessão fotográfica para mostrar o belo 1200's e a zona onde moro!!!

A todos o meu obrigado!!!
Mário

No post seguinte já comento alguns dos vossos posts e opiniões...quanto aos pratos optei por deixar ficá-los assim mesmo...adoro ver o carro tal e qual como está!!!
In DATSUN We Trust!

Datsunbat

Boas amigos!!!

Obrigado por tudo aquilo qe disseram em relação ao carro, e a todos os pormenores que me alertaram aquando do restauro do carro...sem vocês nada disto tinha sido possível...

Citação de: Camry 2200 em 22 de Junho de 2009, 07:39
Parabéns. Esse Datsun está espectacular. É dos melhores restauros que tenho visto por cá!

Agora é só tirar prazer da máquina!  :clap: :clap:

Amigo, Obrigado pelas palavras...é sem dúvida um restauro  muito belo...e está documentado da forma que está para poder também partilhar informação e quem sabe levar alguém também a restaurar um carro assim....Obrigado!



Citação de: Carreiras em 22 de Junho de 2009, 11:29
como já te disse no portal dos clássicos, é com muito agrado que vejo este projecto ter acabado.

sempre me identifiquei com a filosofia praticada.

agora é o inicio de uma nova vida para o Datsun. Um sonho que se cumpre.

Parabens Mário!

depois tenho que experimentar esta máquina!

Obrigado Ricardo!!! Sem dúvida alguma...agora é a nova vida do meu 1200's...nunca foi tão estimado como o irá ser a partir deste momento! Acabaram-se as provas de esforço...

Citação de: nunoturbo em 22 de Junho de 2009, 11:36
Caro DatsunBat,

Depois dos trabalhos "forçados" chega a bonança e os momentos de desfrute da Máquina.

Parabéns está excelente o restauro.

Relativamente as estas ultimas fotos:

- Das centenas de Datsun's que conheço, nunca vi essas borrachas/batentes do capot. Mas é um acréscimo que a ser original só dignifica o restauro;

- A manivela do macaco fica presa numa molas metálicas do lado esquerdo da mala, por cima da cava de roda, numa das fotos é possível ver os furos para as molas;

- Os tampões "só podem" ficar na cor original, ou seja com o cinza claro;

- A forra da bagageira que "esconde" o depósito de gasolina, era de "cartão prensado" pintado de preto, mas a napa faz bem o efeito;

- Muito bem pensado o pormenor da protecção do suporte do capot, mas se a "manga" fosse transparente passava despercebida e cumpria da mesma forma o seu papel;

- Muito bonitas as palas, nos tempos que correm e porque já quase não se vêm em 1200, até as fazem parecer desproporcionais.

- Os frisos da borracha do óculo traseiro entraram bem com a borracha já montada?

É claro que este preciosismo é imperioso e meritório num restauro de excelência como é o deste B110!

Nenhum dos comentários é para desprestigiar os trabalhos, mas sim em busca da perfeição que este projecto quase alcança. (uma vez que a perfeição não existe, certo?  :lol)

Parabéns mais uma vez.

Boas Nuno!!!
Obrigado amigo!!! Agradeço muito os comentários e ajuda preciosa que me têm dado!
As borrachas do capôt são de origem, não se encontram na maioria dos carros porque quando eles eram pintados os pintores tiravam e como o normal era partirem não as voltava a colocar...mas tenho a certeza que são originais!!!

Eh pá...nem imaginas o que já batalhei para tentar encontrar essas molas que falas...só que não tenho fotos nenhumas com essas molas, e nem sabia que era aí que segurava a manivela do macaco...agora é procurar...

Nos tampões já não lhes vou mexer...vou deixar ficar assim por enquanto, mas serão pintados...disso podes ter a certeza!!!

A forra da bagageira foi por opção, achei que só com o cartão ele acabava por ficar riscado, assim sempre fica mais protegido e dá outro nível à bagageira!

A manga do suporte do capôt, eu queria em preto, mas até ao momento está esgotado, depois vai ser mudada...acho que não existe em transparente...esta é manga termoretráctil, para fazer o efeito das curvas é melhor!

Também adoro ver as palas...acho que ficam muito bem com a cor do carro!!!

Quanto ao vidro traseiro, primeiro pusemos o vidro, e só no final é que encaixamos os frisos...dá uma trabalheira...é do pior que pode fazer...mas a da frente custou mais...os frisos entrar entram ,só que tem que ser mesmo muito ao jeito..não os podemos trocar de lugar e temos que seguir a ordem da esquerda para a direita...porque ao contrário tem que se perder muito tempo, além de poder danificar a borracha!!!

E tens razão, a perfeição não existe...e por isso já tenho não sei mais quanto material encomendado...isto é mesmo uma doença crónica!

Obrigado pelos comentários...gosto mesmo de ver as opiniões...obrigado!!!

Citação de: Valen em 27 de Junho de 2009, 23:18
Os meus parabens, ficou um excelente restauro. Agora com o tempo vais dando lugar aos mais pequenos pormenores. No meu também tem acontecido isso.

Se conseguires encontrar outras palas era bom e guardavas essas, originalmente essas vinham numa carrinha 120Y, são maiores.

A da manivela do macaco também está errada, mas é facil de resolver.

Nas quartelas sei que é dificil reproduzir o friso cromado, assim também fica bem.

Ah, e já tinha dito no compratimento do motor as peças plásticas pretas que seguram a cablagem ficaram pintadas.

Tenta também arranjar a chave de velas original, só falta essa na maleta.

Boas amigo!
Obrigado!!!!
Essa da manivela é que é...nem fazia a mínima ideia...tenho que ver um 1200's primeiro...nunca vi!!!Mas quero mesmo ter como dizem!!!

As quartelas, eu tenho umas originais em vinil e com o tal friso...mas estavam muito velhas...acho que o restauro perdia com elas...assim optei e foi o próprio estogador que sugeriu, porque ele já tinha feito anteriormente...e não desgostei...se encontrar algum friso com o mesmo padrão ainda lhos aplico, senão acho que assim fica giro na mesma!

Essa peças que falas, ficaram pintadas sim...por acaso é um pormenor que ainda vou rectificar...mas tens toda a razão!

A chave de velas original...já bati tudo e não consigo mesmo!!! Acho que é uma tarefa impossível...

Obrigado por me ajudares ao nível dos pormenores....obrigadão!!!






Citação de: JONAS1200 em 29 de Junho de 2009, 19:23

FANTÁSTICO! Muitos parabéns, o trabalho no fim compensou  :dance:

Agora é gozar o Verão, e cuidado com a GNR!  :shhh:

A GNR já em mandou parar e tudo!!! São uns fixes!!!
Agora e só andar na máquina!!!
Obrigado

Obrigado a todos!!!
Mário
In DATSUN We Trust!

nunoturbo

Mario,

No fim de semana de 11 tiro fotografias das molas e da manivela no local original.

Sem promessas, mas talvez apareçam umas molas para ti.

Abraço
Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3