Restauro de Datsun 1200

Iniciado por datsun bat, 29 de Novembro de 2007, 07:07

Tópico anterior - Tópico seguinte

Pericão

Já há muito que não dava uma vista de olhos no teu restauro...

Grande evolução, Parabéns!!! :clap: :clap:

Estou ansioso por ver esse andamento no meu. :'( :green:

Boa continuação. :D

JONAS1200

Olá Mário, sinceramente ainda não sei o que vou mandar vir, tenho que ver. Borrachas já as tenho todas, comprei originais no Entreposto à uns 4/5 anos atrás. Provavelmente será mecânica. Diz depois alguma coisa.

Abraço
João Amêndoa
Associado AJA Nº28

Datsunbat

Boas amigos!

Aqui estão as últimas novidades!
Este fim de semana foram colocadas no carro mais umas quantidade de peças!!!
Já tenho mais material para irmos em frente na recta final do restauro...a ver se bem depressa ele entra de novo na estrada!!!
Chegaram as borrachas...grande amigo Pedro Soares, e O Sr. Vitorino tratou de umas outras borrachas e das peças niqueladas, a minha cachopa limpou os cintos e eu juntei tudo e trabalhei que nem doido no carro!!!

Mas já chega de palavras...vamos ao que interessa!!!

Os progressos no carro já são bem visíveis!!!

Obrigado a todos pelos comentários....e vamos às fotos!

A caixa com as borrachas do carro!



Os símbolos laterias já recuperados! Ficaram novíssimos! Foram restaurados pelo Sr. Vitorino!


Os cintos que a minha Maria esfregou e engomou!!! Ficaram brutais!!! Elas percebem disto!


As peças que chegaram...já todas tratadinhas!


E começamos o dia com a montagem dos pára-choques!

Estas peças são os parafusos que unem as partes dos pára-choques...


Em fase de montagem...



O pára-choques da frente!



E o de trás!



Foram postas as borrachas do compartimento do depósito da gasolina, assim como o tampão!
E no final a fechadura!





Foram completados os copos da bomba de embraiagem e travões!
Aqui estão as peças que os compõem!

Parte superior das tampas...


As braçadeiras!



E por fim os copos ! Ficaram lindos!



As trancas das portas....



E por fim no sítio!


foram colocadas as pegas do motor!





Esta peça (não sei o nome) está um mimo!!!



E esta também não sei o nome!
Tenho é uma dúvida! O que será esta pelas amarela? Tem a seta preta de preopósito! Já vi inúmeros 1200's e penso que uito poucos a tenham! Se me puderem dar uma ajuda melhor!



O suporte do saco da água!


Os fechos do capôt!



a mola do capôt!



A ventoinha e apoios!!!



E os suportes dos tubos da gasolina!



O apoio do macaco...e suporte do pneu suplente!





O tapete também colocado!



Os batentes da tampa da mala!



E a borracha da mala!



a mala ficou logo a fechar!



E uma imagem da geral!



Com os tapetes novos e a borracha guia dos vidros...





Pusémos o vidro...



O puxador da porta e a respectiva fechadura!



E aproveitei para instalar estes porta moedas!



Espero que tenham gostado da evolução!

Durante esta semana espero mais umas peças e no próximo fim de semana vou colocar mais umas quantas! A ve se fica pronto em breve!!!

Cumps.
Mário
In DATSUN We Trust!

Carreiras


Umtali

CitaçãoEsta peça (não sei o nome) está um mimo

Isso é a bobine ...



CitaçãoE esta também não sei o nome! Tenho é uma dúvida! O que será esta pelas amarela? Tem a seta preta de preopósito! Já vi inúmeros 1200's e penso que uito poucos a tenham! Se me puderem dar uma ajuda melhor!


Isso é o regulador de corrente ... e o relê amarelo já é uma invenção!!!  :assobio



João Freire - Sócio AJA nº 11

Castello


Datsunbat

#216
Boas amigos!

Antes de mais quero agradecer-vos todos os vossos comentários!
Agradeço mesmo muito!

Carreiras: Obrigado!

Umtali: Obrigado pela explicação! O rele, vim a descobrir que era de faróis de nevoeiro! Já foi retirado!!!

Hugo: Para a semana temos que o ver a trabalhar!!!

Desculpem postar os avanços do último fim de semana só hoje!
Mas é que não tenho tido tempo!

ainda chegam a tempo!

Este fim de semana tivemos de volta do sistema electrico do carro!
Foi ensaiado e a próxima etapa é "acordar o motor"!
Para tal pus óleo nos cilindros e vai ser rodado durante toda a semana e aos poucos encharcando-os até sábado! Que possivelmente já deverá estar afinado e a trabalhar!

Aqui estão os trabalhos realizados durante o fim de semana!!!

E para já não vou dizer os Datsun's que comprei! Logo posto fotos em tempo apropriado! Não criem grandes espectativas...são normais, quero dizer...são duas máquinas maltratadas pelo tempo que junto do Sr. Vitorino vamos tentar restaurar! Mas uma coisa de cada vez!

Cumps.
Mário

Aqui estão a fotos!

Esta foi a última peça que me chegou, e possivelmente no decorrer desta semana irão chegar mais umas peçitas!!!

Estas são as borrachas do capôt! Chegaram já tarde, pois meu pai fez umas e quero ter algo dele no carro! Portanto, vão servir apenas para recordação...



Foi montado o tubo da gasolina e restantes partes do mesmo! Desde a bomba de gasolina ao carburador!



Pusémos logo o tubo que sai do radiador e que lhe tira o excesso de àgua. optei por este tipo de tubo porque é mais resistente...



Depois dos símbolos recuperados pelo Sr. Vitorino foram instalados!







O óleo que foi utilizado nos cilindros para se poder rodar o motor!



Foi demontado para recuperação o vidro da porta esquerda! E no próximo fiim de semana já deve ser intalado também!



A calha onde o vidro aenta tem que ser toda recuperada! Tem muita ferrugem e já se apresenta num estado muito evoluído de degradação!



E por fim, a ligação de todo o sistema eléctrico!!! E funcionou!!! Tudinho!!!

Quero agradecer publicamente a este meu grande amigo Rui que é o electricista de serviço e que ainda o vou ter que "chatear" mais uma ou duas vezes! Sou muita chato, não sou Rui?




E passado umas horitas...lá ligámos tudo e foi ensaiado!
Funcionou tudo!!! Brutal!

Frente!


Trás...





E para terminar uma foto da traseira!



Espero que tenham gostado da evolução...

Para a semana há mais!!! E ainda não é sexta-feira! Nem apetece sair da oficina!!!

Cumps.
Mário
In DATSUN We Trust!

nunoturbo

Continua a ser um trabalho excelente.

Vais rodar o motor com óleo de máquinda de costura (ultra fino), porquê?

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

Datsunbat

Boas a todos!

Nuno: O óleo usado (singer) foi-me recomendado por um especialista em motores!
Ele afirmou que um motor por mais novo que esteja e que se encontre parado por mais de 3 meses, que deve ser rodado com este tipo de óleo, diz que penetra em maior profundidade e mais rapidamente que outros tipos de óleo! Esta semana já lhe adicionei mais uma garrafa para que no próximo fim de semana o possa pôr já a trabalhar!
Este tipo de óleo é mesmo muito fino...ah e ainda que cria uma protecção enquanto o motor não trabalha!!!

Foi a explicação dada! Eu confiei! Até porque não percebo muito de mecânica...não é o meu forte!

Cumps.
Mário
In DATSUN We Trust!

nunoturbo

Espero estar enganado, mas esse óleo quando muito seria recomendado para rodar o motor manualmente e para o preservar enquanto esteve parado.

Com o motor a trabalhar e com a temperatura que o mesmo gera, tenho sérias dúvidas da capacidade lubrificante do óleo...
Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

Datsunbat

Boas Nuno!

É exactamente isso!
É para rodar o motor manualmente! Durante esta semana o Sr. Vitorino roda o motor todos os dias! E é para isso que este óleo serve!
Não para lá ficar, apenas para lubrificar...

Cumps.
Mário
In DATSUN We Trust!

nunoturbo

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

Datsunbat

#222
Boas amigos!

Obrigado por todos os comentários!!!

Mas primeiro e antes de passar às fotos e todo o percurso que o Datsun teve este fim de semanna quero agradecer publicamente ao meu mais recente amigo que se chama António José Santana! Amigo José esta semana vai ter notícias minhas!!! E quero dizer que além de ser uma excelente pessoa e que percebe a montes de clássicos, teve uma acção para comigo que tem um valor incalculável! Ofereceu-me peças para o Datsun (já mostro fotos)! Foi uma acção que me marcou, pois nunca nos tínhamos falado, e após uns minutos de conversa mostrou-me peças do 1200, falamos de carros e da sua colecção, dos que procuro etc...e no final as peças que vi ofereceu-mas! Já não há ninguém assim!!! Muito obrigado Sr. Santana!!! E o motivo de tudo foi o Sr. Vitorino...pois fomos fazer uma visita à oficina e acabámos a falar de clássicos...e havemos de lá voltar! Pois O sr. Santana tem uma volta de 1200 que lha prometo aqui!!!
Isto para dizer que o "vício dos clássicos" é extremamente saudável e que faz amizades que de uma outra forma seriam impossíveis!

Obrigado Sr. Santana!!!


E então vamos lá aos trabalhos realizados este fim-de-semana!!!

Primeiro as peças que o Sr. Santana gentilmente me ofereceu!!!

Foram jogos de reparação das bombas de travão e embraiagem, jogo de juntas de descaborização, cruzetas, borrachas e vendantes, casquilos de rodas entre tantas outras!





Fomos buscar a borracha do vidro trinagular...



E seguidamente o Sr. Vitorino começou a recuperar toda a estrutura!



Foi pintada e no próximo fim-de-semana já vai para o sítio!






E por fim a calha que segura o vidro teve que ser feita à mão...a original estava muito podre e praticamente irrecuperável!



E a calha já com o vidro depois de termos limpo a borracha que envolve todo o sistema!



Foram colocadas as forras da bagageira! E a traseira ficou quase pronta!!!





Foi também colocada a ignição no local que pertence!



E uma foto do aspecto geral da cabine do motor!



Mas o melhor é o que vou agora dizer...
o carro já se encontra a trabalhar! E não foi preciso muito para ele pegar! Á segunda já trabalhava...mas desafinado...e pouco depois de estar afinado já roncava mesmo à maneira! Ficou brutal...temperatura certinha, marcou tudo nos manómetros, tenho as luzes todas e mesmo o rádio!!! E a primeira música que ele apanhou, em AM foram os Demi Roussos!!! Demais!!!
O carro ainda deita um pouco de fumo, o normal, pois teve um ano e 3 meses sem trabalhar, mas para a semana e daqui para a frente vai trabalhar 1 vez por semana até o restauro ter terminado!

Deixo aqui o vídeo das afinações, da forma que foram feitas e também do rádio que também já foi ligado e da sua primeira estreia, Primeira música -  Demmis Roussos!

Divirtam-se tanto como eu me diverti...


Os links:

O acordar do motor:

http://www.youtube.com/watch?v=Yqkg0GYZRfM


O acordar do rádio:

http://www.youtube.com/watch?v=OeuOHRr3OFU


Obrigado
Mário
In DATSUN We Trust!

Brunosantos

tenho acompanhado mas nunca comentei... muitos parabéns por todo o trabalho e dedicação ;)

já agora deixo aqui o video mencionado... como não consegui aceder fui ver o link correcto

http://www.youtube.com/watch?v=Yqkg0GYZRfM

espero que esteja correcto  :green:

;)

Camry 2200

Parabéns pelo trabalho executado. Nota-se que foi feito com gosto!  :clap:

O carro está demais^! :D
Miguel Vale - Associado AJA Nº69