Restauro - Datsun 1600 SSS

Iniciado por Guga16V, 21 de Outubro de 2007, 00:18

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Guga16V

Amigos,

Ainda não consegui fazer a média do SSS, pois ainda não lhe atestei o depósito... ;) O meu tem uma fuga de gasolina, mas devido a ter um parafuso moído que aperta a chapinha que espalma a borracha do tubo que vai ao depósito (chapa onde enrosca o tampão). A gasolina escorre para o exterior.
O meu cheira um pouco a gasolina, mas os tubos do depósito estavam em bom estado... assim que elimine a fuga que descrevi acima, vou ver o que acontece!

Mas deve gastar entre 8,5 e 10 (a andar devagar...)

Miguel, já comprei os cabos de velas numa casa na Z.I. Porto! Obrigado!

Sábado devo ir com o SSS ao meu mecânico que fica em Penafial para ver um ruido de rolamento vindo da caixa (deve ser rolamentos) e deve lá ficar para tratar do motor (devemos tirar a cabeça).

SSSaudações,

Gustavo

Kunamy

Não há nada como perguntar a quem sabe  :dance: :dance:
Obrigado Miguel e Gustavo.
Só mais uma dúvida esses tubos são em borracha iguais ao que estão no motor, ou metalicos?
Abr's
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Miguel SSS

Os tubos de que falo são de plastico cristal...mas com o tempo eles amarelecem!!! ;)

blardY


Muitos parabéns pela máquina, está muito bonito e bem arranjado!
Agora é rever esses problemas que o impedem de rolar com tranquilidade, gasolina para dentro (é sempre bom encher o depósito não esteja ela mais cara na semana seguinte) e disfrutar do alvo de tanto trabalho e dedicação.

Boa sorte com ele, é uma máquina infernal   :icon_twisted:
Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

Guga16V

"Mecânicos" do AJA,

Como já tinha descrito atrás o meu SSS está a consumir um pouco de óleo, nada de exagero, mas está a consumir...
Tenho andado com a máquina para testar em que circunstâncias vejo a sair aquelo fumo azulado... após uns testes, deixo aqui o resultado da experiência, para que os especialistas me possam dar uma ajuda na detecção do problema.
Assim, concluí que o fumo azulado "só" sai em aceleração, após uma desaceleração. Explico: imaginem que tiram o pé do acelerador para abrandar (estou em desaceleração) e quando recoloco para retomar a velocidade (em aceleração), é nesta fase que sai o tal fumo azulado, deixando de deitar passado uns instantes, mesmo continuando a acelerar... o que quero dizer é que não é um consumo contínuo.
Estou a colocar esta dúvida, pois ainda estou com dúvidas se devo ou não abrir o motor... o carro puxa muito bem! Bem sei que o óleo por vezes é "amigo" da compressão...

Para se pronunciarem...

Desde já o meu obrigado.

Aproveito para dizer que o meu pai comprou um Datsun 1200 4 portas, deluxe, de 1973, influenciado por mim é claro  :). O meu irmão é que anda à volta dele e de mecânica parece estar um mimo. Para a semana deve começar o restauro a nível de chapa. Devemos abrir um tópico para acompanharem o restauro!


SSSaudações,

Gustavo

Miguel SSS

#50
Caro Gustavo esse fumo pode ser proviniente de varias coisas, pode a junta, pode ser os segmentos, pode ser 1001 coisas...eu já tinha dado a minha opinião...mas tu é que sabes!!! ;)

Abre um topico do Datsun 1200, eu também tenho 2 Datsun 1200, 1 de 2 portas e outro de 4...

Kunamy

Grande Gustavo como vai o teu SSS?
Já abriste o motor?
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Guga16V

Citação de: Kunamy em 24 de Junho de 2008, 19:44
Grande Gustavo como vai o teu SSS?
Já abriste o motor?


Amigo Nuno,
O SSS está neste momento no mecânico indicado pelo Sr. Mário Mesquita aqui do fórum! Relativamente ao consumo de óleo e ao fumito azul que sai de vez em quando, ele aconselhou-me a fazer aí uns 5000 km a ver o que dá! Como o carro esteve algum tempo parado... Quer dizer que por agora não vou abrir o motor... vou-lhe é dar gas!  :) Controlando sempre o nível de óleo, claro!
Continua lá para ver a transmissão, pois desde que comecei a andar com ele, faz um barulho de rolamento incomodativo. Sábado lá estarei na oficina para acompanhar! Vou dando notícias!

Abraço,

Gustavo

Kunamy

Grande Gustavo também acho uma boa solução. O carro deve de ter estado muito tempo parado e pode ser algum vedante das válvulas que esteja meio colado. Pode ser que passe com esses Km's. Até lá vais estando atento ao óleo e depois logo vês.
É engraçado que o meu carro em 2ª faz uma zoada tb. Tenho de ver o que se passa. O problemas de todos foi os anos que tiveram adormecidos  :green:
Abr
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Guga16V

Boas pessoal! Já há algum tempo que não dava notícias, mas as férias...

O SSS continua de boa saúde, quer é andar! Este carro tem realmente um motor... O problema é que tem consumos a condizer  :D

Bom nestas férias continuaram os miminhos à máquina:
- tubos de travões novos em malha de aço e interior em teflon (ebay); ainda não montei...
- corte corrente à bobine
- caixa de velocidades revista (só precisou de casquilhos novos, o resto estava impecável)
- bomba de gasolina reparada (levou diafragma e junta ao bloco, pois babava um pouco)
- cabos velas "Lucas" silicone

O próximo passo vai ser realmente ver o resto da transmissão (veio, diferencial, etc.).


Grande abraço a todos,

Gustavo


Kunamy

Grande Gustavo antes de mais parabens pelas belas fotos do teu carro na concentração a que foste, tive a possibilidade de ver e gostei bastante, assim como o datsun amarelo do Miguel.
É pena ser longe senão tambem participava.
Tive a ler o teu topico com mais atenção, e agora que começo a dar as primeiras voltas com o meu detectei o mesmo problema de gasolina, ou seja o meu tambem se baba no mesmo sitio do tampão do deposito. Como resolveste isto?
Grd Abraço
NL
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Miguel SSS

Citação de: Kunamy em 05 de Setembro de 2008, 12:47
Grande Gustavo antes de mais parabens pelas belas fotos do teu carro na concentração a que foste, tive a possibilidade de ver e gostei bastante, assim como o datsun amarelo do Miguel.
É pena ser longe senão tambem participava.
Tive a ler o teu topico com mais atenção, e agora que começo a dar as primeiras voltas com o meu detectei o mesmo problema de gasolina, ou seja o meu tambem se baba no mesmo sitio do tampão do deposito. Como resolveste isto?
Grd Abraço
NL



o meu 1600 amarelo tambem se babava...como resolver?
facil... tirar o tampão da gasolina e fazer a junta do tampão mais grossa...fiz isto no meu e nunca mais se babou... :dance: 8)

Guga16V

Caro Nuno,

Ao iníncio pensei que fosse da borracha (junta) do próprio tampão, mas após ter substituído a borracha...nada... substituí o tampão... nada... No meu caso era da peça metálica que está aparafusada à carroçaria, onde o tampão aperta.
Esta estrutura tem, salvo erro, 5 parafusos aparafusados à carrocaria. Acontece que com os anos os buracos onde apertam ficam mais largos e os parafusos não dão aperto... resolvi a situação comprando uma fêmea ("porca") e aparafusei por tras (se abrires a mala consegues lá chegar com a mão). Assim a estrutura fica bem apertada à carroçaria, impedindo a fuga da gasolina!

Espero que ajude!

SSSaudações,

Gustavo Lucena

Kunamy

OK, o meu problema e mesmo esse. Os parafusos pareciam largos, porque o tampão está como novo.
Vou arranjar porcas para ali e deve de resolver.
Obrigado pelas dicas.
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Guga16V

Boas pessoal!

Há já algum tempo que queria deixar-vos mais umas fotos do SSS depois do restauro e à luz do dia  :)

Aqui vão algumas: