Restauro - Datsun 1600 SSS

Iniciado por Guga16V, 21 de Outubro de 2007, 00:18

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Guga16V

Pois é pessoal, preciso aqui da vossa ajuda.

Como alguns sabem o motor do meu SSS consumia óleo em excesso. Depois de uma primeira tentativa de resolução à segunda levou quase tudo novo!
Só não levou pistões, bielas e cambota, de resto foi tudo (valvulas, guias, arvore de cames, segmentos, bronzes bielas e cambota, bomba oleo, bomba de água, bomba de gasolina, kit distribuição, juntas, vedantes). Não levou pistões pois este motor nem sequer foi uma unica vez rectificado... foi só despolido... medimos como deve ser e estava dentro dos parâmetros para os pistões de origem.

Após a reparação o motor ficou a fazer um barulho, daqueles que parecem vindo das válvulas (tac-tac-tac)...

Visto na altura não termos substituido os martelos e as pastilhas (peça que se encontra por cima das válvulas e onde o martelo bate) e termos substituido a arvore de cames, pensei que seria disto e comprei martelos e pastilhas novas.
O tal barulho (tac-tac-tac) que parece vindo da cabeça, ficou inalterado... Nem melhorou, nem piorou, ficou igual...

Agora fica a pergunta... do que será?

Foi tudo bem montadinho (com amor e carinho  :D) e agora ficou a fazer um barulho que não devia...

Peço a vossa ajuda para possiveis causas deste problema... O que acham que deva fazer? Já estou a ficar sem hipóteses...

Obrigado, desde já!

nunoturbo

Assim é complicado...

Tens algum video onde isso se ouça?
Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

Guga16V

Nuno,

Video ainda não tenho... vou tentar e depois posto aqui!

Obrigado,

Gustavo

Guga16V

Citação de: nunoturbo em 30 de Outubro de 2009, 21:51
Assim é complicado...

Tens algum video onde isso se ouça?

Ontem estivemos à volta da máquina, voltamos a afinar as válvulas, verificamos a tensão da correia de distribuição, verificamos martelos, pastilhas, etc, e não há maneira de descobrir o raio do "tac-tac-tac".

Com a ajuda de uma chave de fendas (para ouvir), tentamos ver de que parte do motor vem o barulho... vem da cabeça, acho que disso não temos dúvidas. Quem olha de cima pra tampa de válvulas, vem entre a correia e o bocal do óleo. É mais nesta zona que se ouve...

Deixo aqui um vídeo onde se consegue ouvir:
Datsun L16 SSS engine noise

SSSaudações,

Gustavo

Miguel SSS

#94
Gustavo desde que tu falaste no barulho, que ando a tentar perceber de onde ele vem...mas ainda não percebi....o que me deixa pensativo é o facto de ter sido tudo novo e fazer na mesma o barulho.... :-[ :wall

Guga16V

Citação de: Miguel SSS em 06 de Novembro de 2009, 10:52
Gustavo desde que tu falaste no barulho, que ando a tentar perceber de onde ele vem...mas ainda não percebi....o que me deixa pensativo é o facto de ter sido tudo novo e fazer na mesma o barulho.... :-[ :wall

Pois é isso que nos (a mim e ao mecânico, que por sinal também se chama Miguel) nos anda a moer o juízo... :-[

Depois colocam-se outras questões, como: será que a empresa que colocou as novas guias de válvulas deixou tudo como deve ser?  :-[

Apesar do barulho se manter devo levá-lo no Domingo e assim já dava para ouvir melhor e trocavamos umas impressões  :)

Abraço e mais uma vez obrigado,

Gustavo

nunoturbo

Que óleo estás a usar?

O barulho é constante a quente a frio?

Aumenta com a rotação?
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Guga16V

Citação de: nunoturbo em 06 de Novembro de 2009, 11:21
Que óleo estás a usar?

O barulho é constante a quente a frio?

Aumenta com a rotação?

- Óleo: Castrol GTX 15w40
- A frio não se nota tanta, depois de quente é muito mais intenso.
- Sim, aumenta com a rotação

Obrigado Nuno!

nunoturbo

Quanto quilómetros é que o carro já fez desde que o motor foi fechado? Ou quantas horas já trabalhou?

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Guga16V

Citação de: nunoturbo em 06 de Novembro de 2009, 13:59
Quanto quilómetros é que o carro já fez desde que o motor foi fechado? Ou quantas horas já trabalhou?



Nuno,

O carro já fez cerca de 1100 km depois de fechado.

Obrigado pelo teu interesse neste caso bicudo!   :)

nunoturbo

E sempre fez esse barulho?

A arvore de cames é a mesma?
Membro do AJA desde 2003
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Guga16V

#101
Citação de: nunoturbo em 06 de Novembro de 2009, 15:58
E sempre fez esse barulho?

A arvore de cames é a mesma?

Não, o barulho começou após a reparação do motor.

A árvore de cames foi nova e de origem (Nissan).

Achas que deva experimentar com uma cames usada, a ver o que acontece?  :eusa_think:


Abraço,

Gustavo

Miguel SSS

Rectificaste o bloco e a cabeça?

Se rectificaste, esse barulho não será o pistão a bater na valvula?

Estive a falar com o meu mecânico, surgiu estas perguntas...

Guga16V

Citação de: Miguel SSS em 06 de Novembro de 2009, 17:01
Rectificaste o bloco e a cabeça?

Se rectificaste, esse barulho não será o pistão a bater na valvula?

Estive a falar com o meu mecânico, surgiu estas perguntas...

O bloco não foi rectificado... a cabeça foi rebaixada um pouco, mas nada de exageros... foi rectificada.

Já falamos nessa hipótese, mas para isso deveriam bater todas e ao fim de umas "batidas" empenavam... digo eu...

Obrigado pelo cuidado!

Gustavo