Restauro - Datsun 1600 SSS

Iniciado por Guga16V, 21 de Outubro de 2007, 00:18

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Umtali

Gustavo, no meu entender esse picado não tem importância alguma, pois a válvula é usada para "vedar" e apenas importa que seja bem rodada e que assente bem.


João Freire - Sócio AJA nº 11

Guga16V

Citação de: Umtali em 25 de Novembro de 2008, 08:31
Gustavo, no meu entender esse picado não tem importância alguma, pois a válvula é usada para "vedar" e apenas importa que seja bem rodada e que assente bem.

Caro João,

Foi exactamente o que o mecânico disse!
Vou passar esta semana na oficina para acompanhar os trabalhos!

Obrigado.

Guga16V

Pois é, tenho notícias boas e outras nem por isso... ;)

As boas são:
- Revisão ao motor completa (ainda não experimentei, mas confio que esteja bem)
- Casquilhos novos na suspensão/direcção
- Tubos de travões flexíveis montados

As menos boas:
- relativamente ao diferencial as minhas piores suspeitas estavam certas... o diferencial está gripado  :duh:
- Vai precisar de  levar rolamentos nas 4 rodas
- 2 bombitos nos travões de trás

O que mais me preocupa é o diferencial... já fiz uns contactos para arranjar um usado em estado razoável... alguém sabe onde posso continuar a pesquisar?  ???

Obrigado.

reyz

Citação de: Guga16V em 26 de Novembro de 2008, 13:54
Pois é, tenho notícias boas e outras nem por isso... ;)

As boas são:
- Revisão ao motor completa (ainda não experimentei, mas confio que esteja bem)
- Casquilhos novos na suspensão/direcção
- Tubos de travões flexíveis montados

As menos boas:
- relativamente ao diferencial as minhas piores suspeitas estavam certas... o diferencial está gripado  :duh:
- Vai precisar de  levar rolamentos nas 4 rodas
- 2 bombitos nos travões de trás

O que mais me preocupa é o diferencial... já fiz uns contactos para arranjar um usado em estado razoável... alguém sabe onde posso continuar a pesquisar?  ???

Obrigado.

mesmo má noticia :s

arranjar diferenciais pra isso nao sei se sera facil...

em ultimo caso tens o eBay  ;)

Datsunbat

Boas Guga!

Realmente é preciso ter azar!!!
Mas está mesmo gripado?

Olha que em diversas casa da marca Rolmac ele têm kits de substituição de rolamentos!

Experimta, se quiseres contactos eu tenho aqui da loja de Portalegre!

Sei disso porque de uma das vezes que parti o diferencial do meu 1200 comprei um kit desses por 125 euros! 4 rolamentos e 6 anilhas de cada espessura...

Já tentaste procurar um para peças?

Cumps. Mário
In DATSUN We Trust!

Guga16V

Citação de: Datsunbat em 30 de Novembro de 2008, 14:42
Boas Guga!

Realmente é preciso ter azar!!!
Mas está mesmo gripado?

Olha que em diversas casa da marca Rolmac ele têm kits de substituição de rolamentos!

Experimta, se quiseres contactos eu tenho aqui da loja de Portalegre!

Sei disso porque de uma das vezes que parti o diferencial do meu 1200 comprei um kit desses por 125 euros! 4 rolamentos e 6 anilhas de cada espessura...

Já tentaste procurar um para peças?

Cumps. Mário

Amigo Mário,

O problema não são os rolamentos, mas sim os planetários, satélites e roda de coroa... estão com desgaste anormal... ::)

À partida já tenho aí um em vista... vamos lá ver...

Assim mesmo, gostaria de ficar com o contacto da loja!  ;)

Vou dando notícias!

Abraço,

Gustavo

fernandokp61

O diferencial já está cá em casa para ti!

Guga16V

Boas e antes de mais um Bom Ano e Bons Restauros a todos!  :D

Pois é pessoal, fui buscar o SSS depois desta grande revisão mecânica. Há boas e menos boas notícias...  ;)

Começando pelas boas:
- Barulho do diferencial resolvido (foi colocado um usado em muito melhor estado); agora é outra coisa, nem parece o mesmo!!!
- Melhoria significativa a nível dos travões (calços novos, tubos flexiveis novos e bombitos atras novos)
- Rolamentos nas rodas novos
- Direcção mais precisa com colocação de casquilhos em poliuretano na direcção e suspensão (excepto cinoblocos)
- Enfim, o carro estruturalmente está como novo, falta só a suspensão!

Agora a menos boa:
Como vos contei, fizemos a descarbonizão da cabeça com colocação de vedantes de válvulas, de forma a resolver o problema do gasto de óleo... Apesar do trabalho ter sido bem feito (acompanhei-o de perto), o facto é que o carro ficou a fazer mais fumo azul do que fazia (gastar mais óleo)  :(   :duh:

Eu usava o óleo Castrol GTX 15W40 e até mudamos para um 20W50... melhorou, quando a quente, mas a frio continua a fazer muita fumassa... não deveria ser ao contrário? Isto é que me deixa curioso...  ???

Cenários que aponto:
- A limpeza efectuada à cabeça (as válvulas, guias, etc. tinham imenso carvão), pode ter deixado a descoberto folgas excessivas entre a aste da válvula e a guia, passando por aqui o óleo;
- Na altura optamos por não mexer nos segmentos, pois feito o teste de compressão; a coisa estava bem, mas talvez tenha sido um erro... talvez devesse ter feito logo tudo...

O que vou fazer:
Tornar a abrir o motor, mudando válvulas, guias e segmentos (já tenho as guias e os segmentos, só me faltam as válvulas)... Assim a coisa deve ficar resolvida definitivamente!

Já agora pedia os vossos comentários face ao exposto!

E fica a lição para um próximo restauro e já agora para todos...


SSSaudações,

Gustavo Lucena

Umtali

CitaçãoNa altura optamos por não mexer nos segmentos, pois feito o teste de compressão; a coisa estava bem, mas talvez tenha sido um erro... talvez devesse ter feito logo tudo...


Gustavo, se a compressão estava boa não deves duvidar dos segmentos; acredito que o teu problema seja mesmo das valvulas/guias - o facto é que piorou depois de teres mexido nelas !!!  :redface


João Freire - Sócio AJA nº 11

Guga16V

Citação de: Umtali em 09 de Janeiro de 2009, 12:52
CitaçãoNa altura optamos por não mexer nos segmentos, pois feito o teste de compressão; a coisa estava bem, mas talvez tenha sido um erro... talvez devesse ter feito logo tudo...


Gustavo, se a compressão estava boa não deves duvidar dos segmentos; acredito que o teu problema seja mesmo das valvulas/guias - o facto é que piorou depois de teres mexido nelas !!!  :redface

Amigo João,

Também já pensei nisso, mas falta saber como está o segmento de óleo...  ::)


Obrigado pela dica!

Abraço.

Datsunbat

Boas!

Já há mais novidades da "bomba"?

Cumps.
Mário
In DATSUN We Trust!

Guga16V

Citação de: Datsunbat em 14 de Janeiro de 2009, 12:47
Boas!

Já há mais novidades da "bomba"?

Cumps.
Mário

Amigo Mário,

Para já vou gozar um pouco a máquina e dar um pouco de descanso à carteira!  :D

É certo que continua a deitar um fumito, mas vou fazer uns kms com ele e depois vai para a sala de operações novamente!

Abraço,

Gustavo

Guga16V

Pois é pessoal, ressuscito o meu tópico para pedir a vossa ajuda no seguinte:

Fui informado pelo meu amigo mecânico que está a reparar o motor que o veio de excentricos está estalado. Dá para acreditar????

Bom, andei a procurar aqui nos livros que tenho em casa sobre os 510 e na parte da reparação do motor faz menção em jeito de "muito importante" que nunca se deverão desapertar (retirar da cabeça) os apoios do veio de excêntricos, sob pena de nunca mais os conseguir alinhar convenientemente e que será mesmo melhor colocar uma cabeça nova.... Poderá ter isto resultado na quebra do próprio veio excentricos? Relembro que abri o motor há pouco tempo (ver tópicos acima), tendo só reparado a cabeça e já nessa altura estes tais apoios foram removidos... Andei cerca de 2000 km e voltei a abrir agora, pois o consumo de óleo não baixou.

Por favor falem os entendidos, pois agora estou naquele dilema de "só" comprar o veio de excentricos ou meter mesmo uma cabeça nova "usada", da qual não tivessem retirado os tais apoios...

Enfim já deu para ficar com as mini férias estragadas...

Obrigado desde já a todos.

TiagoKapa

Se houver dinheiro para uma nova é sempre melhor mas eu ou comprava uma nova ou uma usada inteira nunca comprava ás peças que leu esse aviso e aocnteceu o que aconteceu eu não arriscava outra vez

boa sorte

Guga16V

Amigos,

Depois de uma semana de reflexão, decidi comprar a árvore de cames, nova e original! Agora são 30 dias de espera!

Obrigado Tiago pelo comentário.

Vou dando notícias.

SSSaudações,

Gustavo Lucena