Restauro - Datsun 1600 SSS

Iniciado por Guga16V, 21 de Outubro de 2007, 00:18

Tópico anterior - Tópico seguinte

Guga16V

Olá Pessoal!
Tenho andado um pouco afastado por motivos de trabalho, mas tudo deve voltar ao normal. http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">
Após na minha apresentação já ter também apresentado a minha máquina, gostaria de criar um tópico onde fosse partilhando convosco o restauro que lhe estou a fazer.
De momento o carro já está praticamente todo decapado (decapagem manual) e por ter tido um só dono e aparentemente bem tratado, não encontramos quase nenhuma chapa podre, com excepção do canto da embaladeira de frente, lado direito, um pequeno canto da porta da frente lado direito e um pequeno canto na mala. Nada de especial para aquilo já vi por aí http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)">
Originalmente o carro era cinzento (no livrete vem cinzento ou outras), estou a pensar pintá-lo de azul (ainda não sei bem qual a tonalidade, mas queria um azul "Datsun"). Também vai ser estufado de novo e irão ser colocadas forras novas nas portas.
Possso-vos tambem dizer já tenho algumas peças, como tubos (radiador e chofarrem), velas, platinados, rotor, kit completo de juntas para o motor, farolins da frente, piscas laterais, ópticas traseiras (conjunto completo), kit completo de borrachas, etc, etc.. Bom, mas isto só depois da terminado o serviço de pintura!
Aqui ficam algumas imagens da máquina descascada:

http://img338.imageshack.us/img338/8639/28092007051bx4.th.jpg" style="border:0;"/>

http://img338.imageshack.us/img338/667/28092007060rz1.th.jpg" style="border:0;"/>

http://img504.imageshack.us/img504/70/17092007047qm1.th.jpg" style="border:0;"/>

http://img338.imageshack.us/img338/6734/17092007046rt8.th.jpg" style="border:0;"/>

http://img338.imageshack.us/img338/6825/28092007055ld4.th.jpg" style="border:0;"/>

http://img504.imageshack.us/img504/1981/28092007052rj0.th.jpg" style="border:0;"/>

http://img338.imageshack.us/img338/9742/17092007048sz7.th.jpg" style="border:0;"/>

http://img504.imageshack.us/img504/2510/17092007040ro4.th.jpg" style="border:0;"/>

http://img338.imageshack.us/img338/7867/17092007038ed1.th.jpg" style="border:0;"/>

http://img525.imageshack.us/img525/2384/17092007037qm9.th.jpg" style="border:0;"/>

http://img507.imageshack.us/img507/7931/p1000444kr2.th.jpg" style="border:0;"/>

http://img504.imageshack.us/img504/944/p1000451zn5.th.jpg" style="border:0;"/>


Para já são as fotos possíveis!
Como espero que dê para ver que a máquina foi bem tratada durante os seus 35 anos. Estou a tentar prepará-la para durar pelo menos outros tantos!!! http://www.ezboard.com/images/emoticons/tongue.gif ALT=":p">
O restauro ainda está um pouco atrasado, pois é um restauro para ir sendo feito, sem pressas, mas bem feito (e esperemos a um preço razoável!!!)

Já agora aproveito para vos perguntar: alguém sabe como afinar devidamente os carburadores da máquina?

SSSaudações,
Gustavo
 


Miguel SSS

Viva!!!http://www.deephousepage.com/smilies/1syellow1.gif ALT=":[yeah]">
Pelo o que posso vejo nas fotos vai ser um bom restauro!!!
Força nesse restauro!!!http://www.deephousepage.com/smilies/headbang.gif ALT=":[faroia]">
Ja agora o material que arranjaste como por exemplo:o kit de juntas do motor,piscas laterais,opticas traseiras e o kit de borrachas pra o carro....isso foi tudo novo? Onde conseguiste arranjar esse material todo? http://www.deephousepage.com/smilies/scratchchin.gif ALT=":pensador]">

Cumprimentos: Miguel Alvesss


Umtali

Tens aí uma boa base de restauro (a chapa é sempre o maior cancro!!) http://www.deephousepage.com/smilies/bricks.gif ALT=":[tijolos]">

Vais estofar os bancos com o padrão de origem? Se sim, onde arranjas-te a napa com os quadrados? E as quartelas, são novas?

Mantem-nos informados pois podes ajudar nos nossos restauros ... http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">


 

http://p086.ezboard.com/famigosdosjaponesesantigosfrm10.showMessage?topicID=569.topic" target="top">4º Encontro Nacional - 13 e 14 de Outubro

Sócio AJA Nº 11

João Freire - Sócio AJA nº 11

Guga16V

Miguel,
Arranjei muito material na Nissan, internet e loja de acessórios auto. Diz-me o que precisas (via e-mail ou PM) para te tentar ajudar! http://www.deephousepage.com/smilies/itsokay.gif ALT=":[fohrsa]">

Umtali,
Vou tentar manter o padrão de origem... vamos ver... tenho um estofador que me foi indicado por uma pessoa de confiança. Devo estar com ele até ao final do mês para definir as coisas. As quartelas estão em muito mau estado e devem ter que ser novas. Vou tentar mandar fazer pelas antigas que o carro ainda tem.

SSSaudações,
Gustavo


Miguel SSS

Olha é assim eu também comprei na net muitas coisas,como por exemplo: as quartelas das portas novas,o fundo em alcatifa,puxadores,espelhos redondos do SSS,juntas dos Stops,borrachas pro carro...etc... Mas também tenho outro material encomendado...aqui numas lojas, mas estou a ver que eles não vão conseguir nada,quando tiver a certeza eu mando 1 mail...
Eu sou fanatico por Datsuns 1600...e quero por o meu todo original...e também os outros que eu tenho...por isso eu estou sempre a comprar material...http://www.deephousepage.com/smilies/tongueout.gif ALT=":[tongue]">
Espero ver mais avanços da maquinahttp://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">
abraço


Guga16V

Olá a todos!
Espero que o Pai Natal tenha sido muito generoso este ano!
Pois é, o restauro do SSS lá continua devagarinho, mas a andar...
Após termos começado a desmontar o interior surgiram as primeiras evidências de um dos pontos mais críticos destes carros: o local de escorrência das águas, provenientes das grelhas, junto ao capô... Aqui fica uma foto, após se ter tirado à "Chaufage":

http://img180.imageshack.us/img180/6611/22122007119co7.th.jpg" style="border:0;"/>

Agora a próxima etapa é tirar o tablier e de interiores está feito, pelo menos a desmontagem!!!http://www.deephousepage.com/smilies/whistle.gif ALT=":assobio]">

Entretanto começamos a desmontar alguns "periféricos" do motor, como o radiador (que tal como o radiador da chaufage, foi para reparar numa casa especializada), tubagens do sistema de refrigeração e do aquecimento. Escusado será dizer que já tenho as peças substitutas, novinhas! http://www.deephousepage.com/smilies/1syellow1.gif ALT=":[yeah]">
Também substituimos as tubagens do circuito de gasolina, incluindo os tubos de ligação aos carburadores!
Está previsto o motor sair, de forma a que o trabalho de chapa e pintura fique melhor, mas enquanto sai e não sai, foi-se fazendo alguma coisa!
Agora deixo-vos com umas fotos que ilustram os 35 anos deste SSS, os 6 ultimos praticamente parado:

Tubo de entrada de água para o motor (distribuidor de água):
 http://img167.imageshack.us/img167/8390/22122007136cp4.th.jpg" style="border:0;"/>

http://img167.imageshack.us/img167/5266/22122007134rr1.th.jpg" style="border:0;"/>

Tampa do termostato:
http://img256.imageshack.us/img256/4610/22122007133dl8.th.jpg" style="border:0;"/>

http://img171.imageshack.us/img171/8384/22122007132ek5.th.jpg" style="border:0;"/>

De referir que o termóstato ainda está bom! É em cobre e bem melhor dos que se vendem agora em alumínio!

Peça que enrosca no bloco do motor, por cima do motor de arranque (sistema chaufage)
http://img171.imageshack.us/img171/1377/22122007131nt8.th.jpg" style="border:0;"/>

Esta teve uma "pequena" particularidade: devido aos anos e à corrosão, a rosca partiu...http://www.deephousepage.com/smilies/banghead.gif ALT=":[burrodocara]">  Já estava a achar que tudo estava a correr bem demais! Bom, mas já falamos com um amigo que nos vai de certeza resolver o problema.

Outras coisas que fomos fazendo no entretanto:
- reparar rádio  blaupunkt de 1964 (veio com o carro); particularidade: o senhor que o reparou fez uma adaptação para ligação de mp3 que irá ficar escondida debaixo do tablier... só visto!
- Limpeza e restauro de peças diversas (abraçadeiras, opticas, motor do limpa para-brisas, carburadores, chaufage etc.)
- Aquisição de diverso (bastante) material; até hoje consegui arranjar tudo o que necessitava! http://www.deephousepage.com/smilies/clap.gif ALT=":[oba]">
- Reparação dos radiadores
- etc, etc.

De resto, está programado que para inicio do ano, o senhor onde tenho o carro comece e acabe a empreitada da chapa e renovação de interiores (estufador)!

Não vejo a hora de começar a passear no grande SSS!

Abraço a todos!

SSSaudações.

Gustavo

 


Microsurfer

viva, parabéns pelo restauro.

Essas peças do circuito de àgua onde as adquiriu? estou a precisar para o meu 180B.

obrigado

MAZDA RX-3 Coupé


Guga16V

O termostato, o corpo do termostato e os tubos do radiador foi na Nissan, Porto, agora em Vila Nova de Gaia, o distribuidor da água, o tubo em cobre enroscado ao bloco e os tubos da chaufage, no e-bay, vindas dos EUA. Se precisar de alguma ajuda, por favor não hesite!


SSSaudações,
Gustavo Lucena


Miguel SSS

Boas!!!
E progressos do restauro...ja há mais fotos?
Poste mais fotos do restauro da maquina!!!http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  


Guga16V

Olá Pessoal!
Tenho andado um pouco afastado, mas são ossos do ofício! Há que ganhar tostão para investir no SSS http://www.deephousepage.com/smilies/fun_84.gif ALT=":[fun]">
Bom, quanto ao restauro as coisas têm andado... devagar, mas têm andado!
A máquina está praticamente toda desmontada (só ficou a caixa, direcção e sistema de tracção). Já foi todo decapado e lixado à mão! Não foram precisos muitos remendos http://www.deephousepage.com/smilies/clap.gif ALT=":[oba]">
Já levou o primário e foi colocada alguma massa poliester para acertar os pormenores! Foi novamente todo lixado e dentro de dias deve estar pronto a pintar.
Já encomendei o serviço ao estofador... estou ansioso de ver o resultado final. Como já tinha referido anteriormente, o carro vai ser todo estofado de novo!
Entretanto também já chegaram as jantes 13x6 Superlite que tinha encomendado, onde estou a pensar montar uns 185-70-R13!
Tive ainda que encomendar os tubos de refrigeração do colector de admissão. Encomendei na Nissan e passado 1 mês lá chegou o material. Até agora ainda não senti dificuldades em arranjar peças pro SSS. http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">

Relativamente às fotos, vou fazer de forma um pouco diferente: criei um album no Picassa, onde alojei algumas fotos da máquina... Aqui vai o link:

http://picasaweb.google.com/gustavoplucena/Datsun?authkey=spdi_epugX8">Fotos Restauro SSS

Sempre que tirar mais algumas fotos vou colocando neste album!


SSSaudações,

Gustavo


blardY


 
Quote:
Não foram precisos muitos remendos


 Realmente a carroceria aparenta estar em muito bom estado.
 Aquele corte do interior para o motor estava podre correcto?

 Está no bom caminho, continuação de bom trabalho e muitos updates ao Picasa http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

Pedro Massa - Sócio AJA Nº10
Vice Presidente da Direcção

Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

Guga16V

Correcto blardY! http://www.ezboard.com/images/emoticons/smile.gif ALT=":)">
Apodreceu devido ao facto de se ter acumulado ao longo dos anos, pó, terra, folhas, etc., no local de escoamento de águas. Teve de levar dois remendos: um da parte interior e outro do lado do compartimento do motor.
Realmente está a ficar um óptimo trabalho!

Obrigado pelo apoio!

Gustavo


Castello

Está a ficar espectacularhttp://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">
Mais um espectacular restauro no grande AJAhttp://www.deephousepage.com/smilies/clap.gif ALT=":[oba]">

Abraço.


Guga16V

Olá Pessoal! Já há mais alguns desenvolvimentos! http://www.deephousepage.com/smilies/1syellow1.gif ALT=":[yeah]">
O SSS já começou a ser pintado com um azul cinza metalizado! Ainda falta o verniz e as fotos não mostram o real aspecto, mas acho que está a ficar muito bonito. http://www.deephousepage.com/smilies/1luvu.gif ALT=":[love]">
Entretanto também já montei os pneus nas jantes e já as levei para a oficina!
Já actualizei o album das fotos! Aqui fica novamente o link:

http://picasaweb.google.pt/gustavoplucena/Datsun?authkey=spdi_epugX8">Restauro Datsun 1600 SSS

Parece que é desta que o restauro entrou em velocidade de cruzeiro!

Abraço a todos. Fiquem bem!

Gustavo


datsun bat

Boas!

Parabéns pelo belo restauro nessa grande máquina!
Já falta pouco para ir para a estrada, não?

Continuação de bom restauro!

Essas jantes ficam lindas no SSS.

Cumps.
Mário