Restauro Datsun 240z

Iniciado por FilipeA, 10 de Março de 2007, 17:42

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cgodinho

Já não há mais nada a dizer. http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">

Força com esse restauro!

        ----  Muscle Celica TA22st  ----

--- Muscle Celica TA22 ST ---

Sócio AJA nº15

FilipeA

Boas

Obrigado pelos comentários. Realmente espero que corra tudo bem e que fique um belo exemplar.
Queria ter algumas opinioes acerca da pintura e tratamento de chapa. Alguns de vocês já tem mais experiencia do que eu, e por isso estou um pouco indeciso no que fazer.
O pintor / chapeiro que me vai fazer o trabalho, já restaura carros há mais de 15 anos, e questionando-o acerca do restauro que deveria fazer, falei em colocar o carro numa firma que faça jacto de areia e metalização, pois há um outro amigo de Guimarães que tem um Datsun 240z e neste momento já levou jacto de areia e vai ser metalizado por completo.
Pelo que me foi dito, o carro depois de levar jacto de areia no chassi (sem paineis), é posteriormente colocado dentro de um tanque e é metalizado (tipo banho, isto tudo por 500€).  
Em conversa com o pintor, este disse que carro antigo "dele" nunca foi a jacto de areia nem nunca foi metalizado, embora o faça para clientes e que um trabalho deste tipo depende do estado da viatura. Disse também que primário como aquele que vem de origem não há.
Na sua oficina tinha um VW Carocha, que foi decapado (decapado é diferente de jacto de areia e metalização) e pintado, e já apresentava pequenas bolhas por todo o carro.
Sinceramente isto é muito confuso e toda a gente tem opiniões diferentes.
O que é que acham?


Obrigado

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FilipeA

Aqui ficam mais algumas fotos de material e dos avanços que o carro tem tido.

O carro neste momento está todo desmontado e dividido por vários locais. O motor está a reparar com segmentos, juntas, bombas novas... e o chassi está a pintar.

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O carro tem apenas 4 pontos de ferrugem e nada de grave!
Penso que o carro com os antigos donos esteve em boas mãos!


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Aqui tem algumas fotos de material novo que fui comprei porque o velho não estava muito bom.

Protecção ou resguardo do carter do motor, pois o meu não tinha esta peça.

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Parafusos da cabeça do motor e segmentos!

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Opticas traseiras com lentes novas e prontas a colocar no sitio http://www.deephousepage.com/smilies/1syellow1.gif ALT=":[yeah]">      

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E por fim kit interior de todos os plasticos traseiros/mala do carro!

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_12066_6.jpg" style="border:0;"/>


Aqui tem alguns sites onde podem encontrar todo o material necessário para fazer o restauro de um Z http://www.deephousepage.com/smilies/1syellow1.gif ALT=":[yeah]">      


http://www.ebay.com" target="top">www.ebay.com

http://www.thezstore.com" target="top">www.thezstore.com

http://www.datsunspirit.com" target="top">www.datsunspirit.com

http://www.courtesyparts.com/secondtier_s30.html" target="top">www.courtesyparts.com/secondtier_s30.html


http://e4u.consoleradar.com/fam/fam24.gif ALT=":[hihih]">      


http://www.deephousepage.com/smilies/gap.gif ALT=":[upss]">    

Sabiam que todos os 240z vindos para Portugal traziam as famosas jantes em magnésio que eram (inicialmente) destinadas ao mercado interno (Japão). Reparem nestes sites

http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://www.2000gt.net/Datsun/Z432_09.jpg&imgrefurl=http://www.2000gt.net/Datsun/Fairlady07.html&h=400&w=600&sz=64&hl=pt-PT&start=14&tbnid=0w-rJSshbgE-CM:&tbnh=90&tbnw=135&prev=/images%3Fq%3Dfairlady%2B432%26gbv%3D2%26svnum%3D10%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DG" target="top">images.google.pt/imgres?imgurl=http://www.2000gt.net/Datsun/Z432_09.jpg&imgrefurl=http://www.2000gt.net/Datsun/Fairlady07.html&h=400&w=600&sz=64&hl=pt-PT&start=14&tbnid=0w-rJSshbgE-CM:&tbnh=90&tbnw=135&prev=/images%3Fq%3Dfairlady%2B432%26gbv%3D2%26svnum%3D10%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DG


http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://zhome.com/History/Images/Fairlady432Zsm.jpg&imgrefurl=http://zhome.com/History/432Z.htm&h=203&w=457&sz=6&hl=pt-PT&start=1&tbnid=Hj0VZn6cPElKjM:&tbnh=57&tbnw=128&prev=/images%3Fq%3Dfairlady%2B432%26gbv%3D2%26svnum%3D10%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DG" target="top">images.google.pt/imgres?imgurl=http://zhome.com/History/Images/Fairlady432Zsm.jpg&imgrefurl=http://zhome.com/History/432Z.htm&h=203&w=457&sz=6&hl=pt-PT&start=1&tbnid=Hj0VZn6cPElKjM:&tbnh=57&tbnw=128&prev=/images%3Fq%3Dfairlady%2B432%26gbv%3D2%26svnum%3D10%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DG


As jantes destes famosos e raros Fairlady 432 , nome pelo qual são conhecidos no Japão, são iguais a todos os 240z importados pelo Entreposto Comercial na época. Na altura estas jantes eram uma opção em alguns mercados, mas o que é curioso é que, após vários contactos com algumas pessoas de Clubes 240z de França, Reino Unido e América, ninguém as reconhece como sendo originais do 240z, mas sim como as do Fairlady 432.
Sendo assim podemos concluir que estas jantes são raras e que fomos uns sortudos em as ter disponiveis para o nosso mercado.
Mais uma razão para as manter nos nossos carrinhos, pois ficam-lhe muito bem!http://www.deephousepage.com/smilies/praise2.gif ALT=":[praise]">    

 

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=filipea>FilipeA at: 25/5/07 23:25

Santos Silva

Já mete inveja tanta peça novahttp://www.deephousepage.com/smilies/mecry.gif ALT=":[cry]">
Mas assim é que é!
Vais ficar com um carro espectacular.
Vais manter a cor?

Santos Silva
Sócio Fundador nº7

BGONGAS

Então Filipe? Já resolveste o teu dilema acerca da preparação da chapa? Isto de ouvires as mais diversas opiniões acerca de um assunto não é fácil, eu sei.
Deixa-me, no entanto, lançar esta ideia, de forma a que possas reflectir sobre ela.
Não querendo pôr em causa a competência e sabedoria da pessoa que está a tratar do carro, em relação à afirmação "primário como aquele que vem de origem não há", deixa-me dizer-te que, não há e ainda bem, porque aqui para nós que ninguém nos ouve, há 30 ou 40 anos atrás, a protecção da chapa era uma verdadeira treta. Os construtores defendiam-se da enfermidade da corrosão, moldando painéis mais espessos. Nos tempos que correm, a protecção conferida à chapa é muito mais eficaz, na minha opinião.
Também compreendo que, alguns profissionais mais "antigos", estejam "agarrados" às suas ideias e rejeitem algum tipo de inovação, considerando-a quase como uma afronta.
Tenta falar com alguém que te saiba explicar como os materiais evoluiram. Talvez, um Engº Químico te possa dar essa ajuda, de forma a poderes tomar a tua decisão.
Esta é uma opinião, não a interpretes como verdade absoluta, pois se fores dizer isto a alguém supostamente entendido, dirão que sou doido. Reflete apenas sobre ela.
Boa sorte.


FilipeA

Boas

Em relação à pintura, o chassi vai ser decapado e de seguida tratado com primários. Os trabalhos tem estado no bom caminho, especialmente na parte do mecânico, pois a meu ver está a fazer um bom trabalho e atempadamente.
Aqui ficam algumas fotos dos trabalhos efectuados.

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O motor já está montado, tudo foi rectificado, bloco e cabeça e montado com as peças novas http://www.deephousepage.com/smilies/headbang.gif ALT=":[faroia]">  
Os parafusos foram niquelados, o bloco pintado e a cabeça polida.

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De seguida toda a suspensão, foi desmontada e niquelada, agora segue para a pintura, para posterior montagem.
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A ansiedade começa a aumentar à medida que vemos os trabalhos avançar.

Obrigado

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=filipea>FilipeA at: 25/5/07 17:43

prelude guy

Parabéns, está a ficar verdadeiramente 5 Estrelas, que é como quem diz em Estado de Concurso.

O motor, então, ficou divinal http://www.deephousepage.com/smilies/1luvu.gif ALT=":[love]">

Por acaso nunca dei muito a minha opinião (mas como diz o outro, as opiniões se valessem alguma coisa não se davam, vendiam-se), mas não acho que o estado em que o carro se encontrava justificasse um restauro tão profundo.

Mas, pronto, agora já está!
Sorte a do carro...

... e do dono http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

Honda Prelude 1982

Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

Santos Silva

Muito bom mesmo.

Só uma achega: se o motor vaoi ficar algumas semans ou mesmo meses, assim pronto sem trabalhar, é preferível que lhe coloques um pouco de oleo em cada cilindro, introduzindo pelo furo da vela. Outra hipotese é rodar o motor de tempos a tempos para que seja lubrificado.
Uma coisa que já aprendi foi isto, deixar o motor para o fim para que não fique parado a ganhar humidades.http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

Santos Silva
Sócio Fundador nº7

blardY


 Esse motor http://www.deephousepage.com/smilies/1luvu.gif ALT=":[love]">  

Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

nunoturbo

Filipe, afinal já consegues pôr a fotos...http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">

Belíssimo trabalho.

5 estrelas

Olha lá, achas que dá para pintar os braços da suspensão por cima do zincado?

ESPÍRITO AJA - Primeiro estranha-se, depois ENTRANHA-SE!!!!

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

Umtali

Quote:
achas que dá para pintar os braços da suspensão por cima do zincado?

Claro que sim !!! Já vi paineis inteiros a serem zincados para depois serem pintados ... afinal acabas com uma peça completamente limpa de ferrugem, tratada para futuro e uma excelente base para pintura! http://www.ezboard.com/images/emoticons/pimp.gif ALT=":hat">



 

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_5765_37.jpg" style="border:0;"/>

João Freire - Sócio AJA nº 11

fellowmax

Isto promete, esse carro http://www.deephousepage.com/smilies/1luvu.gif ALT=":[love]"> http://www.deephousepage.com/smilies/1luvu.gif ALT=":[love]">

As fotos assim facilitam a leitura do tópico, http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

Sérgio Gomes
Sócio AJA Nº 12


Daihatsu Charade G10 XTE Runabout 1981

FilipeA

Boas


Em relação à cor do carro, vai ficar o verde original de codigo 907 British Racing Green, em vez da actual cor que saiu só em em 1972, um verde mais claro.
Entretanto, hoje já passei no mecanico e os carburadores tambem estão a gosto http://www.deephousepage.com/smilies/1luvu.gif ALT=":[love]">  , pena que não tenha levado a máquina de tirar fotografias!
Amanhá vou tirar fotos da parte da pintura e mecânica e colocar aqui!
Nuno, em relação à tua pergunta, o pintor diz que para ele torna o trabalho mais facil.
As peças ao serem zincadas ficam mais limpas, logo o trabalho final deve ficar melhor, mas antes da pintura final, diz o pintor que é conveniente dar o aparelho e depois pintar!

Entretanto vou colocar fotos dos bancos e do diferencial!

Obrigado
 

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=filipea>FilipeA at: 25/5/07 17:45

FilipeA


Já tenho mais fotos tiradas hoje! So faltou passar na pintura, mas o tempo não dá para tudo.

Os bancos http://www.deephousepage.com/smilies/1syellow1.gif ALT=":[yeah]">

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Os carburadores http://www.deephousepage.com/smilies/praise2.gif ALT=":[praise]">

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O diferencial http://www.ezboard.com/images/emoticons/roll.gif ALT=":rollin">

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RMamede

http://www.deephousepage.com/smilies/1luvu.gif ALT=":[love]">

O 240Z já em si é um carro de sonho, mas esse vai ficar mesmo perfeito! Parabéns!