o que é que é melhor caixa de 4 ou caixa de 5??? ajude-m!

Iniciado por mariocorollake20, 08 de Janeiro de 2008, 18:39

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mariocorollake20

amigos preciso de ajuda... vi uma caixa de 5 dum starlet a um bom preço, mas nao sei que relação de caixa é a melhor..
alguém me pode elucidar nesta questão?http://www.deephousepage.com/smilies/conf40.gif ALT=":[huu]">

obrigado e um bem AJA!  


Kaizen

Também não te sei responder em relação ás relações de caixa.

  Para além disso, parece que tem a ver com o gosto de cada um. Digo isto porque temos alguns membros que preferem as caixas de 4 e outros as de 5.

  Eu como gosto de fazer quilómetros, prefiro as de 5.





http://www.amigosjaponesesantigos.com" target="top">Sócio AJA Nº 1
Pres. Conselho Fiscal

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Santos Silva

Pois!...é isso mesmo.

As caixas de 4 são adaptadas ao modelo de motor em causa.
Nas caixas com 5 velocidades, a 5ª é quase só usada em viagens a velocidades um pouco mais elevadas.

Não esquecer que para além da caixa de velocidades, o diferencial também tem a sua função na relação final.

Assim, diria que trocar a caixa sem trocar o diferencial é fazer metade do trabalho!http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)">  

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Santos Silva
Sócio AJA Nº 7
Presidente da Direcção

Santos Silva
Sócio Fundador nº7

mariocorollake20

Que carro é que possuis com caixa de 5, se não é indiscrição?


MRS

Completando...se não houver dinheiro para trocar de diferencial podem-se sempre trocar os pneus ou para maior diametro de rolamento, ou menor.
Uma relação de transmissão final é sempre função das relações da caixa,do diferencial e dos pneus.é sempre a multiplicar.E já agora convém saber a que rotações acontece o binário máximo.
No site da Quaife.co.uk tudo isto se experimenta.

MRS


Santos Silva

Mário:

Tenho um Starlet KP61 (1.3S)
Como disse o MRS e bem, completando o meu raciocinio anterior, o diametro dos pneus também conta para a relação final.
Vou-te dar um exemplo: um amigo aqui do AJA, da Madeira, colocou uma caixa de 5 num KE20. Resultado: quase não a usa porque a geografia é tão irregular que o que precisa é de binário e pouca velocidade de ponta. Voltou a colocar a de 4 velocidades para poder tirar todo o proveito dela.
Se quisermos ser um pouco mais fundamentalistas, diria que os Japoneses se fizeram o carro assim é porque é assim que ele funciona melhor! (Isto é que é fé!!!)http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)">  

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Santos Silva
Sócio AJA Nº 7
Presidente da Direcção

Santos Silva
Sócio Fundador nº7

mariocorollake20

bem, pessoal acabei por pôr a caixa de 5 visto ser de Aveiro em que praticamente tudo é bem plano.
O carro está com um comportamento totalmente diferente, digamos que ficou mais civilizado e nao tao estilo carro de pericias com a tipica caixa curta.
Adicionei-lhe também mais um caburador que foi compensar o motor em baixas, dando-lhe mto mais força. Isto fez com que o carro ficasse com uma condução mais agradavel.
Contudo o carro ficou com melhor aceleração e tem termos de velocidade de ponta...lol nao fui capaz de estica-lo ao maximo por receio dado que ja tinha passado um bom bocado o ultimo traço do velocimetro!http://www.ezboard.com/images/emoticons/eek.gif ALT=":eek">