Concluído CRX all stock

Iniciado por crxbtd, 21 de Novembro de 2007, 09:07

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crxbtd

Aquando a surpresa, o carro ja tinha levado algum material,a nivel estético: uma pintura, matriculas da época, tapetes especificos. A nivel mecânico: kit distribuição, bomba de água, velas, foles, filtros todos, óleo motor,correias alternador/AC,anticongelante..etc..Após o receber começei rapidamente a trabalhar nele, começando por uma lavagem de estrada, e aplicação de antigravilha soft,por todo o chassi,  pintura de jantes/ braços de suspensão, e limpeza do compartimento do motor á mão,   de seguida comprei, as capas dos pedais, e o autoculante para colar no capôt com os cuidados a ter com o radiador, de seguida, os pneus, umas pastilhas frontais de qualidade superior, o oleo do motor novamente, o oleo de caixa, teste de compressão(resultado perfeito), as palas para trás(esgotadas na honda)encomendadas dos E.U., o autocolante(16 valve) Tambem esgotado na Honda, a panela final Honda,e a respectiva Junta conica, e os sinoblocos traseiros, ficando só  a faltar o rádio para estar completo, (são as ultimas duas fotos, que estou a ponderar deixar como está, é um alpine dos anos 90, ou substituir pela segunda foto, este proveniente de um honda bem mais recente), e claro melhoramento de alguns componentes de desgaste, como o punho das mudanças.etc...Espero que se enquadre no espirito....













Espero não ter exagerado nas fotos, mas eu pessoalmente gosto de ver fotos de outros projectos, ainda ficam a faltar umas, que estão na propriedade de rui machado(www.crxpt.com)

Crashed

sempre compraste o radio??

driving a 1991 Black Honda CRX 1.6 iVT

Sócio AJA #47
1978 Datsun 120y pickup [b120 ute] azul - Vendida
1991 Honda CRX 1.6iVT preto

Kaizen

Fantástico. Pelo que vejo já começam a faltar peças para um restauro (cuida-te machado666) mas esse carro merece o esforço.

  Rejuvenescer um Honda é uma tarefa dispendiosa, pelo menos em Portugal, por isso é de louvar ainda mais o teu esforço.

  Já estou a imaginar os v\ CRX com o da BT no meio num evento do AJA http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

http://p086.ezboard.com/famigosdosjaponesesantigosfrm10.showMessage?topicID=590.topic" target="top">Almoço de Natal AJA - Dia 1 de Dezembro em Coimbra

http://www.amigosjaponesesantigos.com" target="top">Sócio AJA Nº 1

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

crxbtd

Para quem quiser conhecer melhor este modelo, saíu um guia de compra este mês na revista Motor Classico

Kaizen

Eu comprei a revista por causa desse CRX...  ;)

  Já reforçou o espirito novamente para um CRX :)
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Ariana

Fantástico!! A entrevista está muito bem conseguida embora exagerassem um pouco nos aspectos negativos, mas sem duvida que o carro está fantástico e é a prova que apostar na originalidade é o caminho certo para a perfeição!!!  :D
Ariana Santos

Crashed

Para quem não leu aqui fica o scan da revista









Sócio AJA #47
1978 Datsun 120y pickup [b120 ute] azul - Vendida
1991 Honda CRX 1.6iVT preto

Kaizen

  Ariana, não exageraram. É mesmo assim, as peças de substituição originais são muito caras, tipico de um carro Made in Japan. A habitabilidade não é, como seria de esperar num coupé, a sua arma forte e por fim muita gente abomina ou desiste do carro porque são mais os que estão desgraçados do que os que têm condições de segurança ou que são boas bases de restauro/rejuvenescimento.

  Só acrescentaria um ponto aos positivos que é a tecnologia empregue aos motores.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Ariana

 :D Sempre pensei que os crx fossem um bocadinho "mais", do que o que foi documentado, não considerei o preço dos materiais um aspecto negativo muito pelo contrário o facto de existir stock do modelo ou seja produtos originais torna-se uma mais valia e não um aspecto negativo a qualidade tem um preço, existem inúmeros modelos de clássicos para os quais infelizmente não existe stock para cobrir as necessidades dos aficionados, não concordei com a generalização no aspecto da transmissão, carroçaria ou seja nem todos os crx dão problemas a este nivel o facto de se generalizar sobre um determinado aspecto negativo do modelo pode influenciar em muito a decisão de compra bem como a fiabilidade que esse mesmo modelo representa, penso que todos os carros têm aspectos negativos e positivos dependendo muito da manutenção a que ao longo da sua vida estão sujeitos,alem disso generalizar sobre que assunto for nunca é bom, revela pouca profundidade de estudo!!! A incorrecta utilização do material por parte dos condutores tambem é uma parte fundamental nos itens negativos apontados, desgaste todos os carros apresentam principalmente os clássicos devido a sua "longevidade", alem disso temos de realçar que a facha etária dos compradaores deste carros ronda os 18 aos 40 anos normalmente quem compra um carro destes é aliciado muitas vezes pela sua potência e a sua condução em grande rotação pode originar estes aspectos negativos referidos mas "pode" não quer dizer que origine... se forem conduzidos conscientemente e tratados com o jeito cordial que merecem! Respeito todas as opiniões mas tenho um ponto de vista casmurro o que é que se pode fazer!?
Ariana Santos

Kaizen

  Mas interpretaste mal o que eles queria dizer. Quando compras um CRX, um dos primeiros investimentos a fazer é precisamente as transmissões, ponteiras etc, quase semre estão no limite da sua utilização. É típico e é a isso que eles se referem.
  Na carroçaria a mesma coisa, quase todos os CRX usados têm ferrugem no tecto de abrir devido ao escoamento entupido.

  O facto de haver peças não tem relação com os carros antigos, porque em termos de legislação internacional existe um limite de idade para o fornecimento de peças. O CRX ainda está dentro desse limite, logo a Honda tem de assegurar o fornecimento de peças, o mesmo já não se passa com os nossos carros porqe já passaram essa idade.

  Já o custo das peças de substituição não é justificação. Em Portugal as peças são muito caras, os carros pelo contrário até são baratos. Não é por acaso que a Honda, ainda hoje, está no mesmo patamar de custos de manutenção que a BMW. Em ambas as marcas, entre outras, os proprietários vão a Espanha fazer manutenção ou comprar peças, porque compensa. Ainda neste tema, a análise da revista é correcta, pois para um leitor que esteja a equacionar um CRX ou um 205 1.9GTi, R5 GTT, Golf GTI é um factor que deverá ter em conta.


Nota: faz uns parágrafos nas tuas mensagens. Muito texto junto dificulta e desmotiva a leitura de mensagens.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Crashed

Ariana tudo o que eles referem no texto são coisas que tem mesmo que se equacionar, olha eu no meu já passei por quase tudo  :wall
Sócio AJA #47
1978 Datsun 120y pickup [b120 ute] azul - Vendida
1991 Honda CRX 1.6iVT preto

Ariana

#11
:D ok respeito a opinião  :D mas cada um de nós tem o seu ponto de vista esteja ele correcto ou errado certo??? Crashed mais sorte com a tua máquina espero que o pior já tenha passado  :D Pois é eu não tenho um honda crx logo não tenho a esperiência pessoal para confirmar ou refutar o artigo certo??

Então o que fiz para poder concordar ou discordar com este perguntam voçês, estudei...
Fui á página oficial do Crx cá está o link "http://kumo.swcp.com/synth/crx/" pesquisei foruns informei-me com alguns proprietários e cheguei á conclusão que acima foi refutada pelo meu amigo Kaizen.

Bem se quiserem mais informações podem consultar a página CRX WORLD.

Em alguns foruns encontrei referência ao tecto de abrir e ao problema do entupimento mas todos eles referiam falhas na  manutenção do tecto de abrir.

Muito respeito pela experiência do crashed e já agora parabens pela participação no forum do motor clássico " muita qualidade" e muito respeito pela opinião do Kaizen.

Nota: Espero que os meus longos parágrafos sejam do teu agrado Kaizen e que não tornem tão aborrecida para ti a leitura das minhas mensagens no forum lol
Ariana Santos

Kaizen

  Ariana, existe um fórum mais eficaz: www.CRXPT.com é nacional e é de onde partiu essa reportagem ;)

Existe um tópico chamado "Problemas clássicos do MK2" onde os proprietários nacionais enunciam os aspectos mais comuns e que vão de encontro ao mencionado na revista.

Todos os nossos carros têm os seus pontos fracos, se reparares há por aí tópicos com os pontos a ter em conta quando se compra um Datsun 1200 ou com a atenção que deve ser prestada á caixa de velocidades dos Corollas GT, motivada pelo desgaste das anilhas sincornizadoras da 2ª velocidade.

É sempre melhor saber o que está mal do que vir a descobri-lo. Mas se não concordas com esta reportagem, espera até veres algumas mais antigas, de desportivos ou citadinos japoneses. Vais ler coisas que não têm relação nenhuma com o que os anos (e as vendas) provaram. ;)
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Ariana

 :lol Existem variadissimos pontos de investigação onde esse tipos de revistas se focam para realizar os artigos que escrevem, como exemplo a escolha dos mais feios de sempre, existem lá carros que são conhecidissimos por serem desportivos dos mais bonitos, é tudo uma questão de opinião.

Quando a Base de investigação não é a apropriada isso pode significar divergência de opiniões como foi o meu caso...

Muito obrigado pela referência ao forum  ;)
Ariana Santos

crxbtd

CitaçãoObjectivo ALL Stock /Crx pré clássico
« em: 21 de Novembro de 2007, 09:07

Ora passado quase um ano, cá estou eu :D :D :D, poderia-se ter pensado que desapareceu em combate :D :D, ou se converteu ao xunning e já não se sentia bem aqui, ou que simplesmente o encostou numa garagem...Pois bem, apareço aqui novamente, para dizer que o carro está completo, que participei num informal, em quase todos os encontros do crxpt, e também numa aparição algo contestada numa revista da especialidade...

O que foi feito desde então:



Já só era lavado porque apanhava pó:



Recriar o dia da entrega:


Final touch:



Apenas para tirar a capa, tudo o resto já tinha:



The radio:









E ainda, uma pequena história que fiz:
A história da vida do animal 

Uma vez, que o fim deste projecto está á vista, faltando apenas meia duzia de items que existem na Honda, ou seja é uma questão de t€mpo, decidi dar por terminado este projecto, esperando montar as peças que faltam até ao final deste ano, entretanto construi uma pequena historia da vida deste CRX em particular, visto pela prespectiva dele.


Olá, o meu primeiro nome é HONDA, o do meio CIVIC e o apelido CRX, nasci na fábrica de Suzuka, ao dia 00/00/89, com a identificação xxxxxxxxxx, de côr branca, magrinho, com apenas 890kg, a minha primeira viagem foi de barco, até PORTUGAL, onde estive parado no importador durante xx dias, sendo enviado para lisboa, para um concessionário chamado SANTOMAR, que ainda hoje tem as portas abertas, fui vendido a um empresário chamado xxxxxxxxx com 60 anos de idade , passado 1 ano fui entregue a um dos seus empregados, como forma de pagamento de uma divida, permaneci então grande parte da minha infância, até aos 17 anos, junto dessa mesma família, composta por o casal e duas filhas, que por serem pequenas nessa altura, cabiam bem nos meus apertados bancos traseiros,servi de carro de família durante algum tempo, e também para o hobbye do meu dono, a caça, daí ter algumas mazelas ,um pequeno rasgo nas costas do banco, e algumas amolgadelas por baixo,lembro-me de em pequeno ir várias vezes a casa de um amigo do meu dono, e ver um rapaz pequeno que gostava bastante de mim.

Nos ultimos 7 anos servi para as curtas deslocações da mulher do meu dono, não tendo a partir daí a oportunidade de esticar mais as pernas. No ultimo ano fiquei numa oficina de um amigo do meu dono, simplesmente esquecido, achei estranho pois nunca dei nenhuma despesa exorbitante, nem nunca parei de fazer a minha função, mas ali estava eu á espera de melhores dias. Fiquei contente ao saber que uma das pequenas se ia casar, no entanto achei estranho logo após o casamento terem começado a mexerem em mim, como nunca tinha pensado, e foi só o começo. Fui pintado, os meus plasticos foram tratados, mecânicamente levei a classica revisão de alguem que ja estava parado á algum tempo, tinha agora 18 anos e 114 000km, e sentia-me rejuvenescido e pronto para voltar aos dias de glória, mas não sabia bem o que ia acontecer, até que no dia 17/06/2007, fui conduzido até um sitio que me era estranhamente familiar, eu já tinha passado por aquelas estradas, e conhecia aquela casa, mas sinceramente já tinham passado mais de 10 anos, achei estranho, foi a minha familia toda, mais a familia do mecânico, o que ainda achei mais estranho foi ter passado pela casa, mas terem-me ido deixar longe, no entanto sentia que algo estava prestes a acontecer.Passado uma hora apareceu o meu dono, mais o rapaz que me lembro de ver em pequeno, estava crescido e senti que ainda gostava de mim, só não sabia que era tanto, ao ouvir a conversa apercebi-me que o meu novo dono era esse mesmo rapaz ,tinha agora servido de prenda de fim de curso, estava hesitante, ele era jovem, e eu tinha muita potência.

Nesse mesmo dia fui apresentado a amigos do meu novo dono, inclusivamente reconheci primos meus, nas garagens desses mesmos amigos.Chegei tarde a casa nessa noite, fiquei logo numa garagem, onde me fizeram uma inspecção de reconhecimento, e me apertaram alguns parafusos, tenho sido muito feliz a partir desse dia, ao que parece gastam balurdios de dinheiro comigo, mas sinto-me agora completo, á coisa de um mês mudei de garagem, estou ainda melhor,não apanho luz, nem humidade,só me queixo do pó, tenho companhia de uma senhora mais velha de duas rodas, e nunca mais senti uma gota de água desde que estou com o meu dono, mesmo que apanha-se agua pouco importaria, tenho mais de 10 camadas de cerâs por cima, sinto-me protegido.

Recentemente apareci numa revista da especialidade, chamada motorclassico, fui uma manhã intensa, muitas poses diferentes, mas acho que o resultado foi bastante positivo, fiquei contente por ainda me darem atenção passados quase 20 anos.

Um dos momentos mais felizes que tive com o meu dono, nasceu de um grande mal entendido, estava eu no autodromo do estoril, num dia de track day, a namorada acompanhava-o, seguia-mos portanto uma fila de carros, sem hipótese de saída, só quando chegamos ao fim é que percebemos , que estavamos na fila para os arranques, a namorada fugiu prontamente, mas o meu dono confiou em mim e pôs-me na linha de partida, quem parou ao lado? Um 106 xsi todo artilhado, a fazer um barulho irritante, e ali estava eu de tampões nas rodas, todo original, confesso que até me senti envergonhado, mas mal abriu o sinal verde, fiz o que melhor sabia, 7500rpm em 1ª e 2ª, fiquei a frente do PSA, e do seu irritado jovem condutor, foi incrível a quantidade de palmas que recebi de quem estava a assistir.

Só gostaria que todos tivessem a minha sorte, pois raramente reconheço os meus irmãos quando passo por eles, estão diferentes de quando os conheci em suzuka.

(em progresso, á procura de mais informação)