Tópico sobre o combustível a usar em carros antigos

Iniciado por Deluxe 6, 14 de Fevereiro de 2007, 04:59

Tópico anterior - Tópico seguinte

Deluxe 6

Considero esta uma questão deveras interessante para a qual gostaria que me pudessem ajudar.

Qual a gasolina mais correcta para se colocar nos nossos carros clássicos:
- Sem chumbo 95
- Sem Chumbo 98
- Super aditivada

Ou colocar aditivo na gasolina sem chumbo 95 ou 98.

Atenção: no aditivo da Galp vem escrito que se deve usar o aditivo na gasolina sem chumbo 98.

Eu até agora procurei colocar sempre gasolina super aditivada, mas segundo sei esta vai acabar, isto se já não acabou definitivamente... pelo menos em duas bombas de abastecimento perto da minha casa já a deixaram de comercializar.

fica aberta a discussão, isto se não já não tiver sido aberto algum tópico sobre este tema, se já foi pelo desculpa.

Um abraço,
Deluxe 6 - Silvério

Earthp

No teu Datsun e dada a elevada cilindrada do carro, podes utilizar a Sem Chumbo 98 sem problemas! http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

Celica TA22 Rules The Scene!


cgodinho

Uso sempre sem chumbo 98 e junto-lhe aditivo.

        ----  Muscle Celica TA22st  ----

--- Muscle Celica TA22 ST ---

Sócio AJA nº15

fellowmax

Uso 95 Sem chumbo.

Mesmo assim vou ter de negociar a que tenho lá que foi comprada a 1.30€ e agora tá a 1.18€, tou a perder dinheiro, ainda por cima enchi o deposito e só fiz 55Km http://www.deephousepage.com/smilies/rofl5.gif ALT=":[rotfl]"> http://www.deephousepage.com/smilies/rofl5.gif ALT=":[rotfl]">

Fora de brincadeiras, funciona muito certinho com 95 e li num tópico, nao sei se foi aqui ou noutro forum que os carros japoneses já vinham com as valvulas preparadas para utilizar gasolina sem chumbo muito antes dos Europeus, até o 360 funciona com 95 sem Chumbo.

Sérgio Gomes
Sócio AJA Nº 12


Daihatsu Charade G10 XTE Runabout 1981

prelude guy

Há uns bons tempos houve aqui uma enorme discussão deste tema (num sub-fórum ao lado - Área Técnica, que acho que não está disponível aos novos membros http://www.ezboard.com/images/emoticons/frown.gif ALT=":(">  )

No meu caso, SC 98 mais aditivo. É que a cabeça/válvulas não eram iguais em todos os mercados e para a Europa vinham feitos para ser "alimentadas" com gasolina com chumbo.

Honda Prelude 1982

Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

JONAS1200

A mais correcta será sem dúvida a Super aditivada mas, dado que começa a escassear, eu meto Sem Chumbo 98.

João Amêndoa
Associado AJA Nº28

nunoturbo

SC 95

ESPÍRITO AJA - Primeiro estranha-se, depois ENTRANHA-SE!!!!

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

Corolla KE70L

Eu no meu corolla utilizo tanto sc 95 como 98, pois em algumas bombas não tem as duas referêcias, e quando deixei de usar aditivada nem precisei de afinar o carro.http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  



Toyota Corolla KE70L  born´s again...


metralha328

Eu no KE20 e no EE90 uso SC 95, mas quando faço viagens com família e bagagem (no EE90) uso a SC98, porque se nota muito o esforço que o carro tem que fazer para manter a velocidade (o exemplo mais gritante é em Monsanto, na subida depois de passar o Estádio de Pina Manique em direcção á A2).
Já agora faz mal misturar SC95 e 98?

Corolla KE20 '74


Corolla KE70L

No meu nunca notei nada, penso que não fará diferença visto o motor estar preparado para trabalhar com as duas.



Toyota Corolla KE70L  born´s again...


ThE CrOw CsC

Depende do veículo em si.

O Rui uma vez explicou-me que o TA22 (A nível de exemplo) vem de fábrica optimizado para utilizar gasolina de 100 octanas...

Mas penso que a Sch98 será a universalmente mais aceite.

Metralha, não conheço problemas mas evito fazê-lo. http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)">  

http://ravenboy.blogspot.com/">ravenboy.blogspot.com/ -------- O meu blog!!!!! Comentários necessários SFF!



metralha328

Ok, o mais indicado será evitar fazer misturas.
Relativamente ao KE20, posso continuar a usar a SC 95 ou existe algum aditivo que devo adicionar? Eu até agora não notei nenhum comportamento estranho, mas não se se males maiores poderão vir daí...http://www.deephousepage.com/smilies/conf40.gif ALT=":[huu]">
Se alguém tiver alguma dica eu agradeço http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

Corolla KE20 '74


JOU Datsun 1200



Venho levantar esta questão apesar de a mesma eventualmente já ter sido já debatida num sub-forum que não tenho acesso.

No meu caso Datsun 1200 sempre utilizei gasolina sem chumbo mais aditivo pois foi o que sempre me aconselharam. Ultimamente tenho falado com alguns outros menbros que me disseram que não usam qualquer aditivo.

Curiosamente antigamente quando tinha o carro bem afinadinho o escape parecia pintado de cal ( branquinho ), agora nunca mais o consegui desde que utilizo gasolina com aditivo.

Excepção feita a um datsun 1200 que vi à uns dias atrás e o dono me disse que não utilizava nada ( somente gasolina de 95 ).

Quem pode dizer mais qualquer coisa sobre este assunto?

JP


Santos Silva

O que eu sei sobre este assunto se calhar é o que já todos sabem mas, mesmo assim:

O chumbo servia para "lubrificar" as válvulas e outros componentes. Os aditivos vieram fazer essa função.

Eu uso 95 octanas sem mais nada, mesmo no meu carro mais antigo de 1969...também para aquilo que ele anda, só devo ter algum problema lá para o ano 2027!!! Se vier a ter!

http://p086.ezboard.com/famigosd...=569.topic" target="top">4º Encontro Nacional - 13 e 14 de Outubro


Sócio AJA Nº 7

Santos Silva
Sócio Fundador nº7

CelicaGTI



Eu coloco sempre 95 no meu starlet de 1981 pois fiz a afinação com estas octanas.



 

http://p086.ezboard.com/famigosdosjaponesesantigosfrm10.showMessage?topicID=569.topic">4º Encontro Nacional - 13 e 14 de Outubro


Sócio AJA Nº18