Restauro do Toyota 1000

Iniciado por toyota1000, 22 de Julho de 2006, 14:58

Tópico anterior - Tópico seguinte

LCNeto

Não sei se ajuda ou ainda vai gerar mais confusão, mas tenho isto...
Luís Neto
Sócio AJA nº 53

toyota1000

Obrigado amigo Neto e Kaizen ,

Ajuda sempre, nem que seja a ter mais dúvidas  :D

Está nesse ficheiro a cor que tinha agora era o verde escuro. O outro que aparece é muito claro, o verde original é algo no meio desses.

Mas entretanto das comunicações para o Japão e pesquisas do amigo Tractortp, já identificamos um possível código de cor. Vai agora ser pedida uma amostra para testar na carroçaria.

O código é:
PUBLICA KP30-71 GRADE SL/DX
COLOR CORD : 1747-2 AZBINE-GREEN

Como ainda temos algumas zonas interiores com a cor original podemos comparar directamente e verificar o tom.
Toyota 1000 - 72 / Toyota Hiace - 87 / Nissan Sunny - 93 / Mitsubishi Galant - 95

Kaizen

A informação que te dei é fidedigna.

Aquelas cores são o que procuras.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

toyota1000

Mais um contributo do Amigo Rui Nogueira que contactou a Salvador Caetano S. A.

De acordo com a informação que me solicitou, consegui junto do nosso fornecedor de assistência técnica, ao nível da colorística, o código da cor Toyota 1747 e respectiva formula baseada na ultima informação relativa a referência 1747-2.
A formula está formulada no sistema de pintura PH280 da Spies Hecker. Aconselho o teste prévio antes da repintura final.

Aqui está a mistura apresentada

Toyota 1000 - 72 / Toyota Hiace - 87 / Nissan Sunny - 93 / Mitsubishi Galant - 95

Tractortp

Infelismente, essa não pode ser usada......

Fui directo ao representante da Spies Hecker e a má notícia......... tinta de base de água com uso obrigatório de verniz....

Entretanto, já me ligaram da R & M, tinha chegado hoje a fórmula para a 1747 em acrílico ( brilho directo ), que é o que se pretende.

Para a semana já começa a levar com ela...

Abraços

prelude guy

:duh:
1747...

... eu até tinha isso aqui noutro local, a propósito de um outro projecto de um outro membro  :lol

Ó Nuno, quer-me parecer que com o passar dos anos vai tornar-se mais complicado encontrar tintas acrílicas e vai passar a ser tudo à base de água com verniz à posteriori...
... mas há vernizes com diferentes tempos de secagem, o que confere acabamentos diferentes, pelo que, se houver vontade e competência, estou em crer que se consegue deixar um acabamento "clássico" com uma tinta moderna...  :assobio
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

toyota1000

Boas,

De facto este catálogo tem muita informação. Vamos ver como corre o teste com a amostra.

Enquanto enquanto não há novos desenvolvimentos, mostro aqui a minha vizinhaça, para verem que na zona há muito material de qualidade :)

Este é o quintal do meu vizinho

toyota1000

Agora já se notam os progressos na pintura, uma lateral está quase pronta e a outra também já vai avançada. O betumar dá bastante trabalho quando se quer bem feito, mesmo áreas com muito pouca espessura temos de por 2 ou 3 camadas e lixar entre elas para que fique bem à forma da carroceria, depois uma camada de betume enchedor pistolável ( o cinza nas fotos ) e mais lixa, desta vêz muito fina..... Reparem que há zonas onde o primário foi raspado e depois do betume pronto, foi novamente aplicado o primário epoxi por cima para garantir a protecção da chapa.

Aqui está o radiador já revisto e pintado, pronto para começar a fumegar

Flyingtiger

Bons Avanços, agora com a complicação da tinta já resolvida a coisa deve regressar novamente à super velocidade anterior. :thumbsup

:thumbdown: Pena é que provavelmente não vai estar pronto para comparecer no Informal Sul :eusa_snooty:
José Tavares  - -  A melhor descompressão que poderás ter, será sempre a "compressão" do pedal direito.

toyota1000

Este carro ira de certeza durar muitos e bons anos depois deste tratamento especial, ainda tem muitos encontros para participar.

Dentro das possibilidades profissionais conto estar presente nos encontros do sul e no encontro nacional!!!

Agora é dar tempo ao tempo, pensei que pudesse estar mais ansioso para ver o Toyota pronto, mas até estou a desfrutar, percebendo que a pressa é inimiga do bom!! Quando ficar pronto fica até lá é acompanhar o mais possível para poder aprender também.

toyota1000

Em relação à cor, já nos enviaram a tinta final e deu positivo, é a cor certa, o 1747.

A lateral dta já está pronta para o betume de acerto, isso depois de mais um remendinho....

Assim sendo começamos a entrar na recta final do restauro, vamos com cerca de 3 meses de trabalho.

prelude guy

Citação de: toyota1000 em 18 de Fevereiro de 2011, 11:20

Assim sendo começamos a entrar na recta final do restauro, vamos com cerca de 3 meses de trabalho.

Eu não quero parecer "profeta da desgraça", mas a experiência diz-me que ainda é cedo, muito cedo, para este tipo de afirmações. No meu caso, até ficar a carroçaria pintada foi um pulinho... o pior veio depois  :assobio
:thumbsup
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

toyota1000

Caro Luís,

Enquanto escrevia as  palavras referidas também pensei, se era melhor não escrever para não agoirar, pois a montagem também tem muito que se lhe diga. Mas estou confiante, a mecânica é simples e o carro não tem muitos extras  :assobio

toyota1000

Boas Companheiros,

Nesta fase os progressos são mais lentos, pelo menos visíveis nas fotos, mas continuam-se a realizar os acertos finais com betume e a preparar o carro para a pintura final, entretanto também as partes mecânicas já foram lavadas, para poderem ser pintadas e montadas na carroçaria.

Abraços

Eugénio Tavares

Está a ficar um restauro interessante!  :thumbsup