Restauro - O meu KE20

Iniciado por Camry 2200, 20 de Setembro de 2006, 20:55

Tópico anterior - Tópico seguinte

Camry 2200

#30
Viva,

Convém ir dando noticias de vez em quando.
Neste momento o carro está completamente desmontado. Demorei um pouco na parte eléctrica porque não quero chegar à altura da montagem e não saber de onde são as coisas.

Entretanto já comecei a reconstrução dos guarda-lamas e surgiu uma duvida: De que lado fica a antena? No meu corolla, está do lado esquerdo, mas nos livros, todas as imagens de modelos com volante à esquerda, têm a antena do lado direito e os modelos de volante à direita, têm à esquerda. No meu caso não sei se a antena é original ou se foi colocada depois do carro ter saído de fábrica, porque também não tenho o rádio de origem. O que lá estava era um rádio recente que não voltará para lá.

Além disto, houve uma pequena surpresa quando tirei o conjunto da chofagem, a parte da tomada de ar está podre pelo interior e prevê-se algum trabalho de paciência para recuperar essa zona.

Entretanto adquiri alguma literatura sobre o carro:



Se alguém precisar de alguma coisa dos livros que me avise para eu digitalizar. ;)

Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Kaizen

Essa parte de chapa é a parte mais complicada dos KE20 e raramente alguém se apercebe dela, a não ser que já sejam conhecedores dessa fraqueza.

Um manual bastante interessante e que te aconselho a comprares é o Manual de Utilizador do Corolla 1200, acho que é da RTA (é nacional e antigo) vou confirmar e depois digo-te. Há muitos á venda na net.

  As antenas originais são sempre no lado oposto á posição de condução. Tudo o que não for assim já é alteração. Procura um rádio original fica bem mais porreiro.

Se tiveres dúvidas não hesites em perguntar.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Toylex

#32
Citação de: Kaizen em 25 de Fevereiro de 2009, 19:08
Essa parte de chapa é a parte mais complicada dos KE20 e raramente alguém se apercebe dela, a não ser que já sejam conhecedores dessa fraqueza.

Um manual bastante interessante e que te aconselho a comprares é o Manual de Utilizador do Corolla 1200, acho que é da RTA (é nacional e antigo) vou confirmar e depois digo-te. Há muitos á venda na net.

  As antenas originais são sempre no lado oposto á posição de condução. Tudo o que não for assim já é alteração. Procura um rádio original fica bem mais porreiro.

Se tiveres dúvidas não hesites em perguntar.


Eu também estava interessado num manual de utilizador desses.

Se aparecer digam.


Bom restauro,

paciência e tempo, dá bom resultado.
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Camry 2200

#33
Pois é, essa parte do carro está um pouco degradada como se pode ver nas fotografias:






Mesmo a parte onde fica o numero de chassis vai ter de ser refeita o que me vai obrigar a replicar o numero numa chapa nova para colocar lá.


Estas zonas do carro devem ser menos protegidas pela pintura porque o resto do interior está em óptimo estado, parece novo:





Quanto a esse livro, não sei se é o que eu penso, mas eu tenho dois manuais de proprietário que vinham com o carro quando o comprei. Coloquei uma fotografia deles logo no inicio do tópico. Nos dois manuais tem muita informação sobre manutenção, inclusive o esquema eléctrico completo. Além disso, estão lá também, uma série de extras que podiam ser comprados para o Corolla, como por exemplo a grelha porta-bagagens para colocar no tejadilho, faróis de nevoeiro, etc. Esses manuais julgo que vinham com o carro pois têm o carimbo do concessionário na contra-capa. Tenho de digitalizar isso para colocar na galeria de modelos.  ;)

Em relação ao rádio, encontrei por acaso um que era de uma Hiace LH20 que o meu pai tinha, mas não dá para o Corolla, vou ter de procurar um, mas para já há outras prioridades.  :)
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Kaizen

Se quiseres vender esse rádio da LH20 posso estar interessado.

O manual não é o de origem, estou a falar de um manual técnico que havia para dezenas de carros. O do KE20, 25, 26 e KE30 é bastante completo e correcto.

Esse podre no nº de chassis pode vir a dar chatices, arranja isso com cuidado. Essa parte tem de ser cortada para se chegar ao interior.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Camry 2200

Não me importava até de fazer uma troca. Mas prefiro guardar porque ainda não perdi a esperança de arranjar uma LH20 igual à que o meu pai tinha, ou até, com muita sorte encontrar a dita cuja, caso ainda não tenha ido para Africa. :'(

Tenho muito pouca informação sobre essa carrinha e quando foi vendida eu tinha cerca de 8 anos se tanto, e por isso não me lembro de pormenores. Por acaso já me tinha lembrado de abrir um tópico sobre ela.
Era uma Hiace LH20 de oito lugares, não de nove como as que encontro sempre que procuro. Tinha apenas dois lugares na frente e seis atrás. No meio dos lugares da frente apenas tinha uma espécie de bandeja para arrumação como se fosse uma consola central, em vez de um lugar. Era metade bege e metade castanha. Infelizmente não encontro fotografias em casa. Por acaso sabem de que modelo se trata?
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Toylex

#36
Versão de luxo na altura com 8 Lugares  :clap:   Assim sendo deves reforçar o interesse em a procurar, valia a pena.

Havia uma aqui, dessa côr, mas penso que também todas as que vi de 8 lugares na altura eram todas dessa côr, eram muito interessantes e não sei porquê diferenciavam-se facilmente das outras, havia ali um "look" diferente, acho que também tinham l-vidros traseiro e vidros semi-coloridos.

Foi sem duvida a primeira "FIRST" nas Hiace.

((offtopic))
Eu também procuro uma LH51 ou LH60 agora acho que descobri este código para a versão longa, e tou fulo de ter trocado a minha em 1996 por uma LXH12 que no dia seguinte de a ter em casa, já estava arrependido.

Sem souberem de alguma Hiace 85 - 89 LONGA à venda fico grato pela informação.

Abraço,
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

FilipeA


Desculpem roubar um pouco este topico, mas essa hiace que "penso" ser a que tenho em mente era muito bonita, tinha duas cores, tipo beje e castanho escuro.

Havia aqui um senhor que teve uma e era o carro mais bonito aqui da aldeia, já agora essa carrinha tem uma historia engraçada... na altura saiu o 1 premio no Totobola, ao qual, e dado que tiha familia numerosa, comprou o melhor carro de da Toyota na altura com mais de 4/5 lugares.

Filipe

Camry 2200

#38
Viva,

O ritmo de trabalho começa a aumentar.

Estive a construir uns suportes para colocar o carro pendurado e poder rodar, o chamado "espeto".

A carroçaria já está no ar e já comecei a decapar...

Isto vai  ;)







Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Camry 2200

#39
Os primeiros remendos a serem preparados para dar lugar às partes podres dos guarda-lamas






Aqui uma foto do momento da fixação da carroçaria ao "espeto" com uma máquina industrial JA da mesma família do paciente  :lol (TOYOTA)  :D




PS.: Estas ultimas fotografias foram tiradas com telemóvel, daí a menos boa qualidade.  :-[
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

blardY


Muito boa essa ultima foto!
Nada como uma boa máquina para elevar outra  :green:
Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

Camry 2200

#41
A propósito, domingo fui dar uma vista de olhos ao salão de clássicos de Braga. Para ver se encontrava umas peças...

Aproveito para mostrar alguns JAs que por lá paravam...















Miguel Vale - Associado AJA Nº69

Kaizen

Camry, nestas fotos não dá para ver por isso fica a recomendação, na parte de trás do guarda lamas insiste para fazer a divisória original do escoamento da água.

Já vi alguns que "falhou"!
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Camry 2200

Sim, essa intervenção está prevista. Vou ter de abrir a parte da frente, abaixo do vidro, porque está muito podre, até o número do chassis quase que desapareceu. Por trás disso vou ter de reparar as condutas de ar que também estão em mau estado. Uma vez que vai dar esse trabalho todo, vai tudo ser feito como deve ser para não falhar nada.
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

RT

Estou a adorar ver o progresso.

Boa sorte nesse restauro, é para ficar impec.! :D
'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz