Motores - Toyota K

Iniciado por whizzpt, 20 de Outubro de 2006, 15:37

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PINTAS

Boas

Comprei estes carburadores para montar no meu KE20, porém estou com algumas duvidas acerca da sua aplicação.
A pessoa que mos vendeu garantiu que servia mas estou a deparar-me com algumas ligações que não existem no meu original (1duplo).
Junto abaixo algumas fotos e solicito a vossa sempre preciosa ajuda no sentido de indicarem qual o modelo do carro a que se referem estes carburadores o que são determinadas ligações e se irão servir no meu KE20.

O que são essas duas fichas que ligam a uma valvula em cada um dos carburadores? Onde vou buscar corrente para isso? No original do carro não existe essa ficha.



























Kaizen

É que não são só essas as diferenças!

Mas antes de mais, porque é que abriste o tópico nos "Classificados"?!

A cabeça também é diferente, a taxa de compressão é diferente, os pistões são diferentes...  :assobio

Mas sim, dá para adaptar e funciona. Não esperes é os mesmos resultados de um 3K-B original.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

PINTAS

Citação de: Kaizen em 12 de Março de 2010, 08:37
É que não são só essas as diferenças!

Mas antes de mais, porque é que abriste o tópico nos "Classificados"?!

A cabeça também é diferente, a taxa de compressão é diferente, os pistões são diferentes...  :assobio

Mas sim, dá para adaptar e funciona. Não esperes é os mesmos resultados de um 3K-B original.
Bom dia Kaizen

Antes de mais obrigado pela resposta rápida e peço desculpa por ter colocado o post erradamente nos classificados. Seria possivel alterarem para o tópico correcto?

Relativamente ás restantes diferenças, taxa compressão e pistões, isso é melhor ou pior? Percebo pouco disso dai a pergunta.

Relativamente ao funcionamento irei ter problemas nas afinações e andamento? Comprei isso como sendo original do KE25 :wall

Obrigado

Kaizen

Viva,

Os carburadores e o colector são de facto originais nos modelos Corolla Coupé SL e SR (KE25 e KE35), mas para estas versões foi desenvolvido o motor 3K-B que tem por base o 3K-H. A maioria dos KE20 são 3K-C (não tenho bem a certeza disto mas acho que está certo) o que significa que têm uma compressão mais baixa, pistões côncavos etc.

  O 3K-B tem uma taxa de compressão mais alta (que é que o faz andar... +/- isto) e depois é alimentado por dois carburadores. Usa os pistões de cabeça direita. O "injector" de gasolina do carburador simples injecta, por exemplo 21, enquanto que cada um dos carburadores duplos não vai além dos 16/17 senão era gota a mais para aquilo com que o motor (o 3K-B) conseguiria lidar.

  A conversão que vais fazer vai funcionar, mas vai ser uma modificação. Isto é, não vai ser a mesma coisa que o funcionamento de um 3K-B original.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

PINTAS

Boas Kaisen
Então os carburadores que comprei são mesmo os originais do Ke25?
Pelo que tinha entendido os originais seriam identicos ao que tenho (1duplo), mas em duplicado, com o respectivo colector de admissão duplo. Mas estes têm por exemplo aquelas duas fichas que ligam a uma valvula em cada carburador que não existe no que tenho. O meu receio é ter comprado 1 conjunto de carb. que ou não funcionarão, ou funcionarão mal e com imensas dificuladades de afinação. :(   
Em relação ao andamento ficará melhor, certo? E a sonoridade melhora?
Pergunto isso porque estive junto de um Ke25 SR que existe cá e o som era divinal.

Obrigado pela ajuda

PINTAS

Boas

Acabei por descobrir de qual o modelo é que são esses carburadores no Portal dos Classicos.
São os que vinham montados nos Celicas ST TA-22 e Corollas 1600 TE70.
Agora a grande questão é será que servirão?

Agradeço vossas opiniões

Kaizen

Depende do que queres fazer com o carro, basicamente.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

prelude guy

Pois...

agora que me chamaste a atenção, fui ver as fotos e não há dúvidas: é o conjunto (carburador e filtros) do motor 2T-B (que vinha nos Celicas, Carinas, etc).

Não tenho conhecimentos para te dizer se irá ficar a funcionar bem, mas o motor deles é 1600cc. e o teu 1200cc. Acredito que não será fácil  ::)

Quanto às fichas, elas alimentam as electroválvulas que fazem o funcionamento ao ralenti. É só ir buscar corrente a um qualquer fio que tenha corrente sempre que se liga a chave de ignição (penso eu de que)... curiosamente não conheço aquelas fichas, mas outras mais antigas (estreitas e redondas)... talvez esses carbs até tenham vindo já de um Carina dos anos 80...
::)
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

Kaizen

#23
Os carburadores parecem ser de um Carina TA40 ou TA60.

CitaçãoPelo que tinha entendido os originais seriam identicos ao que tenho (1duplo), mas em duplicado

Mas não são. Internamente são diferentes, e como escrevi, o conjunto todo a funcionar em harmonia é que faz a diferença.

O Corolla 1200 sedan já é "honesto" quanto baste e tem mais perfil de passeio suave e agradável do que de estrada retorcida ou performance pura.

Por esta razão, deves pensar no que queres fazer com esse material todo e analisar os benefícios e os custos dessas alterações todas.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

PINTAS

Boas

Obrigado pela vossa ajuda.
Relativamente ao objectivo destas alteração é somente dar um pouco mais de vida ao carro, não tenciono andar a fazer corridas com ele, até porque se assim fosse teria ido para os Celicas ou MR2. O que pretendo seria apenas obter mais alguma resposta de motor quando solicitado. A outra alteração que seria efectuada em simultaneo é a aplicação da caixa de 5V que ja tenho.
Deste modo, penso que tiraria maior partido do carro sem entrar em altos regimes e cicular em "velocidade cruzeiro" nas vias rápidas sem sentir o carro sempre em esforço uma vez que só possui neste momento 4V.
Em conclusão, pretendo efectuar pequenas alterações sem comprometer quer a mecanica, quer segurança ou mesmo originalidade.

Cumprimentos

Kaizen

OK, mas diz-me uma coisa... não estás nos Açores ?

É que se sim, não tens estrada suficiente para que essas alterações valham a pena! Tens uma via rápida com que? 7 a 10kms?

Com 4V recorres menos à caixa a subir para as Lagoas e tens sempre binário. Aí deves é procurar uma relação curta e não longa (digo eu que de mecânica não percebo nada).

E os carburadores... pouco será a diferença que vais notar! (com excepção da 2ª e talvez em alguns pontos em 3ª velocidade).

Não sei se te ajuda ou deixa mais descansado, mas o KE20 não é menos carro só porque não o tens "artilhado".

A alterar alguma coisa, eu no teu lugar, talvez só montasse o servo-freio e estava feito. Mas isto sou eu, tu segue o que o teu sonho te diz.

:thumbsup



Rui Coelho
Associado AJA Nº1

PINTAS

#26
Boas Kaisen

Sim, estou nos Açores, mais concretamente S. Miguel. Conheces a ilha?
Relativamente ás vias rápidas, neste momento tens zonas com mais do isso, e no final do proximo ano existirão as Scuts que alcançarão distancias superiores a 70km de distancia. Sei que não representa muito comparando com o que existe ai mas em proporção até não estamos mal estradas.
Em relação ao carro ficar melhor ou pior estando artilhado, como ja havia referido, é apenas gosto de ter o carro com uma condução mais civilizada e calma com uma mudança de "cruzeiro" ao inves de ir a 110/120km e sentir o carro a "berrar" por outra mudança e os duplos para que quando lhe der gaz, ter melhor resposta.
Reafirmo que o intuito não é tornar o carro "xunning" nem tão pouco estraga-lo.
Penso que essas alterações não comprometerão a sua originalidade.

Abraço e obrigado pela vossa ajuda


Kaizen

Sim, sim, eu compreendi bem qual é o teu ponto de vista. :)

Sim, conheço S. Miguel e por conduzir aí é que escrevi o post anterior.

O meu post anterior é mesmo numa perspectiva dinâmica das vantagens e desvantagens das alterações a aplicar.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Toylex

 :offtopic

De Ponta Delgada à Ribeira Grande já dá para dar uns 200km/h  :green: sempre são quase uns 30km de AE

Estive aí em Nov/Dez e dá para ver que estão a fazer muitas novas estradas, o Nordeste é que é o maior problema, é sempre a 30

Boa sorte com o teu projecto  :thumbsup
José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

PINTAS

Boas ToyLEX

Sim de PDL para R.Grande dá para dar isso, mas não sei se experimentaste a ligação Lagoa-R.Grande? É muito melhor, recta, 243kh com a Mercedes(medidos pelo GPS), 180kh com o Clio, 250kh com o Impreza Sti, mais do que isso com uma GSX-R (pendura por isso não sei precisar).
Ligação P.Delgada a Nordeste terá a via rápida concluida no final proximo ano, pelo projecto é visivel a existencia de muitas rectas :D :D em 70/80km.
Penso o acima já diz por si que não vou utilizar o KE para corridas, para isso tenho outros. O KE é mesmo só para gozar o passeio e apreciar a paisagem mas sabendo que se for preciso andar ele anda  :lol
Em relação ao projecto, vou esperar que entre de ferias, em principio será em Abril, para deitar mãos á obra.  :D

Abraço