Motores - Toyota K

Iniciado por whizzpt, 20 de Outubro de 2006, 15:37

Tópico anterior - Tópico seguinte

whizzpt

Neste tópico devem ser discutidos temas relacionados com os motores Toyota da série K.

1K - 1077cc
2K - 993cc
3K - 1166cc
4K - 1290cc
5K - 1486cc
7K - 1781cc


Mais informação: http://en.wikipedia.org/wiki/Toyota_K_engine

Dateson

Olá a todos,
Um colega meu vai começar o restauro de um Toyota Starlet de 3 portas e vai-lhe montar o motor 3k. Ora, ele quer adoptar, também, neste motor 2 carburadores Weber 40 mas não tem o colector de admissão. Sabem onde o poderá encontrar?
Agradeço a vossa colaboração e em breve darei mais noticias sobre este restauro.

Um abraço a todos os AJA http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]"> .


fernandokp61

tenho os colectores que procuras so que preciso deles para fazer o mesmohttp://www.deephousepage.com/smilies/rofl5.gif ALT=":[rotfl]"> ..mas num motor 4k!!
tens um starlet de 3portas original??ou cortado??abraço


Dateson

É um Starlet de 3 portas original http://e4u.consoleradar.com/fingers/fing22.gif ALT=":[yeah2]"> , não é cortado mas não é meu, é de um amigo que ainda não tem acesso à net.
Onde é que arranjaste os colectores?


Kakashi

Desde que conheço o modelo ke 20, reparei que este modelo tem vários tipos de motor, uns com bloco vermelho ou verde.
Apesar de ser uma questao basica, gostaria que me ajudassem a distinguir os varios motores que este modelo usa e as suas caracteristicas tecnicas(cavalagem, Binário...).

Kaizen

3K - Vermelho, foram os primeiros
3K-H - Verde, a maioria deles, com pistões de cabeça direita
3K-C - Preto, pistões côncavos. Saiu sobretudo nos Corolla (KE20) "E"
3K-B - Verde, com cabeça bigport e dois carburadores. Só saiu nos SL e SR

Se não estiver exacto, tem de andar lá perto
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

TiagoKapa

#6
Quanto ao resto não sei mas o meu é de 1971 e esta original com motor que veio de origem no carro e o bloco é verde o motor é o 3k, e os 3k mais tardios é que são vermelhos,isto pelo que tenho visto....os outros não sei

Mich

O meu é vermelho e é um 3 K-B

zecaoliveira

atenção que as côres podem ter sido alteradas e tambem não definem o bloco!
para alem do que o Kaizen disse á mais uma caracteristica que creio a olho nu define a côr original do bloco o nº do motor nos blocos verdes está sempre do lado direito do distribuidor e dos vermelhos do lado esquerdo os pretos não tenho a certeza!
os blocos têm pequenas diferenças! é nas cabeças que está a diferença toda,já tive por cá os 3 motores
3k-cabeça normal
3k-b-cabeça bigport com mais uma saida de agua de circulação pelos colectores
3k-H-cabeça normal com mais uma tampa de circulação de agua na traseira da cabeça
Jose C. Oliveira
Sòcio  Nº49

Kakashi

O meu ke 20 tem o bloco vermelho e a tampa do carburador branca esverdiada. Eu apenas coloquei esta duvida porque a maioria dos ke 20 que vejo tem o bloco verde com a tampa amarela e ainda não consegui perceber se a unica diferença é na cor do bloco ou tambem se é na cavalagem por exemplo.
Esse meu ke 20 e de 1975 e tanto o motor como a cor do bloco sao originais.
Por isso agradecia que continuasse a esclarecer a minha duvida.

Mich

Uma maneira é desmontar o colector de admissão e ver se tem um buraco extra na cabeça para a circulação da agua.Outra maneira é ir com o nº de motor a toyota e perguntar lá.

Mich

Dá para por online outra vez?

GrindeR

Pois... o primeiro post já data de há 3 anos...

costinha_trf

Boa tarde a todos!

Alguém sabe dizer concretamente a diferença de potência entre um motor 3k e um motor 4k?
Isto deve-se a uma conversa que tive com um amigo mecânico que também está a restaurar um ke25sr e surgiu esta duvida.

1 abraço
ڤڤىڤىؤطسي  ۷۵٨نوثچپ  ﮏﲨﭖ﴾ﷲﻜ, Ok??

Santos Silva

Segundo os catálogos da época, o 3K-H tem 55cv às 6000rpm e o 4k 65cv às 5400rpm
Santos Silva
Sócio Fundador nº7