Dúvidas - Datsun 120Y

Iniciado por SaKaNah, 14 de Janeiro de 2006, 00:50

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Camry 2200

Miguel Vale - Associado AJA Nº69

qyron

#16
Como já disse aqui no fórum, tenho uma Datsun 120Y Van M para restaurar e que ultimamente tem-me consumido algum tempo de estudo. No entanto, como sou um grande nabo e de mecânica percebo tanto como de lagares de azeite, tenho arranjado mais perguntas do que respostas para as minhas dúvidas. Será que me podem ajudar nisto? Eis o que tenho na cabeça.

a) o sistema de direcção é de esferas recirculantes?
b) é possível modernizar para um sistema de pinhão e cremalheira? se sim, já alguém o tentou?
c) já alguém tentou construir uma dianteira personalizada para estes carros, que inclua asa?

Passo a explicar-me.

Já fiz alguns testes à carrinha e a direcção tem uma folga gigantesca; pelo que tenho lido num manual da Haynes, se bem entendi o que li, estes carros usavam um sistema de esferas recirculantes para cumprir a direcção, mas este sistema para além de deveras complexo é aparentemente dispendioso de manter/renovar. Se o veículo o permitir, pretendo modernizar para um sistema de pinhão e cremalheira, para também obter uma direcção mais "directa".

A parte da dianteira é que pretendo dar uma aspecto mais personalizado à carrinha no futuro. Não estou a pretender desfigurar a carrinha, mas já andei a ver preços e só uma grelha custa um bom pedaço de dinheiro sem mencionar as ópticas. Como já vi alguns carros destes com grelhas de rede, pensei nessa opção mas quero levar um passo mais longe e fazer uma dianteira completa com asa integrada. A ideia geral é esta, mas adaptando à linha da Datsun...



(obrigado pela transladção do tópico; só notei depois dele aberto onde estava a publicar)
Uma mente livre está aberta a novas ideias.

prelude guy

Sim, o sistema é de esferas recirculantes. Mas, isso não é coisa de avariar, penso eu de que...  ::)

Deves antes:
- confirmar que a caixa está bem ajustada (tem um parafuso com uma contraporca sobre a tampa e que se estiver muito largo dá imensa folga),
- confirmar como estão os terminais de direcção e restantes pendurais.

Não há-de ser impossível mudar para um sistema de direcção de pinhão e cremalheira, mas não será fácil, pois os pontos de fixação na carroçaria são completamente diferentes.


Quanto às fibras  :thumbdown:

Investe antes na fiabilidade, durabilidade e originalidade :thumbsup
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

qyron

Já andei a verificar todos os pontos de ligação e estão firmes, a ponto de parecerem colados; não acredito que o problema venha daí. Arrisco mais que a carrinha tenha sido forçada a trabalhar com pouco ou maus lubrificantes dentro da caixa.

A modernização para um pinhão e cremalheira é vantajoso, na minha opinião, porque é um sistema muito mais simples e que facilmente se substitui em caso de avaria. Mesmo que tenha de aplicar uma chapa de reforço para dar criar lugar onde criar sustentação. Vou estudar este caso e depois partilho aqui os resultados.

Quanto às fibras... :) Não estou a pensar fazer a dianteira em fibra. Como é sobejamente sabido aqui no fórum, a estrutura dianteira destes carros é muito simples. Com esta vantagem, basta ter em consideração as dimensões da dianteira e os pontos de fixação para à volta disto conceber uma estrutura em aço que possa ocupar o lugar da original. A fibra só há-de servir para alisar a estrutura para receber tinta. Vou fazer uns desenhos em CAD e logo os ponho aqui assim que possível.
Uma mente livre está aberta a novas ideias.

Jorge Azevedo

Amigos:
Boas! Li algures aqui no AJA uma informação sobre a existência de uma casa no Porto que tinha borrachas a metro para todas as marcas.
Alguém me sabe dizer onde é? (morada?)
E onde posso arranjar as raspadeiras para os vidros das portas e as molas que as fixam?
E as borrachas para os vidros laterais traseiros do do Datsun 120Y 2 portas?
E uma fechadura (canhão da chave) para a tampa da mala do mesmo?
Obrigado, desde já pela vossa possível ajuda.
Jorge Azevedo

rpm

本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Cortina Team

Boa escolha no modelo!!!
Quanto às alterações, acho que tens de investigar um pouco mais dentro do "mundo" Datsun. Irás ver que arranjas uma opção que te agrade ainda mais e que mantenha também os traços originais da 120y e da época. As chapas e as fibras são para outros carros. Estes (carros dos anos 70) já passaram essa fase.

Pondera fazer uma boa réplica. Será sempre uma mais valia.
Ficam aqui algumas ideias.
O verdadeiro poder da 120Y VAN!!!
sócio nº31

qyron

Tirando as barras de tejadilho na carrinha da primeira foto - que tira um pouco da emoção da foto - gosto de todas as imagens e ideias subjacentes.

Volto a repetir: não pretendo desfigurar o meu carro, mas quero dar-lhe um cunho pessoal. Não aprecio as grelhas bi-partidas; apesar de invulgares e algo agressivas, prefiro o aspecto limpo das grelhas em rede. O meu objectivo é dar um pouco de carácter à carrinha mas sem a tornar espampanante.

Uma coisa que não consigo gostar de ver nestes carros é os faróis de nevoeiro montados em cima do pára-choques, por isso quero uma dianteira que tenha asa (ou avental), para poder embutir as ópticas directamente e não ficar com as estruturas à mostra. Nunca fui apreciador do look Lancia Stratos.
Uma mente livre está aberta a novas ideias.

diogo leite

eu tenho todo o tipo de borrachas para datsuns e toyotas a muito bom preço

diogoleite638@gmail.com ou 918250575

disponham

qyron

#24
Estou a ter alguns problemas a encontrar amortecedores para a minha Van-M. Será possível dizerem-me qual o modelo/marca que normalmente está a equipar estes carros, para efeitos de substituição de material antigo/velho?

Até agora, sem falar em modificação das estruturas de encaixe dos amortecedores na carroçaria, o único fabricante que me deu uma resposta positiva foi a Koni, mas passa por se fazer a remoção e desmantelagem dos amortecedores instalados e a sua reconstrução com material novo.

Para além de ser dispendioso (jogo completo por cerca de €480) pelo mesmo preço posso comprar um bom jogo de amortecedores novos tipo competição. Não é que não queira mimá-la a tal ponto, mas de momento estou apenas interessado em pô-la a rolar. Melhoramentos podem e virão com o tempo.

nota de rodapé
Enquanto andei à cata no mercado, fui surpreendido com a afirmação de que comprar apenas um amortecedor não valida a garantia do mesmo. Isto já aconteceu a mais alguém?

É que, que eu saiba, a lei é bem clara e estabelece que qualquer artigo novo goza de uma garantia válida por 24 meses, a contar da data da compra, garantia essa que cobre defeitos de fabrico, salvo a excepção se o artigo for comprado com defeito pré-existente e tal condição seja anunciada no acto da compra/venda.

Mesmo que alguém montasse um equipamento novo emparelhado com um velho, o que teoricamente deverá provocar um desgaste mais acelerado do par, para além de contribuir para desequilibrar/descompensar o andamento da viatura, se o amortecedor novo partisse ou tivesse algum problema emergente de um defeito de fabrico, esse defeito estaria coberto pela garantia, o que na realidade não está a ser verificado, pelo menos na minha experiência. Esta é uma situação em que se julga, a priori, como negligente toda e qualquer pessoa.
Uma mente livre está aberta a novas ideias.

Kaizen

Os amortecedores para estes carros são da Tokico ou da Kayaba e arranjam-se sem grande dificuldade. E existe oferta por parte de outras marcas. Quando referes "jogo completo"... na frente inserem-se cargas ou recarregam-se essas cargas sem dificuldade e é mais barato. 480€ é um valor muito alto, isso consegue-se por metade.

A resposta à questão de se vender uma unidade está dada no último parágrafo.


A venda de peças de desgaste como calços, discos, amortecedores etc começam a ser cada vez mais raras de se puderem comprar à unidade.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

qyron

#26
Obrigado pela informação. Conheço os Kayaba, que são os que estão a equipar actualmente o Corolla cá de casa e vou esfurancar mais a cabeça ao vendedor para ele me arranjar para a carrinha.

Aquilo que o representante da Koni me disse foi que o modelo que equipava os Datsun desta época já é um modelo fora de linha, pelo que amortecedores novos, neste caso, passava por desmanchar, enviar ao torneiro para desmontar a unidade e enviar para a Koni para reconstruir cada unidade individualmente, à mão, com componentes novos. Tudo incluído, ficava na vizinhança do valor que mencionei, que não está muito afastado de um jogo de amortecedor de competição da Bilstein.

Quanto à nota de rodapé: se realmente isso fosse verdade, amortecedores, discos, calços, etc, etc, viriam, tal como pastilhas de travão ou discos de embraiagem, embalados em kit, o que não é o caso.

A somar a isto: não foi assim à tanto tempo que me deram uma arrochada das antigas no meu FIAT, destruindo-me a suspensão do lado direito da dianteira. Quando fiz a participação de acidente, a seguradora do indivíduo reconheceu a culpa do seu segurado mas avisou de imediato que só repunha o que havia sido destruído no sinistro. Pormenor adicional: o conjunto dianteiro havia sido renovado 2 semanas antes. Não houve argumentação que me valesse para que me fosse reposto o par; a resposta da seguradora foi bastante simples e lógica: para que tal acontecesse, o componente em questão tinha de ser fornecido em conjunto indivisível, o que não acontece.

Em apenas uma ocasião eu vi um conjunto de amortecedores ser vendido em kit e isto só porque se tratava de um conjunto de amortecedores e molas para rebaixamento. Tirando isto, de todos os amortecedores, de uma variedade de marcas que já vi/conheço, embalam os componentes individualmente, o que invalida a argumentação da recusa de garantia em venda individualizada por serem componentes de desgaste.
Uma mente livre está aberta a novas ideias.

Umtali

CitaçãoAquilo que o representante da Koni me disse foi que o modelo que equipava os Datsun desta época já é um modelo fora de linha, pelo que amortecedores novos, neste caso, passava por desmanchar, enviar ao torneiro para desmontar a unidade e enviar para a Koni para reconstruir cada unidade individualmente, à mão, com componentes novos.

Bullshit ... eu comprei dois conjuntos (frente e trás) NOVOS e ORIGINAIS da Tokico para o Datsun 120Y laranja bem mais baratos ...  :assobio
João Freire - Sócio AJA nº 11

Camry 2200

Para o KE20 tenho um orçamento para reparar dois amortecedores por 200 e poucos euros.
Miguel Vale - Associado AJA Nº69

qyron

Aqui também entra em linha a questão de ser o(s) carro(s) que é(são) e, acredito, a minha própria pessoa, porque tenho aspecto de não saber nada de mecânica, pois tenho (dizem) ar de intelectual e cabeça no ar... Quando digo que é o carro que é, normalmente, há duas reacções:

a) "Grande máquina! Já não se fazem como essas!"
Garantido que a pessoa do outro lado do balcão vai tentar tudo o que puder para me desenrascar e dar-me bons preços e conselhos de profissional. Tive até uma benesse espectacular numa loja em que os donos são coleccionadores doentes de carros clássicos, embora mais virados para os britânicos e arranjam-me componentes quase a preço de custo, para qualquer carro que eu tenha, devidamente facturados, tudo legal.

b) "Ui! Isso já é carro velho. Para isso já pouco se encontra, mas eu vou ver o que se arranja..."
Garantido que do outro lado do balcão está um bandalho que tem tanto respeito pelo carro que conduz - ou qualquer outro carro, por arrastamento - como tem por uma lata de salsichas: tudo é descartável. Numa loja mesmo à porta de minha casa disseram-me na cara que já nem velas de ignição se encontravam para estes carros e que, a haver, teriam de vir do Japão. Ferrei-lhe com uma vela velha em cima do balcão e agradeci-lhe que fosse ver no catálogo da NGK. Ficou para morrer...

Acho que isto deve ser pelo menos familiar a muita boa gente que frequenta o fórum dos AJA.

Já não me lembro exactamente qual a diferença de preço entre o par dianteiro e traseiro da Koni mas para trás andaria na vizinhança dos €230, o que dá €115 por amortecedor. Os dianteiros eram mais baratos, disso tenho a certeza, mas não fugiam muito. É caro mas dado que virão ajustáveis, reguláveis e recarregáveis, já faz pensar duas vezes; o busílis da questão é que não há arame para tanto agora.

Como já disse antes, fiz esta questão porque não estava a conseguir resposta do mercado e acho que é sempre bom ter-se alternativas. Além do mais, o saber não ocupa lugar.
Uma mente livre está aberta a novas ideias.