O AJA no Autoclássico 2005

Iniciado por nunoturbo, 28 de Setembro de 2005, 18:26

Tópico anterior - Tópico seguinte

ruizito

Adorei a feira! Também sou um pouco da opinião, sobre as viaturas "tunning", pois não fazem qualquersentido numa feira destas http://www.deephousepage.com/smilies/Disappointed_anim.gif ALT=":[tristez]"> !

Só comprei uns autocolantes do troféu Starlet http://www.deephousepage.com/smilies/whistle.gif ALT=":assobio]">  


Cortina Team

Sempre a crescer...

Não consegui ver bem os cartazes que estão pendurados atrás, mas já há mais informação...

Os carros presentes são de se lhe tirar o chapéu http://www.deephousepage.com/smilies/praise2.gif ALT=":[praise]">  

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_3628_8.jpg" style="border:0;"/>   http://www.deephousepage.com/smilies/banana.gif" style="border:0;"/>

O verdadeiro poder da 120Y VAN!!!
sócio nº31

landcruiserbj40

Venho aqui so manifestar o quanto gostei do stand do AJAhttp://www.deephousepage.com/smilies/1luvu.gif ALT=":[love]">
hehe estava de facto com muito Humor especialmente a Cony com o fardo de palha em cima e a Honda, que pelos vistos fez sucesso.

Em relacao ao global mais parecia uma automobilia de Minis, MG's e Jaguares... continuo sem perceber muito bem a paixao e representacao enormes destes carros(leia-se enormesssss). Percebo que sejam bonitos (Leia-se MG's e jaguares) mas eram demais...

Como adoro rallys e foi a primeira vez que vi um carro destes de serie na minha frente vou fazer aqui uma pequena nota ao Lancia 037 de serie que estava exposto.http://www.deephousepage.com/smilies/whistle.gif ALT=":assobio]">  eu sei que nao e AJA... mas sao paixoes de miudo. ahhhhhhh os espanhois invadiram isto!!!!


nunoturbo

A desmontagem do nosso "stander"

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_4141_38.jpg" style="border:0;"/>

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
 

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=nunoturbo@amigosdosjaponesesantigos>nunoturbo at: 16/10/05 22:14
Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

nunoturbo

Honra seja feita a esta máquina que muito enalteceu o nosso espaço!

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_4141_39.jpg" style="border:0;"/>

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
 

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=nunoturbo@amigosdosjaponesesantigos>nunoturbo at: 16/10/05 22:12
Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

blardY

Líndo http://www.deephousepage.com/smilies/clap.gif ALT=":[oba]">

http://www.deephousepage.com/smilies/praise2.gif ALT=":[praise]">  http://www.deephousepage.com/smilies/praise2.gif ALT=":[praise]">  

Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

JMspider

Compactuo a 100% com a análise do Rui ao que se passou na Exponor.
A feira está a tornar-se um pouco elitista no tocante aos comerciantes sendo notório a falta dos carros das massas.

No meu ponto de vista se calhar por dois factores;

- O primeiro pelo nível de segmentação que para que se está atalhar o mercado nacional de clássicos, pensam que quem quer investir numa peça destas será sempre um cliente alvo com determinado nível económico e que esse cliente poderá estar mais interessado nos carros mais raros (os tais mais elitistas).

- Um segundo factor a ter em conta é que quando se restaura um carro com seriedade tem forçosamente que se respeitar alguns critérios de época. Para levar as pessoas a investir em certos carros é necessário elevar o padrão dos critérios com que é feito determinado trabalho, só assim carros tidos como menos elitistas poderão granjear o seu lugar e cativar o interesse de quem tem algum gosto pelos clássicos de época.

Para mim o evidenciar do primeiro factor é resultado do segundo e do mau trabalho que alguns clubes teimam em fazer em prol da defesa da imagem de marca dos carros que agrupam. (Neste aspecto o AJA é um exemplo padrão a seguir, tem lutado e conseguido dar dignidade aos projectos apresentados sendo notória a evolução que se vê nos carros do AJA durante as suas concentrações e aparições).

O aparecer de carros dos anos 60 nestas feiras todos tunados tanto esteticamente como dinamicamente desacredita esses produtos perante os apreciadores e faz com que procurem carros que normalmente não são alvo desses projectos e entramos na pescadinha do rabo na boca.

Isto não é um ataque ao tuning técnico ou estético, mas existem locais para expor esses carros, esta era uma feira de clássicos e não uma mostra de tuning.

Assim se calhar chegamos ao ponto onde também a organização destes eventos deve ter que começar a considerar o que quer fazer e a ser criteriosa perante os seus convidados.

Numa análise fria diria mesmo que existiam situações chocantes, a presença desses referidos carros e a presença de carros com idades inferiores ao que seria desejável e permissível num evento destes.

Quanto aos prémios não sei os critérios que foram tidos em conta para a atribuição dos mesmos, mas sei os que eram pedidos.

- Elaboração cuidada da estrutura do stand. (entendi isto por ter uma estrutura própria onde se faria a apresentação dos veículos).

- Apresentação de veículos de inegável interesse histórico, raridade dos mesmos e padrão de fidelidade à originalidade do veículo.
(Acho que nem é necessário tecer considerações, mas presumi que queriam veículos raros ou de interesse histórico para a marca em questão preservados da forma mais original possível. Penso que aqui por uma questão de justiça estes valores teriam de ser considerados dentro dos parâmetros de cada marca).

- Valor e cuidado posto no restauro ou conservação dos mesmos.
(penso que aqui se referiam às técnicas e ao resultado das mesmas postas tanto no restauro como na conservação e ao seu resultado face ao veículo exposto).

- Originalidade da apresentação.
(entendi do conjunto stand + carros e o seu efeito visual. Este de carácter mais aleatório e que certamente variaria muito com o gosto dos membros do júri).

Olhando para os critérios compreendo as expectativas e as surpresas de vários clubes presentes quanto aos resultados.

Não querendo dizer que os prémios foram bem ou mal atribuídos vou só agradecer o reconhecimento que o Rui faz na justiça do nosso prémio, acho que cumpríamos com os 4 factores.
Vou só analisar os nossos dois stands face a esses critérios.

Alfa Nord
- Tínhamos uma estrutura com apresentação cuidada para o nosso stand;
- os nossos veículos dentro dos nossos padrões cumpriam tanto pelo valor histórico (um deles) como pela raridade (o outro) eram ambos absolutamente preservados dentro de padrões de originalidade aceitável;
- também um deles era um conservação muito cuidada e conseguida enquanto o outro era um restauro de elevado padrão (a meu ver e sem querer ofender ninguém o melhor da exposição, mesmo tendo em conta os restauros profissionais, que diga-se de passagem me deixaram muito decepcionado).
- No tocante à originalidade do stand é que estávamos pior, de facto o stand era propositadamente sóbrio e bonito mas a sua apresentação não era um rasgo de génio no tocante à originalidade embora fosse uma opção consciente de apresentação.

AJA
- a parte menos conseguida do stand faltou  a envolvente que delimitaria a mostra do Stand.
- Dois carros raros e bem preservados a que se juntaram depois mais dois de inegável interesse histórico e também bem preservados.
- Não sendo um especialista nos carros apresentados penso contudo que estavam absolutamente originais e que os restauros e a conservação eram acima da média.  
- Em termos de originalidade muito mais original na apresentação que o nosso, roçando até um diaporama bem conseguido.

Acho que estes dois stands bem como por exemplo o do clube BMW, CAM ou  Fiat, entre outros, cumpriam com os critérios definidos, enquanto outros face aos critérios avançados pela organização não parecia que pudessem ser considerados.

Parece que o júri no entanto valorizou mais o quarto critério face aos outros 3 que também propunha.
É realmente difícil de conceber 4L dentro de um critério de análise de carro em estado de restauro original quando este é apresentado com jantes de liga leve recentes e pintura militar, mas reconheço que aproveitado a estrutura da própria feira construiu um diaporama engraçado.
O Critério para o clube MG parece ter sido o mesmo embora neste caso eu achasse que como diaporama era inferior e nem sequer lá tinha um único carro para avaliar critérios de valor e qualidade de restauros.
Dai entender o sentimento de injustiça expressado por vários colegas de outros clubes e muito naturalmente o vosso.

Teço no entanto estes comentários, feliz pelo 3.º prémio conseguido e dando os parabéns aos outros dois contemplados que ficaram à nossa frente. Acho que no final estes prémios cumpriram o que era pretendido deles, motivar os clubes a apresentar espaços bonitos e valorizados.

E sem dúvida nesse campo o AJA está de parabéns pois tinha um espaço de que muito se pode orgulhar e que estava sempre muito concorrido.
Agradeço ainda o carinho com que aqui fui recebido enquanto visitava a feira.

Um abraço

João Machado

Sócio http://www.alfanord.pt" target="top">ALFAnord n.º 1

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=jmspider>JMspider  http://alfaclassicos.no.sapo.pt/arcpmin.gif" BORDER=0> at: 1/11/05 19:59
Cumprimentos,

João Machado

Corolla KE70L

E mai nada, eu assino por baixo, muitos parabéns ao ALfanord pois tinha um stand espectacularhttp://www.deephousepage.com/smilies/clap.gif ALT=":[oba]"> http://www.deephousepage.com/smilies/clap.gif ALT=":[oba]">