Yamaha RZ 50 LC

Iniciado por metralha328, 07 de Fevereiro de 2006, 06:15

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metralha328

Boas pessoal.

Apesar de gostar muito de AJA, a minha paixão de sempre são as motas, e como sou um sentimentalista, a mota que mais me custou largar foi a minha primeira...
Ora tal como não podia deixar de ser, mal tive oportunidade (leia-se €€€), adquiri uma idêntica: Yamaha RZ 50 LC de 1990 http://www.deephousepage.com/smilies/1luvu.gif ALT=":[love]"> .
E  practicamente toda de origem (faltam apenas os espelhos e o silenciador do escape, que produz o "assobio").

Eu não sou pessoa de ir mostrar a moto ao Cabo da Roca a um domingo, mas a verdade é que quando tiro a "piriri" aqui de casa e vou recordar os meus 16 anos, todos aqueles com quem me cruzo que tiveram (ou andaram), ou ouviram falar dela se babam (está como se tivesse saído do stand).

Contudo, ela padece de uma maleita: o depósito, por fora imaculado, por dentro está corroído.
Já coloquei um filtro para a ferrugem não ir directamente para o carburador e sempre que deixo a mota parada, o depósito fica cheio de gasolina (para não oxidar mais), mas é para esquecer... Tenho a mota desde 2002, raramente ando com ela (só em domingos solarengos), e ultimamente o estado agravou-se e muito!!!
Ainda o fim-de-semana passado fui dar uma voltinha até Mafra e estava a ver que voltava de empurrão. Ela engasga-se toda e chega a ir abaixo, para voltar para casa tive que fazer o caminho todo como o ar puxado!!!

Uma vez que muitos de vocês são verdadeiros "experts" (conotação o mais positiva possível) em várias matérias, o que me aconselham a limpar o depósito?
Já me disseram que está oxidado mas que não é grave, mas como é k eu limpo aquela porcaria toda? É que não me apetece mesmo nada ter que comprar um depósito novo (é pra cima de 200€).

Aceito sugestões...
http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  


Kaizen

E tem a carenagem em torno da óptica? http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)">  


http://www.amigosjaponesesantigos.com" target="top">Novo endereço AJA - www.AmigosJaponesesAntigos.com

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

metralha328

Claro, toda completa (coisa que a minha primeira não estava...)http://www.deephousepage.com/smilies/whistle.gif ALT=":assobio]">

Logo á noite digitalizo umas fotos e coloco aquihttp://www.ezboard.com/images/emoticons/smile.gif ALT=":)">  


nunoturbo

Se arranjares outra assim, http://skins.hotbar.com/skins/mailskins/em/080402/080402call_prv.gif ALT=":[Kolmi]">  



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metralha328

#4
Conforme o combinado, aqui vão as fotos da "piriri":




Corolla KE70L

Vêem-se poucas assim tão completas, monta-lhe os piscas e está pronta para andar a passear, está muito lá mesmohttp://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  


nunoturbo

LINDA!!!!!!!!!!!!!! http://www.deephousepage.com/smilies/1luvu.gif ALT=":[love]">

Parabens!



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metralha328

#7
Bem, como estou em altura de mudanças para a nova casa, chegou a altura de libertar espaço da arrecadação da minha mãe, ou seja, levar a RZ para a minha garagem.
Tirei-a para fora do prédio, vi que o filtro do carburador não estava sujo, soltei o cabo da gasolina do carburador e abri a torneira... a gasolna saía limpa (o que vale foi que deixei o depósito cheio para ir preservando a integridade interior do depósito, tão massacrado pela ferrugem.
Arrisquei pô-la a pegar sem mexer em mais nada, engato a 2ª, embalei uns 5 metros e...  EUREKA!!! Ao fim quase um ano sem lhe tocar ela pegou á primeira!
Ela continua a engasgar-se em alta (deve ter entrado lixo do depósito para o carburador), mas lá se aguentou até casa.
Eu gostava de colocar uma questão aos mais entendidos: Agora quando tiver mais tempo vou proceder (de novo) á limpeza do depósito: gasóleo com fartura (e umas pedras de gravilha limpas), e depois untar com óleo, deve dar para aguentar o depósito uns tempos enquanto não invisto naqueles produtos anti-ferrugem referenciados num outro tópico.
Bastará tirar o carburador e limpá-lo para que ela fique sem se engasgar (claro que vou verificar óleos e vela), ou poderá ter que ser alvo de uma intervenção mais profunda?


nunoturbo

Em principio com uma boa limpeza do carburador isso deve ficar resolvido.http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

ESPÍRITO AJA - Primeiro estranha-se, depois ENTRANHA-SE!!!!

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metralha328

#9
Boa tarde a todos.
Ontem á noite, com algum tempo livre, tentei colocar a RZ a trabalhar, mas sem sucesso. Ao verificar a torneira de combustível, constatei que a gasolina não passava. Desmontei o depósito e deparei-me com uma enorme quantidade de ferrugem (parece areia) acumulada no fundo.
Já efectuei a primeira limpeza (com gasóleo e gravilha) e agora deixei o depósito a repousar (com mais gasóleo), para hoje fazer a 2ª limpeza.
Entretanto devo ter tempo para desmontar o carburador (espero eu).
A minha questão é a seguinte: alguém me falou há uns tempos (vulgo 2 anos) de um produto inglês que eliminava a corrosão (creio ter sido o nunoturbo).
Não me podem dar o endereço de novo sff?
Tenho o intuito de adquirir o produto consoante o preço e a facilidade de aplicação, uma vez que não descuro a possibilidade de o mandar zincar e pintar (mas não no imediato, devido a custo inerente...)
Obrigado.

nunoturbo

Acho que na altura era isto que tinha em mente.

http://www.frost.co.uk/how_do_i_explained.asp?hdID=3

Vai dando notícias do desenrolar dos trabalhos. :thumbsup
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metralha328

Tenho novidades, mas não são as melhores: o depósito está a verter...  :(
Estou a acabar de o limpar, porque quero por a mota a trabalhar, mas a solução passará sempre pela aquisição de outro depósito...

nunoturbo

É mais fácil comprares outro, mas acredita que esse tinha solução.

Vai dando notícias.
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metralha328

Eu sei que tem solução, por isso estou a ponderar as diversas possibilidades:
1- Reparação (zincar, pintar, autocolantes...)
2- Comprar depósito novo (sem espinhas)
3- Comprar depósito usado (consoante o estado, porque para gastar dinheiro posso reparar o que eu tenho)
Agora é uma questão de €uros. A reparação deste depósito deve ficar pelo preço de um novo, por isso ando á procura de um usado. :thumbsup

metralha328

ELA VIVE!!! :dance:
Pois é, depois da limpeza do depósito (depois de umas tantas lavagens com gasóleo, levou uma com óleo de autolube, para forrar o interior) e do carburador, montei tudo ao lugar, lubrifiquei a corrente, verifiquei os diversos níveis, "dei ao kick" e ela pegou imediatamente.
Uma fumarada imensa (esteve parada 2 anos) e lá fui dar uma volta com ela e... o saudosismo dos 16 anos! :lol
Agora é fazer a revisão, colocar um novo filtro de gasolina, 2 retentores nas baínhas e começar a dar uma volta pelo menos 1 vez por semana.
Entretanto já comecei a procurar algumas peças para a pôr toda "au point".
Se souberem de quem tenha peças para ela (manete embraiagem, espelho, escape origem c/ silenciador, depósito, guarda-lamas) avisem-me, que eu quero ter peças de reserva.
:thumbsup