TOYOTA PRIUS - Conheça-o

Iniciado por Santos Silva, 29 de Setembro de 2005, 08:12

Tópico anterior - Tópico seguinte

Santos Silva

Caros amigos:

A pedido de várias famílias distintas, estou a lançar este tópico que, apesar de falar dum veículo muito recente e tecnológicamente muito avançado, se enquadra no espirito deste forum.
É minha intenção ir enriquecendo o tópico à medida que tiver disponibilidade de tempo para triar toda a informação que recolhi nos últimos dias
Não é preciso dizer mas, espero que este assunto suscite uma boa discussão e que sirva principalmente para elucidar todos os que visitam o forúm sobre aspectos em que esta viatura é pioneira. Este tópico é vosso. Usem e abusem.
__________

O Prius é o primeiro veículo híbrido de produção em série, que combina o poder de um motor eléctrico com um motor a gasolina. Este sistema único, é apelidado de Toyota Hybrid Synergy Drive ®,

O sistema Hybrid Synergy Drive, congrega um motor a gasolina de 1.5 litros com um binário de 115 Nm que trabalha em parceria com um motor eléctrico que possui 400 Nm de binário. Com uma aceleração dos 0-100 km/h em 10,9 segundos e um consumo de combustível de 4.3 l/100km,  supera os melhores diesel V6  actualmente em circulação. O Prius supera largamente os objectivos das normas de emissões EURO IV. As emissões de hidrocarbonetos e óxidos de azoto são, respectivamente, 80% e 87.5% inferiores às preconizadas pela norma EURO IV para motores a gasolina, alcançando o estatuto de veículo mais amigo do ambiente.

Utilizando o sistema Hybrid Synergy Drive® , o Prius foi essencialmente desenvolvido para fazer melhor uso da energia. Pode circular mais de 1000 km com um único depósito de combustível (no ciclo combinado EC) e gera menos 1 tonelada de CO2 do que os melhores diesel do segmento D no mercado. É tão ecologico que não tem isqueiro nem cinzeiro.

Nesta nova e revolucionária versão PRIUS, a Toyota aplica, a uma escala global, o seu conceito de veículo ecológico. Destinado a um estilo de vida activo e socialmente consciente, trata-se de uma viatura recordista nos níveis de consumo de combustível e emissão de partículas, sem contudo descurar uma performance muito acima da média com custos de reparação reduzidos. A condução é tão suave e fácil de operar que rapidamente nos abituamos à caixa automática e aos comandos do volante.

Desde o seu lançamento, o novo Toyota Prius já conquistou vários prémios:

 Carro do Ano de 2004 na América do Norte (U.S. e Canada)
Carro do Ano - Motor Trend 2004 (Prémio de uma das revistas automóveis mais importantes nos Estado Unidos)
Melhor Veículo Projectado 2004, pela SAE's Engenharia Automóvel Internacional (Estados Unidos da América.)
Prémio "Motor Internacional de 2004" - venceu nas categorias:
Motor Internacional de 2004
Melhor novo motor
Motor mais económico
Melhor entre 1.4l até 1.8l
- Melhor veículo Familiar 2004, pela Top Gear (Reino Unido)
- Melhor veículo na categoria a gasolina, ADEME CO2 index (França)
- Melhor carro do ano Eco, Prémio entregue por uma associação de frotas (Reino Unido.)
- Numero 1 em ÖKO-TREND Auto-Umwelt-Rankings (Índice Ambiental Alemão)
Vencedor de 2004 ADAC EcoTest pelas emissões mais baixas (Alemanha)
Carro mais amigo do ambiente, EcoMobiListe (Suiça)
Carro Europeu do Ano 2005  (júri constituído por 58 membros)


Muito embora a transmissão híbrida seja o componente tecnológico mais avançado no interior do Prius, este veículo está recheado com muitas outras características avançadas,  a maioria nunca vistas  num automóvel de produção em série, o que faz dele, mais do que um veículo amigo do ambiente, um expositor tecnológico. São exemplos disso:

Smart Key – A chave é um comando que comunica com o veículo através de frequencia rádio e por esse motivo basta tela no bolso para se abrir as portas e basta que um dos vários sensores detecte que se encontra dentro da viatura para a colocar em marcha.

Ecrãn tactil policromático multifunções de 7 polegadas – Este ecrãn tem diversas funções: comando de audio, comando de climatização, informação de consumo e recuperação de energia, GPS, agenda e controlo do Bluetooth

Bluetooth – Utilizando o sistema de som JBL com 9 altifalantes, podemos comunicar controlando o telemovel no ecrãn tactil.

Volante multifunção – com comandos de audio, navegação e climatização

Uma grande parte das funções do veiculo e seus componentes, são controlados e accionados electricamente, como por exemplo os travões cujo pedal quando pressionado num determinado angulo dá informação da pressão que deve ser exercida na bomba de travões. A pressão que o nosso pé sente é apenas para que tenhamos noção da força que estamos a fazer.

O sistema hibrido pode funcionar de diversas formas, consoante as condições de utilização da viatura. Pode trabalhar apenas com recurso ao motor electrico desde que a velocidade não ulltrapasse os 45 Km/h e a bateria esteja carregada ou pode trabalhar apenas o motor a gasolina, estando neste caso a fornecer energia à bateria ou podem estar os dois a trabalhar em conjunto recorrendo à energia do motor de combustão e à carga da bateria para impulsionar o motor electrico. Quando se tira o pé do acelerador ou se trava, a energia desenvolvida é aproveitada pelo motor electrico (agora a funcionar como gerador) e transformada em energia electrica para carregamento da bateria.
Esta explicação resumida pode ver-se no http://ordepoinotna.no.sapo.pt/PRIUS/TOYOTA%20Prius%20f.pdf" target="top">link. É um trabalho feito pelo meu filho e que apresentou na escola.

Para ver em animação como funciona o Priushttp://www.toyota.pt/cars/new_cars/prius/kce_4.asp" target="top">PRIUS, clique.

Para os mais curiosos, aqui deixo o Código do Modelo

NHW20L - AHEEBW

NHW20L – Codigo do modelo 1NZ-FXE
L – Condução à esquerda
A – Nome do modelo
H – Tipo de carroçaria Hatch back 5 portas
E –  Tipo de transmissão – automática
E – Equipamento Standard
B – Tipo de motor – Atkinson
W– Destino – Europa

Para já deixo algumas fotos para abrir o apetite. Mais informações se seguirão.

http://ordepoinotna.no.sapo.pt/PRIUS/041115_Prius.jpg" style="border:0;"/>
http://ordepoinotna.no.sapo.pt/PRIUS/Lado.jpg" style="border:0;"/>
http://ordepoinotna.no.sapo.pt/PRIUS/OverallCutaway.jpg" style="border:0;"/>
http://ordepoinotna.no.sapo.pt/PRIUS/PRI_INT_004_1.jpg" style="border:0;"/>
http://ordepoinotna.no.sapo.pt/PRIUS/Traseira.jpg" style="border:0;"/>

Já agora, alguém sabe o que significa "PRIUS"?

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=santossilva>Santos Silva at: 29/9/05 2:14
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

nunoturbo

SantosSilva

OBRIGADO POR ESTE EXCELENTE TOPICO!!!!!

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
 

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

nunoturbo

Estive a reler o tópico e estou encantado... http://www.deephousepage.com/smilies/1luvu.gif ALT=":[love]">  

Já mandei a 5 pessoas um mail a aconselhar a leitura do mesmo.

Como ontem vi numa revista da especialidade que todas as marcas alemãs estão a estudar projectos híbridos com base em motores a diesel, espero que o PRIUS também seja agraciado com essa benesse! http://www.deephousepage.com/smilies/1syellow1.gif ALT=":[yeah]">    

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
 

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=nunoturbo@amigosdosjaponesesantigos>nunoturbo at: 29/9/05 14:54
Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

Kaizen

Ainda não vi os links, mas já estou surpreendido! Drive by wire, brake by wire... nice!

  1NZ-F este é o mesmo motor que equipa o Yaris 1.5 certo? Pelo código pensei que fosse o 1.3 do Yaris e Yaris Verso.


  Como funciona o carro em termos de manutenção?


  Apesar de conhecer o modelo fiquei com uma ideia ainda melhor.

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

CelicaGTI



O sistema SmartKey (como um dos exemplos) só vem demonstrar que o Prius está muitos pontos à frente do IMA.

Apesar de as vendas não serem consideráveis o facto é que os carros de qualidade, mais cedo ou mais tarde, acabam por conseguir convencer e apartir daí começam certamente aparecer os resultados.

Santos Silva! Será que aquele famoso teste na marginal não poderia ter sido mais bem aproveitado pela SC. Digo eu!?



 


Santos Silva

Nuno:

Isto é ainda o principio. É a parte "comercial". A técnica irei colocando aos poucos pois precioso fazer algumas adaptações. Esta tecnologia foi cedida à Porsche para utilizarem nos seus modelos.
Na Lexus também já temos um Hibrido que é o RX400h. Em termos de binário é uma coisa assustadora. FICAS MESMO COLADO AO BANCO.

Rviper:

O bloco é o mesmo do Yaris T-Sport mas tem várias diferenças que agora não sei dizer
Quanto à manutenção deste veículo é a mesma que qualquer outro na parte convencional. Na parte electrica há apenas que mudar um fluido de refrigeraçãodo motor electrico mas apenas aos 160.000Km (não tenho a certeza?)
Convém acrescentar que o sistema hibrido tem uma garantia de 8 anos!

CelicaGTI

Não falei propositadamente nesse IMA porque fui educado para dizer bem dos meus produtos sem ter que dizer mal dos outros. Não que o IMA seja mau (ves como estou bem educado) mas não tem o mesmo funcionamentodo Prius. O IMA não trabalha só electricamente, não tem baterias, não se "mexe" como o Prius, arrasta-se (já o conduzi aquando da formação que tive do Prius). Em termos esteticos, é igual a qualquer outro Civic enquanto o Prius tem uma identidade própria e única.

De acordo contigo sobre o aproveitar os prémios para promover o carro. Foi carro do Ano em 2005 e a Honda fez mais publicidade ao IMA que a Toyota ao Prius!!! Para mim é inconcebivel.

Espero poder mostrar-vos o carro e se quiserem fazer um test drive.

Então ninguém habilita o significado da palavra PRIUS?

TUNING NÃO É CRIME...É FALTA DE GOSTO!

Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Kaizen

Quote:
Foi carro do Ano em 2005 e a Honda fez mais publicidade ao IMA que a Toyota ao Prius!!! Para mim é inconcebivel.


  Esse tem sido o principal problema das marcas japonesas na europa, principalmente a Toyota. É por causa disto que mencionei "mais uma argolada" noutro tópico. Parece que temos de ser nós a ir a Bruxelas abrir-lhes a pestana! Mas sempre foi assim.

  Ainda á pouco tempo a Mercedes fez um arraial monumental com o sistema drive by wire do novo CLK, tecnologia ultra avançada, xpto, pardais ao ninho... só que a Previa já tinha apresentado esse sistema meio ano antes... e ninguém soube disso! A Toyota, pura e simplesmente, não sabe utilizar as suas virtudes em marketing.

  Muita gente diz que as marcas japonesas limitam-se a copiar, é uma afirmação de quem não conhece absolutamente nada de carros japoneses mas a culpa aqui é dos construtores japoneses que não se sabem valer dos seus trunfos.

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

nunoturbo





Quote:
Então ninguém habilita o significado da palavra PRIUS?



 In Latin, prius means "before" or "first".

http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
 

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

Santos Silva

T'as http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]"> lá. Andáste a estudar!http://www.deephousepage.com/smilies/leseratte.gif ALT=":[aprende]">
A ideia é "antes do seu tempo". E é o que ele é. Muito à frente do convencional.

TUNING NÃO É CRIME...É FALTA DE GOSTO!

Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Santos Silva

Olá:

Aqui vão as Caracteristicas e Especificações mais detalhadas do PRIUS 
http://ordepoinotna.no.sapo.pt/PRIUS/NG%20Prius_0204.html" target="top">ordepoinotna.no.sapo.pt/PRIUS/NG%20Prius_0204.html

TUNING NÃO É CRIME...É FALTA DE GOSTO!

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=santossilva>Santos Silva at: 3/10/05 23:16
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

nunoturbo

http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
 

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

CelicaGTI

http://www.ezboard.com/images/emoticons/eek.gif ALT=":eek">   Isto é o que se chama detalhe


http://www.deephousepage.com/smilies/praise2.gif ALT=":[praise]">



Many Thanks http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  


PedroXXL

Santos Silva,

Sou um forte candidato a um test-drive no PRIUS!!!

Pedro Leal


Santos Silva

No dia 16 vai ser possivel fazê-lohttp://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

TUNING NÃO É CRIME...É FALTA DE GOSTO!

Santos Silva
Sócio Fundador nº7

nunoturbo

Quote:
No dia 16 vai ser possivel fazê-lo


Eu só vou ao encontro por causa disso... http://www.deephousepage.com/smilies/rofl5.gif ALT=":[rotfl]"> http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">

Eu mais pelo menos 3 pessoas!http://www.deephousepage.com/smilies/whistle.gif ALT=":assobio]">  

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
 

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3