Um fim de semana de PRIUS!

Iniciado por nunoturbo, 29 de Dezembro de 2005, 15:56

Tópico anterior - Tópico seguinte

nunoturbo

Pois é, não obstante todo o meu entusiasmo com o PRIUS, a razão sobrepõem-se ao coração e era com enorme ansiedade que eu aguardava a hipótese de poder fazer um "test drive", digno desse nome, para atestar todas as qualidades e potencialidades do modelo.


Recebi a entusiasmante notícia ao principio da tarde de uma sexta feira " Podes ir levantar a viatura ao fim do dia."

Eram 18.00 e já eu estava no stand ansioso por ver e "possuir" a máquina.


Uma espera de cerca de 15 minutos serviu para aumentar ainda mais a ansiedade, até que finalmente me passam para a mão a "chave" do PRIUS. Que saudades que eu tenho das chaves convencionais, finas, em metal, ranhuradas e texturadas...

Lá me dirigi ao parque de estacionamento das viaturas de serviço e "test drive". Lá estavam dois PRIUS. Calhou-me o "AS" de matrícula.

"ÀS" foi o que eu não fui e logo fiquei mal com tanta tecnologia.

Pus o carro a trabalhar, engatei a marcha atrás, mas uma irritante e insistente luz vermelha teimava em permanecer acesa no tablier. Analisada a luz, tinha a ver com o travão de mão...

Lá saí do carro, fui novamente ao stand e pedi ao vendedor para me ajudar.

Entreguei-lhe a "chave" e não me livrei de ouvir "não deve ser avaria do carro..."

Passados uns 2 minutos lá chega o vendedor "á campeão", de peito feito e com aquele sorriso na cara de quem está mesmo a dizer "PATO, não percebes nada de HI-TEC".

"Cá está a máquina, está tudo bem. Mas para o carro andar e a luz vermelha apagar tem que carregar no pedal do "travão de mão"..."

OK, lá me lembrei eu da explicação que o Dr. João Monteiro me tinha dado no Encontro Informal Norte...


Posto isto, lá me meti eu no meio da enorme confusão que é o trânsito na Cidade do Porto á sexta-feira ao fim do dia...
 



www.amigosjaponesesantigos.com
 

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=nunoturbo@amigosdosjaponesesantigos>nunoturbo at: 30/12/05 16:48
Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

CelicaGTI

Quote:
mas uma irritante e insistente luz vermelha teimava em permanecer acesa no tablier


Eu sei qual é o problema! http://e4u.consoleradar.com/fam/fam24.gif ALT=":[hihih]">  




Deviam vêr a cara do Pedro Marques quando pegou pela 1ª vez no Prius e o diálogo foi o seguinte:


Pedro Marques - "Onde é que ponho a chave?"  http://www.deephousepage.com/smilies/conf40.gif ALT=":[huu]">
Prius - "Nada..."http://www.deephousepage.com/smilies/praise2.gif ALT=":[praise]">
Pedro Marques - "Há!http://www.deephousepage.com/smilies/conf47.gif ALT=":[humm]">  isto é com botão...já carreguei"
Prius - "Nada..." http://www.deephousepage.com/smilies/praise2.gif ALT=":[praise]">
Pedro Marques - "Então!? Este gajo não anda????" http://www.deephousepage.com/smilies/conf40.gif ALT=":[huu]"> http://www.ezboard.com/images/emoticons/mad.gif ALT=">:">
Prius - "Nada..." http://www.deephousepage.com/smilies/praise2.gif ALT=":[praise]">

Foi então que se percebeu que o carro já estava ligado...FIXE   http://e4u.consoleradar.com/fam/fam24.gif ALT=":[hihih]">




http://www.deephousepage.com/smilies/rofl5.gif ALT=":[rotfl]"> http://www.deephousepage.com/smilies/rofl5.gif ALT=":[rotfl]"> http://www.deephousepage.com/smilies/rofl5.gif ALT=":[rotfl]"> http://www.deephousepage.com/smilies/rofl5.gif ALT=":[rotfl]">




 



http://www.amigosjaponesesantigos.com/">Novo endereço AJA - www.AmigosJaponesesAntigos.com

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=celicagti>CelicaGTI  http://jppraia.no.sapo.pt/Salsicha%20Voadora.jpg" BORDER=0> at: 29/12/05 17:32

Kaizen

http://e4u.consoleradar.com/crazy/485.gif ALT=":[todoouvidos]">  


http://www.amigosjaponesesantigos.com" target="top">Novo endereço AJA - www.AmigosJaponesesAntigos.com

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

nunoturbo

Para quem não sabe, ou não está habituada a este tipo de trânsito infernal, por vezes é preciso conduzir de "faca nos dentes" para entrar nas rotundas ou nos cruzamentos mais concorridos. Com o PRIUS nada disto foi preciso, todos os condutores se transformaram em "gente amigável" e cediam passagem ao passo que o PRIUS ía "rasgando" asfalto a caminho de "casa" (infelizmente não a dele, mas a minha), certamente que não era só o Espírito Natalício a vir ao de cima.

Para o jantar estava marcado um reencontro de amigos emigrante e imigrantes, que dada a época natalícia vinham visitar as famílias. Ao verem uma nova "bomba" estacionada á porta de casa, e sabendo das minhas loucuras automobilísticas, cedo fui desmascarado e "violentamente" (ameaçaram retirar-me a Coca-Cola...) coagido a levá-los a dar uma voltinha depois da janta.

Assim foi, depois do jantar, e durante o qual o PRIUS monopolizou um tudo ou nada as conversas, cerca de 2/3, e mesmo antes do café, lá fomos enfrentar mais um noite enregelada, no conforto amigo que o PRIUS proporciona. Fizemos uns 10 km e voltamos á base, é certo que se os meus penduras tivessem disponibilidade financeira, aquele era o momento ideal para eles assinarem o Contra de Compra de um PRIUS, sem hesitar.

Passada a noite, e com a manhã a surgir solarenga e extremamente "sorridente", foi altura de fazer o primeiro "ensaio fotográfico". Algumas das fotos ficaram excelentes.

A viagem que motivou este test-drive foi entre a Cidade do Porto e a Cidade de Vigo (Espanha). Desde o início da viagem que nos apercebemos que causávamos admiração e curiosidade em muitos dos automobilistas que passávamos ou que passavam por nós.

O PRIUS é de facto um carro diferente, esteticamente arrojado e visualmente agradável e cativador.

A "vida" a bordo é apreciável, tanto pela boa posição de condução, como pelo conforto que os bancos proporcionam. Tudo isto aliado a um generoso pára brisas e a um tablier grande mas não cansativo, faz-nos sentir quase como espectadores de um filme que nós próprios vamos criando com o passar de cada metro.

Como é lógico, é indissociável deste "filme", os seus principais "actores", neste caso com direito a nomeação para um Óscar a caixa de velocidades, o motor e o computador de bordo, cada um na sua própria categoria.

A A3 foi o itinerário escolhido para fazer a ligação entre as duas cidade referidas, por ser a forma mais rápida, mais segura e que mais variedade de "acidentes" geográficos proporciona, permitindo assim testar o carro nas mais diversas situações.

Dada a minha especial curiosidade no factor "consumo aos 100", optei por escolher, no vastíssimo leque de opções que o bem dimensionado LCD do computador de bordo proporciona, a opção que nos mostra que motor é que o carro está a utilizar, bem como o consumo instantâneo.

Foi uma viagem de cerca de 150 km que passou num instante, tanto pelas novidades que ía descobrindo com as explorações que fazia da máquina no seu todo, como pela excelente insonorização proporcionada pela qualidade do carro, aliado aquilo que me parece a olho nu um excelente coeficiente de penetração.

Utilizei sempre e desde os primeiros kilómetros o Cruise Control, que fixei nos 116 km/h.

No final da viagem de ida tinha uma média de consumo de 5,3 lts/100km. Foram variadíssimas as circunstancias em que consegui rolar com o carro em recta ou ligeiramente a descer, só com o motor eléctrico a fazer propulsão.

Tendo em conta que a A3 é muito irregular em termos de subidas íngremes e descidas acentuadas, o carro passou por situações em que tinha que aplicar toda a força para manter a velocidade ditada pelo Cruise Control, e outras alturas (que representam alguns kilómetros no final de uma viagem como esta) em consumo 0 (zero), com a mais valia de que nestas alturas as baterias são automaticamente carregadas.

Finalizada a A3, chega a altura de lembrar que a VIA VERDE não se aplicava neste caso, e que havia que parar na portagem para entregar o ticket e pagar. Depois de cerca de 100 km de "boa vida", pernas recolhidas e postura descontraída, à que voltar ao "mundo real", "escolher" o pé para travar e esquecer que as reduções de caixa "á campeão" não se aplicam neste caso!. Tudo correu bem, e nem a "portageira" ficou indiferente á silhueta do PRIUS, deitando um olhar de soslaio lá do alto da guarita.

(Continua)
 



www.amigosjaponesesantigos.com
 

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=nunoturbo@amigosdosjaponesesantigos>nunoturbo at: 12/1/06 11:10
Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

nunoturbo

Chegado ao destino, e na presença de gente menos habituada ao puro "Hi-TEC" que este carro transpira por todas as borrachas e centrímetros quadrados de chapa e vidro, era grande a admiração e a curiosidade pelo "bicho".

Tenho que admitir que inicialmente até me babava, mas ao fim da 17.ª explicação, já começava a ficar um bocadinho farto de explicar que de facto aquele carro consegue andar sem consumir qualquer gota de gasolina até velocidades garantidas de 40 km/h !

O carro pernoitou ao relento, debaixo de uma nogueira (árvore que dá nozes, para os menos esclarecidos), dentro de propriedade privada e vedada.

No dia seguinte de manhã, os campos em volta estavam branquinhos tal a geada que tinha caído durante a noite. O termómetro do PRIUS marcava 1ºc. Impressionou-me de facto a capacidade de o ar condicionado aquecer o habitáculo do carro quase instantaneamente, é que nem foram precisos fazer quilómetros para o ar quente começar a sair, passadas umas dezenas de metros já o ar gélido tinha dado lugar a uma temperatura amena, e programada para 22ºc.

Circulei na Cidade, com muito pouco trânsito, e a condução do PRIUS confirmou novamente a facilidade e a eficiência da caixa de velocidades automática de variação contínua, IMPRESSIONANTE.

Já fora da cidade tive ocasião de me aperceber que o PRIUS está sempre "atento". Numa zona de curva, a subir e que o sol não visita durante o Inverno, o controlo de tracção do PRIUS mostrou-se muito eficiente, evitando assim surpresas.

A viagem de regresso também foi feita pela A3, e com o mesmo entusiasmo da viagem de ida. Como desta feita já era noite, toda a iluminação do painel de instrumentos e do computador de bordo, assumiram outro protagonismo.

Tudo correu igualmente bem e no fim desta viagem a média de consumo foi de 5,7lts/100km.

Entreguei o carro no concessionário, são e salvo, e com a expectativa de um dia lá voltar, para tornar a sair de PRIUS, mas desta vez não para test-drive mas para ser um companheiro de dia a dia.


(FOTOS LOGO QUE POSSÍVEL)
 



www.amigosjaponesesantigos.com
 

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

Kaizen

Tendo em conta o esforço imposto pelo Cruise Control nessa via, o consumo é muito bom.

  E a resposta do motor ás solicitações?


http://www.amigosjaponesesantigos.com" target="top">Novo endereço AJA - www.AmigosJaponesesAntigos.com

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

nunoturbo

Aqui vão as fotos prometidas, em catadupa...

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_7873_1.jpg" style="border:0;"/>

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_7873_2.jpg" style="border:0;"/>

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_7873_3.jpg" style="border:0;"/>

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_7873_4.jpg" style="border:0;"/>

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_7873_5.jpg" style="border:0;"/>

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_7873_6.jpg" style="border:0;"/>



www.amigosjaponesesantigos.com
 

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=nunoturbo@amigosdosjaponesesantigos>nunoturbo at: 27/2/06 23:47
Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

nunoturbo

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_7873_7.jpg" style="border:0;"/>

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_7873_8.jpg" style="border:0;"/>



www.amigosjaponesesantigos.com
 

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

Kaizen

Muito á frente. Dizem que este novo restyling incidiu sobretudo no apuro do chassis e suspensão, a questão estética e do banco de trás maior foi só para dar "razão" á palavra restyling. http://www.ezboard.com/images/emoticons/smile.gif ALT=":)">  


http://www.amigosjaponesesantigos.com" target="top">Novo endereço AJA - www.AmigosJaponesesAntigos.com

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

landcruiserbj40

Nuno esse computador de bordo nesta nova versao ja tras lingua portuguesa?


Kaizen

Nuno, na versão das fotos... alguns dos items disponiveis no computador já são em língua portuguesa http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)">  A totalidade do CB é que não sei.


http://www.amigosjaponesesantigos.com" target="top">Novo endereço AJA - www.AmigosJaponesesAntigos.com

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=rviper>Rviper  http://www.celica-supra-team.ch/images/k_kool_ra28.jpg" BORDER=0> at: 11/4/06 13:29
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

nunoturbo

Oficialmente não está disponível em língua Portuguesa, mas como disse o Rui, algumas coisas estão indicadas em Português.



www.amigosjaponesesantigos.com
 

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3