DATSUN - 120Y (B210) 1973-1978

Iniciado por Tumulus, 19 de Dezembro de 2003, 03:42

Tópico anterior - Tópico seguinte

Tumulus

O Datsun 120Y (Sunny B210) foi feito entre 1973 e 1978, e ao que parece, foi um dos mais numerosos da fabrica da Datsun/Nissan, chegando aos 2.360.670 exemplares.

Caso alguém ainda desconheça o modelo, estas imagens são do http://www.datsunplanet.de/" target="top">www.datsunplanet.de,
que provavelmente muitos de voces ja conhecem.

http://amigosjapsantigos.no.sapo.pt/--Galeria_Datsun_120y_%28B210%29--/120Y_1973_01.jpg" style="border:0;"/>

http://amigosjapsantigos.no.sapo.pt/--Galeria_Datsun_120y_%28B210%29--/120Y_1973_02.jpg" style="border:0;"/>

http://amigosjapsantigos.no.sapo.pt/--Galeria_Datsun_120y_%28B210%29--/120Y_1973_03.jpg" style="border:0;"/>

http://amigosjapsantigos.no.sapo.pt/--Galeria_Datsun_120y_%28B210%29--/120Y_1973_04.jpg" style="border:0;"/>

http://amigosjapsantigos.no.sapo.pt/--Galeria_Datsun_120y_%28B210%29--/120Y_1973_05.jpg" style="border:0;"/>

http://amigosjapsantigos.no.sapo.pt/--Galeria_Datsun_120y_%28B210%29--/120Y_1973_06.jpg" style="border:0;"/>

http://amigosjapsantigos.no.sapo.pt/--Galeria_Datsun_120y_%28B210%29--/120Y_1973_07.jpg" style="border:0;"/>

http://amigosjapsantigos.no.sapo.pt/--Galeria_Datsun_120y_%28B210%29--/120Y_1973_08.jpg" style="border:0;"/>

Estes são os mais comuns que temos por cá:
http://amigosjapsantigos.no.sapo.pt/--Galeria_Datsun_120y_%28B210%29--/120Y_1973_09.jpg" style="border:0;"/>

http://amigosjapsantigos.no.sapo.pt/--Galeria_Datsun_120y_%28B210%29--/120Y_1973_10.jpg" style="border:0;"/>

Este é a versão coupé
http://amigosjapsantigos.no.sapo.pt/--Galeria_Datsun_120y_%28B210%29--/120Y_1973_11.jpg" style="border:0;"/>

http://amigosjapsantigos.no.sapo.pt/--Galeria_Datsun_120y_%28B210%29--/120Y_1973_12.jpg" style="border:0;"/>

 

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=umtali>Umtali at: 7/10/07 17:46

Tumulus

segundo o website do http://www.ratdat.com/" target="top">www.ratdat.com/:

http://amigosjapsantigos.no.sapo.pt/--Galeria_Datsun_120y_%28B210%29--/1974_b210_2dr.jpg" style="border:0;"/>

http://amigosjapsantigos.no.sapo.pt/--Galeria_Datsun_120y_%28B210%29--/1974_wb210.jpg" style="border:0;"/>

http://amigosjapsantigos.no.sapo.pt/--Galeria_Datsun_120y_%28B210%29--/1974_vb210.jpg" style="border:0;"/>

"B210 - May 1973
The third generation Datsun Sunny feature all new styling, more in keeping with the 610 and 710 models and was distinctly Japanese looking. Initially there was little different from the B110 underneath as the suspension and drive train were the same... even the 12" wheels were carried over. The body and interior, however were all new. The B210 was also available as two and four door sedans, a coupe, a wagon and panel van. There was also a three door wagon in some markets. The stock bodied B210 used A series engines, initially of 1200cc then later of 1400cc. American B210's also came with the A13 engine. As with all Nissan the range of models was huge in Japan. Outside of Japan the B210 was more commonly known as a 120Y. In 1975 the B210 underwent a revamp during which the front suspension was changed, 13" rims were fitted and the later type A12 used. As with the previous Sunny there was an L series version (PB210 - May 1973)."


ou por outras palavras:


"B210 - Maio 1973
A terceira geração do Datsun Sunny (120y) apresenta todo um novo "styling", mais a acompanhar os modelos 610 e 710, e tinha um aspecto distintivamente japonês.
Inicialmente haviam poucas diferenças do chassis do modelo B110 (Datsun 1200), pois as suspensões e transmissão eram as mesmas... até as jantes 12" foram transpostas.
No entanto, o corpo e interior eram todos novos.
O B210 estava disponível como sedan de 2 ou 4 portas, um coupé, uma carrinha e carrinha de painéis fechados(ver fotos). Também havia uma carrinha de 3 portas, em alguns mercados.
O B210 normal usava motores da série "A", inicialmente de 1200cc(A12), e mais tarde de 1400cc(A14). Os modelos americanos também tinham disponível o motor A13.
Tal como toda a Nissan, esta gama de modelos foi enorme no Japão. Fora do Japão, o B210 era mais comummente conhecido como 120Y.
Em 1975, o B210 passou por uma revisão, durante a qual, a suspensão frontal foi modificada, foram introduzidas jantes 13" e foi usado outro motor serie A12 (acho que estas alterações so foram para os EUA).
Tal como os anteriores Sunny, havia uma versão com os motores serie "L" (PB210 - May 1973).

Esqueçam o viagra, arranjem um Datsun! http://www.deephousepage.com/smilies/driving.gif" style="border:0;"/>

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=tumulus>Tumulus  http://wave.prohosting.com/tumulus/index_ficheiros/Portugal_flag.gif" BORDER=0> at: 27/7/04 11:33

Tumulus

De acordo com o manual da Haynes para o Datsun 120Y 1973-1978:

Construtor:
Nissan/Datsun
modelo 120Y (B210)
sallon (ou sedan) 2 ou 4 portas
(versão europeia)

Dimensões:
Comprimento: 3950 mm
Largura: 1545 mm
Altura: 1372 mm
Distancia entre eixos: 2337 mm
 
Peso: (Tara) 770 kg

Motor:
A-12
Atmosférico
4 cilindros em linha, Over Head Valve (OHV)
8 valvulas
2 valvulas por cilindro

Diâmetro × curso:  73.00mm × 70.00mm (2.87 in × 2.76 in)

Relação Diâmetro/curso: 1.04

Cilindrada: 1171 cc (71.459 cu in)

Capacidade unitária: 292.75 cc/cilindro

Potência maxima (SAE) 69.0 bhp (51.5 kW)@6000 rpm
Binário maximo (SAE) 95.0 nm (70 lbft) (9.7 kgm)@4000 rpm

Potência específica : 58.9 bhp/litro (0.97 bhp/cu in)
Binário específico: 81.13 nm/litro

Relação "Power-to-weight": 89.03 bhp/ton
 
Refrigeração liquida

Compressão 9.0:1

1 carburador Hitachi DCG 306


Chassis:

Localização do motor: Frente
Alinhamento do motor:  Longitudinal
 
Suspensão
Frente: Estrutura MacPherson, independente, barra estabilizadora, amortecedores hidraulicos com molas em espiral.
Trás:    Eixo rígido, molas de folha semi-elipticas e amortecedores telescopicos

Travões: duplo circuito hidraulico, Discos 245mm à frente/ Tambores 203.2mm atrás

Transmissão: Manual de 4 velocidades sincronizadas
Tracção traseira (RWD), por veio de transmissão de 68.9mm

relação da ultima velocidade: 1.00
Relação final: 3.90
 
-----------

Esqueçam o viagra, arranjem um Datsun! http://www.deephousepage.com/smilies/driving.gif" style="border:0;"/>

Edited by: http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=tumulus>Tumulus  http://wave.prohosting.com/tumulus/index_ficheiros/Portugal_flag.gif" BORDER=0> at: 28/2/04 17:37

Tumulus

ainda do website http://www.ratdat.com" target="top">www.ratdat.com, e aproveitando a dica colocada neste post http://pub75.ezboard.com/famigosdosjaponesesantigosfrm7.showMessage?topicID=99.topic" target="top">120y colocado pelo "datsunsss" http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

http://amigosjapsantigos.no.sapo.pt/--Galeria_Datsun_120y_%28B210%29--/uk_b210.jpg" style="border:0;"/>

http://amigosjapsantigos.no.sapo.pt/--Galeria_Datsun_120y_%28B210%29--/uk_b210care.jpg" style="border:0;"/>

http://amigosjapsantigos.no.sapo.pt/--Galeria_Datsun_120y_%28B210%29--/finn_b210etu.jpg" style="border:0;"/>

http://amigosjapsantigos.no.sapo.pt/--Galeria_Datsun_120y_%28B210%29--/usa_khlb210.jpg " style="border:0;"/>

Esqueçam o viagra, arranjem um Datsun! http://www.deephousepage.com/smilies/driving.gif" style="border:0;"/>

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=tumulus>Tumulus  http://wave.prohosting.com/tumulus/index_ficheiros/Portugal_flag.gif" BORDER=0> at: 27/7/04 11:35

Tumulus

do website http://datsun1200.com" target="top">datsun1200.com:

http://amigosjapsantigos.no.sapo.pt/--Galeria_Datsun_120y_%28B210%29--/nifty_fifty.jpg " style="border:0;"/>

uma versão americana, com caixa de 5 velocidades http://www.ezboard.com/images/emoticons/tongue.gif ALT=":p">  

Esqueçam o viagra, arranjem um Datsun! http://www.deephousepage.com/smilies/driving.gif" style="border:0;"/>

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=tumulus>Tumulus  http://wave.prohosting.com/tumulus/index_ficheiros/Portugal_flag.gif" BORDER=0> at: 27/7/04 11:36

Tumulus

e ainda do http://www.ratdat.com" target="top">www.ratdat.com: http://www.deephousepage.com/smilies/acclaim.gif ALT=":[acclaim]">  

1976 USA Datsun Honeybee (HLB210)

The Honeybee was a creation of Nissan USA and was a base model of the B210 range.
It's interesting, as this was quite early for a "special edition",
a sales technique that later found favour with new car dealers in the late 80's and 90's.
It's also amusing how they sell the Honeybee on it's exiting features like having a back seat and a hood release on the inside of the car ...features that most cars in '76 had anyway.  

http://amigosjapsantigos.no.sapo.pt/--Galeria_Datsun_120y_%28B210%29--/honeybeebrgal.jpg" style="border:0;"/>

http://amigosjapsantigos.no.sapo.pt/--Galeria_Datsun_120y_%28B210%29--/honeybee1.jpg" style="border:0;"/>

http://amigosjapsantigos.no.sapo.pt/--Galeria_Datsun_120y_%28B210%29--/honeybee2.jpg" style="border:0;"/>

http://amigosjapsantigos.no.sapo.pt/--Galeria_Datsun_120y_%28B210%29--/honeybee2A.jpg" style="border:0;"/>

http://amigosjapsantigos.no.sapo.pt/--Galeria_Datsun_120y_%28B210%29--/honeybee3.jpg" style="border:0;"/>

Esqueçam o viagra, arranjem um Datsun! http://www.deephousepage.com/smilies/driving.gif" style="border:0;"/>

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=tumulus>Tumulus  http://wave.prohosting.com/tumulus/index_ficheiros/Portugal_flag.gif" BORDER=0> at: 27/7/04 11:38

Earthp

http://www.datsuns.com/cars/210/120y_left_view.jpg" style="border:0;"/>

http://www.datsuns.com/cars/210/120y_rt_frt.jpg" style="border:0;"/>

O poder da 120Y SW http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]"> ! Só não gosto muito dos espelhos retrovisores!


datsunsss

aqui ficam umas digitalizaçoes de um folheto que comprei em inglaterra.

Esta versão não foi vendida cá , penso eu. é muito gira.

http://img430.imageshack.us/my.php?image=van12so.jpg">http://img430.imageshack.us/img430/6364/van12so.th.jpg"/>http://img484.imageshack.us/my.php?image=van21dt.jpg">http://img484.imageshack.us/img484/1712/van21dt.th.jpg"/>

http://img52.imageshack.us/img52/7678/banner25wg.jpg" style="border:0;"/>

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=datsunsss>datsunsss  http://www.ozdat.com/ozdatonline/techstuff/motor1600ANIsml.gif" BORDER=0> at: 24/11/05 19:04

kombota

http://www.kitakyu-nissan.co.jp/oldcar/kb21101.gif" style="border:0;"/>

http://www.kitakyu-nissan.co.jp/oldcar/kb21101.htm" target="top">Restantes Brochuras - Carregar nas setas

Cumpshttp://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  


kombota

http://www.kitakyu-nissan.co.jp/oldcar/b210/b210011.gif" style="border:0;"/>

http://www.kitakyu-nissan.co.jp/oldcar/b210/b21001.htm" target="top">Restantes Brochuras - Carregar nas Setas

Cumpshttp://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  


EthosTA22

tendo em conta este topico e outros, decidi fazer isto...

http://artporto.googlepages.com/datsun120y%28b210%29">artporto.googlepages.com/...%28b210%29

será para ir actualizando, quer com documentaçao acerca deste modelo, quer com actualizaçoes dos melhoramentos efectuados no meu 120y.

http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

Sócio AJA Nº 72

Danidatsun

bem desde ja um ''parabens'' a todos os proprietarios de 120Y

eu tb ja tive dois, um portugues e outro sul africano, ambos são 1200 mas eu gostava msm de saber quais são as diferenças,para alem do capot em bico etc...etc.. neste momento ja mandei amachucar o sul africano, n tinha docs... mas fiquei com tds as peças, incluindo motor, que me parece bem diferente...cumps


 


Fábio 120y

#12
Coisa mais linda :)

Toylex

José Manuel Santos - Sócio AJA nº51

Toylex

José Manuel Santos - Sócio AJA nº51