Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindrada

Iniciado por nunoturbo, 06 de Dezembro de 2005, 04:43

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nunoturbo

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MazdaMan no seu melhor!


No que diz respeito aos turbos, falando dos Garrett, um T2 ou um T25, diz-te alguma coisa?



Sabes se eventualmente existe solução viável para reparar um caracol de escape do turbo rachado?

Apesar de algumas pessoas não saberem existem alguns turbos que atingem com alguma facilidade o rubro.

http://setuning.com/ecom/images/hot_turbo.jpg" style="border:0;"/>

E para que isto aconteça, não é preciso fazer nada de especial, basta acelerar durante uns 30 ou 40 km!

Eu próprio já vi o turbo de um carro meu incandescente, e acreditem é uma bela imagem nocturna...

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O que sempre ouvi dizer foi que se um turbo estalar e for soldado a temperatura que o mesmo atinge é suficiente para derreter a solda e fazer com que escorra como se de água se tratasse.



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nunoturbo

Para quem tem duvidas sobre como funciona o motor com o turbo, aqui fica este esquemático.

http://www.gcg.com.au/Technical%20Data/turbo_sys.jpg" style="border:0;"/>



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ThE CrOw CsC

Penso que isso será verdade. Para que o turbo, como o da foto, fique incandescente, é necessário uma temperatura enorme - Dos 450º para cima, penso eu, e sinceramente não vejo um ferro de soldar normal a atingir esse tipo de temperaturas, quanto mais superiores... Logo, a solda terá um ponto de derretimento inferior à do caracol.

Nunoturbo, como deves imaginar, estou às escuras em relação ao problema que originou a racha do caracol, mas um turbo novo, igual ou melhor, estará fora de questão? Posso questionar porquê, já que penso que será sempre uma solução mais segura - mas também mais dispendiosa?

PS: Um dos conselhos dados para carros turbinados, é mesmo deixar arrefecer o turbo depois de uma viagem longa, ou seja, deixar o carro ao relanti depois de parar, para haver circulação de ar e arrefecer o caracol.

 

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Kaizen

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Rui Coelho
Associado AJA Nº1

CelicaGTI



Segundo conversa interessante que mantive com o meu pai, os colectores de escape, pelo facto de estarem isolados térmicamente, não implica que se obtenha mais rendimento no motor.


O motor está preparado para atingir determinada temperatura e não é por o colector introduzir menos calor para o habitáculo, que o motor vai ter mais rendimento.

A única coisa que poderá influenciar, é em peças de desgaste por aquecimento (ligas plastificadas e outras).



 



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apardal

MazdaMan, falas em fluxos de gases em regime laminar, que eu concordo plenamente. Mas não percebi se te referiste ao fluxo de ar/gasolina no mesmo regime. O regime turbolento não é favorável à atomização do combustível? O colector e portas de admissão querem-se lisas?

No que se refere ao meu motor, nomeadamente a cabeça, não estou a pensar fazer grandes aberturas na admissão, apenas afiar a parede que divide o caminho do par de condutas para as válvulas e talvez um bocado junto às guias das válvulas onde o caminho está um pouco estrangulado e é comum os japunas fazerem isso nos carros deles. A questão do binário é oportuna e será tida em conta na preparação, pois não procuro grandes rotações que pedem muitas alterações no bottom-end do motor.

Cumprimentos  

André Pardal
Peugeot 306 Dturbo '98
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ThE CrOw CsC

Se tiveres uma linha de escape que facilite o movimento de gases, vais facilitar o trabalhar do motor, e consequentemente o seu desempenho.

Acho eu. Pelo menos foi o que sempre ouvi...  

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nunoturbo

Deixem-me esclarecer aqui um ponto segundo o qual me devo ter exprimido mal.

Quando falo na manga térmica, não seria para manter o calor no colector, mas sim para impedir que o calor se propague por todo o habitáculo do motor, prejudicando assim a refrigeração do motor, bem como toda a admissão de ar que será influenciada pelas temperaturas existentes na envolvente. Estou em crer que este problema é mais pertinente nos escapes de INOX.

 



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CelicaGTI



Por a caso coloquei essa questão ao meu pai, porque tinha visto em vários sites que essa protecção daria indirectamente rendimentos na ordem dos 5%.

Ele diz que os motores vem de fábrica e são estudados para dar determinadas temperaturas, bem como as entradas de ar estão estudadas de forma a que o motor receba essa refrigeração directa ou indirectamente, por isso isolar os colectores não vai aumentar a efeciência da refrigeração do motor.

As únicas peças benefeciadas por esse procedimento, são aquelas de desgaste por aquecimento excessivos que ao longos do tempo vão-se deteriorando. Ao arrefeceres o habitáculo do motor essas peças tém tendência a durar mais.

Portanto é uma ideia errada que se tem e um investimento desnecessário.








 



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nunoturbo

Quote:
Quando falo na manga térmica, não seria para manter o calor no colector, mas sim para impedir que o calor se propague por todo o habitáculo do motor



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nunoturbo

Voltando ao meu projecto franciú turbinado...

Turbo reparado, deixei tudo montado ontem e hoje foi hora de ir para a estrada fazer o primeiro test drive " a sério", leia-se com turbo, e eis senão que, ao fim de 5 km o carro parecia um comboio dos antigos, daqueles a vapor, sabem?

Pois é, parece-me que a junta da culassa acabou de entregar a alma ao criador...

Aliando o facto de o carro ter 19 anos, ser francês, ser um desportivo e ter o turbo a debitar um pressão que pelo que me apercebi deverá estar perto do 1,5 Bar, quando de origem tem 0,7 Bar, ter estado parado neste ultimo ano, foram condicionantes a mais e lá se foi o bicho...


Resumindo, neste momento tenho 5 carros com os quais não posso contar... ainda me restam 2... e a moto!

http://www.ezboard.com/images/emoticons/frown.gif ALT=":(">

Sabem aqueles dias em que ficamos mesmo muito desiludidos e com vontade de acabar com tudo? Eu estou num desses dias...



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Sócio Fundador n.º3

BGONGAS

Grande Nuno,
Não quero entrar na conversa da treta do "é pá força!!" ou então "estamos contigo!", mas deixa-me dizer-te que nada como uma noite bem dormida. Vais ver, amanhã é outro dia!http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  


s 800

Amigo
Deixa-te de fitas. http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)">  

Pensa só no trabalho, e na "lábia"  que ias ter que ter para venderes 5 carros que não andam.

Uma noite bem dormida, e ... toca a arregaçar as mangas. http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

Na nossa regularidade vou ouvir de ti a mesma história que ouvi o fim de semana passado.
Sabem, este carro nunca andou em condições, tem isto e mais aquilo, vamos ver como se comporta, etc. etc. às 9 da manhã.
Às 2 da tarde, está como nunca esteve, um espanto, já tenho carro, etc. etc.
Às 4 da tarde, bolas que estou perdido, já levei aqui uma banhada, o que quer dizer que vou arranjar um problema de condensador ou bobine... é pá o carro falha, não puxa, etc. etc.
À uma da manhã... comigo dentro do carro, olha o carro deixou de falhar !!!!

E anda feliz da vida.

Onde começamos a procurar a junta? Que é barata. (Mazdaman dix )
E facear a cabeça? e rodar as válvulas? daqui por 15 dias está 50 vezes melhor do que estava.

FORÇA CARAGO http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  
 

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=s800>s 800 at: 7/2/06 23:33
Sócio AJA nº 6

Santos Silva

Meu caro Nuno:

Uma junta queimada é prato do dia nos franciús!
Em três tempos tens a máquina a bombar outra vez.
Dorme bem e acorda melhor!
Se precisares de ajuda, avisa.http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">
 

Equipa 57, 56ª na Regularidade do BINÀRIO

Santos Silva
Sócio Fundador nº7

MazdaMan Toninho

Francês, 19 anos e 1,5 bar?????http://www.deephousepage.com/smilies/grouphug.gif ALT=":[group]">

É muito bar para um "miúdo".

Mais de 0,7 é mortal.

Vapor a sair do escape num Turbo francês?? Talvez uma grande passagem de óleo pelo turbo directamente para o escape.
Tira o colector de escape á saída do turbo e vê se não há lá óleo.

Senão; hora de reparar o motor todo- juntas, segmentos, capas, culassa,retentores, etc....
Francesices.

E vão 5 não é????
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