Off Topic - Dissertando sobre mecânicas de baixa cilindrada

Iniciado por nunoturbo, 06 de Dezembro de 2005, 04:43

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Kaizen

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

apardal

Carburadores no 4A-GE? Sei que posso ir buscar muitos cavalos, mas neste motor, o que se faz com carburadores, faz-se com injecção electrónica. Seria estar a andar um bocado pra trás. E ninguém conseguia alimentá-los (gasolina).

O que tenho previsto é trabalho de cabeça, cames (umas 264º com 8,1/8,5 de lift) e escape, a partir do 2-1 em inox.

Cumprimentos

André Pardal
Peugeot 306 Dturbo '98
http://apardalae86.no-ip.org" target="top">Toyota Corolla GT Coupe '87


ThE CrOw CsC

Óbvio que fui eu apenas a delirar um pouco Apardal. Eu e as minhas ideias.

Sempre tens a escolha de turbinares o motor, mas já será um pouco fora de filosofia, banal, e perigoso, por vários motivos...

Ou então o 4A-GEU de 20 válvulas... http://www.deephousepage.com/smilies/whistle.gif ALT=":assobio]">

Ok ok eu calo-me. http://www.ezboard.com/images/emoticons/laugh.gif ALT=":lol">  

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apardal

Eu continuo a preferir o 16v ao 20v. Cumprimentos

André Pardal
Peugeot 306 Dturbo '98
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MazdaMan Toninho

Apardal:
 e depois disso tudo, uns injectores maiores, e mais compressão.
Uma árvore de cames muito "agressiva" vai prejudicar o ralento e as performances em baixa rotação, coisa que um Ae86 não precisa.
Sempre "achei" que os cavalos do AE86, são "cavalinhos", Já andei em vários, e o meu sobrinho aqui a 300 metros de mim tembém tem um.
"Tio, venha experimentar este carro"
"Sílvio, o resto dos cento e vinte e tal cavalos estão aonde, na garagem?"


Não aprecio escapes em Inox.
Too Hot.


ThE CrOw CsC

Pelo que percebo +/-, a mecânica de gases funciona ao contrário da de admissão; Ou seja, quanto mais calor e menos curvas, melhor, pois menos restrições os gases encontram, e mais rapidamente se movem, e saem da linha de escape.

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apardal

Sim, sempre ouvi dizer que quanto melhor condutor de calor for o material que constitui o escape, melhor. Por alguma razão os colectores do McLaren F1 são revestidos OURO.

Quanto aos injectores e aumento da compressão, também está prevista essa situação.

As cams que vou colocar são as cams mais fortes que se podem montar com a centralina de origem. Assim, com o escape arranjado e cams, estou a contar com +25 cv. Talvez sendo um pouco optimista, não sei...

Cumprimentos

André Pardal
Peugeot 306 Dturbo '98
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MazdaMan Toninho

O motivo porque não "aprecio" escapes em inox (o problema com os escapes muito quentes) é o risco de INCÊNDIO.
Nada mais.
 


apardal

Ah, toda a razão MazdaMan! São riscos que corre quem quer, sem dúvida...

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André Pardal
Peugeot 306 Dturbo '98
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nunoturbo

MazdaMan, colectores de escape em INOX, revestidos com manga termo-calorífica, aprovam ou não?

Quais as vantagens e as desvantagens?

Qual a alternativa?


Voltando ao tema central deste tópico, e aplicando toda a teoria e experiência profissional de anos e anos de trablalho, valerá a pena desmontar os colectores de admissão e de escape para polir, ou não?

Em caso afirmativo, o que devo fazer? Apenas disfarçar as costuras e irregularidades ou eliminá-las definitivamente? Ou seja, deixar os colectores completamnete lisos ou manter alguma rogusidade?



www.amigosjaponesesantigos.com
 

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

apardal

Escape pode ser liso... admissão nunca. Quer-se sempre alguma rugosidade do lado da admissão para ajudar a mistura de ar/gasolina! Isto pelo que tenho sempre lido.

Cumprimentos

André Pardal
Peugeot 306 Dturbo '98
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MazdaMan Toninho

O aumento de potência que se obtem através de maiores temperaturas, tem de vir da própria câmara de combustão.
montar um escape em inox e depois revesti-lo parece-me apenas uma despesa, sem poderes de facto sentir os resultados.
Portanto eu não o fazia.
Admissão, injectores,compressão,trabalho de válvulas,e escape dimensionado a condizer são as minhas recomendações.

Penso que nesse motor não é aconselhável fazer alterações que prejudiquem o binário, em benefício da potência.

Quanto a polimentos, a questão técnica é esta:
O fluxo de gases deve ser "laminar" em oposição a "turbulento".
Um fluxo laminar é o mas eficiente que existe e o único com o qual se podem fazer com alguma "facilidade" cálculos.
Como já mencionei anteriormente a eficiência volumétrica aplica-se tanto na admissão como no escape.
Turbulência é atrito (mesmo em gases e líquidos) o que é igual a ...perdas.

A aplicação de fluxos turbulentos nas câmaras de combustão (tipo CVCC da Honda) tem a ver essencialmente com a melhoria das emissões gasosas (poluição), a consequente redução de sistemas de controlo de poluição (catalisadores mais pequenos), o que no total do conjunto vem permitir uma menor perda de potência e menor consumo, mas apenas devido á redução dos malvados catalisadores.

Um motor de construção moderna (> 1980, em geral) já tem câmaras de combustão bastante próximas do design correcto: câmara crossflow, em meia lua (quase hemisféricos) e com uma razoável colocação das válvulas.
Ignições modernas, bem mais eficazes e combustíveis muito mais desenvolvidos fizeram o resto.

Então, polimento em tudo o que estiver nesse caminho. Até que ponto? Até ficarem como o rab..ho de um menino.
Mas atenção, polir não é igual a "abrir". Senão, pode ir tudo á vida; ficará a faltar o resto das modificações.
Dá uma vista de olhos nos cones de admissão de um F1 ou carro de corridas. Lisinho, brilhante.

Aí o teu desafio é em não pioar o binário. O problema do AE86 não é a potência, mas sim o binário. E a rotação em que a potência "aparece".
Lembrete: binário vence corridas-potência dá para records de velocidade em pista muito longa.

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=mazdamantoninho@amigosdosjaponesesantigos>MazdaMan Toninho at: 19/12/05 22:04

nunoturbo

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

MazdaMan Toninho

Estou á vontade com tudo o que gira, sobe e desce.
Apenas detesto desapertar colectores de escapes, trabalhar com travões ferrujentos, ferrugem (toda ela), escapes e pinturas.
E trabalhar, em geral.....Mas isto não é defeito, é da proximidade do Alen-Tejo.
Bota lá.
 

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=mazdamantoninho@amigosdosjaponesesantigos>MazdaMan Toninho at: 19/12/05 22:17

Kaizen

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Rui Coelho
Associado AJA Nº1