Limpeza/lavagem do circuito de água ...

Iniciado por nunoturbo, 20 de Janeiro de 2006, 16:48

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Microsurfer

Eu costumo comprar no carrefour um fluorescente de -35º a 11€!
A primeira vez que o apliquei no meu cronho franciu a temperatura de funcionamento baixou uns 5ºC  

MAZDA RX-3 Coupé


nunoturbo

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

nunoturbo

MazdaMan, a utilização deste líquido num cronho com 19 anos que esteve parado durante um ano e que vai agora levar com um turbo "almost brand new" não poderá mandar a junta da culassa para as couves?



www.amigosjaponesesantigos.com
 

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

MazdaMan Toninho

Não e não. Perfeitamente compatível.
A junta também é barata!!!!http://www.deephousepage.com/smilies/rofl5.gif ALT=":[rotfl]">  


rventura

Os meus carros usam anti congelante da AGIP mas não sei qual as temp. minimas de funcionamento...
Tambem o meu mecânico aconselha a substituição do liquido pelo anti-congelante em estado puro durante uns bons Klm e depois renovar com a mistura indicada pelo fabricante se for caso disso.
Eu sei é que é caro...


prelude guy

Bem, eu já devo ter mudado o líquido de refrigeração umas 7 ou 8 vezes desde que tenho o carro. http://www.deephousepage.com/smilies/gap.gif ALT=":[upss]">  (este fim-de-semana foram os 2 presenteados - o cronho sueco e o prelude) http://www.ezboard.com/images/emoticons/tongue.gif ALT=":p">

Acerca dos líquidos, fica aqui o que eu descobri:

Basicamente o que há é Glicol (o Mazda man já referiu o que é isto lá atrás) + Água. O Glicol só congela a partir dos -70ºC. Portanto, misturado 1 parte de glicol para 1 de água (50%) fica anticongelante a -35ºC.
Preparem 15 euros por 5 litros (foi o que me custou da marca Valeo e onde vi de outra marca tinha preço igual), mas só este vale mesmo a pena (em especial quando todo o motor é em alumínio - o que nos JA não costuma ser o caso, pois o bloco geralmente é ferro, mas...).

Há depois as preparações a 25% (dão para -17ºC) (o Elf a -15ºC andará por aqui) e as "outras", já demasiado diluídas (e baratas) para eu as recomendar. Wink

Atenção que o problema não é o "frio", mas sim as capacidades anti-corrosivas do glicol http://www.ezboard.com/images/emoticons/smile.gif ALT=":)">

A limpeza é fácil de se fazer, mas se estiver muito "ferrugento", então químicos solventes e tubos tirados para dar mangueiradas directamente no radiador e no compartimento do termostato são recomendáveis.
http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

Honda Prelude 1982

Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

nunoturbo

http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  


AJA - Primeiro estranha-se, depois ENTRANHA-SE!!!!

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

fellowmax

Se quiserem glicol e não encontrarem em lojas de acessórios, têm sempre a possibilidade de encontrar um instalador de termoacumuladores a energia solar, porque usam glicol nos acumuladores http://www.deephousepage.com/smilies/whistle.gif ALT=":assobio]">

Por coincidencia hoje um engenheiro mecanico fez-me esta conversa http://www.ezboard.com/images/emoticons/laugh.gif ALT=":lol"> http://www.ezboard.com/images/emoticons/laugh.gif ALT=":lol">  

Sérgio Gomes
Sócio AJA Nº 12


Daihatsu Charade G10 XTE Runabout 1981

kombota

Em tempos foi-me recomendado por um professor completamente passado por VW´s antigos a bela da Coca-Cola.

Nunca cheguei a tentar comprovar esta teoria...

Já alguém tinha ouvido falar!?

Preludeguy, como esta é uma tarefa a realizar nos proximos tempos no prelude, gostava de saber se depois de trocares o liquido, sangras o circuito!?

Cumpshttp://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">
 


ThE CrOw CsC

Acho que pelos menos o motor NÃO parte, pois tentaram uma vez no Discovery Channel (Mythbusters, caçadores de mitos, não sei se conhecem) partir um motor com velhas lendas urbanas, e uma delas é com coca cola.

E a verdade é que o V8 aguentou, acho eu. Mas sinceramente pareceu-me que de limpeza houve muito pouco ó Kombota...

http://ravenboy.blogspot.com/">ravenboy.blogspot.com/ -------- O meu blog!!!!! Comentários necessários SFF!



prelude guy

Quote:
depois de trocares o liquido, sangras o circuito!?


Não! Quer dizer, até faço o procedimento, que é abrir a purga que está no compartimento do termóstato (junto ao distribuidor). Mas, sai uma bolha de ar, uma gota de líquido ferrugento e logo começa a sair líquido limpo. Por isso, eu faço, mas não serve de nada.
O mais importante e estares depois atento à variação do nível no depósito de expansão (verificar com o motor frio). Se o líquido desaparece adiciona até meio do depósito (não vale a pena encher muito)

Bom trabalho http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">    

Honda Prelude 1982

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=preludeguy>prelude guy at: 30/1/07 10:35
Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

EthosTA22

entao expliquem-me isso como se eu fosse mesmo muito burro http://www.ezboard.com/images/emoticons/laugh.gif ALT=":lol">  

http://www.deephousepage.com/smilies/leseratte.gif ALT=":[aprende]">   a mistura de 50% glicol + 50% de agua ao todo prepararam quantos litros de mistura?

quantos quilometros fizeram com ela?

e quando se troca, qual a concentraçao da nova mistura?

e a bomba de agua, deixa-se estar e nao se mexe?

http://www.deephousepage.com/smilies/scratchchin.gif ALT=":pensador]">  

http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=ethosta22>EthosTA22 at: 21/2/07 20:51
Sócio AJA Nº 72

prelude guy

http://www.ezboard.com/images/emoticons/laugh.gif ALT=":lol">

Se comprares glicol (o nome é mais extenso, tem para lá um metilo qualquer coisa), então 2 litros de glicol para 2 litros de água!

Mas - NALGUNS SÍTIOS -, consegues a mistura já feita em garrafões de 4 ou 5 litros. Sai bem mais em conta (para teres a certeza da diluição terá que ser anticongelante até -35º ou -37º C)
Se estiverem bons, bomba de água (não verte) e termostáto (aquece á temp. normal em menos 5 min. e depois fica o ponteiro estabilizado), não mexe!
 http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

Honda Prelude 1982

Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

EthosTA22

hoje no feira nova encontrei anti-congelante a -37º duma marca que nao conheço, era azul e custava 13 euros o garrafao de 5L... sera isto? para temperaturas superiores a -37º havia mais barato...estou tentado a ir buscar esse de -37º...

http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

Sócio AJA Nº 72

EthosTA22

a situaçao é a seguinte queria atestar o circuito de refrigeraçao com anti-congelante a -37º. a agua que la esta neste momento é da cor do barro e o circuito nao deve estar nas melhores condiçoes de limpeza... sempre tenho ouvido que nunca se deve deixar ficar ar nas tubagens quando se fazem este tipo de procedimentos, outra soluçao a considerar é varejar e pintar o radiador antes de atestar com liquido novo... mas, antes de fazer tudo isso nao posso atesta-lo primeiro umas vezes com agua destilada para limpar o circuito e depois qd deixar de deitar agua suja colocar o anticongelante?... como fazer este tipo de procedimentos sem deixar ficar ar no circuito? tendo em conta que a mecanica é datsun A12, que dizem os experts datsun ou outros nesta materia?gostava de ser eu a fazer para aprender http://www.deephousepage.com/smilies/leseratte.gif ALT=":[aprende]">

http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

Sócio AJA Nº 72