BIODIESEL!!!

Iniciado por NiKoSi, 29 de Junho de 2006, 01:15

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NiKoSi

Aqui vem uma sugestão minha e isso a seguir a procura de informação em varios forums e ter encontrado alguns adeptos do AJA nesses forums a procura de respostas...

Quem aqui usa oleo vegetal nos motores a diesel dos seus carros, sejam JA's ou não?

Estou a falar de oleo vegetal tipo Fula(não é propaganda http://www.ezboard.com/images/emoticons/tongue.gif ALT=":p"> )!!!
a 100%, 90%, 10%...tanto faz!Quem usa algum tipo de combustivel alternativo e "caseiro"?

Impressões, Vantagens confirmadas, Desvantagens confirmadas?Custos, receitas...Qualquer informação comprovada é bemvinda!

Com esse post pretendo vir a alertar no facto de estarmos a usar recursos que alem de mais poluidores custam-nos mais caro e fazem de Portugal um pais dependente!!!

Obrigado!


Tractortp

São coisas diferentes, embora a base seja a mesma.

O OVD ( óleo vegetal directo ) é óleo alimentar refinado e o Biodiesel é OV sem glicerina, usando compostos quimicos para retirá-la.

Eu uso normalmente o OVD em dois carros, o BJ73 e o Corolla SV CE110, usando 40% de OVD, 55 de Diesel e 5% gasolina.

Até estou a terminar um kit para aumentar a porcentagem para até os 100% de OVD com segurança.


Vantagens do OVD :

Mais barato.
Maior economia, consome um pouco menos.
Ligeira melhoria no binário à baixa rotação.
Menor e melhor efeito poluiente.
Mais lubrificante que o diesel
Aproveitamento de óleo usado ( de qualidade )
Melhor efeito no catalizador, pois contém O2 e este trabalha melhor

Desvantagens do OVD :

Cheiro à fritos pelo escape.
Ação detergente, limpa o depósito e circuito, entupindo os filtros.
Comportamentos e porcentagens diferentes de acordo com o tipo de injecção.
Requer alterações para porcentagens superiores à 50% e para resolver os seguintes problemas :
Ao usar 100%, não pega à frio
Pode entupir o sistema de injecção.


Valtagens do Biodiesel :

Mesmas que o OVD.
Não necessita de alterações no motor para 100%
Aproveitamento de óleo usado ( mesmo muito usado )

Desvantagens do Biodiesel :

Cheiro à fritos
Ação detergente identica ào OVD
Porcentagens diferentes de acordo com o tipo de injecção.
Os químicos usados para retirar a glicerina podem corroer o sistema de injecção.
Necessita de um rigoroso controle de qualidade para ser seguro.
Não deve ser usado por viaturas anteriores à 1995 sem alterações, pois,  mesmo de qualidade, corroi as borrachas naturais ( tubos e vedantes ).

 

Viciado em Toyota :  Land Cruiser BJ-73, Corollas CE-110, E-12 VVT-i e TE-51.


prelude guy

Agradece-se aos administradores que passem este assunto para o Off-Topic.
Aliás, acho que o assunto até já lá foi debatido http://www.ezboard.com/images/emoticons/smile.gif ALT=":)">  

Honda Prelude 1982

Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

metralha328

Eu vou procurar este tópico...
Mas posso dar aqui 1 testemunho:
Um amigo meu no seu CEDRIC usa directamente o óleo (tipo Fula mas do Lidl, que ainda é mais barato)no depósito.
Vantagens:
- Preço
Desvantagens:
- Cheiro a fritos no carro;
- A frio demora um pouco mais a aquecer
http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=metralha328>metralha328 at: 29/6/06 13:08

NiKoSi

A escolha do tópico parece-me acertada dado que é agradecido qualquer tipo de ajuda TECNICA sobre este assunto!Modificações, vantagens, desvantagens, custos, etc...

Tractortp, referiste modificações para andar a 100% de OVD...Estás a pensar em que modificações?São acessiveis a "newbie"?Quais os eventuais custos e consequencias?

Para os que pensam que este tópico é inadequado...Pensam no imenso numero de carros japoneses a diesel que andam aí a apodrecer porque sim...Era mais uma razão para compra-los e transforma-los (até porque ouvi dizer que a injecção de muitos desses carros são do melhor para) a nível mecanico!Quando se trata de andar quase a custo zero...Ou a troca de algum trabalho...Acho o assunto interessante!

Obrigado!

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=nikosi>NiKoSi at: 3/7/06 5:59

Tractortp

Já existe no mercado ( lá fora ) vários kits para OVD.

O mais seguro é o da Elsbett, usa um sistema de aquecimento e filtragem para resolver os problemas à longo prazo do OVD, é neste sistema que estou a trabalhar ( copiar ), baixando o custo de uns 800 euros para +/- 350 euros.

Outro sistema é o de bi-depósito, o carro arranca à diesel e depois de quente passa à OVD e antes de desligar o motor passa-se à diesel novamente para limpar o circuito, mas o custo das electroválvulas é alto, além de que não passa na IPO se descobrirem o 2º depósito ( eu sei, é estúpido, mas estamos em Portugal ).


 

Viciado em Toyota :  Land Cruiser BJ-73, Corollas CE-110, E-12 VVT-i e TE-51.


nunoturbo

Posso então usar num Clio 1.5 DCi de 2004 o OVD?

O depósito do Clio leva aproximadamente 45 lts de gasóleo, posso meter 30 lts de gasoleo e acrescentar o resto com oleo do LIDL?
´
É mesmo fiável?

 

Passeio AJA - "Pela EN22 a Pereiro" dia 15 de julho
 

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

blardY

Ainda se estão a apurar as reais vantagens (além dos custos claro) do OVD aqui por casa, mas posso dizer que o Bluebird se dá muito bem com uma mistura de uns 35litros de gasóleo para uns 6 de óleo do lidl... a ideia é ir aumentando aos poucos a percentagem de óleo no gasóleo, para ver o que se vai notando http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

Pedro Massa - Sócio AJA Nº10

NiKoSi

Há supostamente uma regra universal em que para TODOS os carros podemos usar 30% de OV e 70% de gasoleo sem notar diferenças significativas no arranque, performance e consumo!Existe alias uma realidade em que desde 1 de junho de 2006 todo o gasoleo vendido em portugal ja vem com 5% de OV por razões ambientais dizem eles mas foi mais numa de pagar-mos o mesmo por um produto que ficou mais barato!Portugal no seu melhor http://www.ezboard.com/images/emoticons/tongue.gif ALT=":p">  


nunoturbo

Não consigo encontrar o assunto no OFF-TOPIC

Passeio AJA - "Pela EN22 a Pereiro" dia 15 de julho
 

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

NiKoSi

Talvez tenha existido no tempo pré-ataque ao forum e tenha-se perdido!


Tractortp

Nikosi, os 5% no gasóleo não são de OV e sim de Biodiesel.

Normalmente qualquer carro pode gastar os tais 30% de OV, mas não deve ter bomba Lucas, além disso, mesmo a essa porcentagem pode aparecer mais tarde alguns problemas.

O kit que estou a trabalhar é para resolver esses problemas, com excepção do das BI Lucas.

O meu CE110 e o BJ73 já andam com parte desse kit e usam 40% de OV.

Mais uma semana e já gastam 100% OV .......   http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)">

 

Viciado em Toyota :  Land Cruiser BJ-73, Corollas CE-110, E-12 VVT-i e TE-51.


nunoturbo

MAZDAMAN, tu que chegas a fazer mais de 1000 km por dia, em trabalho, já aderiste a este combustível alternativo?




Projectos em "banho Maria"...
 

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

mindprobe

A minha ideia para o Cedric tb é o colocá-lo a cheirar a batatas fritas, alguem sabe se os kits à venda no ebay alemão tém algum interesse?

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=mindprobe>mindprobe  http://maque.free.fr/images/chien-mechant.gif" BORDER=0> at: 18/7/06 14:24

NiKoSi

TractorTP...ha noticias?!?

Tenho outra dúvida a colocar aos "entendidos" na máteria!Será possivel usar oleo usado directamente para o deposito sem lhe adicionar quimicos?Simplesmente filtrando-o como deve ser?

Obrigado