Parafusos - O que significam?

Iniciado por Kaizen, 27 de Fevereiro de 2006, 07:12

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Kaizen

Nos ultimos meses tenho estado mais atento á montagem dos carros antigos ou contemporâneos. No caso dos Toyota reparei que só usam parafusos de medidas pares, por exemplo: 8, 10, 12 e 14!

Estes parafusos obedecem a um padrão que ainda não compreendi, e peço-vos ajuda para esclarecerem esta situação.

Junto também outra pergunta mais especifica: A Toyota usa, com frequência, parafusos com os numeros 4 e 7 na cabeça. Qual é o significado?
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

MazdaMan Toninho

Fiquei á espera que alguém respondesse.

Bem:
1- as marcas nos topos dos parafusos indicam a sua "qualidade" em termos de resistência á tensão. Aqui 7 é mais forte que 4.
Noutras marcas, colocam uns riscos a indicar a mesma coisa; 3 riscos, 5 ,7...

2-Standardização dos tamanhos das chaves de parafusos.
Os parafusos a que te referes não são 8,10,12,14.
a medida dos parafusos é a sua rosca, que de uma forma "não técnica" indica o seu diâmetro e "quase a sua resistência". Não vale a pena explicar aqui o resto do "quase".
Agora o que tu vês são parafusos com cabeças 8-----14.
Acontece que estes parafusos (8 a 14) cobrem uns 90% das aplicações em automóveis ligeiros (resistências).
O resto é mera estandardização.
Imagina 20 fábricas diferentes, com 5000 trabalhadores, a produzirem o mesmo carro em 6 países diferentes, com 12 medidas de parafusos..Custos??? Complexidade??? Produtividade??? Srocks??? Compras???

Já agora de vez em quando aparece um 9,  13 e um 17. Casos raros, mas há aplicações que assim o exigem.
O resto são....cálculos.

No final da 2ª gerra mundial, foi produzido na Inglaterra um avião de guerra que se montava/desmontava só com uma chave :3/8"(agradecimentos a Tom Lynch, meu ex-mestre destas coisas)


nunoturbo

Man, todos os dias me consegues surpreender.

Obrigado por seres um dos Nossos!!! http://www.deephousepage.com/smilies/praise2.gif ALT=":[praise]"> http://www.deephousepage.com/smilies/praise2.gif ALT=":[praise]"> http://www.deephousepage.com/smilies/praise2.gif ALT=":[praise]"> http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">

http://www.deephousepage.com/smilies/grouphug.gif ALT=":[group]">  



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Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

s 800

Quote:
Fiquei á espera que alguém respondesse.


Ficamos é todos à espera... que o Mazdaman responda. http://www.deephousepage.com/smilies/praise2.gif ALT=":[praise]">  http://www.deephousepage.com/smilies/praise2.gif ALT=":[praise]">  

Sócio AJA nº 6

Kaizen

Sinceramente.... além do MazdaMan, este tópico é um isco para o Santos Silva e o Nuno aka LandCruiserBJ40 "debitarem" tudo o que sabem sobre parafusos http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)">

  Mas Roque... "feel free to continue"! http://www.ezboard.com/images/emoticons/tongue.gif ALT=":p">  


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Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Corolla KE70L

Quem sabe sabe e mai nadahttp://www.deephousepage.com/smilies/praise2.gif ALT=":[praise]"> http://www.deephousepage.com/smilies/praise2.gif ALT=":[praise]">  


Santos Silva

Boas:

Não tinha reparado neste topico...http://www.deephousepage.com/smilies/fun_84.gif ALT=":[fun]">

De qualquer modo o MazdaMan já deu uma boa resposta.
Para saber a resiatência dos parafusos (número a cabeça) basta consultar um manual de mecânica da Toyota, no final, para descobrir. Amanhã, se não me esquecer, ponho aqui mais informações.

Santos Silva
Sócio Fundador nº7

fellowmax

Boas, só hoje é que vi este tópico, antes não tinha acessohttp://www.deephousepage.com/smilies/conf44.gif ALT=":[nsei]">  mais uma surpresahttp://www.deephousepage.com/smilies/1syellow1.gif ALT=":[yeah]">  graças a ele consegui descobrir o significado dos numeros inscritos nos parafusos do meu daihatsu.

Vivendo e aprendendo, para quem achava que parafuso só diferenciava no tamnho e tipo de rosca. http://www.deephousepage.com/smilies/acclaim.gif ALT=":[acclaim]">

http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

Sérgio Gomes
Sócio AJA Nº 12


Daihatsu Charade G10 XTE Runabout 1981

landcruiserbj40

Sorry so hoje reparei no topico mas posso ajudar...

apenas quero referir que das 2 ultimas cadeiras que me faltam para acabar uma delas e orgaos de maquinashttp://www.deephousepage.com/smilies/banghead.gif ALT=":[burrodocara]">  que implica realmente dimensionamento de juntas aparafusadas...

Mas o Mazdamanhttp://www.deephousepage.com/smilies/respent.gif ALT=":[respekt]">  ja falou o essencial para a clara identificação do que esta geralmente nas inscricoes no topo dos parafusos.

ja agora Mazdaman,qual e o truque que utiliza para ter sempre isso tudo assim vivinho na cabeca ?http://www.deephousepage.com/smilies/conf40.gif ALT=":[huu]"> http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)">

Ainda dava para falar muito sobre parafusos, desde o tipo de roscas (V, sellers, whitworth) interna ou externa , tipos de cabecas, diametros nominais... etc etchttp://www.deephousepage.com/smilies/leseratte.gif ALT=":[aprende]">

se quiserem apanhar seca eu posso ajudar

 


nunoturbo

Domingo à hora de almoço podes dar largas ao teu conhecimento...



www.amigosjaponesesantigos.com
 

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

ThE CrOw CsC

Eu queria apanhar seca... http://www.deephousepage.com/smilies/whistle.gif ALT=":assobio]">  

http://ravenboy.blogspot.com/">ravenboy.blogspot.com/ -------- O meu blog!!!!! Comentários necessários SFF!



Santos Silva

http://www.deephousepage.com/smilies/tantrum.gif ALT=":[mantafudide]"> http://www.deephousepage.com/smilies/tantrum.gif ALT=":[mantafudide]"> ORGÃOS DE MÁQUINAShttp://www.deephousepage.com/smilies/tantrum.gif ALT=":[mantafudide]"> http://www.deephousepage.com/smilies/tantrum.gif ALT=":[mantafudide]">

Foi a última cadeira curso que quase me levava ao desespero!

Desejo-te melhor sorte


P.S. Nunca mais na p#$% da vida usei aqueles ensinamentos para nadahttp://www.deephousepage.com/smilies/conf44.gif ALT=":[nsei]"> . 99% do meu tempo sou Gestor de Pessoas...ou melhor dos seus humoreshttp://www.deephousepage.com/smilies/mecry.gif ALT=":[cry]">  

Santos Silva
Sócio Fundador nº7

landcruiserbj40

SIS eu adoro orgaos de maquinas...  o problema e que penso o mesmo que tu nao vou usar aquela cadeira apesar de gostar muito de projeto sei  que em portugal terei 5% de hipoteses de exercer essa componente da engenharia. Outras das ideias fixas que todas as pessoas tem e que quando se fala em engenheiro mecanico ele tem que entender de automoveis, infelizmente e uma ideia errada, apenas tenho 1 cadeira de motores termicos e em nenhuma cadeira se aborda o tema automovel, muita da pouca pratica que vou tendo e sensibilidade que vou ganhando e aventurando-me a mexer em carros e dar umas horas numa oficina mecanico. Mas a esperanca e a ultima a morrer http://www.ezboard.com/images/emoticons/smile.gif ALT=":)">  Tamos sempre a aprender...

voltando a cadeira de orgaos, e so para dizer que ja me inscrevi a cadeira 3 vezes e nunca fui a um exame. Agora como so falta esta nao ha hipotese de fugirhttp://www.deephousepage.com/smilies/alc.gif ALT=":[earthp]"> . Em maio dou noticiashttp://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)">  


Santos Silva

Vai em frente! Tu consegues!http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">

Também achei a cadeira gira apesar de o prof. ter feito tudo para a complicar...

 

Santos Silva
Sócio Fundador nº7

landcruiserbj40

Vai correr bemhttp://www.ezboard.com/images/emoticons/tongue.gif ALT=":p">

Espero que nao doa! http://e4u.consoleradar.com/happy/073.gif ALT=":[nuno]">
A unica desvantagem que vou conhecer quando acabar o curso e que nao vou poder chegar em grande ao poloII de AE86...http://www.deephousepage.com/smilies/driving.gif ALT=":[drive]">  (os picas so la vao a noite)http://www.deephousepage.com/smilies/gap.gif ALT=":[upss]">