Tinta anti ferrugem!

Iniciado por Earthp, 27 de Janeiro de 2006, 03:04

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Earthp

Pessoal, será possível alguém me dar informações relativamente a esta tinta para aplicar antes da pintura? Pelo que sei a lata de 1litro custa cerca de 50€! Thanks http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

Celica TA22 Rules The Scene!


nunoturbo

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Earthp

É um tinta que se pode aplicar mesmo por cima da ferrugem...tembém antes de se fazer a preparação da peça para a pintura!

Celica TA22 Rules The Scene!


MazdaMan Toninho

Das marca Corroless, ou Hammerite, á venda nos Aki e outros, cores lisas ou marteladas custa um pouco menos, mas não muito mais.


Kaizen

Pedrito, explicaste mal no 1º post. A "tinta" que procuras é um produto para a remoção de ferrugen entranhada. Usei isso no chassis da LH11 (vai lá ver), é bom também para limpar o diferencial e peças do género.


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Rui Coelho
Associado AJA Nº1

nunoturbo

Man se é o que o Rui usou, nada tem a ver com tinta, é o chamado "foscote" para neutralizar a ferrugem...



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prelude guy

Quote:
custa um pouco menos, mas não muito mais


http://www.deephousepage.com/smilies/conf40.gif ALT=":[huu]">
http://www.deephousepage.com/smilies/tongueout.gif ALT=":[tongue]">  

Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

Earthp

Na loja da Valentine mostraram ao meu Pai mesmo uma tinta vermelha anti ferrugem...Rui, atenção que o que eu procuro não é esse produto para remoção de ferrugem, mas uma tinta para aplicar na chapa para prevenir a ferrugem! Acho que é o que o Mazdaman referiu! http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)">  

Celica TA22 Rules The Scene!


nunoturbo

Man, não sei bem aquilo em que te estás a meter, mas se há ferrugem tens que a eliminar na totalidade, e depois dares um bom aparelho de dois componentes. Salvo melhor opiniao, é claro!



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Earthp

Nuno, a ferrugem está a ser toda removida, as peças tão a ir todas á chapa até ficar nuínha http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)">  Agora gostaria de saber se é melhor aplicar esta suposta tinta antiferrugem antes da preparação para a pintura ou se bata apenas o aparelho e pintura! http://www.deephousepage.com/smilies/conf40.gif ALT=":[huu]">  

Celica TA22 Rules The Scene!


whizzzkid

Viva pessoal !

Conforme expliquei no meu post sobre JACTO DE AREIA (ver forum Ralenti dos Iniciados) depois de remover toda a ferrugem e da chapa ficar como prata normalmente aplica-se um primário anti-corrosivo (etching primer) preferencialmente de 2 componentes porque contém um endurecedor/secante que torna o processo mais rápido e portanto com menos hipóteses de reínicio de oxidação.

No entanto, há alguns anos (1990) descobri um produto que na altura me foi fornecido por um engenheiro químico que trabalhava para a Lisnave. Ele conseguiu "descobrir" a fórmula do produto original e "reproduzia-o" nas quantidades que necessitava para o restauro de motos antigas a que se dedicava.

Forneceu-me uma lata de 2 litros para experimentar e deu-me uma cópia das características do produto que lhe tinha sido enviado pelo fabricante.

Usei-o no restauro de um Fiat 600 de 1958 e posso dizer-vos que parece milagre o que faz em termos de protecção anti-ferrugem !!! Já se passaram mais de 12 anos e o carro continua com uma pintura impecável e ...sem sinais de ferrugem (apesar de já não ser meu http://www.deephousepage.com/smilies/banghead.gif ALT=":[burrodocara]"> )

Infelizmente o senhor faleceu e por mais que procurasse ninguém conhecia o produto em causa. Fiquei sem fornecedor deste produto "milagroso" até que há um par de anos descobri o representante em Portugal. A razão de não ser conhecido é que se tratava de um produto para aplicações industriais e portanto os canais de comercialização não o faziam chegar ao conhecimento do comum dos mortais.

E então que é que faz o produto ?

Primeiro que tudo e por mais estranho que vos possa parecer trata-se de ...óleo !!!

Pôr óleo por cima da chapa limpinha ? Parece estranho ...mas funciona. Pode usar-se puro ou para diluir a tinta que se pretenda aplicar desde que não seja de 2 componentes.

A sua formulação permite-lhe realmente penetrar nas microporosidades da chapa e literalmente expulsar todo o oxigénio ou a água que aí estejam alojadas. Por incrível que pareça funciona melhor com chapa ligeiramente oxidada porque permite "agarrar-se" melhor.

O tempo de secagem é mais lento que o primário normal mas ao fim de 24 horas produz-se uma película extremamente fina/microfilme que "encapsula" a chapa e a isola de todo o contacto com o ar.

Por mero acaso e porque estas coisas dos restauros demoram imenso tempo, tenho 2 peças de uma VW pão-de-forma penduradas há 2 anos há espera de posterior tratamento do bate-chapas.
Ambas sofreram o tratamento descrito no post Jacto de Areia.

Uma foi generosamente protegida com Spray de Zinco da Würth ( galvanização a frio) porque se me tinha acabado o óleo. A outro foi tratada à séria. Apenas após algumas semanas uma delas já apresentava ligeiros indícios de oxidação. Adivinhem qual.

2 anos depois e apesar de estar pendurada num local extremamente húmido continua como no primeiro dia em que lhe apliquei o produto: como nova !!!

Ora bem e como é que se chama este óleo milagroso?

RUSTOL OWATROL

Entrem no site http://www.rustol.com">www.rustol.com e descubram todas as características deste e de outros produtos.

Parece o milagre do vendedor da banha da cobra mas... é ver para crer como S. Tomé.

O fantástico deste produto é que pode ser usado para diluir a tinta de esmalte conferindo-lhe propriedades anti-corrosivas. A tinta espalha muito melhor, dá mais rendimento
e em termos de acabamento confere uma lacagem extraordinária. A pintura parece seda.

E é também multi-usos! Dado nos plásticos e nos cromados, ficam como novos e mantêm-os preservados por imenso tempo.

Mas não se deixem convencer por mim. Não há como experimentar http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]"> . Se é usado na indústria, é porque a coisa funciona mesmo.
 


Corolla KE70L

Quote:
Primeiro que tudo e por mais estranho que vos possa parecer trata-se de ...óleo !!!

Não é assim tão estranho, oh Rui,, como é que o Sr. Machado protege a LH11???http://www.deephousepage.com/smilies/whistle.gif ALT=":assobio]"> http://www.deephousepage.com/smilies/whistle.gif ALT=":assobio]"> http://www.deephousepage.com/smilies/acclaim.gif ALT=":[acclaim]">  


Kaizen

Tenho que ler o post do whizzkid primeiro para poder contextualizar.


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Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Umtali

Pois querem saber o que o meu pintor me pôs na mão para proteger a Wagon enquanto está a ser decapada?























Uma lata de oleo queimado ........ http://www.deephousepage.com/smilies/conf40.gif ALT=":[huu]">



 

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_5765_37.jpg" style="border:0;"/>

João Freire - Sócio AJA nº 11

nunoturbo

Este tópico preocupa-me de sobremaneira porque o meu chapeiro nunca protege a chapa depois de a tratar/soldar/moldar.

Tenho um projecto com chapa nova á vista á mais de 2 anos dentro da oficina, e apesar de não ter ferrugem apresenta oxidação...

Terei que banhar tudo com o removedor de ferrugem em líquido? E depois dar aparelho de 2 componentes, certo?



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