Travoes traseiros do AE86

Iniciado por TCtwin, 31 de Dezembro de 2003, 03:29

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TCtwin

Pergunta de um inguinoronte:
Alguns dos felizes proprietarios desta bomba ja teve ou tem prob com travao de mao do ae-nao trava nada!!!
Soluçoes precisam-se
J Clemente
 

Edited by: http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=tctwin>TCtwin at: 30/12/03 21:30

Kaizen

Experimentar tirar os discos e meter uns tambores http://www.ezboard.com/images/emoticons/tongue.gif ALT=":p">

  Não estou a perceber para que é que queres usar o travão de mão! http://www.deephousepage.com/smilies/conf40.gif ALT=":[huu]">  

http://www.50mb.net/~hiroko/drift/new86-3.GIF" style="border:0;"/> http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos" target="top">http://rviper.no.sapo.pt/Misc/01aja60.jpg" style="border:0;"/>http://www.50mb.net/~hiroko/drift/kp61.GIF" style="border:0;"/>

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

DXCup Racer

Normalmente os travões de mão são accionados por CABOS.
O facto dos cabos estarem laços é que pode provocar a falta de travão de mão... mas não esquecer que isso só se usa PARADO!!!!


Sobretudo num RWD, onde um simples LEVANTAR DE PÉ serve como travão de mão em andamento.

http://www.50mb.net/~hiroko/drift/ae86l-g2.GIF" style="border:0;"/>

http://www.50mb.net/~hiroko/drift/pgc10-4.GIF" style="border:0;"/>http://www.contra-brecagem.com" target="top">http://www.tuningpt.com/store/contrabrecagem/cb-mini2.jpg" style="border:0;"/> http://toyotistas.webstrikesolutions.com/index.php" target="top">http://infomax.com.sapo.pt/toyota/toyban.gif" style="border:0;"/>http://www.50mb.net/~hiroko/drift/fit1.GIF" style="border:0;"/>


SPDragon

Não é um AE86, mas o meu AE92 está com o mesmo problema...quando estaciono tenho que ter o cuidado de o deixar em terreno direito porque senão......aí vai ele....isto sem estar engatado....

Não sei o que é mas para ir à inspecção em janeiro vou ter que rever isso.


PMarques  

Pedro marques
Sócio AJA Nº 2

Kaizen

#4
Creio que os carros com travoes de disco atrás têm um funcionamento do travão de mão diferente em relação aos que usam tambor. Nos carros mais modernos o travão de mão funciona por um circuito independente. Ou entao, se calhar é feitio e nao defeito!

Pode-se sempre afinar qualquer coisita.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

DXCup Racer

Quote:
o meu AE92 está com o mesmo problema

Aí a conversa é outra... hehehehehe!!!

Na minha EE90 (StarVan1.8d) o travão de mão era afinado de 30 em 30 dias... tirando em epoca de chuvas, porque nessa altura não era preciso puxar tanto para atravessar o carro nas rotundas. http://www.deephousepage.com/smilies/devil10.gif ALT=":[devil]">  http://www.deephousepage.com/smilies/devil10.gif ALT=":[devil]">  http://www.deephousepage.com/smilies/devil10.gif ALT=":[devil]">


Quote:
Nos carros mais modernos ó travão de mão funciona por um circuito independente

Exacto, por acaso sempre me perguntei porque é que o meu DX tem melhor travão de mão que a minha Verso, tendo eles 16anos de diferença... se assim é, está explicado.

http://www.50mb.net/~hiroko/drift/ae86l-g2.GIF" style="border:0;"/>

http://www.50mb.net/~hiroko/drift/pgc10-4.GIF" style="border:0;"/>http://www.contra-brecagem.com" target="top">http://www.tuningpt.com/store/contrabrecagem/cb-mini2.jpg" style="border:0;"/> http://toyotistas.webstrikesolutions.com/index.php" target="top">http://infomax.com.sapo.pt/toyota/toyban.gif" style="border:0;"/>http://www.50mb.net/~hiroko/drift/fit1.GIF" style="border:0;"/>


TCtwin

Ja foram "sangrados"-melhorou, desmontados, limpos(tavam cheios de nhanha) tambem melhorou, mas voltaram a nao travar. A proxima etapa e trocar todos os vedantes das maxilas(la vai nota) e ver se fica bom, porque quando o comprei travava bem, tendo piorando ate k chumbou na IPO-ja resolvido no proprio dia).
Mais alguma ideia alem dos tambores-ja pensei nisso
J Clemente
PS para atravessar nas rotundas basta dar gashttp://www.deephousepage.com/smilies/devil10.gif ALT=":[devil]">  


Kaizen

E porque é que não alinhas no Group buy aqui do AJA e compras um kit de tubos em malha de aço para as 4 rodas?

http://www.50mb.net/~hiroko/drift/new86-3.GIF" style="border:0;"/> http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos" target="top">http://rviper.no.sapo.pt/Misc/01aja60.jpg" style="border:0;"/>http://www.50mb.net/~hiroko/drift/kp61.GIF" style="border:0;"/>

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

DXCup Racer

Por acaso já estive a pensar nisso... mas depois vem a dúvida.

Valerá a pena estar a meter Malhas de Aço e Dot5.0 nos carros?
Mesmo tendo em conta que o carro irá andar pouco (mesmo que sempre a abrir), e por vezes nem dá tempo aos travões para aquecerem decentemente.

Valerá a pena o investimento?
Quando é que seriam uns tubos desses?

http://www.50mb.net/~hiroko/drift/ae86l-g2.GIF" style="border:0;"/>

http://www.50mb.net/~hiroko/drift/pgc10-4.GIF" style="border:0;"/>http://www.contra-brecagem.com" target="top">http://www.tuningpt.com/store/contrabrecagem/cb-mini2.jpg" style="border:0;"/> http://toyotistas.webstrikesolutions.com/index.php" target="top">http://infomax.com.sapo.pt/toyota/toyban.gif" style="border:0;"/>http://www.50mb.net/~hiroko/drift/fit1.GIF" style="border:0;"/>


Kaizen

#9
Ainda esta noite o NunoTurbo esteve a dar-me umas lições sobre isso.

O óleo que anda dentro dos tubos de travões circula a pressões brutais. Os tubos por serem antigos começam a perder as suas propriedades e podem dar lugar a fugas.

As melhorias em carros que travam mal, caso do AE86, AE92, Celica TA22 etc é notória. No Celica foi uma diferença brutal, e no caso dos travões não há "barulho" a confundir a performance.

O oleo Dot4 chega perfeitamente para 90% dos casos. Os restantes 10% e para quem participa em trackdays, ralis de regularidade historia ou simplesmente tem estradas que valem a pena.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

nunoturbo

Relativamente ao tubos de travão em malha de aço, os mesmos são utilizados em competição, de forma a que com a pressão e consequente aumento da temperatura, que é brutal, o tubo de borracha ( o mais comum actualmente) não dilate, criando assim mais espaço para o óleo, o que se traduz na prática numa perda de eficiência. Este tipo de material tanbém é mais resistente no caso de ocorrer um despiste, diminuindo substancialmente o risco de cortar um dos tubos.

O datsun 1200 por exemplo, usa tubos de travão metálicos não necessitando obrigatóriamente de um destes kit's para incrementar a capacidade de travagem, excepção feita a uns meros 20 cm em cada roda da frente e outros 20 cm na traseira, onde o tubo vai ao "distribuidor" de travagem.

The older I get, the faster I was...

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

oceanson

Não andam no estoril salvo sejahttp://www.ezboard.com/images/emoticons/tongue.gif ALT=":p">
é precisamente por andar no estoril sempre q há trackdays que para mim a necessidade de travões eficazes é real e importantissima
Como sabem, o a86 é um carro que já conta com muitos anos,mas de todas as vezes que eu andei com ele em pista,o componente que eu achei que necessitava de mais cuidados foi mesmo os travões
Por isso,quando esse group buy for para a frente contem comigo

Paz!


DXCup Racer

http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)">
Na boa.

Tenho de arranjar um Ae86, tá visto. http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

http://www.50mb.net/~hiroko/drift/ae86l-g2.GIF" style="border:0;"/>

http://www.50mb.net/~hiroko/drift/pgc10-4.GIF" style="border:0;"/>http://www.contra-brecagem.com" target="top">http://www.tuningpt.com/store/contrabrecagem/cb-mini2.jpg" style="border:0;"/> http://toyotistas.webstrikesolutions.com/index.php" target="top">http://infomax.com.sapo.pt/toyota/toyban.gif" style="border:0;"/>http://www.50mb.net/~hiroko/drift/fit1.GIF" style="border:0;"/>


TCtwin

Voltando aos travoes , os de tras sao accionados directamente nos embolos pq ja os desmontei  e acccionei directamente á mao. Tá visto vou comprar e mudar as borrachashttp://www.deephousepage.com/smilies/acclaim.gif ALT=":[acclaim]">  


FilipeAE86nr1

eu proprio já efectuei uma limpeza completa em todos os travões...desmontei-os totalmente, limpei-lhes os pistons e os "sliders", o prob é que não substitui as borrachas...http://www.deephousepage.com/smilies/fun_84.gif ALT=":[fun]">  
....depois foi só encher de massa consistente na zona dos sliders, e montar...etc...etc...
...o carro melhorou um pouco....mas para tirar as teimas só mesmo substituir a bomba central de travões e os tubos por uns em malha de aço....quanto as pastilhas, tenho aplicadas Pagid FastRoad, e de facto, são mto superiores às da Toyota...
...ainda de referir que os discos da frente são Brembo novos, e os de trás foram rectificados, e depois foram todos maquinados em Cnc com o padrão de ranhuras da "tarox"...o que é flagrante, é a qualidade do aço dos discos da toyota, mto superior aos da Brembo...http://www.deephousepage.com/smilies/augen40.gif ALT=":[augen]">  

Edited by: http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=filipeae86nr1>FilipeAE86nr1 at: 12/1/04 15:19