Melhorar o comportamento e a estabilidade de um JAP moderno.

Iniciado por nunoturbo, 13 de Dezembro de 2005, 21:00

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nunoturbo

A todos aqueles que têm sensibilidade para se aperceberem destas situações, e preferencialmente a quem tem conhecimentos para resolver o problema:

Um membro do AJA, pelo qual nutro particular simpatia, tem um JAP moderno com motor nervoso e boas perfomances.
Apesar de esta máquina não ser habitualmente espremida, quando o é, e principalmente em curva, tem comportamentos que pouco abonam a sua estabilidade e a confiança do condutor.

A opção que o nosso membro tinha encontrado era optar pela instalação de alargadores de vias, com a inerente substituição dos pernos de aperto das rodas.

A questão que se coloca, e uma vez que a suspensão já é rija q.b. é, como melhorar o comportamento desta máquina?



As minhas soluções/ideias:

- Rebaixar uns 2 ou 3 cm o carro;

- Instalar alargadores de vias com a inerente substituição dos pernos de aperto das rodas;

Fazendo cada alteração em sua vez, de forma a perceber quais as diferenças que cada alteração implica.



Alguém se chega á frente com mais ideias? http://www.ezboard.com/images/emoticons/tongue.gif ALT=":p"> ensador



 



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apardal

Atenção que colocar espaçadores com troca de pernos por outros mais compridos é a pior alteração que se pode fazer! A maneira ideal é arranjar um espaçador que se fixe ao cubo, e a jante seja apertada ao espaçador. Assim eliminam-se os problemas de pesos não suspensos e os problemas que eles trazem (vibrações e um sem número de outros problemas).

A alternativa ao espaçador, são jantes mais largas e de maior offset. No meu AE86, instalei umas jantes 15x7 Offset 0 e o comportamento alterou-se profundamente. Não só pelo offset, como também pelo facto de a jante ser mais larga e deixar o pneu (195/50 R15) mais esticado impedido que ele dobre.

Rebaixar o carro também é uma boa alteração e relativamente económica. Os contratempos são os IPO's e o desgaste mais precoce dos amortecedores.

Outras alterações a tomar em consideração é a colocação de barras anti-aproximação, que como o nome indica servem para manter a rigidez do chassis evitando a deslocação das torres de suspensão. Fiz essa alteração tanto no AE86 como no Peugeot 306 e as diferenças são notórias.

Há quem diga que as barras AA inferiores ainda são mais eficazes, mas nunca experimentei.

Cumprimentos

André Pardal
Peugeot 306 Dturbo '98
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Tractortp


Atenção que com alargadores ou jantes com mais offset, o carro embora tenha a suspenção rija, com estes ele vai ficar a adornar mais em curva, a intencidade desse adornar é proporcional à dimensão dos alargadores ( esperiencia própria ).

Eu aconselho a pô-los, mas, instalando uma barra de torção mais forte para compensar.
 

Viciado em Toyota :  Land Cruiser BJ-73, Corollas CE-110, E-12 VVT-i e TE-51.


apardal

Tractortp, pela minha experiência recente no AE86, acontece exactamente o contrário. Desde que troquei de jantes que o carro adorna bastante menos. Não estarás a fazer confusão?

Com um pouco de física à mistura, parece-me óbvio que se o carro tem vias mais largas, vai adornar menos.

Cumprimentos

André Pardal
Peugeot 306 Dturbo '98
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nunoturbo

apardal

Explica lá isso dos pesos não suspensos e vibrações...

Os espaçadores de que falo são "plug-and-play" e t~em a furação exacta tanto dos pernos como dos centro/semi-eixo.

Fiz cerca de 130.000 km com um carro nestas circunstancias e NUNCA tive o mais pequeno problema ou vibração.Aliás, o problema depois é conseguir retirar o espaçador, uma vez que depois de a roda apertar e se rodarem uns bons kilómetros, o espaçador fica como que colado ao disco.

As soluções/sugestões que pedi têm que ter em conta o mínimo investimento possível, porque o dono não quer investir muito, e o carro não é, nem será para corridas ou street racing.



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Membro do AJA desde 2003
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Santos Silva

O que o apardal menciona foi o que coloquei no meu land cruiser. Os espaçadores têm 25 mm de espessura e têm o dobro dos furos que tem a jante. em metade deles entram os pernos do cubo e o espaçador fica aprafusado ao cubo. Nos outros furos estão montados pernos iguais aos que tem o cubo e é onde vai ser aparfusada a jante. Confuso? Pois com uma foto é mais fácil.
Aqui vai uma feita à pressa.

http://ordepoinotna.no.sapo.pt/Img021.jpg" style="border:0;"/>

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Santos Silva
Sócio Fundador nº7

nunoturbo

Temos alargadores de vias de dois tipos:

http://www.endorfina.org/tribal/tribal_loja/Material/Rgm/espacadores01.jpg" style="border:0;"/>

e estes

http://www.endorfina.org/tribal/tribal_loja/Material/Fk-automotive/alargadores-de-vias.jpg" style="border:0;"/>

Os que eu tenho montados são do género dos da 1.ª foto.

O SantosSilva fala dos da 2.ª foto.

http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://www.endorfina.org/tribal/tribal_loja/Material/Fk-automotive/alargadores-de-vias.jpg&imgrefurl=http://www.endorfina.org/tribal/tribal_loja/page_espacadores.htm&h=180&w=250&sz=21&tbnid=VUuJ-bu2kZ0J:&tbnh=76&tbnw=106&hl=pt-PT&start=2&prev=/images%3Fq%3Dalargadores%2Bde%2Bvias%26svnum%3D10%26hl%3Dpt-PT%26lr%3D%26client%3Dfirefox-a%26rls%3Dorg.mozillahttp://www.ezboard.com/images/emoticons/tongue.gif ALT=":p"> t-PT:official%26sa%3DG">Espaçadores/alargadores



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nunoturbo

Alargadores de Vias
       

» Os conjuntos de alargadores de vias são utilizados, tal como o seu nome indica, para aumentar as dimensões dos eixos, tendo como princípio inicial a melhoria do comportamento dinâmico e estabilidade lateral. Uma vez que se encontram localizados no topo final dos eixos, entre a jante e o cubo de roda, os alargadores de vias fazem parte do peso não suspenso, factor parasita no comportamento de um automóvel. Por esta razão, os alargadores de vias têm de ser o mais 'invisíveis' possível, preferencialmente fabricados em materiais muito leves mas que ofereçam elevada resistência ás forças que têm de suportar. Alargadores de vias pesados denigrem o comportamento do automóvel, tornando inclusivé difícil a manutenção do alinhamento dos valores de convergência e divergência da direcção.

in http://www.autoforum.com.pt/Tecnica/Tecnica4.htm">www.autoforum.com.pt/Tecnica/Tecnica4.htm



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apardal

nunoturbo, tá tudo dito aí! Mas atenção que um alargador de vias como o da segunda foto que meteste, não é considerado um peso não suspenso. Daí que seja superior em qualidade reduzindo a probabilidade de vibrações e problemas de alinhamento.

Cumprimentos

André Pardal
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nunoturbo

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Santos Silva

Ontem foi muito à pressa!...

Falta dizer que os alargadores que tenho foram feitos em duraluminio logo, muito leves. Pesam tanto os pernos como o alargadorhttp://www.ezboard.com/images/emoticons/tongue.gif ALT=":p">

A estabilidade em curva melhorou bastante (para não falar da estética-as rodas estão agora ao nível da carroçaria e não dentro). Adorna menos e tenho a sensação de ter as rodas do lado de dentro sempre com apoio (não tenho a sensação de levantar as rodas).

Mas a verdadeira razão que me levou a fazer isto foi para poder montar jantes de ferro com pneus de TT, que doutra forma batiam nas pinças de travão...http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">

 

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Santos Silva
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nunoturbo

Preciso então de saber a furação/medidas para saber que alargadores é que o proprietário precisa de comprar.

 



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datsunsss

Porque é que tenho a impressao que toda a gente sabe de quem é esse carro.

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nunoturbo

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apardal

Para teres ajuda nesse campo da nossa parte, convém dizer que carro é...

http://www.deephousepage.com/smilies/conf44.gif ALT=":[nsei]">  

André Pardal
Peugeot 306 Dturbo '98
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