Datsun 1200 - sistema eléctrico

Iniciado por nunoturbo, 09 de Junho de 2005, 16:12

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nunoturbo

Ando com umas certas dúvidas no que diz respeito á boa condutibilidade dos cabos de massa (- negativo) do meu carro.

Recentemente, falei com um amigo, que possui um Honda de 97, e que teve que substituir todos os cabos de massa ao chassis, porque os mesmos se encontravam deteriorados, e estavam a provocar descarga da bateria e potencialmente mau funcionamento até do motor.


Alguém me pode confirmar a importância das boas massas no carro?

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
 

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Kaizen

O Woody acho que não vai querer falar disto! http://www.ezboard.com/images/emoticons/laugh.gif ALT=":lol">  Ao que parece, após a pintura da carroçaria o sistema eléctrico não se estava a dar bem com a nova tinta.

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

nunoturbo

http://www.deephousepage.com/smilies/scratchchin.gif ALT=":pensador]">  

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CelicaGTI



Vou falar com o meu Pai e já te digo alguma coisa  http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)">


 



CelicaGTI



Parece difícil mas é fácil.

Tem tudo a ver a condutibilidade dos fios.

Em relação ao Honda de 97, o meu pai acha muito estranho, porque os cabos de massa só perdem a sua condutibilidade com o passar dos anos ou estando por exemplo perto do mar.

Os cabos de massa, geralmente, são em Cobre (pontas) trança e tem terminais em "Olhais", só perdem a sua condutibilidade quando criam "Zebre".

A distribuição da massa pela estrutura do carro tem que ser feita equitativamente de forma a não desequilibrar a condutibilidade eléctrica.

Quanto mais o carro tiver parado maior a duração dos cabos. Enquanto houver menos condutibilidade eléctrica mais os cabos duram.

A massa é sempre distribuída no chassis do carro e motor, de forma a que a massa seja perfeita.

Pode-se dizer que das poucas coisas que duram, além da chapa, quando o carro tem pouco uso, é precisamente o sistema eléctrico.

Acho que respondi à tua questão.    http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">




 



MazdaMan Toninho

O circuito eléctrico de um automóvel só funciona bem se ambos os lados do circuito (o positivo e o negativo) estiverem bons.

Sem "massa" ou negativo, o circuito não fica completo e não há corrente eléctrica.Nada funcionará.

Com um "massa" em mau estado (pouca condutividade), o veículo pode funcionar, mas dará sempre problemas eléctricos.

Possibilidades de problemas no negativo(massa):
-Má condutividade na bateria (zebro ou fraco aperto do terminal-)
-Má condutividade na ligação ao chassis (zebro, falta de aperto ou ainda.........pintura por baixo do terminal)
-Má condutividade na ligação do - ao motor (ver acima)
-Deterioração das características condutoras do cabo de massa (isolamento degradado ou sobreaquecimento)
-Excessivo comprimento do cabo de massa (relativamente ao seu diâmetro)-acontece em carros com a bateria atrás e motor á frente (problema muito vulgar nos Mini e no Renault Fuego)
-Má ligação ou zebro em qualquer ponto de ligação do negativo ( problema pão de cada dia em Minis e Fuegos-já tive os dois.....)

Portanto, com problemas de -vo, o motor pode muito bem.........falhar.


CelicaGTI



Acho que o MazdaMan Toninho, deu uma explicação excelente, acho que depois disto é difícil haver dúvidas  http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">


 



nunoturbo

http://e4u.consoleradar.com/fingers/fing22.gif ALT=":[yeah2]">

Que bom que é pertencer a uma comunidade como o AJA

http://www.deephousepage.com/smilies/praise2.gif ALT=":[praise]">

http://www.deephousepage.com/smilies/grouphug.gif ALT=":[group]">  

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Sócio Fundador n.º3

prelude guy

Agora que os "experts" já se pronunciaram, posso mandar "bacurada" mais à vontadehttp://www.deephousepage.com/smilies/whistle.gif ALT=":assobio]">
Já agora, porque é que o tópico começa com Datsun 1200? http://www.deephousepage.com/smilies/conf44.gif ALT=":[nsei]"> ...

Há pouco tempo o Prelude esteve no electricista. Aliás, o electricista é a única "especialidade" a que recorro... e o estofador (mas isso é de tempos a tempos); a mecânica faço eu http://www.deephousepage.com/smilies/stupid.gif ALT=":[tolo]"> ; bate-chapa e pintura ponho na oficina do meu pai.
Adiante,
queixei-me que o relógio digital estava muito apagado e faltava luz no tablier.
Desmontaram o tablier e eis que um fio de "massa" estava quase desligado. "Pronto, soldei o fio e o relógio já está bom".
E o resultado foi o seguinte:
- o relógio digital e a luz do tablier ficaram bons;
- o tecto de abrir eléctrico passou a ter um vigor que nunca teve;
- o motor do limpa vidros tem uma velocidade que não me recordo de alguma vez ter tido;
- o indicador do nível do combustível está novamente certinho (depois de nestes últimos anos ficar "acima" do máx. qd atestava);
- o indicador da temperatura parece de um carro saído da fábrica: 4 mínutos para chegar ao início do nível normal e estabiliza aí, ande depressa ou devagar.


http://www.deephousepage.com/smilies/clap.gif ALT=":[oba]"> http://www.deephousepage.com/smilies/clap.gif ALT=":[oba]"> http://www.deephousepage.com/smilies/clap.gif ALT=":[oba]">

E eu a pensar que:
- os motores do tecto de abrir e do limpa vidros estão cansados; "qualquer dia tenho que pôr novos";
- o ponteiro do nível de combustível deve estar nas últimas; só ao fim de 100 km é que vai ao sítio;
- tenho que fazer MAIS uma limpeza ao circuito de refrigeração e se calhar mudar o termóstato, porque o ponteiro andava muito incerto e com tendência para subir.

E afinal, tudo não passava de um fio de massa mal ligado http://e4u.consoleradar.com/fingers/fing22.gif ALT=":[yeah2]">

Desta minha prosa fica só um conselho: atenção à parte eléctricahttp://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

nunoturbo

prelude guy:

Quote:
Ando com umas certas dúvidas no que diz respeito á boa condutibilidade dos cabos de massa (- negativo) do meu carro.


DDUUUHHHHHHHHHhttp://www.deephousepage.com/smilies/tongueout.gif ALT=":[tongue]"> http://www.deephousepage.com/smilies/rofl5.gif ALT=":[rotfl]">  

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Sócio Fundador n.º3

prelude guy

Quote:
DDUUUHHHHHHHHHhttp://www.deephousepage.com/smilies/tongueout.gif ALT=":[tongue]">  http://www.deephousepage.com/smilies/rofl5.gif ALT=":[rotfl]">


http://users.telenet.be/eforum/emoticons4u/mad/763.gif ALT=":[mad]">

Oh men, o que eu quis dizer foi que esse assunto, aqui na área técnica, interessa a todos em geral e não apenas a quem tem Datsun 1200 http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

nunoturbo

Saberás no entanto, que alguns modelos têm caprichos em concreto...http://www.deephousepage.com/smilies/gap.gif ALT=":[upss]">  

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