Dimensões de jantes - Qual a vantagem?

Iniciado por Tumulus, 08 de Março de 2005, 06:35

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Tumulus

Boas, coloco aqui este tópico, para tentar esclarecer uma dúvida:

no meio de tantas conversas sobre jantes 12, 13, 14, etc, qual é a vantagem/desvantagem de alteração de medidas de jantes? http://www.deephousepage.com/smilies/conf40.gif ALT=":[huu]">

mais concretamente, e dando um exemplo comum - os Datsun 1200 de Troféu andavam com jantes 12, e para 2005 mudaram para jante 13.

Obrigatoriamente mantendo o tamanho total da roda, aumentaram a largura e a altura das jantes, aumentaram a largura dos pneus e reduziram a altura do perfil do pneu.
Certo... E daí? Isto eu entendo, mas alguém pode traduzir para exemplos reais?
http://www.deephousepage.com/smilies/leseratte.gif ALT=":[aprende]">

Curva melhor?
aumenta a tracção?
e se fosse para jante 14? era ainda melhor? http://www.deephousepage.com/smilies/conf44.gif ALT=":[nsei]">
é apenas porque será mais dificil encontrar pneus para jante 12?

para ajuda aos menos entendidos a perceber as medidas dos pneumáticos, encontrei este site: http://carsale.uol.com.br/servicos/manutencao13.shtml" target="top">carsale.uol.com.br-manutencao http://www.deephousepage.com/smilies/deal.gif ALT=":[deal]">  http://www.deephousepage.com/smilies/leseratte.gif ALT=":[aprende]">

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http://www.deephousepage.com/smilies/driving.gif" style="border:0;"/>  http://www.deephousepage.com/smilies/daz.gif" style="border:0;"/>


PedroXXL

A mudança de medidas de pneumáticos do troféu Datsun 1200 prendeu-se, sobretudo, com a escassês de pneus em stock na medida 155 SR 12 por parte da Continental-Mabor.
Por questões de logística, a Organização viu-se obrigada a mudar o regulamento. Ora, isso até nem foi mau de todo para a Megre Motorsport/Clube Aventura... Passaram a ser fornecedores exclusivos de jantes tipo minilite da marca Performance para o troféu.

Quanto a exemplos reais:

A largura do pneu passou de 155mm para 165mm. Isto significou um aumento de 6,5% de contacto com o solo, que se traduz em maior aderencia e consequente aumento de tracção (aplicavel apenas em condições de piso normais). Por outro lado, o atrito também aumenta. Isto para alem de provocar um aumento de esforço nos componentes mecanicos directamente ligados (direcção, suspensão, diferenciais, etc.)

O diametro da jante passou de 12" para 13". Por sua vez, o perfil do pneu passou de (155mm*80%) 124mm para (165mm*65%) 107mm. Fazendo as contas: Perimetro=2*PI(3,14)*raio(metade do diametro total)
Assim, temos para o caso com jante 12 um perimetro de aprox. 1,71m e para o caso com jante 13 um perimetro de 1,73m. Significa que por cada volta completa que a roda efectua, o carro com a jante 13 avança mais 2 cms que o carro com jante 12, o que acaba por ser um valor desprezável.
Ora se aqui, os valores directamente proporcionais, como seriam a velocidade máxima e aceleração não são alterados por este factor.
O que poderá ter alterado, e aqui eu não tenho valores, é a diminuição da massa suspensa. Se assim for então ganhamos em aceleração e travagem, tudo devido à diminuição da inércia.

Como é lógico, todas estas contas são aproximadas e teóricas, pois requer uma verificação pormenorizada de um sem numero de variáveis que aqui não foram contempladas!

 

Pedro Leal


nunoturbo

Quote:
Significa que por cada volta completa que a roda efectua, o carro com a jante 13 avança mais 2 cms que o carro com jante 12, o que acaba por ser um valor desprezável.


Apesar das medidas parecerem de facto mínimas e de pouca influência na perfomance do carro, esta alteração nos carros de troféu permitiu diferenças na ordem dos 4 a 5 segundos por volta no Circuito de Braga, por ex., a velocidade de ponta é maior, a aderência em curva aumentou significativamente, bem como a capacidade de travagem. Como o 1200 é pouco potente, ficou "prejudicado" em termos de recuperações e em zonas mais lentas.

A alteração de jante 12" para jante 13" deveu-se unica e exclusivamente, segundo comunicado da organização, á falta de disponibilidade por parte da Continental em fabricar mais um lote de pneus, praticamente em exclusivo para o troféu Datsun, em Jante 12".

Assim, toda e qualquer alteração de medida de peneus, seja em largura seja em altura, bem como as respectivas jantes, deverá ser sempre acompanhada dos respectivos cálculos.

Por falar em cálculos... PedroXXL, tás de parabéns.... http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

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Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

carrizog60

o aumento de aderencia é uma das razoes que me levam a pensar em outras jantes para o mazda...
nao posso dizer que o carro é canhao mas os 155 mostram-se muito finos mesmo em 2ª ou em curvas em 3ª!(se é assim em seco, á chuva nao ando com ele!)
mas aumentar o pneu com as mesmas jantes(tambem finas por sinal)ficava mal além de nao ser muito aconselhavel...


Kaizen

#4
O meu Celica TA22 comporta-se melhor com as jantes e pneus de origem - 165/80 R13 - do que com medidas inventadas. O mesmo se aplica ao AE86 - 195760? R14" - já de si "bem calçado".


Relembrando um anúncio, acho que do Modelo/Continente, "eu ainda sou do tempo em que" os "aceleras" que tinham AE86 passavam das jantes originais 14" para as 13". Quanto maior o diâmetro da jante, mais velocidade máxima e menor aceleração e reaceleração!
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

carrizog60

tem logica a jante pequena mas o pneu estreito é que me lixa as contashttp://www.deephousepage.com/smilies/gap.gif ALT=":[upss]">
quero continuar com 13 mas mais largo.http://e4u.consoleradar.com/happy/073.gif ALT=":[nuno]">  


MazdaMan Toninho

O 808 fica bem com 175/70/13. Mas não vai passar "limpo" na IPO.
Um "bom" 155 tem aderência suficiente para o carro.
Aderência não é só largura de pneus. Vejam o que está acontecendo na F1: pneus mais estreitos, com rasgos e..........mais aderência. Entram aqui muitos outros factores.


Tumulus

Era mesmo isto que eu queria... esplicações técnicas pormenorizadas e opiniões diversas http://www.deephousepage.com/smilies/clap.gif ALT=":[oba]">

Thanks, XXL, também ja tinha feito alguns cálculos, mas é sempre bom ler opiniões. http://www.deephousepage.com/smilies/biggthumpup.gif ALT=":[boleia]">

Acho que faltava este tópico para o pessoal se exprimir, e desvanecer algumas ideias erradas.

Nunoturbo, os Datsun 1200 de troféu melhoraram os tempos, mas não foi so por causa das jantes, acho que as novas suspensões têm mais culpa nessa parte http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)">

Concordo plenamente com o Mazdaman, maior largura de pneu nao significa que será melhor, depende muito do carro, da superficie, da qualidade do pneu, etc, etc...

Mas o que eu queria esclarecer aqui é mesmo as jantes em si, e não os pneus, pois isso é outro mundo muito complexo... http://www.deephousepage.com/smilies/whistle.gif ALT=":assobio]">

Neste caso, interessam-me esses pormenores que referiram, como "jante maior = maior velocidade de ponta" ,  e "jante menor = melhor aceleração".

"Amandem-me" com pormenores técnicos que eu gosto! http://www.deephousepage.com/smilies/fun_84.gif ALT=":[fun]">  

http://www.deephousepage.com/smilies/driving.gif" style="border:0;"/>  http://www.deephousepage.com/smilies/daz.gif" style="border:0;"/>


Kaizen

Básicamente é isso. Para o teu carro, e se procuras melhor dinâmica, a jante original alargada é mais que suficiente http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)">

  Se não o vais usar perto dos limites, tal como está com bons pneus safa-se bem.

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V Encontro Informal AJA Norte - A combinar em Março.

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

nunoturbo

Tumulus

Se tem uma jante 13" com um pneu 70 de altura, e trocas por uma jante 14" com pneu 65, as coisas ficam praticamente na mesma...

Capice?

A jante não é tudo, o que conta mesmo é o binómio jante e pneu.

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Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

GASOVER

Para além de tudo o que se possa obter com a alteração do perimetro da jante ( o que corresponde a uma alteração no rapport de diferencial ),acho que o fundamental quando se procura aderencia e não só "estetica" e a qualidade da borracha empregue.Já tive a infeliz situação em que passei de 145/70/13 para 165/65/13 e fiquei com a direcção mais leve.Isto diz-nos alguma coisa ...


Kaizen

O meu AE86 estava quase inguiável a qualquer velocidade com os pneus "Ecológicos XPTO". Os amortecedores estão acabados, principalmente á frente, a segurança era inexistente.


  Hoje continuo sem amortecedores, mas o carro está calçado com uns bons pneus na medida de origem e o carro ficou muito, mas mesmo muito melhor em todos os aspectos inerentes á condução.

  São uns Riken, iguais aos BFGoodrich e Michelin qualquer coisa. È tudo Michelin.

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http://p086.ezboard.com/famigosdosjaponesesantigosfrm10.showMessage?topicID=334.topic" target="top">V Encontro Informal AJA Norte - Cais de Gaia 3 de Abril.

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

lcardeta

Quote:
São uns Riken, iguais aos BFGoodrich e Michelin qualquer coisa. È tudo Michelin.


A Riken também pertence á Michelin ? Boa , não sabia . E termos de preços , são acessiveis ?

Os carros antigos são feitos para durar .


Kaizen

Sei que eram qualquer coisa mais baratos que o mesmo modelo na Michelin, em relação aos BFGoodrich o preço era o mesmo mas havia diferença... como é que hei-de explicar... http://www.deephousepage.com/smilies/scratchchin.gif ALT=":pensador]">  um deles (Os Riken ou os BF) entre a lateral do pneu e o piso formavam um angulo de 90º e o outro era mais curvo. Optou-se por um deles, neste caso pelos Riken, por se adeuqar melhor ao AE86.


  Para que não restem duvidas, nas 3 marcas estamos a falar do memso pneu/borracha/piso. Os Michelin Made in France, os BF Goodrich não sei e os Riken fruto de um acordo com um país asiático.

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Rui Coelho
Associado AJA Nº1

carrizog60

netse assunto vou mandar alargar as minhas, tendo duvidas no tamanho a meter.
nao sei ao certo o tamanho das jantes de origem mas pretendo ficar com 155 á frente e 175  trás.
logo os alargamentos na jante serao diferentes tanto que as de trás poderao ainda levar um espaçador para ficarem mais á face.
agora que ando convencido a nao meter jantes especiais só falta descobrir mais um tampao igual ao que tenho ou entao arranjar 4 diferentes mas do genero.assim quem souber de uns...http://skins.hotbar.com/skins/mailskins/em/080402/080402call_prv.gif ALT=":[Kolmi]">

quanto a dimensoes de jantes o que sughttp://e4u.consoleradar.com/crazy/485.gif ALT=":[todoouvidos]"> erem?