Esmaltagem de colectores de escape

Iniciado por ROGER MORGAN, 19 de Fevereiro de 2004, 19:34

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FilipeAE86nr1

se a esmaltagem mantivesse a temperatura do colector alta, até seria uma coisa mto positiva...é pratica comum enrolar os colectores de competição com uma fita tipo "amianto" ou com um tratamento ceramico para manter a temperatura do colector elevada....isto é suposto propiciar menos perdas de potência do motor....quanto a causar probs na cabeça de aluminio?!http://www.deephousepage.com/smilies/stupid.gif ALT=":[tolo]">   então e o bloco em ferro fundido, deve atinjir umas temperaruras bem interessantes....não é isso que causa fissuras na cabeça....penso eu de que.http://www.deephousepage.com/smilies/leseratte.gif ALT=":[aprende]">  

http://www.geocities.com/filipeae86//index.html" target="top">http://filipeae86.no.sapo.pt/gif4web.gif"/>

Edited by: http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=filipeae86nr1>FilipeAE86nr1 at: 20/2/04 11:19

Woody PT

Bem, e por acaso fiquei a pensar no tema e recordei-me que era usado antigamente em louça.
Até tenho ainda uma cafeteira revestida a esmalte, logo não será tão mau condutor térmico como isso.


No meu caso não será um antigo nem clássico, mas um carro de 86 que será (assim que estiver pronto) para sair ao fim de semana e, sempre que possível, para uma pista, onde será "massacrado".
Eu sei que tenho fiabilidade para isso, de maneira que penso sempre muito antes de qualquer alteração de forma a não colocar em risco essa fiabilidade (nem que seja a custo de alguma perfomance).

Nunca gostei da idéia da fita de amianto pra reduzir a temperatura no compartimento do motor justamente por isso - acho que sobrecarrega a cabeça (por pouco que seja).




Já agora, um aparte:
Quote:
... alguns carros que nos anos 20 e 30 tinham cabeça de aluminio, com turbo compressor...

Nessa altura seria Turbo compressor ou compressor volumetrico? http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)">  


JoaoGoncalves

A ideia dessa fita de amianto no colector de escape tem 2motivos de acontecer (menor temperatura para o exterior do colector e maior no interior). De facto, teoricamente quanto maior for a temperatura dentro do colector de escape (e por acrescento no escape completo) mais performance o carro ficará. O colector de escape mais quente irá também aquecer os gases dentro deste tornando-os menos densos logo, com melhor capacidade de escoamento destes. É um processo complementar às alterações nos colectores de escape. Quanto maior for a potência do carro mais performance se "arranca" neste processo. Agora isto era (e é) feito na competição e as cabeças são feitas para aguentar esses "tratamentos"... no entanto a competição estoira muito motor. Verifica bem as temperaturas a que a tua cabeça foi testada e depois logo decides!!!!
Abraços


Woody PT

Assim já estou mais de acordo http://www.ezboard.com/images/emoticons/smile.gif ALT=":)">

Aliás, tem outra razão, reduzir a temperatura dentro do compartimento do motor (por consequencia, dos fluidos e do ar admitido).


Mas aproveito para colocar outra dúvida:
Sem querer contestar o que foi dito e já é feito pelos profissionais, não consigo ainda entender como os gases mais quentes se escoam melhor.
Se se tornam menos densos, a mesma massa vai ocupar um maior volume.
Como o volume está limitado pelo escape, a minha conclusão é que se torna mais dificil faze-lo sair (temos que escoar um maior volume pelas mesmas condutas).

Ou, por oposição, o intercooler é utilizado para se colocar, no mesmo espaço de tempo, uma maior massa de ar no interior do motor.
Isto é feito arrefecendo o ar de forma a que a mesma massa ocupe um menor volume (maior densidade).
Parece-me um contrasenso fazer o oposto do outro lado.

Mas lá está, a minha lógica leva-me a pensar assim, mas a pratica efectivamente demonstra-me o contrario.
Só gostaria de saber o porquê http://www.deephousepage.com/smilies/scratchchin.gif ALT=":pensador]">  


MazdaMan Toninho

Woody

O intercooler é na admissão. Aí, quando mais frio estiver o ar, menor a aus densidade e portanto consegue-se compactar mais ar pelo compressor para a admissão. Mais ar na admissão e ar mais frio = a mais potência.

No escape acontece o contrário. Mais quente= mais rendimento.

è tudo um aquestão daquilo a que se chama Delta T, ou seja diferencial de temperatura entre admissão e escape.

Nas provas de alto rendimento de Consumo de combústivel realizadas pela SHELL em quase todo o mundo, é normal isolar com amianto a CABEÇA DO MOTOR, para não perder o calor.
Assim temos mais potência (portanto necessitamos de motores mais pequenos, para a utilização dada,logo menor consumo).
Paralelamente, reduzimos as perdas de calor que para ser recuperado, exige consumo de energia, que queremos evitar.

Com isto veio-me á lembrança que em 1980 eu e uns colegas construimos um veículo destes para os recordes da SHELL, tendo obtido o recorde de consumo do Canadá no ano de 1980, com um consumo de +/- 1 litro em 1000 kilómetros.

Quando aprender a a colocar fotos e scans neste forum logo coloca uma série de imagens deste evento e da máquina.


JoaoGoncalves

Olá!!!!
A explicação que vem a seguir é claramente mais técnica do que aparecerá em seguida mas... a densidade varia estando a matéria no estado gasoso, liquido e sólido (e dentro destes 3 estados). Imagina que tens dois liquidos diferentes (água e massa para um bolo;densidades diferentes não é?com a massa mais densa que a água). Agora imagina 2seringas exactamente iguais. Se puseres 0.6 Litros de água numa seringa e 0.5L de massa na outra e apertares ambas com a mesma força verificarás que... a água embora tenha maior volume(0.6L) escuou em menos tempo que a massa. Porquê??? Porque têm menor densidade logo escoa melhor. A densidade indica as ligações que existem na matéria, e quanto menor, melhor se adapta às curvas do escape e menor resistência faz a estas.
No meio desta explicação com culinária pelo meio e tudohttp://www.deephousepage.com/smilies/rofl5.gif ALT=":[rotfl]"> ... se não fui explicito avissem!!!
Woody: é bem visto maior densidade=mais volume só que esqueceste-te que o escape não é fechado assim, o próprio "alargamento" dos gases irá empurrá-los para o exterior facilitando a vida aos nossos belos carros.
Abraços


PS:1 litro para 1000Km: Já parece o meu Datsunhttp://www.deephousepage.com/smilies/tongueout.gif ALT=":[tongue]">  


ROGER MORGAN

Título muito apropriado.....

Ouvi dizer, nas escadas da caserna, que houve um tal AJA que mandou esmaltar o colector de escape e que está muito "caladito"....

Nem impressões nem nada. Será que ele também é da "secreta" ? ou seria segredo? http://www.deephousepage.com/smilies/listen2.gif ALT=":[segredo]">  

Old & Classic Car Fan


nunoturbo

Qem foi, quem foi?????????

Queremos fotos e impressões!!!!!!!!!!!!!!!



Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

SPDragon

Coitado do rapaz, ainda nem sequer lhes sentiu o cheiro http://www.deephousepage.com/smilies/whistle.gif ALT=":assobio]">

Só os vai ver no proximo fim-de-semana....http://www.deephousepage.com/smilies/clap.gif ALT=":[oba]">

Mas pelo q eu já vi ficaram ***** http://www.deephousepage.com/smilies/1luvu.gif ALT=":[love]">

PMarques http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

Pedro marques
Sócio AJA Nº 2

nunoturbo

Bem me parecia que o "visado" não aguentava ficar muito tempo calado...

Afinal "havia outra..." pessoa envolvida ......



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Sócio Fundador n.º3

ROGER MORGAN

Nem queiram saber quantos Ajas já estiveram envolvidos nessa obra de Sta Engrácia...http://www.deephousepage.com/smilies/banghead.gif ALT=":[burrodocara]">  


SPDragon

http://www.deephousepage.com/smilies/rofl5.gif ALT=":[rotfl]">

Eu por acaso tinha-lhe dito q ia este fim-de-semana passado, mas houve alteração de planos http://www.deephousepage.com/smilies/deal.gif ALT=":[deal]">

"Pensava ele q vinha com o colector bonitinho para Lisboa, para fazer pirraça"  http://www.ezboard.com/images/emoticons/tongue.gif ALT=":p">

PMarques

Pedro marques
Sócio AJA Nº 2

Maddatsun

Quote:
A ideia dessa fita de amianto no colector de escape tem 2motivos de acontecer (menor temperatura para o exterior do colector e maior no interior). De facto, teoricamente quanto maior for a temperatura dentro do colector de escape (e por acrescento no escape completo) mais performance o carro ficará. O colector de escape mais quente irá também aquecer os gases dentro deste tornando-os menos densos logo, com melhor capacidade de escoamento destes. É um processo complementar às alterações nos colectores de escape. Quanto maior for a potência do carro mais performance se "arranca" neste processo. Agora isto era (e é) feito na competição e as cabeças são feitas para aguentar esses "tratamentos"... no entanto a competição estoira muito motor. Verifica bem as temperaturas a que a tua cabeça foi testada e depois logo decides!!!!


Usando as tuas palavras...a ideia da fita de amianto envolta nos colectores de escape tem apenas uma finalidade...evitar perdas de energia, porque neste caso, calor significa energia e energia significa potência!

Mau seria envolver colectores em ferro fundido na fita térmica...aí sim que a cabeça do motor estalava de certeza. Agora num colector de inox que fica frio em 15 minutos...no problemo!!!

Da Drift Masta
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nunoturbo

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ROGER MORGAN

Bem eu tenho algumas dúvidas aqui nesta questão.

Por exemplo lembro-me e já vi colectores de escape, que teêm alhetas de arrefecimento no colector o que contraria esta tese e estou nomeadamente, a me lembrar por exemplo o 1750 C da Alfa Romeo dos anos 30's, altura em que ela era frequentadora dos circuitos mundiais.

Também já vi muito carro antigo com colectores em ferro fundido enrolados em fitas de material isolante do calor.

Eu por via das dúvidas vou só no embelezamento e já está http://www.deephousepage.com/smilies/whistle.gif ALT=":assobio]">