Potência especifica do AE86 + Curiosidade

Iniciado por Kaizen, 14 de Março de 2004, 19:38

Tópico anterior - Tópico seguinte

Kaizen

Ouço e leio com frequência que a potência do Corolla GT Twin Cam (AE86) é de 130cv.

Ao consultar algumas revistas de 1984 constatei que a potência anunciada é realmente de 130cv, no entando as brochuras da Salvador Caetano anunciam 124cv desde o inicio de comercialização!

Não sei qual é a potência correcta, mas talvez 130cv seja a potência no Japão, com a gasolina com vitamina C. Parece-me que na realidade mais 124 do que 130cv.

Outra curiosidade tem a ver com o facto deste Corolla aparecer primeiro nas páginas de competição automóvel em meados de 1984, e só mais tarde é que aparece a versão de turismo na revista! Caso para dizer: "Nascido para correr"! Se bem que este titulo tem direitos de autor: Starlet.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

PedroST78

Boas!
 
 A potência de cada carro (marca e modelo idêntico) é muito variável, devido a vários factores ! Se colocares o teu AE86 num banco de potência, vais concerteza ver k ele não tem 124 hp... talvez tenha um pouco mais http://www.deephousepage.com/smilies/devil10.gif ALT=":[devil]">  !
  Mas também tenho visto com frequência TwinCams de origem debitarem 126, 130 cv, depende...http://www.deephousepage.com/smilies/leseratte.gif ALT=":[aprende]">


 Agora um aparte... um AE86 Amarelo http://www.deephousepage.com/smilies/smashfreakB.gif ALT=":[toma]">  com autoblocante  com matr. AS, k está com anúncio nos Doidosporclássicos, conheces? Sabes alguma coisa acerca do carro? é de 84 e andou a correr...
 Um abraço!http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  


Kaizen

Pois andou... basta olhar para ele! Na nossa base de dados temos umaa sequência dessas matriculas.

   

http://www.50mb.net/~hiroko/drift/new86-3.GIF" style="border:0;"/> http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos" target="top">http://rviper.no.sapo.pt/Misc/01aja60.jpg" style="border:0;"/>http://www.50mb.net/~hiroko/drift/kp61.GIF" style="border:0;"/>

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Brunosantos

bastante interessante... http://www.deephousepage.com/smilies/scratchchin.gif ALT=":pensador]">
se puderes diz o n.º da revista, para ver se consigo arranjar, ou então tira umas fotos ás paginas e coloca-as aqui... ( sou um bocadito doente por essas coisas http://www.deephousepage.com/smilies/augen40.gif ALT=":[augen]">  )


SPDragon

No mesmo lote de 200 e tantas revista vêm lá o mesmo carro com 121cv http://www.deephousepage.com/smilies/gonnagetit.gif ALT=":[boutapanhar]">  ...vamos lá perceber isto http://www.deephousepage.com/smilies/stupid.gif ALT=":[tolo]">

PMarques

Pedro marques
Sócio AJA Nº 2

Kaizen

Estou á espera que o SPDragon faça um estudo sobre as 200 ou 300 revistas que tem para que depois de selecionadas se transformem em cópias ou busca por originais http://e4u.consoleradar.com/fam/fam24.gif ALT=":[hihih]">  

http://www.50mb.net/~hiroko/drift/new86-3.GIF" style="border:0;"/> http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos" target="top">http://rviper.no.sapo.pt/Misc/01aja60.jpg" style="border:0;"/>http://www.50mb.net/~hiroko/drift/kp61.GIF" style="border:0;"/>

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Nuno toyotista

no japão os carros também pagarão imposto segundo os cavalos? se calhar é por isso que declaram menos http://www.deephousepage.com/smilies/rofl5.gif ALT=":[rotfl]">  


FilipeAE86nr1

...eu tenho um teste de uma revista belga "l´automobile" de 1984 e vem de facto escrito que a potencia anunciada é de 124cv, mas a revista testou o carro no banco de ensaio e debitou 130cv. Também é verdade que a potência anunciada no japão é regra geral superior à europeia, isto deve-se aos calculos feitos com uma unidade de medida diferente da europeia, isto acaba por inchar um pouco as medidas de potencia...outra curiosidade....sabiam que o chassis 3 volumes do Ae86 é cerca de 20kg mais leve que o de 2 volumes, sem falar do incremento de rigidez?....apesar de não ser tão atraente, tem melhor potencial para competição, daí a razão de apenas terem sido comercializados na Bélgica e na Alemanha devido aos rallyes do grupo N....

http://www.geocities.com/filipeae86//index.html" target="top">http://filipeae86.no.sapo.pt/gif4web.gif"/>

Edited by: http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=filipeae86nr1>FilipeAE86nr1 at: 16/3/04 11:31

FilipeAE86nr1

olha...vou enviar para o mail do Aja as imgs do teste, acho é que faltam 2 paginas, mas já veio para as minhas mãos assim...

http://www.geocities.com/filipeae86//index.html" target="top">http://filipeae86.no.sapo.pt/gif4web.gif"/>


Kaizen

Exacto, por isso é que foram importados os Coupes para a competição.

  Isso de 1, 2, 3 , 4 e 5 volumes é para os europeus que os carros parecem uns mços de tabaco!

  Aqui fala-se em Sedan, Coupe, Station Wagon, Liftback e Hatchback http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  

http://www.50mb.net/~hiroko/drift/new86-3.GIF" style="border:0;"/> http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos" target="top">http://rviper.no.sapo.pt/Misc/01aja60.jpg" style="border:0;"/>http://www.50mb.net/~hiroko/drift/kp61.GIF" style="border:0;"/>

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Tumulus

para quem ainda não percebe estes códigos, qual é a diferença entre os Liftback e Hatchback ? http://www.deephousepage.com/smilies/conf40.gif ALT=":[huu]">  http://www.deephousepage.com/smilies/hidesbehindsofa.gif ALT=":[sofa]">
 

------------------
Esqueçam o viagra, arranjem um Datsun! http://www.deephousepage.com/smilies/driving.gif" style="border:0;"/>


Woody PT

Julgo que tem a ver com o formato da tampa da mala.

Pode abrir só mesmo a tampa (Hatchback) ou abrir a tampa e o vidro traseiro (liftback - a 3ª ou 5ª porta).

Mas não estou certo disso... http://www.ezboard.com/images/emoticons/frown.gif ALT=":(">  


Kaizen

#12
De uma forma genérica:

Sedan - qualquer carroçaria de 2 ou 4 portas com mala e tampa da mala sem vidro

Hatchback - quando a traseira do sedan foi cortada e o contorno da traseira a seguir ao tejadilho é abrupto.

Station Wagon - carrinha de 5 portas

Van - carrinha de 3 portas

Liftback -carroçaria de 3 ou 5 portas em que a tampa da mala tem vidro. Exemplo: o nosso AE86, Integra, Mazda MX-3

Coupé - carroçaria de 2 portas, com tejadilho mais inclinado, aros das portas mais curtos que no sedan e normalmente tem um bocadito de mala. Exemplo: Celica TA22, Corolla KE25/35, Mazda 818 Coupe.

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Kaizen

#13
Estive a pensar no caso dos Corolla GT Twin Cam nacionais e de facto é bastante caricato meterem no livrete "Coupe" quando o carro é um Liftback!

Estive a rever os modelos da época e de facto todos alinham pela diferença Coupe/Liftback sendo o nosso AE86 a excepção!
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Tumulus

http://www.deephousepage.com/smilies/scratchchin.gif ALT=":pensador]">   então posto isto, temos que:

sedan = 3 volumes (motor, habitáculo e traseira) = Datsun 1200 4portas

coupé = 2 volumes e meio (motor e habitáculo com traseira cortada) = Datsun 1200 coupé

station wagon = carrinhas

hatchback = 2 volumes (motor e habitáculo) = AE92, Sunny GT-iR, Civic Type-R ou mesmo o VTi

liftback = toyota celica 2003

monovolumes = Datsun Urvan, Toyota Hiace

(corrigi a minha blasfémia... http://www.deephousepage.com/smilies/whistle.gif ALT=":assobio]"> )

 

Datsun Power! http://www.deephousepage.com/smilies/driving.gif" style="border:0;"/>

Edited by: http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=tumulus>Tumulus  http://wave.prohosting.com/tumulus/index_ficheiros/Portugal_flag.gif" BORDER=0> at: 17/3/04 23:21