Potência especifica do AE86 + Curiosidade

Iniciado por Kaizen, 14 de Março de 2004, 19:38

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MadAE86

Tirado do Site de Bill Sherwood, um apaixonante australiano de AE86's

" The AE-86 comes in two basic body shapes, the coupe and a two-door sedan shape"

"The 4AGE comes in many different types, but in the RWD version they usually come as a MAP (Manifold Absolute Pressure) sensor type and so make 130ps, which is ~128hp, or ~96kw. Some countries has the version that uses an AFM (Air Flow Meter, again, see my Stock 4AGE page for details) that makes only about 117hp, 119ps, or 86kw."


Quote:
Por aí não vais lá!
É que a diferença entre as medidas DIN e SAE é maior do que isso!
Nunca daria uma diferença de 6 cv!
A titulo de exemplo, o meu Alfa tem 118 em medidas DIN e 130 em SAE!



One SAE/British Horsepower is 746 watts/0.746 kilowatts.

One DIN/JIS HP/PS is 735.5 watts.

1 DIN/JIS hp = 0.986 SAE/British hp

Pelos vistos a diferença ainda é menor!!!

assim sendo 130 JIS medida japonesa, são 128 SAE hp Britanicos

Vê lá as tuas contas!!!

Abraço

http://madae86.no.sapo.pt/imagens/bannertwincam16.jpg"/>

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=madae86>MadAE86  http://64.14.193.106/a54538_thumb.jpg" BORDER=0> at: 4/1/05 19:57

ThE CrOw CsC

Bem, quanto às carrocarias... Estou com o Woody. Sendo Toyota (Japonês), as estratégias de marketing lideravam... Tanto que o AE86 É um liftback puro, mas como Coupé se aplica a carros com um bom músculo (Leia-se motor) esta última imperou, em vez do Liftbak...

Muito gostam de chamar Twin Cam ao AE86. Sim, é Twin Cam, mas antes disso é AE86, ainda antes é Corolla. É tal e qual a barbaridade dos V-Tec. "Vou buscar um Honda.""Ena, porreiro. E já sabes qual?""Já. O V-Tec!" V-Tec NÃO É MODELO. É apenas um sistema...

RViper, tens bom remédio. Vais a um banco de ensaios. Em PM dos Toyotistas digo-te mais. Mas aposto nos 124, a não ser que tenhas deixado uns saltar pelo caminho... http://www.deephousepage.com/smilies/smashfreakB.gif ALT=":[toma]">  


Corolla TE71

Em relação aos liftback e coupe, eu acho que adiferença não è só na mala mas começa a partir do pilar central do veiculo! No caso do TE71 è assim!! Julgo que o coupe tem essa designação por ter a carroceria desportiva "pura e dura", enquanto que os liftback são desportivos derivados de carros de turismo, onde a porta traseira conta realmente como acesso ao abitáculo!!!  O meu TE71 è o liftback, e no livrete vem mesmo designado como corolla gt 1600 dohc liftback!! Vejam as diferenças de carroceria......http://www.geocities.com/colosseum/4883/crwd.html" target="top">www.geocities.com/colosseum/4883/crwd.htmlhttp://www.deephousepage.com/smilies/conf40.gif ALT=":[huu]">  ......acho que ainda vai provocar mais dúvidas!!http://www.deephousepage.com/smilies/leseratte.gif ALT=":[aprende]">       ( se não abrir as pics façam refresh que elas aparecem)

TE71 POWERSLIDER

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sócio AJA 33

ThE CrOw CsC

Quanto aos veículos que falaram aí (106, saxo, clio) esses entram numa nova categoria que é a citadina - Carros pequenos, com consumos moderados, e motores de pequena cilindrada, apenas para uso citadino. Nada de grandes viagens, ou muitos kms/mês. É claro que depois temos os complicados de meter. 106 XSi, Saxo Cup, ou Clio Sport...


Ou seja, coupés (Ta-22), liftbacks (Ae86), SW (Avensis SW), Monovolume (Hiace), citadinos (Yaris). Esqueci-me de algo?

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Corolla TE71

A hiace não è monovolume, è uma van (veiculo comercial)! O monovolume da toyota chama-s PREVIA!!!http://www.deephousepage.com/smilies/gonnagetit.gif ALT=":[boutapanhar]">  

TE71 POWERSLIDER

sócio AJA 33

Kaizen

#35
Há um facto mencionado pelo MadAE86 (julgo) que está pleno de fundamento e vai ao encontro das caracteristicas referidas pelo Woody. Um é sedan de 2p e o outro é Coupé. Faz sentido.

Na geração anterior existia o *E70 sedan de 2p, existia o *E71 Liftback e existia o TE75 que era o Coupé. O AE86 será, pela lógica, o sucessor do TE75 logo um Coupé.

Pelo menos eu cdava vez estou mais esclarecido que o nosso AE86 é um Liftback e que o com mala sem vidro é o verdadeiro coupé. Sobre a minha teoria escrita anteriormente, o LandCruiserBJ40 tem uma reportagem sobre os 1º´s "Twin Cam´s" a serem importados para Portugal. Na fotografia aparece o sedan 2p designado por Coupé!  :angel:
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Corolla TE71

Rui. mas também existe o TE71 coupe, e no link que pus o AE86 de 2 portas eles designam como coupe, e o que nós conhecemos como coupe eles chamam liftback!?http://www.deephousepage.com/smilies/conf44.gif ALT=":[nsei]">    Não poderá acontecer as designações mudarem consuante os mercados a que se destinam os veiculos?

TE71 POWERSLIDER

sócio AJA 33

Kaizen

#37
Peço desculpa porque em cima referi um código errado e que o Miguel aka CorollaTE71 referiu e bem que o Corolla Coupé da 4ª geração é TE72 e não TE75 como referi. Sempre a aprender.

Pois bem, uma coisa que não me lembrei foi que, tal como se faz nos Celicas para se saber as caracteristicas originais do modelo, basta analisarmos os números e letras na identificação da chapado construtor.

Assim teremos qualquer coisa como AE86L - EM?...

A 2ª letra que estiver no lugar do ponto de interrogação vai definir se se trata de um Coupé, Sedan 2 portas ou Liftback.

Coupé = C
Sedan 2 portas = D
Liftback = L

Portanto, toca a irem verificar as chapas de identificação no motor e após isso saberemos quem é quem  :thumbsup
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

oceanson

Mas já agora, alguem daqui já viu um dyno de um ae86 marcar mais de 120 cvs? eu nunca vi
Já levei o meu carro por curiousidade ao banco, deu potencia norma 110 cvs, e tem colectores janspeed e filtro e mais umas mariquices, o melhor que já ouvi falar foi o do apardal e acho que tb nao chegava a 120 quanto mais 126, tá bem que os motores já tem uns anos, mas isso pode nao querer dizer nada porque no mesmo dia que eu fui tb estava lá um 4age completamente reconstruido que ainda deu menos que o meu.
Vou tirar as minhas dúvidas todas quando chegar a portugal e acabar de montar o motor que tenho sobresselente, levou quase tudo novo,até um piston eu comprei, faço a rodagem e depois vou ao banco verificar se realmente se o desgaste faz variar assim tanto a potencia.
Atenção que não me estou a queixar da potencia do motor, aliás é dos motores mais reactivos e divertidos que já conduzi,simplesmente acho que as potencias anunciadas são muito optimistas.
Em relação á designação, do ponto de vista formal concordo com o o Rviper é de facto um liftback, mas do ponto de vista emocional é um coupé, eu pelo menos sempre disse que tinha um coupé e olho para ele como tal

Paz!


FilipeAE86nr1

o Carro do DavIDracer do TPT num DynoDay, n me recordo onde...mas axo q era aquele unico q dava para 4x4http://www.deephousepage.com/smilies/deal.gif ALT=":[deal]"> ....bem, de qq forma recordo-me....121cv no motor...a roda n me lembro...e velocidade maxima teorica de 221km/h....

nós sabemos como estas coisas s pco fiaveis...até pq o Ae86 do David n era exemplo de um motor fantastico...era um pco preguiçoso...n me recordo se na altura ja tinha o escape completo da FenSport...mas creio q n....http://www.deephousepage.com/smilies/acclaim.gif ALT=":[acclaim]">  

http://filipeae86.no.sapo.pt/logo%204%20web.jpg" style="border:0;"/>http://www.geocities.com/wangan86beta" target="top">http://filipeae86.no.sapo.pt/wg86b.jpg"/>


Woody PT

O meu carro sempre ficou atrás de qualquer outro AE86 conhecido (excepto um branco, com cintos atrás que julgo que foi parar a Lisboa, em que subimos a VCI lado a lado estando ele em 3ª e eu em 4ª).

Quando a MasterTuning fez o Dyno Day (de borla, senão eu não estaria lá), num banco Maha novo, o meu carro acusou 124,4 CV @  6530 r.p.m. ao motor (87,7 á roda) e 142Nm@5980 r.p.m. http://www.ezboard.com/images/emoticons/smile.gif ALT=":)">

Isto no meu motor, espatifado como está (tive que lhe meter dois litros de oleo antes) e não chegando ao corte. Pouco depois das 6000 o gajo assustou-se e não continuou (acusou RPM máxima ás 7010 mas ainda tinha pra dar).


Jacsport

Viva,

quanto a números e bancos de potência acho que servem essencialmente para base de trabalho de afinação e nunca para demonstração de cavalos.

No essencial conta a prestação do carro em estrada, sendo para isso que ele foi projectado. Dos carros já referido tive contacto com dois deles.

O do Woody, ainda voluntarioso mas já algo cansado em baixas rotações, bem explorado pelo dono em todas as ocasiões - aquele "sonoro" e aquela volta em serpa ainda viajam algumas vezes no meu pensamento http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)">

O do DavidIDRacer parecia acabado de sair da fábrica, com uma vontade e garra muito saudáveis. http://www.ezboard.com/images/emoticons/smile.gif ALT=":)">

De certo que os 124 cvs obtidos pelo Toyota do Woody ficariam para trás num confronto directo com o do David, mesmo que este não chegasse às cifras do primeiro.

Como termo de comparação, um 1.4 turbo c/ 179.000 estando de origem (115cv) dá um aviamento jeitoso num Toyota c/ 156.000- comparativo amigável com um conhecido meu.

Mas o que importa é o espírito do carro, e aí são poucos os que realmente entendem a sua filosofia.

Um abraço,

Jacsport


Woody PT

Quote:
De certo que os 124 cvs obtidos pelo Toyota do Woody ficariam para trás num confronto directo com o do David, mesmo que este não chegasse às cifras do primeiro.

Não ficariam...
Ficaram mesmo e em mais que uma ocasião.

Tenho até uma filmagem em que praticamente que "nos primeiros 100 metros já levava 200 de avanço".
Não foi tanto mas em menos de 100 metros já lhe via a traseira.

Mas como hoje em dia interessam mais os números das máquinas do que o carro é capaz, eu fico todo satisfeito :D


Jacsport

Companheiro,

é esse o espírito http://www.deephousepage.com/smilies/headbang.gif ALT=":[faroia]">


Um abraço,

Jacsport


Kaizen

#44
Pois bem, chegou-se a consenso e contra factos não há teorias!  :green:

O nosso AE86 é sem duvida um C.

Isto é, a julgar pelo número da chapa do construtor do carro do TCtwin a tal letra que aparece é um C, daí Coupé.

Tiro duas conclusões para já:
1) Os primeiros anuncios/publicidade da SC estavam errados ao mostrar o sedan de 2 portas como sendo Coupé.

2) A Toyota segue filosofias diferentes entre o Celica e o Corolla. A configuração Coupé no Celica é a tampa da mala a abrir sem vidro.

:icon_arrow:
Rui Coelho
Associado AJA Nº1