Potência especifica do AE86 + Curiosidade

Iniciado por Kaizen, 14 de Março de 2004, 19:38

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Kaizen

#15
Creio que nos USA o AE86 com mala é designado por Coupe e o Liftback por Sprinter, será assim?

Se eu estiver correcto, é mais uma prova que distingue os Liftback´s dos verdadeiros Coupés.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

FilipeAE86nr1

...rviper...."not quite right...."
nos Eua, ambos os ae86 são denominados "corolla gts" ou "corolla sr5" de acordo com o motor e afins...de facto, eles chamam o 3 volumes de coupé e o 2 volumes de liftback,. mas há uma razãO para isso, é que os donos dos ae86 de 3 volumes têm a noção que o 3 volumes não é tão atraente...então valem-se de argumentos para validar o ego, para tal usam denominações como Coupé só porque soa melhor! e isto é veridico....
....eu tenho os catálogos da época, ambos os modelos vem denominados como coupés, o 2door coupé (3 volumes) e o 3 door coupé, o 2 volumes, a 3ª porta será a mala (hatch)....

http://www.geocities.com/filipeae86//index.html" target="top">http://filipeae86.no.sapo.pt/gif4web.gif"/>


Woody PT

E disso não tenho dúvida:
O nosso é um coupé.

É uma designação bastante anterior ao AE86 (atrevo-me a dizer, anterior á entrada da Toyota na Europa).
Os nomes que lhes dão são outra coisa. Se lhe chamarem bife com batatas fritas, não é por isso que um ovo a cavalo lhe fica bem http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)">


A designação "coupé" tem a ver com o perfil do carro, nada mais. O três volumes poderá eventualmente também ser considerado coupé (a mala é bastante curta), mas ao lado do dois volumes e meio (não o acho um dois volumes), acaba por ser um sedan.

As designações "hatchback" e afins já são americanices. Os janponeses, na sua relativamente recente cultura automovel (pelo menos nas línguas/designações ocidentais) acabaram por misturar tudo.
Se os gajos lhes dão o nome, estará correcto, mas pelos padrões que existiam (actualmente cada fabricante dá o nome que acha que vende mais), dificilmente estará correcto.



Um exemplo algo distante:
Antes existiam as categorias Turismo e grande Turismo, o que dava origem ás siglas T e GT.
Como a sigla GT até vendia, quase todos os carros europeus passaram a "chamar-se" GT.
Como isso já não indicava rigorosamente nada, pelo menos a Renault (e alguns italianos) começou a distinguir com GTS, de "special"
Entretanto veio a injecção, que colocava um "i" em todos os modelos com essa motorização (á semelhança do "D" nos diesel).
Actualmente, a sigla GTI apenas serve como argumento de marketing (uma vez que todos os motores são a injecção), ao ponto de já existirem modelos "GTI TDI" (reparem na redundancia do "i", se lermos as siglas por extenso, pelo seu significado, o resultado nem faz sentido).

Reparem, p.ex., que os nossos AE86 são denominados apenas como "GT" e não "GTI", apesar de serem de injecção (e dos primeiros multiponto, por sinal).
A meu ver, isto porque a sigla "GTI" não tinha qualquer impacto ainda, na altura pouco ou nada significava junto do mercado.
Tanto que o seguinte (EE92? o FWD) exactamente com o mesmo motor já era conhecido como o "corolla GTI"



Da mesma forma que "Coupé" adquiriu status de desportivo, perfomante. Logo as marcas passaram a chamar coupé a qualquer carro menos comprido, apenas como argumento de marketing.


Esta é a minha leitura, claro. Continuo a achar que o COAE86 é um Coupé,, pelo seu perfil, não pelo nome que lhe deram.


Kaizen

#18
Woody, concordo contigo.

No entanto, para mim o nosso AE86 é um Liftback e não um Coupé. Para isto baseio-me em todos os modelos Toyota, em particular o Celica.

Se puderes dá uma vista de olhos á Galeria de modelos e vê a diferença entre o Celica TA22 (Coupe igual ao meu) e o Celica RA28 Liftback e as suas semelhanças com o AE86

Apesar de eu estar a defender o meu ponto de vista com o nome Liftback, estou a dar-vos razão nas vossas analises que são pertinentes.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Woody PT

Lá está.

O problema é que a Toyota mistura as várias nomenclaturas e nós ainda mais ao olharmos para os nomes de outro países.


Se achares que um português chamado Ricardo se deva chamar Richard nos EUA, tudo bem.


Pessoalmente, não tirando valor aos Japoneses, continuo a seguir as designações usadas na Europa e que sempre usei.

No que me diz respeito, o meu carro foi "baptizado" como Coupé e é o que está no livrete.
No que diz respeito á configuração da carroçaria, sigo a que sempre segui (muito antes de usar a net e/ou de conhecer a designação sejaoqueforback), é um Coupé de três portas (ou um três volumes de três portas, se quiser ser purista e falar em português).

Mas a globalização já nos dá direito de chamarmos o que quisermos, desde que haja pelo menos outro que faça o mesmo.
(já falamos também sobre o nome, tu queres chama-lo de Levin e para mim não deixa de ser um Corolla)


PedroXXL

Pois mas o AE86 não é um 3 volumes...´
É um 2 volumes e meio de 3 portas.

Pedro Leal


Woody PT

Há duas versões:

Três portas:
http://www.club4ag.com/PHOTOS/contributions/EFG/ec3.jpg" style="border:0;"/>

E duas portas:

http://www.club4ag.com/PHOTOS/contributions/LMNO/My_AE86_4AGZE_b.jpg" style="border:0;"/>

http://www.club4ag.com/PHOTOS/contributions/HIJK/Jens_AE86_2a.jpg" style="border:0;"/>

Este até é português:
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Kaizen

#22
Ora cá vou novamente lançar a confusão e tentar chegar a uma conclusão.

Agora já tenho poucas duvidas que os nossos AE86 são Liftbacks e não Coupés como a SC publicitou ao longo dos anos. As razões são as seguintes:

Este tipo de carroçaria sempre foi considerada como Liftback pela Toyota nos restantes modelos e em todas as suas gerações, portanto... porque é que haveria de mudar no caso do AE86?

A minha terio diz que o facto de nos livretes estar escrito "Coupé" tem que ver com o facto das primeiras unidades importadas em 1983 serem Coupés e não Liftbacks, por exemplo, temos o carro com que o Jorge Ortigão correu em 1984. Tal como acontece em outros modelos, aqui no AJA constatamos que nem sempre a Salvador Caetano ou DGV mudavam as caracteristicas da ficha de homologação e designam os carros pela primeira ficha de homologação. O caso mais complicado até tem sido com os Corollas KE25 SL e SR.

 
Conclusão: É complicado estar a contrariar e inverter aquilo que foi uma verdade durante mais de 20 anos, mas... os nossos são Liftbacks e os com mala são, tal como os outros Toyotas, Coupés.

Não fazendo disto uma verdade absoluta, venham daí mais opiniões para ver se conseguimos realmente chegar a uma conclusão.  :thumbsup
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

apardal

Não quero ser desmancha prazeres, mas tenho ideia que não se vai chegar a lado nenhum!

http://www.ezboard.com/images/emoticons/tongue.gif ALT=":p">

Cumps

André Pardal
Peugeot 306 Dturbo '98
Toyota Corolla GT Coupe '87


nunoturbo

http://www.deephousepage.com/smilies/rofl5.gif ALT=":[rotfl]">  

Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...
 

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

MadAE86

Meus amigos, chamem-lhe o que vcs quiserem, coupes ou liftback.... Mas querem mais!!!

Aqui no porto o nome mais comun para o AE86 é "twincam", toda a gente o conhece assim, excepto os verdadeiros amantes (ou seja nós), que lhe chamamos AE86...

Eu simplesmente vou colar na traseira um tocolante a dizer AE86, só para lançar a confusão!!!

Quanto ao motor os 130cv é em medida japonesa - SAE
Em portugal são 124cv medida - DIN - Salvador Caetano

Mas a verdadeira medida é 91kw - 123,76hp

Se forem ao site da Fensport vem lá com 122cv...

E eu prefiro dizer que tem perto de 120cv

Abraços

http://madae86.no.sapo.pt/imagens/bannertwincam16.jpg"/>


Fast Peter

Por cá também há muito boa gente a dizer que são os Toyota TwinCam...  http://www.deephousepage.com/smilies/scratchchin.gif ALT=":pensador]">

 

http://uploads.clix.pt:8080/fotos/data/imagens/2545339/40C4F0BF177F75759B7D17C33A4BA77D17C3.jpg"/>


Kaizen

#27
Acho que em todo o lado são conhecidos assim. A razão é o autocolante na tampa da mala.

Não me esqueço do primeiro contacto com um utilizador que dizia ter um Toyota GT, no 2º e-mail já era um Corolla GT e só no 3º é que cheguei à conclusão que era um Corolla GT Twin Cam, portanto a troca ou os diferentes nomes que se dá ao carro até são normais!

O último que ouvi foi: Tú níng Cam  :lol

Não é uma situação especifica deste modelo, basta recuar 2 gerações e a confusão que é chamarem os Coupés de "SL" e "SR".


Nomes á parte, tentemos encontrar alguns factos que nos digam quem são os Coupés e se existem Coupés de 3p ou se serão mesmo Liftbacks!
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Carlos Vaz 75

Quote:
Quanto ao motor os 130cv é em medida japonesa - SAE
Em portugal são 124cv medida - DIN - Salvador Caetano


Por aí não vais lá!
É que a diferença entre as medidas DIN e SAE é maior do que isso!
Nunca daria uma diferença de 6 cv!
A titulo de exemplo, o meu Alfa tem 118 em medidas DIN e 130 em SAE!

Boas curvas
Carlos Vaz

Boas curvas
Carlos Vaz


jcsantos

Eu acho que a designação das carroçarias é tudo uma questão de markting.

Por exemplo o Nissan Silvia S12 existiu em versão de 2 portas e versão de 3 portas, mas em ambos os casos, a designação era Coupe.
A diferença é que um era Coupe de 2 portas (3 volumes) e o outro era Coupe de 3 portas (2 volumes e meio).

Isto acontecia porque a Nissan não tem nenhum modelo que use a designação Liftback.

Outra situação um Primera de 5 portas é conhecido por Primera Hatchback, enquanto que um Avensis 5 portas é conhecido como Avensis Liftback. Mas o tipo de carroçaria é idêntico.

Analisando as designações que a Toyota atribui às suas carroçarias, concordo com o Rviper.
O AE86 de 2 portas é um Coupe, o AE86 de 3 portas é um Liftback.
 

João
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1991 Nissan 100 NX 2.0 GTI
2005 Nissan Almera 1.5 dCi Sport
2008 Nissan Qashqai 2.0 dCi Tekna 4x4