Dúvidas - Corolla E2 - KE20, KE25 e KE26

Iniciado por duke900, 26 de Janeiro de 2005, 19:42

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duke900

Tenho um problema, corolla KE25 SR 74 o meu carro originalmente tinha opticas seladas, mas as que agora se encontram montadas são umas lucas 700 european, como percebo pouco de electricidade auto, acho que têm dois reles? que não existem no carro originalmente,(confirmado em outro carro igual com as opticas originais "carro do jonas1200"), as lâmpadas são H4 100/80W, queria saber se é preciso algum tipo de alteração, porque adquiri opticas iguais as originais ou seja seladas de 12V 60/50W, será preciso remover os reles?

Se for preciso tiro fotos mais precisas, esta era a unica que tinha.

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_3075_10.jpg" style="border:0;"/>
 

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=duke900>duke900 at: 26/1/05 14:00

prelude guy

Duke,
eu também sou um "tanso" em electricidade automóvel, mas sempre te digo o que me fizeram no Prelude há uns tempos.
Desde que tenho o carro (há 9 anos) que sempre deu muito pouca luz, especialmente nos médios, quase não se viahttp://www.deephousepage.com/smilies/Disappointed_anim.gif ALT=":[tristez]"> .
Fui a um electricista e o que ele fez foi: aplicar os tais relés e agora em vez da corrente vir do interrupetor para as lâmpadas "vem" da bateria (foi assim que percebi). Resultado: fiquei com uma visão nocturna fantástica  http://www.deephousepage.com/smilies/clap.gif ALT=":[oba]"> http://www.deephousepage.com/smilies/clap.gif ALT=":[oba]"> .
Teorias sobre o espelho da caixa dos faróis, sobre a potencia ou idade das lâmpadas, etc. não passavam disso mesmo: teorias.
Perguntei: as lâmpadas são as mesmas? São pois, mas agora se quiseres pôr umas mais potentes o sistema já está adaptado para isso.
Portanto, concluo pela negativa: se já tens os relés porque tinhas lâmpadas mais fortes, não há problema voltar a por as originais; pelo contrário: é melhor assim.
http://www.deephousepage.com/smilies/scratchchin.gif ALT=":pensador]">
 

Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

duke900

Bem, obrigado pela tua ajuda mas tenho medo de ligar as opticas seladas e queima-las logo.http://www.deephousepage.com/smilies/banghead.gif ALT=":[burrodocara]">

Procura-se um entendido na materia não vá eu para o electricista e ele começar a dizer que precisa disto daquilo daquelotro etc...,, como sou nabo no assunto o que ele disser e chinês.http://www.deephousepage.com/smilies/deal.gif ALT=":[deal]">  


BigJap

Jorge, posso adiantar-te que o anterior dono fez essa salterações por causa da luz ser bastante fraca...

Cheguei a mencionar-te isso quando viste buscar o carro e deixei-te ao corrente das coisas que não estavam originais no carro, os faróis era uma delas...

Se quiseres que te dê o contacto do anterior dono para colocar eventuais dúvidas, diz. http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">



Abração

PS: Não era melhor continuar com as questões no tópico relativo ao projecto do teu carro? http://www.ezboard.com/images/emoticons/smile.gif ALT=":)">

 


prelude guy

Não tou a ver qual é o problema. O carro dava pouca luz, tal como o meu, e foi feita a adaptação. Por via das dúvidas, vai a um electricista. Se ele não te disser "Ah isso é só trocar de lâmpadas", então desconfia http://www.ezboard.com/images/emoticons/glasses.gif ALT="8)"> .
Não vejo em que é que se piore a originalidade do carro em melhorar o fraco sistema eléctrico que traz de origem...mas enfimhttp://www.deephousepage.com/smilies/conf44.gif ALT=":[nsei]">  

Toyota Celica 1973 vs. Honda Prelude 1982
Luís Duarte (Associado AJA #25)

Woody PT

Um relé não passa de um interruptor comandado.

Ou seja, em vez de passar a corrente toda pelo comutador lá dentro, este apenas actua o relé e a corrente que vai passar pelos farois passa por ele.

Vantagens:

Menos corrente a ir pra dentro do habitaculo, cabos mais curtos - menos perdas.

Menos corrente a passar pelo comutador original - Inexistencia de arco (faísca), muito menor desgaste dos contactos.

Uma anomalia que aconteça (curto-circuito, p.ex.) fica limitada ao circuito formado pelo relé e farois, não passa pelo comutador original e respectiva cablagem.

Mais fácil de despistar avarias (quem me dera que o AE86 os tivesse, até os máximos passam pelo comutador e comuta o negativo).

Muito mais fácil de substituir e mais barato (e fácil de encontrar).


Desvantagens:

Maior peso (cerca de cem gramas cada relé http://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)"> )

Não é original...




P.S.: Atenção ao colocar lâmpadas mais potentes, pois os contactos de trabalho do relé podem não suportar.


ThE CrOw CsC

Quote:
Não vejo em que é que se piore a originalidade do carro em melhorar o fraco sistema eléctrico que traz de origem...mas enfimhttp://www.deephousepage.com/smilies/conf44.gif ALT=":[nsei]">


Essa é de resposta simples. Podes não arranjar ópticas originais e então, pensas em meter "outras"... O mesmo com as lâmpadas... (Quem nunca pensou em meter luzes brancas em vez das originais...?)  


duke900

O facto de estar a colocar as opticas seladas originaishttp://www.ezboard.com/images/emoticons/wink.gif ALT=";)">  , foi por ter tido a sorte de encontrar umashttp://www.deephousepage.com/smilies/whistle.gif ALT=":assobio]">  , porque o que eu estava a procura era de substituir as Lucas 700 por umas com o espelhado em bom estado, (as que eu tenho têm o espelhado muito mau, porque não têm a borracha que isola as lâmpadas,entra água e o resultado esta a vista).http://www.deephousepage.com/smilies/fun_84.gif ALT=":[fun]">  

http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_3075_11.jpg" style="border:0;"/>
Resumindo tenho ópticas seladas originais o que é bomhttp://www.deephousepage.com/smilies/1syellow1.gif ALT=":[yeah]">  , mas dão pouca luz o que é mau.http://www.deephousepage.com/smilies/AR15firing.gif ALT=":[maxingun]">  

Por fim Já as testei mesmo com os "reles" e trabalharam bem.http://www.deephousepage.com/smilies/headbang.gif ALT=":[faroia]">  

Edited by: http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=duke900>duke900 at: 28/1/05 15:11

CorollaKE30

Boas!

Estou de acordo com o que o Woody PT referui e axo que está tudo dito, pois a minha area passa pla corrente electricahttp://www.techhelpers.net/e4u/comp/comp03.gif ALT=":[esc]"> .

Jorge nao te preocupes que o facto de teres os relés te vá afectar ou queimar as lampadashttp://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]"> .... visto o rele ser apenas um dispositivo de contactos e nao de amplificaçao , pois a tensao que por la passa é apenas a que o alternador debita.
O facto de dar mais intencidade luminosa é como o Woody PT disse de as perdas de corrente serem muito menores!

Eu deixaria ficar os relés como medida nao só de economia mas também de segurança!

Cumprimentoshttp://www.deephousepage.com/smilies/alc.gif ALT=":[earthp]">

 


pedromsn

#9
Boas pessoal,

Como vou iniciar um projecto de restauro de um Toyota Corolla KE20 de 1973, tive que arranjar um manual de mecânica da relíquia.

Se alguém tiver documentação técnica deste carro que diga, pois podemos partilhar a informação.

Ou outros companheiros com experiência neste restauro.

Abraço e saudações.

pedromsn

Corolla KE70L

Nem imagina a quantidade de Ke20s que circulam por aquihttp://www.deephousepage.com/smilies/gap.gif ALT=":[upss]"> http://www.deephousepage.com/smilies/gap.gif ALT=":[upss]">  


Kaizen

Vitor, olha que nem são assim tantos!

  Estranhamente até é dos modelos menos representativos do AJA, ainda por cima sendo o best seller que foi!


http://www.amigosjaponesesantigos.com" target="top">Novo endereço AJA - www.AmigosJaponesesAntigos.com

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

pedromsn

Pessoal independentemente do universo de KE20's aqui no AJA eu estou + do que motivado para tornar o carro numa peça de relojoaria. http://www.ezboard.com/images/emoticons/nerd.gif ALT="8o">

Sábado vou colocar fotos.

Abraço e saudações "AJA".

pedromsn
 


metralha328

Boas, eu também tenho em mãos um processo de restauro de um KE20, mas de 74.
Por acaso não arranjas as borrachas para os vidros de trás?


pedromsn

Boas Vitor,

Este fim de semana vou trabalhar p o colocar a funcionar http://www.deephousepage.com/smilies/driving.gif ALT=":[drive]"> , pois está parado desde 93.

Mas numa 2.ª fase (desmontagem e inventário de peças) vou procurar em sucatas.

Aqui na região do Porto há vários sucateiros com material JAP antigo. Um deles e talvez o maior fica em entre-os-rios (onde caiu a ponte).

Depois trocamos o inventário do q precisamos, e pode ser que seja mais fácil.

Aquele abraço.

pedromsn