Tratamento/Restauro de suspensões

Iniciado por ROGER MORGAN, 23 de Fevereiro de 2004, 10:57

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ROGER MORGAN

Sim eu conheço o produto NOVEROX e creio ainda ter uma brochura sobre ele (será que já a deitei fora?).

Saiu do mercado, penso por estar tecnicamente ultrapassado.

O princípio era básicamente o mesmo do Converter da REDEX, que ainda uso em peças pequenas, tipo molas, parafusos, anilhas, porcas antes de serem passadas a escova de arame, zincadas a frio e envernizadas.

O Hammerite é uma marca internacional. Lembro-me de ter visto um estudo comparativo feito pela revista inglesa "Pratical Classics" e ela estava mal classificada no lote em estudo.

É equivalente à Second.

Eu tenho o portão da minha garagem do Cartaxo pintado com Hammerite e as grades das varandas de Lisboa com Second e de dois em dois anos lá vai nova pintura.

A Eastwood tem a vantagem de ser um produto exclusivo para a indústria automóvel.

Por outro lado a Hammerite tem a dificuldade de ter diluente próprio e ainda a questão do tempo entre demãos versus a tempera da pintura.  

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rventura

Boas Roger, certamente irei incomodálo bastantes vezes com dúvidas de chapa...
Não sei se tem acompanhado o 240K GT mas este já se encontra quase "nu" (a carcaça).
A minha ideia é a de decapar a jacto, aplicar quimicos (ácido), aplicar um bom aparelho e depois mandar pintar.
Certamente vão aparecer dúvidas com o tempo mas acho que posso contar com a sua experiencia para as resoluções das mesmas.
Ninguem sabe onde se pode tirar cursos de bate-chapa fora de horas laborais?


ROGER MORGAN

Bem, a minha experiência é angariada na colaboração nos trabalhos de restauro dos meus carros pois acompanho-os quase inteiramente, e tenho aprendido bastante com o pessoal envolvido e também recordado muitas outras coisas estudadas em tempos, mas entretanto esquecidas.

Quanto aos restauros 240K GT posso naturalmente ajudar naquilo que a minha "ciência" for capaz disso, mas o tempo tem que ser articulado com as minhas disponibilidades. Claro que já espreitei as descrições da "concorrência" nestas artes.

Vivo em Lisboa e passo os fim de semana numa terreola perto do Cartaxo. No fim de semana estou em trabalhos oficinais principalmente aos sábados - é sagrado.

Atenção que a ferrugem tem que ser bem limpa e queimada, em caso de dúvida é melhor cortar e remendar. Fala de jacto de...... grenalha (?) mas evite fazer muito nos paineis planos pois pode empenar pois isso desenvolve calor e isso dá um trabalhão para repor a coisa. De qualquer forma a pressão deve ser muito bem regulada (baixa) e a aplicação tem que ser muito cuidada. Mas atenção as zonas e juntas de chapa sobreposta se não for aberta a ferrugem fica lá.

Quanto a bate chapas essa função é cada vez mais difícil de encontrar um que seja capaz de agarrar com gosto essa nobre tarefa do velho fazer novo. Fundamental para reproduzir chaparia é ter uma fieira, que muito profissional dessa arte desconhece. O pessoal novo prefere meter uma porta nova ou um para-lamas novo do que desempenhar a função "artística" da reprodução de zonas danificadas.

Neste momento, conto com a colaboração de um bate-chapas que é um verdadeiro mestre (já velhote) pelo que percebo muito bem o que Jonas1200 quiz dizer, pois já o viu a trabalhar no meu actual restauro. O bate chapas do SUBARU era um seu discípulo. Houve portanto um upgrade nesta função.

Em relação aos trabalhos descritos e questionados pelo Nuno eles são de "borla" pois sou eu que os faço com muita paciência, e confesso que muitas vezes chego na segunda feira à empresa com as mãos fechadas, pois estão uma vergonha. Não creio que exista alguém que aceite fazer este trabalho pois é muito moroso e "porco" além de serem gastas muitas horas.

Como faço: vidrinhos de iogourt (gasto muitos), coca cola e peças pequenas lá para dentro a marinar (termo culinário) um tempo, normalmente uma semana.
Depois lavar, passar escova de arame tipo das de velas, lavar, escova de dentes, lixa etc. e boião de iogourt agora a marinar em converter da REDEX (+ uma semana). Depois berbequim com escova de arame e levar à chapa (molas, parafusos, porcas, anilhas etc.) tendo muito cuidado com os dedos e com óculos de protecção etc. etc. Nunca descurar a segurança.
Segue-se a zincagem a frio em spray em doses sucessivas de forma a cobrir por todos os lados e espessuras, e aplicação de verniz de metal em spray.

No caso de haver roscas (parafusos ou porcas) passo a tarraxa ou macho conforme o caso, pois elas ficam com material agarrado e tendem a partir ou a encavalitar a rosca. Depois de aplicado se houver rosca à vista aí aplico a pincel um pouco de verniz para metal.

É trabalho com paciência de chinês.

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Tumulus

Quote:
zincagem a frio em spray


já agora, com que produto?

é que este tipo de trabalhinhos não me é estranho, e até agrada, mas estou sempre a aprender http://www.deephousepage.com/smilies/scratchchin.gif ALT=":pensador]">  

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Esqueçam o viagra, arranjem um Datsun! http://www.deephousepage.com/smilies/driving.gif" style="border:0;"/>


nunoturbo

Quote:
zincagem a frio em spray por todos os lados e espessuras


Não estás a falar de galvanização a frio?

Quote:
verniz de metal em spray.


Onde posso comprar?

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Sócio Fundador n.º3

ROGER MORGAN

O termo pode não ser o mais feliz mas refiro-me a uns sprays de zinco que comprava na FROST, mas que recentemente tenho comprado no AKI-Telheiras, mas que também deve haver nos outros AKI.

É um spray de tampa cinza e que tem uma imagem de um gradeamento no rótulo. O tamanho do spray é dos médios. No de Telheiras está na zona das tintas de spray.

Existe no mercado spays de verniz para madeira e para metal, acho que da marca PLURICOLOR. As tampas são incolores e na etiqueta vem escrito se é para madeira ou se é para metal.  

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nunoturbo

OK Roger!

Mas... o spray é mesmo de zinco ou é de Galva?

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ROGER MORGAN

Nuno o da Frost (que afinal é da Eastwood) , tenho o catálogo aqui à minha frente, diz:

REF 10281 "Zinc phosphate is the correct duplication of original equipment, charcoal grey zinc phosphate coating. High solids content enamel resists fading, chipping fuel and UV for use on bonnet hinges, latches, track rod ends, suspension components etc."
Em Spray de 340 gr
É portanto um fosfato de zinco.

Quanto ao do AKI tenho que ver pois fiquei agora curioso, mas isso só no fim de semana. Eu pelo menos estava a usá-lo como se fosse a mesma coisa..... vamos ver

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ROGER MORGAN

Decorrente de vários "post" já aqui expressos julgo ser de interesse dos AJA mostrar os produtos que actualmente estou a utilizar

http://stonevalley.no.sapo.pt/AJA/Dia%2006_PRODUTOS.jpg" style="border:0;"/>

Legenda:

1-Selante entre paineis aparafusados (não soldados)
2-Selante entre paineis soldados
3-Estabilizador de ferrugem
4-Galvanização a frio (zinco em spray), vaporização de zinco
5-Ácido anti ferrugem
6-Selante de juntas
7 e 8 - Primário estabilizador de chapa em spray e em lata

todos os produtos são comercializados pela FROST salvo o de refª 4 que é comprado no AKI

Neste o rótulo diz: "Protecção catódica contra a ferrugem. Prevenção da ferrugem em ferro e aço. Vaporização de zinco utiliza-se entre outros para reparar construções de aço e para tratar chapa de metal de carros, ligações, cotovelos e canos. Sendo um bom condutor eléctrico a pulverização de zinco também é adequado para soldadura por pontos...".

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nunoturbo

Excelente!

Roger, há excepção da ref.ª 4 e 6, sabes mais ou menos o orçamento para esse material?

Estou interessado num "kit" desses ( todas as referencias á excepção da 4 e 6), sabes como posso encomendar/comprar?

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ROGER MORGAN

Por favor vejam o site http://www.frost.co.uk/,">www.frost.co.uk/, onde vem a informação que precisam.

Eu tenho o catálogo mas pode estar desactualizado quanto a preços.

De notar que os preços tem que ser com VAT (IVA) a 17,5 % e depois há ainda o P&P (post and packing - correio e embalagem) que varia consoante o volume da encomenda.

Estes produtos estarão na área do Rust, Painting e Eastwood.

Se necessitarem de mais qualquer esclarecimento disponham OK?  

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nunoturbo

OK Roger, em principio consigo que me tragam o que eu comprar, pagando só portes dentro de UK.

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nunoturbo

http://www.frost.co.uk/images/product_images/thumbnails/8229.jpg" style="border:0;"/>

Product Code S205
Description POR15 Metal Ready [20oz. bottle / 590ml]
 
 
Price ex vat £9.361
Price inc vat £11.00
In Stock
 
http://www.frost.co.uk/images/product_images/thumbnails/7942.jpg" style="border:0;"/>

Product Code 10281
Description Zinc Phosphate 340g (12oz) Aerosol
Price ex vat £10.212
Price inc vat £12.00
 
http://www.frost.co.uk/images/product_images/thumbnails/8391.jpg" style="border:0;"/>  

 Product Code 16015  
Description Rust Encapsulator 448g Aerosol
 
 
Price ex vat £14.89
Price inc vat £17.50
 

http://www.frost.co.uk/images/product_images/thumbnails/8293.jpg" style="border:0;"/>

Product Code S400
Description Rust Converter
 
 
Price ex vat £6.38
Price inc vat £7.50
 

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Edited by: http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=nunoturbo@amigosdosjaponesesantigos>nunoturbo at: 8/3/04 11:40
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nunoturbo

Estes são os que verdadeiramente me interessam, acho que vou mandar vir!!!!

Roger, que achas?

Estes materiais são para aplicar em dois guarda-lamas, frente e mais umas zonas pequenas. Os guarda-lamas e a frente são novos (se bem que um dos guarda lamas deve estar guardado há mais de 20 anos e apresenta alguns pontitos de ferrugem superficial) as restantes zonas levaram chapa nova e solda de arame (maçarico).

Estes produtos são adequados para o que pretendo?

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Edited by: http://pub75.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos.showUserPublicProfile?gid=nunoturbo@amigosdosjaponesesantigos>nunoturbo at: 8/3/04 11:45
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nunoturbo

Roger, sabes mais ou menos a produtividade por embalagem? Ou seja, uma embalagem de cada um dos produtos acima referidos, dará para fazer o que eu quero?

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