PINTURA GERAL EM ESTUFA

Iniciado por ROGER MORGAN, 04 de Junho de 2004, 18:16

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ROGER MORGAN

Algum dos AJA tem experiência e referências de alguém que faça pintura em estufa com estrado e cortina de água na zona de Lisboa/Santarém ou arredores?

Será acrilíca ou de base aquosa e é metalizada.

O resultado terá de ser uma pintura sem afundamentos, casca de laranja, impurezas e muito menos escorridos por dentro e por fora. O carro está todo desmontado, irá para a estufa sem rodas e qualquer acessório e já tem algum tratamento da chapa, mas precisa de trabalhos de limpeza, betumes e desempenagem dos vivos etc.

A viatura é a que está em restauro e que foi alvo de posts no tópico da Geral Beneficiação/Restauro de Suspensões.

Terá de ser uma pintura do tipo de fábrica.

Agradeço as vossas dicas http://e4u.consoleradar.com/crazy/485.gif ALT=":[todoouvidos]">  


ROGER MORGAN

Então onde está a vossa prosa?

Ela será http://www.deephousepage.com/smilies/welcome.gif ALT=":[welcome]">  


nunoturbo

ROGER

Que tal contactares o CPAA? Eles devem ter boas indicações para Ti!

Falo sem saber, mas... essa pintura não custará uma enorme "pipa de massa"?



Old Jap's never die...'cos some clotheads keep bodgin' 'em back together...

Membro do AJA desde 2003
Sócio Fundador n.º3

rventura

Desculpem lá mas eu agora tenho as Festas Populares do Pinhal Novo e tenho tido muito pouco tempo...

Pois eu posso perguntar ao pessoal daqui para vêr o que é que eles me dizem...
Mas eu por esse nome nem conheço esse processo...http://www.deephousepage.com/smilies/scratchchin.gif ALT=":pensador]">  


rventura

O meu mecânico diz que em Setúbal conhece uma oficina com estrado de água, mas sem cortina...
Ele vai averiguar mais...
http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">  


G40 lover

viva,

 Roger, não se importa de explicar o porque do estrado e cortina de agua ? em que é isso consiste ? http://www.ezboard.com/images/emoticons/nerd.gif ALT="8o">



Cumps

Sílvio


BillyJoe

Boas...

O Roger...não posso garantir, mas acho que as cortinas de água em cabines de pintura são proibidas....agora só permitem aspiração com filtros indicados...http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">

Fiquem bem

Filinto


BillyJoe

Boas...outra vez...

A cortina e estrado de agua consite no seguinte:

Dentro da cabine da pintura existe agua em movimento por todos os lados excepto no tecto...claro... A agua "absorve"( não é bem este o termo) toda a tinta que está no ar, impedindo-a de pousar na pintura do carro causando imperfeições...

Não sei se me fiz explicar bem...mas sei bem o que é.

Fiquem bem

Filinto


ROGER MORGAN

Pipa de massa - és vero

Estrado de água: Existe na estufa um chão gradeado tendo por baixo água.

Cortina de água: em todas as paredes da estufa escorre água e portanto todos os lados do carro estão envoltas (salvo o tecto) em cortina de água que tem a nobre função de agarrar todas as impurezas existentes no ar no interior da estufa de pintura.

A função da água: Evita e minimiza a existência de impurezas na pintura do carro.

Desconheço que seja proibido esse método, só se for pela dificuldade de posteriormente tratarmos a água.

Os filtros da estufa tentam eliminar a existência de particulas no ar da estufa mas forçam a circulação de ar e aí podemos ter problema se os filtros (que são caros) já foram usados em outras pinturas, mas ainda ditos "bons".  

Old & Classic Car Fan


Kaizen

Esta é a parte que mais me assusta no processo de restauro de um oldtimer!

  Odeio ver ondulações nos paineis dos carros pintados recentemente e infelizmente tive de re-pintar a tampa da mala e capot do meu Celica porque nestes dois casos levaram um produto diferente da carroçaria que fez abater a pintura.


  Mas aqui a questão tem de ser sub dividida (penso eu). De um lado temos a Preparação para a pintura e do outro temos a Pintura. Estou em crer que a diferença entre uma pintura barata e uma pintura cara está na preparação da mesma.


  Se na pintura podemos prevenir a pintura com os diferentes items que foram conversados em cima, como é que se consegue precaver uma boa preparação de pintura?

http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos" target="top">http://rviper.no.sapo.pt/Misc/01aja70.jpg" style="border:0;"/>

http://p086.ezboard.com/famigosdosjaponesesantigosfrm10.showMessage?topicID=185.topic" target="top">1º Passeio do AJA em Regularidade - Aveiro 26 de Junho

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

ROGER MORGAN

Pois bem pintura é um revestimento da chaparia por aplicação de tinta.

Como uma cromagem ela deve respeitar uma boa base de trabalho, ou seja a função anterior, a de bate-cahape é bastante importante para um bom trabalho.

Aqui começa o problema, pois como existem betumes e fronteiras de funções o bate-chapas pode puxar culpas para o pintor e vice versa.

Uma desempenagem para pintura, consiste em alinhar com filmes de betume de enchimento os vincos e formas das carroçarias , disfarçar as soldaduras realizadas através dos betumes de enchimento, mas isso é muito diferente de ter betumes com espessuras de milímetros para disfarçar mazelas mal resolvidas anteriormente ou falta de uma boa base de chapa.

Se a chapa não está certa nos paineis não existe trabalho de pintor que possa resistir ao mau trabalho final do conjunto.

A estufa que se falou minimuza a existência de micro particulas que devido ao seu pouco peso (pó ou outras particulas) flutuam na turbulência provocada pela exaustão do interior da estufa e quando tocam na pintura em aplicação (molhada) ficam logo agarradas ao filme que é o revestimento ou no seu interior. Isso constitui normalmente um foco futuro de corrosão.

Os abatimentos normalmente resultam da incompatibilidade de produtos ou desrespeito pelos tempos de cura (secagem) dos produtos aplicados. De notar que se a espessura dos betumes é muita pode a camada exterior estar seca e a interior não. Quando esta seca o material puxa e lá temos os abatimentos.

A casca de laranja resulta de más pistolagens em que se não regulou ou limpou bem o bico da pistola ou não se respeitou a distância de pistolagem nessa zona, assim como as escorrências resultam de uma má pistolagem e excessos de tinta em zonas da carroçaria.

Num restauro de qualidade há duas funções muito importantes que contribuem para o seu resultado final e que são o bate-chapas e a pintura e elas teêm de conviver as duas em simultâneo, sem uma delas não há um trabalho final aceitável.
 


pedromatos77

gostava que não me intepretassem mal o que vou dizer, mas Roger, e que tal informar-se junto do pessoal do tuning?
 isto porque alguns carros do tuning a nível de pintura parecem(alguns)umas verdadeiras obras de arte, e para que isso aconteça, a pintura tem de ser de óptima qualidade, percebe aonde quero chegar?


ROGER MORGAN

Pois essa é uma boa pista Pedro.http://www.deephousepage.com/smilies/thumb.gif ALT=":[fixe]">

O pior é que não conheço nenhuma alma dessas..http://www.deephousepage.com/smilies/bangdesk.gif ALT=":[cromo]">  

Old & Classic Car Fan


pedromatos77


Kaizen

Quote:
Os abatimentos normalmente resultam da incompatibilidade de produtos


  Foi precisamente o que aconteceu á minha tampa de mala e capot. Os produtos foram diferentes e a tinta abateu e tive de ser pintado novamente.


   O primário e betume ficam mais perfeitos depois de serem acertados á mão ou á máquina? Não existe nenhum instrumento de despistagem de incorreções no tratamento da pintura?

   

http://p086.ezboard.com/bamigosdosjaponesesantigos" target="top">http://rviper.no.sapo.pt/Misc/01aja70.jpg" style="border:0;"/>

http://p086.ezboard.com/famigosdosjaponesesantigosfrm10.showMessage?topicID=185.topic" target="top">1º Passeio do AJA em Regularidade - Aveiro 26 de Junho

Rui Coelho
Associado AJA Nº1