UAC - Toyota Celica TA22 (MP)

Iniciado por Umtali, 11 de Abril de 2020, 21:49

Tópico anterior - Tópico seguinte

Umtali

Inicio de mais um projecto de restauro, neste caso um Toyota Celica TA22 do nosso amigo Miguel Pinheiro, mas que vai sofrer algumas alterações à época.
















Inicio dos trabalhos ... é sempre a parte mais fácil mas deveras importante para mais tarde não se perder muito tempo à procura das peças.


João Freire - Sócio AJA nº 11

Kaizen

Todos estes "projectos" comecam pelas jantes, mesmo antes da compra do carro. É assim de lei. Portanto, mostra aí como tudo começou!

Umtali, tu sabes que quando formos a Mangualde e encontrarmos a Lena eu vou descartar-me da má influência e culpar-te a ti, certo?

Sent from my SM-G973W using Tapatalk

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Corolla TE71

....neste tás enganado Rui, as jantes foram escolhidas e compradas apenas depois do carro....

São umas belas watanabe 8 spoke em magnésio,  completas com centros, porcas e até porca de segurança da marca...

This time you was wrong Kaizen!!! 😜
sócio AJA 33

Corolla TE71

Aqui estão elas....


  De salientar que tudo o que for alterado neste carro vai ser feito apenas com material TOYOTA especifico para o TA22!!!

Tem sido uma dor de cabeça (das boas) desenterrar algum material, mas por outro lado tenho conhecido gente fabulosa por esse mundo fora!!!

Exemplo...

Conjuntos completos Watanabe originais não há por aí ao pontapé e este foi cedido por um amigo de Abu Dhabi após lhe explicar bem qual a finalidade.

Medidas das jantes 15x8,5 frente e 9,5 para trás!!!

Enviado do meu SM-G965F através do Tapatalk

sócio AJA 33

Corolla TE71

Segundo exemplo....


As abas...

O ano passado adquiri um body kit completo a um administrativo da TOYOTA Bélgica.

Aqui a aquisição foi mais simples, pois devido a tragédia familiar ele desistiu de concluir um ta22 gt réplica do carro do Ove Anderson.

Acabou por vender todo o material e foi com enorme prazer que fiquei com este material!!

Enviado do meu SM-G965F através do Tapatalk

sócio AJA 33

Corolla TE71

Terceira alteração...


Os interiores!!

As capas dos bancos do ta22 estão em franca má condição,  sendo quase impossíveis de recuperar no entretanto conheci um senhor na Nova Zelândia que fabrica capas para celicas por encomenda com material original ainda.... ouro sobre azul!!!

O meu TA (que ainda nem alcunha tem) vai receber umas capas iguais aos ta22 GTV Japoneses.....


Infelizmente nem tudo são rosas e a lista de espera é superior a 2 anos mas por outro lado tenho tempo, afinal só esta semana começaram os trabalhos...

As fotos anexas são de trabalhos executados por este senhor!!

Enviado do meu SM-G965F através do Tapatalk

sócio AJA 33

Corolla TE71

Quarta alteração


Motor!!


  Decidi optar por substituir o 2-TB POR 2-TG e aqui começou a dor de cabeça....

Motores disponíveis quase não há para venda, os que há não são baratos e depois há que desmanchar tudo, recontruir e ficam 114cvs para puxar umas jantes 15x8,5......

A primeira opção foi tranformar o..B em ..G!!
Sendo possível e bem feito fica bom, no entanto a dificuldade para além de encontrar todos os componentes específicos é encontrar quem o faça bem!!!

Consegui algum material que procurava e até ia conseguir tudo, mas ia ficar em mãos com um monte de peças valiosas e ainda tinha que fazer o motor!!!

Um dos contactos que me ia arranjar algum do material prepara e corre em exclusivo com motores 2tg e 3tg à mais de 3 décadas e numa das muitas e longas conversas surgiu a possibilidade de ele fazer um motor para o meu carro.

Done, opção mais sensata!!

Poupa-se uma montanha de dores de cabeça,  pesquisas e chatices!!!

E daqui a alguns meses o João recebe na UAC um 2-TG plug and play e com aspecto 100% stock!!!

( detalhes do motor ficam no segredo dos deuses ... )

Deixo algumas fotos dos trabalhos deste SENHOR!!!

De salientar que o meu motor vai ficar com aspecto 100% stock!!

Enviado do meu SM-G965F através do Tapatalk

sócio AJA 33

Corolla TE71

#7
Este vai ser o aspecto final do carro, sendo esta cor também do catálogo na época!!!

Só para relembrar a malta mais conservadora em relação a alterações este não vai ser um carro matching numbers de todo, mas não vai ser alterado nada que não seja material TA22 de época!!!!!

Vai ser uma transição de ST para GT, logo todos os detalhes GT irao estar presentes ...



Enviado do meu SM-G965F através do Tapatalk
sócio AJA 33

mizé

Miguel, quando estiver pronto será irreconhecível.
Há dois pormenores que não gosto (:eusa_think:), mas isso sou eu.
Porque o que importa é que vais recuperar um carro fantástico e, como dizes "mas não vai ser alterado nada que não seja material TA22 de época".
Também gosto da cor, porque é diferente. Por isso, se é a teu gosto, avança.
Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54

Umtali

Motor está pronto a sair ...





Hora de desmontar a sério ...









O período de quarentena foi alargado certo ... acho que consigo desmontar o resto até lá  :assobio
João Freire - Sócio AJA nº 11

Corolla TE71

sócio AJA 33

Corolla TE71

Entretanto nuna ilha mais a norte, o coração começou a ser revitalizado .....

Foi escolhida para este projecto uma cabeça das mais antigas!!
Vamos ver o que vai sair daqui....

Enviado do meu SM-G965F através do Tapatalk

sócio AJA 33

Kaizen

Uma peça rara de se ver, mesmo em carros restaurados!

Sent from my SM-G973W using Tapatalk

Rui Coelho
Associado AJA Nº1

RT

Está maduro. Vai dar gosto vê-lo a ganhar vida :thumbsup
'87 Toyota Corolla AE86 | '89 BMW E30 316i | '90 Renault 19 16S | '91 Toyota Corolla CE90 2.0TD | '98 Suzuki Samurai 1.9TD | '22 Brixton Cromwell 125 | '23 Renault Captur TCe
Ricardo Tomaz

Umtali

Ontem houve um divorcio amigável ... entre uma carroçaria e uma mecânica  :green: :green: :green:
Mas foi pelo melhor pois vamos tentar que se voltem a juntar em breve






João Freire - Sócio AJA nº 11