JA como "investimento"?

Iniciado por rpm, 28 de Janeiro de 2017, 00:24

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rpm

Achei que o fórum estava a precisar de animação por isso aqui vai. :green:
Como sabemos o dinheiro neste momento rende pouco no banco. Acham que há carros que possam ser comprados, usufruídos e vendidos sem perdas dentro de 5 ou 10 anos, depois de contabilizados os gastos de manutenção? Quais e porquê?

Começo por ponderar os factores de valorização de um carro. É apenas um, oferta vs procura. OK, mas o que faz a procura?

- Estética.
- Raridade.
- Um carro sem sucessor ou cujo sucessor tenha sido uma desilusão é mais desejável.
- Um tipo de carro que seja difícil de comprar novo (por exemplo agora é tudo turbo, FWD e automático,  logo um RWD aspirado e manual torna-se mais desejável).
- Palmarés de competição é sempre um bónus pois o valor dos clássicos passa mais pelo mito do que pela realidade.

ps: não se trata de fazer dinheiro ou comprar hoje barato para vender amanhã caro. Trata-se sim de juntar o útil ao agradável, salvaguardar o carro durante uns anos e depois dar a vez a outro.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Kaizen

Um que custou muito a arrancar foi o Prelude MK1.
Com o bom trabalho do Daniel Sardinha, os Land Cruiser vão apreciar.

Eu diria que só se perde dinheiro em KE20's porque os preços de base são demasiado elevados.

A maior parte são um valor seguro, mais arriscado são os sedan de 4 portas.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

mizé

Vocês assustam-me.

Estou eu aqui a evitar fazer contas aos meus... e nem quero ouvir falar de quanto investi neles!

Porque o retorno financeiro não existe.

Mas, o Mazda 1800 é relativamente raro, segundo percebi. E agora que está a ficar lindo só penso em colocá-lo na estrada.

Pelo que tenho visto de preços (atendam, por favor, à minha célebre ignorância sobre alguns assuntos), os SSS, os TA22 e os Z chegam a valores consideráveis.

Claro que o valor atribuído está muitas vezes relacionado com mitos, raridade e história da marca e modelo.
Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54

Vtwin

Excelente tópico  :thumbsup
Na minha opinião certos carros compram-se pelo facto de alguém que nos marcou na infância teve um, e gostaríamos de recordar alguns desses momentos.
Outros compram-se porque se viam passar na rua, ou existiam na zona e eram bem mais raros que R4 R5 2cvs escorts etc..
Julgo que os que se compram pelo palmarés, sao os menos rentáveis em termos de valorização, pois dificilmente se compram a "bom" preço, para mais tarde vender a "melhor" preço. E se precisarem de certos mimos cosméticos, então la se vai o investimento..
Julgo sem duvida nenhuma que o segredo do investimento, está no valor da compra, pois vai fazer toda a diferença no futuro. Por exemplo: valerá mais dar X por um carro que esteja completo e a andar ou -X por um que precise restauro total, ou até que faltem algumas peças e tenha apenas "alguns" podres??
António Martins

rpm

#4
Em geral acho que os modelos dos anos 80 e 90 serão os que têm maior potencial de valorização. As pessoas que cresceram a idolatrá-los estão agora a começar a ter algum poder de compra. Os carros dos anos 70 anteriores penso que quem os aprecia já os comprou, pelo que o potencial valor já lá está.

Começando pela minha marca favorita, a Honda. Uma marca que é agora uma sombra do que era há 25 anos atrás.

NSX
Há 6-7 anos andavam pelos 30.000€, agora andam anunciados ao dobro. Não sei se se vendem efectivamente por estes preços mas houve sem dúvida uma valorização a nível não só nacional como mundial. O novo NSX desilude bastante, pelo que me parece que o antigo vai continuar a valorizar. Se alguém conseguir comprar um bom por um valor razoável parece-me uma boa aposta.

S2000
Já estiveram na casa dos 15.000€ e agora andam pelos 20.000€ para um minimamente decente, 25-35K para um exemplar de topo. Já estão portanto a começar a valorizar. É um carro sem sucessor, o que o torna mais desejável. É um roadster RWD, com motor aspirado com voz de soprano. Coisas que agora praticamente não existem, nem na Honda. Parece-me uma boa aposta.

Integra Type R
Já estiveram na casa dos 10-11.000€, agora falamos mais de 16-20.000€ para um exemplar impecável. À semelhança do S2000, está em crescendo de valorização e com tendência para continuar. O Civic Type R actual, com estética caricatural de desenho animado e motor turbo não diz nada aos puristas.

Civic VTi
Cada vez são mais difíceis de encontrar em estado minimamente decente. Os sedans de 4 portas penso que vão quase desaparecer, são bons dadores de mecânicas. Os 3p em bom estado tenderão a valorizar, acompanhando o ITR mas a valores mais baixos. Neste momento um EG6 decente andará pelos 6000€, o problema é aparecer algum decente.

CRX
Os i-VT melhores andam a ser vendidos na casa dos 6-7000€. Actualmente há 2 ou 3 a atirar o barro à parede com anúncios na casa dos 10.000€ mas ninguém parece pegar neles. Prevejo uma valorização continuada mas mais lenta do que alguns donos gostariam.

Outros modelos que acho interessantes:

AE86
Este carro valorizou bastante aqui há uns anos. Agora parece um bocado estagnado na casa dos 9-10.000€ pelos melhores exemplares. Depois de ter conduzido um e ter ficado algo desiludido não vejo assim muito mais potencial para evolução, mas quem sabe. O GT86 é um bom sucessor e quando os preços em usado começarem a aproximar-se será preciso muito amor ao AE86 para o preferir ao seu irmão mais novo.

MX5
O MX5 NA é muito bom mas tem um problema: o novo ND faz praticamente tudo o que o NA faz, só que melhor, à excepção da estética. À medida que os ND usados vão baixando de preço acho que vão estabelecer um tecto para os NA na casa dos 10.000€.

MR2
O MR2 é um carro que me parece algo subvalorizado face ao que oferece. Desde o Mk1 que vale menos que o AE86 apesar de ser um carro superior até ao Mk3 que oferece mesmo muito por 10.000€ ou menos. E para além disso não há sucessor. Parece-me uma boa aposta.

200 SX
Os coupés RWD de preço acessível estão em vias de extinção (sobra o GT86 que pouco vende), o que torna estes carros apelativos. Prevejo uma boa valorização futura.

Lancer Evolution
Têm palmarés nos ralis e o fim de producão provavelmente vai dar um empurrão ao preço dos Evo V e VI. É um carro muito rápido, turbo, 4WD e tem uma carroçaria banal, que para mim o torna desinteresante (não faltam turbo 4WD feios e rápidos no mercado actual). Mas acho que vai ter os seus fãs!

Supra A80
Não estou por dentro dos valores mas acho que têm potencial para valorizar bastante. Carro muito bonito, sem sucessor e um Coupé, espécie em extinção.

300ZX
O mesmo que para o Supra. Tem sucessor mas o 350Z é um carro algo diferente.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

mizé

Cedric: excelente comportamento em estrada
Mizé - Sócia Nº54

Santos Silva

Tenho tanto que dizer sobre isto que nem me apetece começar a escrever...

Acrescentaria à lista do RPM todos os JA's dos anos '50 ou '60 ou anteriores...
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

rpm

Por acaso tinha interesse em ouvir a sua perspectiva. Pode escrever aos poucos para custar menos.

Lembrei-me que me esqueci de algumas grandes máquinas como os RX-7. Ouvi falar num FD impecável a ser vendido na casa dos 25.000€. É um caso interessante pois como o motor rotativo está extinto pelo que será um carro muito interessante. Por outro lado a dificuldade de assistência é um ponto contra. Os RX-8 (o último rotativo) andam um pouco pela rua da amargura pela fraca durabilidade e elevados consumos.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65

Santos Silva

Bom, então lá vai... aos bocadinhos! Ressalvo desde já que os exemplos são apenas isso: exemplos. Não pretendo uma lista exaustiva.

Começo por dizer que aquilo que para uns vale, para outros não vale.
Bom este é o primeiro principio que se pode juntar às leis de oferta e procura do mercado. E o mercado é diferente no Porto e em Lisboa; em Portugal e na Espanha, na França e em UK; é diferente na Europa e nos EUA ou na Ásia. E acreditem que a minha experiência na área de peças é tal que já sei onde a procura é maior para Corona ou KE20 ou Datsun 510 ou Celica.

Tentando esquematizar (à engenheiro):

1 - As primeiras edições de cada modelo - A 1ª edição de cada modelo é um marco e representa o inicio, a mudança, apresentam algo de novo, novas soluções, design, novas mecânicas. Esses são procurados. Exemplos: o 1º Celica - TA22, o 1º Corolla - KE10, o 1º Sunny, o 1º Bluebird, o 1º Civic, o Mazda 818, etc...
Se analisarmos o lançamento do Corolla 50 anos, a Toyota apresentou o KE10 junto. O GT86 com o AE86. A Nissan tem nas caixas multibanco um Qashqai com um atrelado e o 240Z em cima. 

2 - Os modelos de marcas com menos representatividade no mundo, na Europa, em Portugal ou os modelos com poucas unidades produzidas. São exemplos disso o ISUZU Bellet, o Mazda 818, o Datsun Roadster, o Bluebird 510. Por outro lado temos o Mazda Cosmo, o 240Z (apesar de existirem ainda muitas unidades por exemplo nos EUA), o 2000 GT (nem sei se o deva mencionar neste texto porque está de tal modo endeusado que é de outra galáxia) o KGC10, o Honda coupé 9...

3 - Exclusividade. Este é um ponto importante para muitas pessoas: ter um carro que poucos têm (talvez por isso haja muitos KE20 e Datsun B110 alterados) Se em Portugal um KE20 é banal, em UK é raro e no Japão poucos existem a não ser o TE27. Eu adoraria ter um Roadster mas se eles existissem em quantidades como os B110, se calhar preferia um Mazda 818 coupé. Quando comprei o MR2 da 1ª geração foi para não ser "mais um" com um MX-5...

4 - Disponibilidade de peças ou carros dadores para peças. Recentemente (re)apareceu um Bellet à venda. O carro estará de tal modo podre e degradado que se perde a vontade de lhe pegar. E não há peças no mundo e arredores... O modelo vale muito se o carro em si estiver em condições.
Para muitos, ter um automóvel especial é guardá-lo na garagem e sair 1 vez por ano à rua. Um automóvel não é para estar parado, é para andar com ele. Ter um 2000 GT é porreiro mas só para olhar para ele... OK, rende mais que os euros no banco!

5 - Design e aspeto - O design é o que mais "vende" um modelo. Os olhos comem mais que todos os outros sentidos. Há modelos que não sei como existem tantos fãns, nem vou mencionar mas eu nunca compraria um modelo daqueles...
O Kaizen acha que o TE71 não é bonito. Mas eu tive um e não foi por ser bonito, foi pela mecânica, por aquilo que tinha registado nas minhas memórias de juventude. O aspeto desportivo ou o aspeto "antigo" com linhas mais conservadoras pode definir a apetência por um modelo.

6 - Inovações tecnológicas - O primeiro 4x4; o primeiro com suspensão independente à 4 rodas; o primeiro com sistema de controlo de abertura de válvulas; o primeiro com dupla árvore de cames na cabeça; o primeiro tração à frente ou o último tração atrás; o primeiro com 100 cv por litro; o primeiro com motor central; o primeiro turbo...
Ou pela inversa, os que não têm nada dessas "mariquices" e são "puros" com mecânicas simples e fáceis

7 - Modelos que agradam a muitos - penso que o RPM era por aqui que queria levar o tópico. Só faz sentido investir em clássicos que nos possam dar garantia de venda fácil num futuro a médio prazo.

Aqui estamos a deixar de fora a paixão, a vontade de ter aquele modelo e de poder desfrutar dele sempre que me apetecer e que não me vou cansar dele. Era mesmo "aquele" que eu queria. Queria tanto que era capaz de vender todos os outros para "enterrar" todo o meu dinheiro nele. E esses não é para vender, mesmo que valesse muito. Ou que ninguém o quisesse porque é feio, tem 4 portas, mecânica antiga e lento e até pode passar despercebido no meio de outros.   

Mas voltando a colocar os pés no chão, e pensando no investimento, só faz sentido se pensarmos global, se pesarmos mundialmente pois no nosso país existem apenas uma mão cheia de modelos em que possamos apostar se for para serem vendidos cá dentro. Mas aqui começa a nossa consciência a chatear... É para isso que o AJA existe? Afinal não é para tentar preservar o património... dentro de portas?



(a continuar... talvez...)

Santos Silva
Sócio Fundador nº7

rpm

Gostei de ler!

Este tópico também passa um pouco por:

- Falarmos de carros que achamos algo subvalorizados e pelos quais as as pessoas provavelmente se iriam apaixonar caso tivessem oportunidade de os conhecer mais de perto. Na minha opinião o MR2 é um destes casos.

- Mencionar certas tendências de valorização visíveis no mercado para que quem tenha algum modelo específico em vista possa "atacar" enquanto pode. Por exemplo se sabia o que sei hoje tinha comprado um NSX em ~2010. Agora provavelmente nunca na vida vou conseguir lá chegar, porque o preço sobe mais depressa que o meu poder de compra. Quem diz NSX diz 240Z uns anos antes, e outros.
本田技研工業「夢の力」Associado AJA nº 65