JANAS - GPL - Prós e Contras

Iniciado por Brunosantos, 26 de Agosto de 2013, 21:20

Tópico anterior - Tópico seguinte

Brunosantos

Tal como o nome do tópico diz, gostaria de colocar este assunto em cima da "mesa" para quem use, possua ou tenha conhecimento (teórico ou prático), do uso de GPL em Janas, me possa esclarecer quanto á fiabilidade, cuidados ... genericamente os prós e contras do uso de GPL em viaturas nipónicas.

Para quem possa estar a questionar este assunto... estou seriamente tentado a "despachar" um ou dois dos meus JA's para adicionar uma viatura mais versátil para uso familiar, e como tal tenho que ponderar todas as questões, e esta possibilidade é uma que nunca equacionei e gostaria de ter mais conhecimento sobre a mesma.

Desde já agradeço a vossa disponibilidade  :)

:thumbsup

Kaizen

#1
Podes começar com a introdução ao tema aqui: http://www.amigosjaponesesantigos.pt/forum/index.php?topic=6706.30

Ajudava se indicasses mais alguns parâmetros, por exemplo, se o que pretendes são carros novos, usados etc.

Olhando para oferta de JANAS novos, em todos os casos (excepto Lancer Evo vs Lancer D-ID  :green: ) prefiro os motores diesel.

JANAS usados a GPL, acho que só transformava a Subaru Legacy da geração anterior e os Lexus IS e Sportcross da primeira geração. Se a opção for um carro usado, por exemplo, a Avensis SW Sol de 2007 D-4D de 126cv é um carro perfeito por 13 a 15.000€.
Rui Coelho
Associado AJA Nº1

Brunosantos

Para já não passam de possibilidades, carros novos não me revejo a gastar 20 quando posso comprar por 15 o mesmo carro com alguns kms, portanto passa sempre por um carro usado/seminovo.
Entre os carros usados/seminovos estou entre o 8-80... tanto me revejo num IQ 1.0, como num IS200. Acho piada á Avensis que falas, mas falta-lhe algo... tenho de gostar do habitáculo coisa que as Avensis não me cativam muito.

A questão do GPL, em parte é debatida no tópico do link, contudo gostava de obter feedback dos utilizadores de carros a GPL, junto de pessoas expert na mecânica, obtive dois pareceres distintos, um nem pensar e outro nem olhava para trás.  :tijolos

Quais os sintomas por exemplo em viaturas já com o sistema de GPL instalado, que indiciam fragilidade nas valvulas ou outro problema que pode ser induzido pela utilização do GPL!?

Santos Silva

É verdade que esse problema de falta de lubrificação das valvulas afeta alguns motores mas os sistemas mais atuais de GPL já corrigiram a questão.  Assim sendo isso é uma falsa questão. Por outro lado há aditivos que podem ser usados para os mais cépticos. No teu caso que sei que és muito cuidadoso com os carros, estou certo que nunca deixarias o sistema sem manutenção e sem os devidos cuidados e por isso nao vais ter problemas.

Mas nada melhor que um comentário do preludeguy que está muito mais por dentrobdo assunto... ele até é ou foi presiddnte da associação dos montadores de GPL...
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Umtali

Desde 2008 que ando exclusivamente em carros com sistemas GPL : primeiro um RAV4 de 1994 e agora com uma Previa de 1996 e até agora nunca tive qualquer problema com o GPL. O RAV4 já vinha equipado e a Previa foi comprada a propósito para aplicar o GPL  :dance:

Como disse o SS, os novos sistemas já trazem um sistema automático de lubrificação, aliado à substituição regular do filtro do GPL (40000 km) é como qualquer carro a gasolina.  :thumbsup

A minha única queixa é o tamanho reduzido dos depósitos que obrigam a fazer contas em viagens longas ...  :assobio
João Freire - Sócio AJA nº 11