Honda Goldwing 1973

Iniciado por nanissan, 30 de Setembro de 2013, 23:14

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nanissan

Já que temos esta secção para máquinas de 2 rodas lembrei-me de uma coisa:
Tenho um vizinho que ao retornar da Africa do Sul meteu tudo num contentor e arrancou para Portugal. Agora tem na garagem entre outras coisas uma Honda Goldwing de 1973 parada (mas em boa condição) porque não tem papeis porque não a legalizou na altura ou porque os perdeu, não sei.

Ele não sabe o que fazer, mas por aqui pode haver alguém interessado ou com ideias. Fica a mensagem.

metralha328

Há novidades desta situação?

nanissan

Voltei aqui para actualizar porque o outro dia encontrei alguma informação, isto é por curiosidade só:
1º. Dizem que não há Goldwing de 1973 porque a primeira foi lançada em 1975, supostamente é outro modelo (CB) ou o dono está enganado; se for uma Goldwing de 1975 pode valer muito dinheiro, se for a outra anterior, não.
2º. Como era de esperar a burocracia em Portugal é muita, cara e demorada para um caso destes; milhares de euros e anos de espera e há que ver qual o caminho a escolher.

Segui a experiência de alguém que com um carro sem documentos preferiu deixar que um amigo no Reino Unido o legaliza-se (15 dias) e depois esperar um ano com a viatura lá para a poder "vender" a ele e trazer para Portugal com as correspondentes papeladas de alfandega, impostos, etc. Foi mais fácil que ser feito aqui.

Num outro caso o individuo optou por agarrar-se à lei "USO CAPIÂO", que precisa de testemunhas que a viatura tem sido utilizada ou está na propriedade da pessoa há mais de 10 anos. Isto envolve advogados, papeladas, demoras, etc.

Em resumo, ainda não falei com o meu vizinho, mas ele já está reformado, continua com a máquina no contentor já há vários anos e não estou a ver ele andar nestas danças. É pena acabar na sucata porque parece estar em óptimo estado.

metralha328

Acho que era importante 2 coisas:
1- Saber qual o modelo da mota (não se arranja uma foto por aí)?
2- O que quer ele fazer da mota? Legalizar e guardar? Legalizar e vender? Vender como está?
:thumbsup

nanissan

Por acaso era para ter falado com ele a semana passada e depois não nos encontramos, mas vou arranjar forma de descobrir o modelo da moto e se possível trazer uma fotografia.

O que ele quer fazer é vender, porque não está com idade para andar nela e porque não é aficionado a dar valor a essas coisas. Eu não me importava de comprar porque gosto das duas rodas, mas a questão da papelada amedronta um bocado.

Se for uma Goldwing, já vi no mercado de segunda mão que a "grosso modo" nunca descem dos 3000 euros a partir de uma certa idade, não sei se há casos especiais ou raridades. Já voltarei cá com notícias...  :thumbsup

metralha328


nanissan

Voltei  :) Já me tinha esquecido disto.
Investiguei o caso melhor e vou expor aqui por se acaso ajuda alguém ou estiverem interessados, consultei a Honda e há elementos novos:

* Este senhor (proprietário) no fim tem os documentos originais, o que acontece é que não a legalizou quando volto da Africa do Sul e não sabia deles, já facilita para ser feito agora (imagino que com alguma penalização).

* Mesmo que não tivesse, a Honda encaminha primeiro para a empresa TDS, Lda. para fazer a homologação (acompanhando B.I. e contribuinte do dono), com documentos melhor, senão fazem pelo nº de quadro, etc.

* Depois é com o IMTT o emitir documentos novos. No caso de não ter documentos há que falar com a alfandega para solucionar o "problema". Neste caso já não se aplica isto.

Eu não vou mexer mais no assunto, mas se alguém estiver interessado posso dar contacto do proprietário.