O (verdadeiro) futuro dos clássicos Datsun?

Iniciado por qyron, 16 de Dezembro de 2011, 10:06

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qyron

Alguns talvez já tenham ouvido falar do White Zombie e aquilo que ele é e representa. Muitos não gostarão, outros ficarão cépticos mas ninguém pode olhar para o lado e dizer que aquilo não é o espírito dos Datsun: Nunca desistir. Vencer ou morrer. Evoluir. Estar sempre um passo à frente.

Este carro traz, na minha opinião, uma alternativa para dar uma nova vida aos clássicos e ajudá-los a voltar a reclamar as estradas, que são deles por direito. Directamente dos anos 70 para o século XXI!

Electric Car Drag Racing | Oregon Field Guide | OPB
Uma mente livre está aberta a novas ideias.

Santos Silva

Já conhecia.
Esse carro é bom...para provas de arranque!
Repara que tem o espaço todo ocupado com baterias e o peso dele deve ser bem grande!
Mas a ideia bem trabalhada pode servir.
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

Caçote

Boas..
Tambem ja conhecia, a ideia é boa mas enquanto houver os reis do petroleo não sei se andará para a frente pelos menos nos próximos anos.
Datsun 4 ever

qyron

Santos Silva

O Zombie fez "dieta" recentemente e trocou as baterias de chumbo por baterias ultra ligeiras de iões de lítio, para uma perda total de 700 libras (cerca de 140Kg). As baterias também são mais compactas e o carro só tem uma unidade de carga que ocupa a mala, na zona onde deveria estar o sobresselente e um pouco mais. É claro que ainda representa um estorvo pois não há espaço de mala basicamente nenhum, mas já é um avanço e com a tecnologia de baterias a avançar, o caminho é para encolher e aumentar a potência.

É certo que o Zombie foi feito para ser um carro de exibição e mostrar que um VE pode ser muito rápido e entusiasmante, ao contrário dos baldes de circuitos que os fabricantes estão actualmente a cuspir para o mercado mas é um exemplo do que se pode fazer se houver vontade.

Caçote
O Zombie foi feito em casa, com equipamentos que se podem adquirir livremente. Os motores são motores eléctricos industriais - como os usados em maquinarias de alto desempenho (batedoras, agitadores, accionadoras, etc) e a primeira encarnação era movida a baterias de placas de chumbo convencionais. A parte mais chata é criar a electrónica e mesmo isso está disponível na net se se procurar com cuidado.
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Santos Silva

A actualização por baterias mais compactas de iões de litio vem no sentido do meu comentário final:

CitaçãoMas a ideia bem trabalhada pode servir.

Não me interpretem mal: sou pela sustentabilidade e pela pesquisa de novas energias 8)
Santos Silva
Sócio Fundador nº7

qyron

Citação de: Santos Silva em 18 de Dezembro de 2011, 20:15
A actualização por baterias mais compactas de iões de litio vem no sentido do meu comentário final:

Agora esperemos que sejam lançadas para o mercados com celeridade as baterias de nano-tubos de carbono... Aí já dá para brincar de outra forma.

Mas mudando ligeiramente o foco da conversa: já circulam em Portugal veículos convertidos para energia eléctrica. Só li superficialmente a matéria - era muita informação e com uso bastante pesado de tecnicidades - mas já existem bastantes veículos a circular com essa alteração. Para passarem legalmente são alvo de peritagem técnica a realizar por uma empresa de engenharia automóvel para verificar que o veículo mantém-se seguro para circular. Não são verificados "motorização", potência ou seja mais o que for, pelo que li. Fico é curioso com isto: com que cara é que estes veículos deixam os técnicos dos centros de IPO?

- Saia do veículo para se fazer o teste aos amortecedores.
- E o senhor sabe dirigir um veículo destes?

ou então...

- Abra o capot para se fazer a medição dos gases de escape, faz favor.
- Oiça lá, está a dormir ou gosta de se fazer passar por parvo?

:lol
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Caçote

Datsun 4 ever

qyron

Uma conversação dum JA para VE quero eu ver.
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